O Chamado Selvagem

O Chamado Selvagem Jack London

Resenhas - Chamado Selvagem

Julia G 25/01/2012

O Chamado Selvagem - Jack London
Resenha publicada originalmente no blog http://conjuntodaobra.blogspot.com

"Esse primeiro roubo veio a mostrar a aptidão de Buck para sobreviver no ambiente hostil das Terras do Norte. Mostrou a sua adaptabilidade e capacidade de se ajustar às condições de mudança, cuja falta teria significado morte rápida e terrível. Mostrou, posteriormente, a decadência ou desintegração da sua natureza moral, tida como uma coisa vã e um obstáculo na luta cruel pela existência. No Sul, sob a luz do amor e da amizade, tudo foi muito bem e se podia respeitar a propriedade privada e os sentimentos de cada um. Entretanto, no Norte, sob a lei do porrete e das presas, quem quer que levasse tais coisas em consideração seria um tolo e, na medida em que Buck as cumprisse, não prosperaria." (pág. 31)

Buck vivia tranquilamente nas Terras do Sul, na vastidão da fazenda de seu dono, sendo um fiel companheiro e protetor de toda sua família. O sol conseguia aquecer aquela região, e a liberdade que tinha de passear por aquelas terras, mergulhar nas águas próximas, brincar com as crianças e descansar aos pés do dono perto da lareira, ao tempo em que cumpria suas funções de defensor, o enchiam de um grandioso orgulho.

Mas o fato de ser um são bernardo - em uma época que animas fortes e peludos eram necessárias para buscar o ouro nas frias Terras do Norte - o tirou de sua vida confortável. Um jardineiro da fazenda entrega Buck a um estranho, em troca de algumas moedas. E, assim, Buck inicia um novo momento da sua jornada, aprendendo coisas que até então não precisava aprender e precisando viver de acordo com a "lei dos porretes e das presas".

O chamado selvagem, de Jack London, não pode ser descrito como outra coisa senão instigante. A narrativa foge do comum e, apesar de mostrar os fatos de uma forma inteiramente racional e objetiva, sem se utilizar de recursos sentimentais, faz com que nos encantemos com a beleza implícita na história de Buck.

Buck, um cachorro "civilizado", arrancado de seu lar e jogado à selva, ao trabalho, ao frio, ao convívio com outros cães, aprende a viver por meio de conhecimentos ancestrais que nem mesmo sabe de onde vêm, apenas instinto selvagem e natural. E o horror da vida primitiva tira de Buck quase todos os seus traços de "humanidade". Ele respeita os homens e animais mais fortes apenas por causa das leis da sobrevivência; quase não há sentimentos de lealdade ou afeto, apenas conveniência.

O livro, apesar de ter apenas 116 páginas, não é superficial de maneira alguma. Só aviso para que fiquem atentos, já que não se trata de uma história "fofa" de cachorrinho, passa bem longe disso. O livro vai a fundo e mostra a crueldade da luta pela sobrevivência e para mostrar força aos oponentes, e os instintos são expostos tão claramente que não se consegue julgar as atitudes dos animas, apenas entender e quase sentir. Mas mostra também que, apesar dessa luta, o animal pode ter os sentimentos mais puros e sinceros do que muitos que se denominam seres humanos.

A linguagem rica de London permeia todo a história, mas, mesmo possibilitando uma leitura fácil, essa pode se tornar maçante para aqueles que não a compreenderem, por tratar-se, afinal, de um clássico. É uma leitura diferente, para aqueles que gostam desse tipo de escrita e que conseguem enchergar a excelência da obra além das entrelinhas.

Aline/Blog SLMP 18/01/2012

O Chamado Selvagem
Autor: Jack London
Editora: Dracaena
Onde comprar? Dracaena, Saraiva
Skoob

O chamado Selvagem é considerado um dos principais trabalho do escritor Jack London, lançado em 1903. Com esse livro o autor emocionou pessoas no mundo todo, nos apresentando um Buck, um cachorro São Bernardo que tinha uma boa vida morando numa grande casa no vale da Santa Clara na Califórnia. Mas sua toda mordomia acaba quando ele é sequestrado e vendido a exploradores de ouro - século XIX. A partir daí, ele é espancado e obrigado a puxar trenós, suportando o frio, a exaustão e a pouca comida que lhe era oferecida. E ainda tentava evitar brigas com os outros cães da matilha que compartilhavam do mesmo trabalho.

