Chamado selvagem

Chamado selvagem Jack London

Resenhas - Chamado Selvagem

Maisa @porqueleio 21/08/2022

Resenha / O Chamado Selvagem /@porqueleio
Considerado a obra-prima de Jack London, publicado originalmente em 1903, O Chamado Selvagem foi relançado na versão Pop Chic pela Arqueiro, trazendo a luta pela sobrevivência em um mundo selvagem.

Buck é um cão, filho de uma Collie e um São Bernardo, que cresceu se aquecendo próximo à lareira da casa do Juiz Miller. Forte e robusto, chamou a atenção de um funcionário da casa, que o roubou e revendeu à um desconhecido. Em plena Corrida do Ouro no Alasca, cães com as características de Buck podem valer muito.

Acostumado com amor e companheirismo, se sente acuado, aprendendo na Lei do Porrete que a vida agora é outra. Muito longe de casa, passa a conviver com homens brutos, mas aprende a ouvir seus instintos mais primitivos de sobrevivência.

Buck é um cão singular. Acostumado com a vida doméstica, vai aos poucos amadurecendo, e sua postura ao longo do livro evidencia esse desenvolvimento. Mais que isso, sua conexão com instintos que pareciam adormecidos acontece lentamente, mas o leva inexoravelmente para uma outra vida.

Um clássico, que traz momentos bem tensos, nos deixando imersos, e com um posfácio que ajuda a compreender o momento histórico, além de passagens da vida do autor. Me encantei com a mudança da luz ao longo do livro, que começa claro, e vai caminhando para um mundo de sombras, quando Buck precisa fazer a escolha do seu caminho. É uma leitura fluida, que nos faz reconectar com a simplicidade da natureza!

site: https://www.instagram.com/p/Chaf5lSPg96/

Letícia 21/08/2022

Conta a história do Buck, um cão muito domesticado que vive uma vida de luxo, até que é sequestrado e sua vida se torna um desafio cotidiano, até que ele atenda as vozes ancestrais e se entregue ao chamado se tornando uma espécie de lenda.

Buck foi levado pra corrida do ouro no Alasca, teve que aprender a puxar trenós e trabalhar duro, ele descobre diversos sentimentos e vai viver uma longa jornada até conseguir entender que não precisa de conexões com homens para ser completo.

“Há um êxtase que marca o ápice da vida, além do qual ela não consegue ascender. Esse é o paradoxo de viver: atinge-se esse êxtase quando se está vivo ao máximo, mas ao mesmo tempo ocorre um apagamento total da memória de estar vivo. O êxtase, esse esquecimento de estar vivo, arrebata o artista, absorto e fora de si, envolto em um manto de paixão; apodera-se do soldado na guerra, enlouquecido, no centro do combate, recusando-se a procurar refúgio; e surgiu em Buck, liderando a matilha.”

site: https://harlanloversbrasil.blogspot.com/2022/08/resenha-travessia-de-greta-james.html

Gi ð 27/08/2022

Minha opinião de o chamado selvagem
No começo do livro não tive muita vontade ler, mas admito q valeu a pena a leitura.
Assim como canino branco, adorei esse livro e teve uma história cruel, mas merecida.
A história conta a partir do ponto de vista de um cachorro, oq ao percorrer da história, é demonstrado o laço entre o homem e o cão.
Se vc se interessa por cães, esse livro e canino branco são perfeitos para vc, como são perfeitos para mim.

Heloisa469 05/09/2022

Lei dos porretes e dos caninos
Olha só vou citar um frase que vai resumir uma boa parte do livro de maneira bem grotesca: " ...Buck reforçava a lição:um homem com um porrete dita as regras, é um mestre a ser obedecido, mesmo que não necessariamente acatado."
Olha esse livro só reforça a ideia de que a espécie humana é a mais cruel e a mais incompreensível que já existiu! E nossa durante o trajeto, Buck um cachorro formidável que sai do Sul dos Estados Unidos para o Norte do país durante a época da corrida do ouro, nos mostra que o instinto, a preocupação de se manter vivo é mais forte do que qualquer aristocracia ou etiqueta que é ensinada, o desespero dele de se manter vivo e de encontrar algo que se orgulha e sentir que pertence a algo é extremamente emocionante, essa história deveria ser obrigatória para todas as pessoas!!!
Dor sofrimento e escuridão são o trajeto, a paz, a força e o chamado são o destino!

Neto 23/09/2022

As vezes devemos.voltar as nossas origens
Quando comecei essa obra foi uma verdadeira batalha contra mim mesmo. Estava naquele momento de ler 3 a 4 livros simultaneamente, trabalhar, fazer academia, correr pela manhã, estudar... Enfim, estava no meu ápice. Mas derrepente tudo mudou.
Minhas crises foram mais fortes que eu e me vi deitado numa poça feita das minhas próprias decepções e lágrimas.

Foi nesse momento de desespero que me vi lendo novamente essa obra. E foi uma das melhores decisões que tomei!

