Antropologia Estrutural

Antropologia Estrutural Claude Lévi-Strauss

Resenhas - Antropologia Estrutural

Douglas Ferrari 24/02/2024

É um ótimo livro da área, aborda questões de organização de tribos indígenas brasileiras, vale a pena para o aprendizado e conhecimento.

Alice 01/03/2020

Antropologia
Um livro importante pra quem quer se aventurar pelo caminho da antropologia

Katita2013 06/12/2015

Sempre gostei da teoria de Levi Strauss, desde o primeiro texto seu quando fiz Faculdade; da sua busca incansável pelos elementos universais na atividade dos indivíduos numa sociedade, buscava aquelas partes irredutíveis e atemporais, que segundo ele fariam parte do modo de pensar dos seres humanos, e portanto presentes em todas as sociedades humanas. A essas partes ele dava o nome de Estrutura elementar, e como podemos intuir, se encontra em nível mais profundo do agir humano; se encontra no nível inconsciente de uma sociedade. O antropólogo, então, deveria empreender uma busca dessas estruturas, selecionando uma fatia do fazer social e recortando e redistribuindo-la de inúmeras maneiras se chega a estrutura elementar, e depois é só comparar com outras sociedades e verificar se está presente a mesma estrutura.
Nesta linha de pensamento, Levi Strauss chega ao par de oposições como elemento fundamental do espirito: todo pensamento humano opera através de pares de oposição ( o nós e o eles, o certo e o errado, o permitido e o proibido ). E é exatamente nesse limiar, na passagem de um lado ao outro que age a Cultura. Na verdade é a eterna questão da passagem da Natureza a Cultura, (do caos a ordem ),e é na forma dicotomica do modo de pensar humano que a Cultura teve o seu melhor. A cozinha de nossas casas, a bem da verdade, é o melhor laboratorio quotidiano onde experimentamos a cada momento o triunfo da Cultura e sua imposição organizada ao Caos da Natureza: a passagem do sujo ao limpo ( quando lavamos a louça ); a passagem do cru ao cozido ( quando cozinhamos ); a passagem do desorganizado ao organizado ( quando varremos e limpamos a cozinha ); e a passagem do alimentar-se tipico dos animais para o modo mais cultural de alimentação ( os modos a mesa ); enfim me parece que a Cultura está numa eterna luta contra a Segunda Lei da Termodinamica ( a lei da Entropia ), me parece que criamos a Cultura como uma vingança contra a Natureza, que afinal nos privou de todos os elementos de defesa caraterísticos de outros animais, e nos deixou assim nús,indefesos e incapacitados para afrontá-la.
Daniela 04/03/2017minha estante
Ótima resenha!