"Era o modo de lutar dos lobos: atacar e recuar. Mas havia mais do que isso. Trinta ou quarenta huskies correram para o local e rodearam os lutadores em um círculo silencioso e atento. Buck não compreendia o tamanho do silêncio nem o o jeito ávido com que estavam lambendo os beiços." Pag. 33/34

Depois de meses sofrendo maus tratos Buck vai perdendo as características de um cão doméstico e passa a ser mais durão, mais conformado com a lei que reinava entre humanos e os de sua espécie. Após que o trabalho acaba toda a matilha é vendida. Buck recusa-se a ir com seus novos donos e por isso é espancado, mas é salvo por John Thornton, um bom homem que passa a ser o seu dono e leal amigo.

O livro é narrado em terceira pessoas, mas pela perspectiva de Buch. Então percebemos não somente o seu sofrimento, mas também a sua adaptação no ambiente novo. O animal fica mais forte, ganha músculos e aprende como lidar com os cães mais agressivos. Além de tudo, Buck descobre sua verdadeira natureza, sede aos seus instintos selvagens, cuidando de si próprio; atendendo ao chamado da floresta.

Eu não sabia muito bem o que esperar do livro, mas adorei acompanhar Buck em sua jornada.

Irene Moreira 28/12/2011

Emocione-se e aventure-se com Buck nessa incrível jornada do O Chamado Selvagem
E difícil não se emocionar lendo as aventuras deste incrível São Bernardo, um cão doméstico e mestiço sendo filho de um São Bernardo puro e uma Pastor Alemão. Ele vive em uma grande casa cercado de toda mordomia e ali ele reina como o todo absoluto, querido por todos. Só que essa tranqüilidade termina quando Buck, como é chamado, é raptado de seu reino por um dos empregados da casa e levado para as neves, na época da famosa corrida do ouro dos EUA.

Inicia então uma grande jornada para o tão querido Buck que sofre uma infinidades de provações, maus-tratos até que chegar as mãos de François e Perrault, garimpeiros que vivem uma vida selvagem. Buck retorna a suas origens voltando a sentir seus instintos. Não havia mais paz e segurança porque ali era uma vida de muita ação e risco. Todos os cães eram selvagens e só conheciam a lei do porrete e das presas.

Buck aprende a se manter vivo e merecedor aprimorando-se a cada dia a sua nova vida.
"Não era difícil para ele aprender a lutar, cortando, rasgando e mordendo rapidamente como os lobos, pois assim lutaram os seus antepassados já esquecidos. Eram eles que despertavam a velha vida dentro de si, e os velhos truques que eles imprimiram na hereditariedade da raça eram os seus." pg 32
Puxando trenós na neve pela floresta é uma prova de fogo de aceitação e sobrevivência e a sua resistência impressiona a todos que estão a sua volta.
"- Então? Que é que eu disse? Não falei a verdade, quando disse que esse Buck valia por dois demônios?!" - pg. 51
Segue sua jornada por infindáveis quilômetros enfrentando obstáculos que o deixam cada vez mais forte e se posicionando como um líder.

Uma das partes memoráveis desta história é quando Buck é salvo por John Thornton que traz novamente o amor ao seu coração.
"Buck tinha seu jeito de expressar o seu amor que quase machucava: frequentemente, abocanhava a mão de Thornton, e a apertava tão ferozmente, que deixava a marca de suas presas mesmo durante algum tempo depois. E, como Buck entendia as pragas como palavras de amor, assim também o homem entendia essa falsa mordida como uma carícia." - pg. 83
Aventuram-se pelas vastidões geladas do Yukon esperando encontrar ouro e ficarem ricos. São amigos inseparáveis e Buck daria a sua vida para salvá-lo. Muitas coisas acontecem mostrando sempre o amor e fidelidade de Buck para com Thornton.