A trama gira entorno de Buck, um cão doméstico que após ser traído por um capataz da fazenda de seu antigo dono, foi vendido a preço de banana para um revendedor de cães puxadores de trenó. E durante todo o desenrolar da história, vemos Buck aprendendo mais sobre a vida e suas verdadeiras leis escondidas nas entrelinhas do bom senso, escondidas atrás de sorrisos falsos e caráter duvidoso. A lei das Presas e do Porrete se fez mais absoluta que qualquer outro mandamento. Era preciso encontrar forças em si mesmo para poder suportar a fome, o frio e os inimigos próximos. O livro mostra uma das lições mais importantes (ao meu ver) da vida: as vezes é importante voltar as suas origens, saber de onde viemos para podermos seguir em frente.

Valéria Cristina 24/09/2022

Uma obra-prima
Um dos melhores livros que li na vida!

Um personagem canino encantou-me e emocionou-me mais do que inúmeros homens e mulheres.

Publicada em 1903, a história é ambientada no Alasca e seus cenários gelados e deslumbrantes por si só já são capazes de prender a atenção.

Buck, um cão mestiço de são Bernardo e pastor é sequestrado de um ensolarado local, onde vivia plácida e calmante, e levado para as plagas nevadas do Alasca, durante a corrida do ouro.

Nessa nova vida, vemos Buck passar por diversos donos. Alguns bons, outros nem tanto.
Junto a isso, observamos sua transformação. De uma personalidade domesticada para a emersão de seu ancestral instinto selvagem.

Todos os personagens caninos são descritos com emoções e sensações humanas e podemos inaginá-los como tais.

Há passagens extremamente emocionantes e pungentes.

Um livro excepcional e, merecidamente, considerando a obra-prima de Jack London.

Edenilson 01/10/2022

London viveu nas montanhas em que esses lobos habitavam. Viveu como minerador de ouro, perdeu os dentes. O livro é quase uma autobiografia da alma dele.

Jugê 05/10/2022

Uma boa leitura, personagens envolventes e uma história interessante, mas, tenho que ressaltar o desconforto causado em certas partes da história com relação aos maus tratos aos cães, o autor não poupa detalhes de crueldade no livro, especialmente no capítulo 5

Julio.Cesar 06/11/2022

Superou minhas expectativas, e elas eram altas.
Há um bom tempo atrás ? ainda me recordo disso ?, eu planejei ler o romance de Jack London, mas, por algum motivo, não o li e deixei-o de lado. Agora, tendo lido "O Chamado Selvagem", vejo o quão estúpida fora aquela decisão.

Como já expus no título de minha resenha, minhas expectativas para o livro eram altas, muito em decorrência do meu interesse pelos temas de evolução e adaptação que a sinopse dava a entender que seriam transmitidos no decorrer da história, mas, e eu falo isso com muita felicidade, o romance excedeu minhas expectativas.

A evolução do Buck, nosso protagonista, no decorrer da narrativa e a maneira como isso é contada me pegou de jeito. A despedida da dupla de humanos no início do livro (François e Perrault) e do John Thornton no final mexeram comigo de uma forma inesperada. Sobre o trio do Diabo (como eu orgulhosamente chamo o grupo composto por Charles, Hal e Mercedes), eles são uns desgraçados, sinônimos de arrogância e incompetência. O final foi majestoso e emocionante. Se você planeja ler esse livro, leia. Se você desistiu de ler esse livro, volte atrás e leia. Se você nunca sequer ouviu falar do livro, por favor leia. Favoritado.

Mari1894 15/12/2022

Eu tinha uma expectativa grande para este livro, mas elas não foram completamente compridas. Primeiro eu vi o filme e eu tinha amado e, quando vi o livro fiquei louca p ler. Ele não me prendeu muito, só mais no finalzinho.

Carlinha 26/12/2022

Eu amei, diferente de qualquer coisa que eu já tenha lido até então, me apaixonei por Buck e também sofri com/por ele. Senti uma dor e vazio imenso durante a primeira parte do desenvolvimento, toda a dor que ele sentiu até finalmente se sentir amado, e finalmente, livre, seguindo o chamado e o seu destino. O fim deixou tudo mais mágico e épico.

Cassio 31/12/2022

Um livro que eu não dava muito, só que é muito bom, me prendeu bem, com uma narrativa legal mostrando a evolução de um cachorro doméstico virando um cão selvagem, é muito legal ver essa transformação e as etapas enquanto lê, um bom livro

Gabriel Guterres 07/01/2023

O Chamado Selvagem - Jack London
Forte! Bem forte. Não é um livro fácil. É um livro muito pesado. Em alguns momentos tive que parar a leitura, e para ser honesto a única coisa que fez eu chegar até o final desse livro foi a minha curiosidade. Algumas coisas me incomodaram muito, especialmente as inúmeras cenas de crueldade animal. Isso realmente me fez quase abandonar o livro. Só que alguma coisa me prendia. O Buck me cativou tanto que eu quis saber o desfecho dele. Não estou sendo anacrônico aqui. Mas, realmente as cenas de violência animal são chocantes, apavorantes e me embrulharam o estômago. Não é um livro para qualquer um. É um livro bem ?masculino? eu diria e se você está pensando que é algo tranquilo, não, definitivamente, não é. O livro, não deixa de ser uma boa obra. A história de Buck é sem dúvida nenhuma muito envolvente. Mas, não é para todo mundo.