O seu espírito selvagem está cada vez mais aguçado e enquanto o seu dono segue as explorações no rio ele se embrenha na floresta de onde vinha o chamado, um uivo que lhe era familiar. Encontra-se com um lobo cinzento que torna-se seu amigo.

Passa as noites na floresta em busca dos sinais que o chamam, se aprimora na caça desafiando os perigos e aprendendo a sobreviver nesse mundo selvagem.

Uma história que me tocou demais e não tenho como não colocar este livro no lugar das obras top que fazem parte do meu acervo das preferidas.

Tenho certeza que todos vão querer ler.

Para comprar clique aqui

ricardo_22 27/12/2011

Resenha - Blog OverShock
O Chamado Selvagem, Jack London, Tradução José Luiz Perota, 1ª edição, São Paulo-SP: Editora Dracaena, 2011, 116 páginas.

Um dos primeiros romancistas a ganhar fama mundial, o norte-americano Jack London provavelmente é o pseudônimo de John Griffith Chaney, que apesar de ter vivido apenas quarenta anos, possui centenas de contos e mais de cinquenta livros. Sua segunda obra, O Chamado Selvagem foi lançado originalmente em 1903 com o nome The Call on the Wild, e é considerado por muitos críticos a sua obra-prima. O autor morreu em 22 de novembro de 1916 e algumas de suas obras foram lançadas após a sua morte.
Nesta obra, conhecemos o cão Buck, um São-bernardo que levava uma vida que todos os cães gostariam de ter, sendo fiel a família de seu dono, e com uma relação muito forte com todos os membros dela. Ele não precisava se preocupar com nada, e nem tinha motivo para isso, mas tudo mudou quando um ajudante de jardineiro o raptou e o vendeu. Sua vida estava apenas começando a mudar. “Mas Buck não era cão de casa nem de canil. Todo o território era dele. Mergulhava no tanque ou caçava com os filhos do juiz, escoltava Mollie e Alice, as filhas, em logos passeios ao crepúsculo ou de manhãzinha; nas noites de inverno, deitava-se aos pés do juiz, diante da lareira crepitante da biblioteca; carregava os netos do juiz às costas, ou fazia-os rolar na grama e guardava os seus passos nas aventuras travessas até a fonte, no pátio dos estábulos, e ainda mais longe, onde estavam os cercados dos cavalos e os canteiros de morangos. (pág. 12)”.
Depois de ficar um tempo em um canil, Buck passa a viver com outros cães e sua vida, que era tranquila, começa a ser selvagem. É forçado então a fazer diversas atividades que não fazia até então; passou a enfrentar o frio; as pancadas de seus donos; a fome; os sentimentos – amor e ódio – por outros animais e todas as dificuldades que um verdadeiro lobo precisa enfrentar. “Buck ficou em pé, observando, e a sua expressão era a dor campeão bem sucedido, a fera primordial e dominante, que matara a sua presa e gostara de fazê-lo. (pág. 50)”.
Ao conhecer O Chamado Selvagem, o achei muito interessante, principalmente porque o autor conta a história de um animal de uma forma real e não fantasiosa como costuma ser os livros com essa temática. Narrado em terceira pessoa, é surpreendente a riqueza de detalhes que London nos conta sobre a vida e os lugares que Buck passa nessa sua jornada. Ele também usa palavras para causar toda a emoção ao longo da história. Sofremos juntos com todas as dificuldades do cão, e nos emocionamos com essa grande aventura. Certa admiração por algumas personagens, humanas ou não, também ficam após a leitura, mais uma coisa para ser elogiada. Dá ainda para imaginar como foi a vida de London na corrida do ouro do EUA, já que essa foi sua grande inspiração na construção da obra.

Mais sobre livros, filmes e música em www.overshock.blogspot.com. Conheça o blog, siga e comente!!

Susana Weiss 11/12/2011

A narrativa é leve, porém um pouco animalesca, pois falamos da vida de um cachorro de trenó e faz pouco tempo que acabaram os abusos contra esses pobres animais. O livro mostra a visão do cachorro então ele não sabe o que vai acontecer até acontecer e ele vive com as incertezas da falta de racionalidade, mas o livro é magnífico e tocante.
A forma do autor escrever é brilhante e eu concordo plenamente quando falam que essa foi a obra de sua vida, realmente foi, esse é o melhor livro de Jack London.

Swan 10/10/2011

Buck vivia confortavelmente na casa do juiz Miller junto com outros cães, até raptado e vendido a um homem que lhe ensinou a lei da obediência através da violência. Foi levado para o norte e passou a trabalhar com outros cães.
A cada dia, a dureza de sua nova vida o torna cada vez mais selvagem, ele aprende que só os mais fortes sobrevivem e que lutar é necessário para impor respeito. Buck está muito longe de onde, um dia, considerou seu lar, e ele nunca mais será o mesmo.
Minha opinião? Extremamente bem escrita, a estória de Buck é contada de forma tão vívida que faz o leitor sentir-se um real espectador de sua vida. Uma leitura rápida, agradável e emocionante.

ThaisTuresso 19/09/2011

A resenha de hoje é de um livro maravilhoso que li e que não poderia deixar de resenhá-lo por aqui! Um clássico, um livro indescritível! E essa versão da Editora Dracaena está impecável!

Pelo que pesquisei Jack London foi uma lenda, um escritor que dedicou seu tempo em filisofar com as palavras descrevendo precisamente livros de mote indígenas e selvagens, florestas e suas profundidades. Sendo considerado um dos principais autores dos EUA na transição do século XIX para o século XX. Lançado anteriormente por grandes editoras, ele ganha um nova edição pela Editora Dracaena, que vem expandindo seu catálogo com livros incríveis!

O livro é pequeno, você pega para ler e não para até chegar à última página, pois a narrativa tem nuances de muita cultura da época, narrando a vida de um cão, Buick.

A narração é leve e segue te envolvendo até o final, é impossível não se comover com as atrocidades daquela época, com esses animais, onde viviam precariamente e trabalhando arrastando trenó para seus donos arduamente. Buick fora roubado, maltratado e foi forçado a viver em condições de vida precárias e irracionais. Mas ele sobreviveu. Foi líder. Adquiriu uma força descomunal, teve a audácia de se adaptar aos climas frios e rigorosos, de vencer entre os seus.

Este é o primeiro livro que leio que o protagonista é um animal, com instintos primitivos e ao mesmo tempo com características humanas. Incrível. O Chamado Selvagem é um livro com uma história indescritível, com originalidade impecável, que leva o mais ávido leitor, a uma estrada de descobertas e instintos da natureza. Recomendadíssimo!

maadelima 12/09/2011

Resenha : O chamado selvagem http://gossinp.blogspot.com/2011/09/resenha-o-chamado-selvagem-jack-london.html Comente ")

Edmundo 17/02/2011

O Cãozinho Buck
“Você vai se divertir e se emocionar com o cãozinho Buck, um cachorro que vive tremendas confusões e aventuras através de uma viagem super divertida com seus amigos!”
– Narrador da Sessão da Tarde sobre o livro “Chamado Selvagem”

Buck descobre o seu verdadeiro lar na natureza selvagem, deixando de ser um simples e pacato cão doméstico, para virar um cão selvagem. O livro é bem fácil de ler e bem curto também, mas mesmo assim não deixa de ser uma ótima leitura. Recomendo.

Inlectus 16/04/2009

Belo.
A história de um cão, arrancado tão abruptamente de seu lar e sua família, conhecendo o dureza e crueldade da vida, assim como o lado mais natural dos homens, a maldade, a tudo se adaptando e tudo aprendendo. Conhecendo e amando a bondade de um coração humando uma última vez, para enfim voltar a vida de seus ancestrais, belo, belo como o respeito que todos nós deveriamos ter pelas outras vidas.

Iris K. 31/03/2009

Lindo...
Definitivamente é um livro para todos que querem encontrar o animal interior. Em muitas partes me emocionei, em outras me indignei. Buck é um cachorro de personalidade fantástica! quem dera que as pessoas fossem como ele e nao como as pessoas da história... Excelente livro, eu recomendo.