O Xale de Selim

O Xale de Selim Honoré de Balzac

Resenhas - O Xale de Selim

Beatriz3345 03/10/2019

Temos aqui um conjunto dos três contos mais conhecidos do famoso Balzac. Foi meu primeiro contato com o autor, no começo não gostei muito mas ao decorrer das histórias fui me apaixonando por sua escrita, pelo seu estilo de narrativa e pelas divagações introspectivas que tanto me agradam em obras literárias.
Uma ótima leitura mas de escrita bem rebuscada, recomendo!
Como sempre o autor retrata histórias com mulheres maduras e seus possíveis ?casos?, um estilo totalmente diferente do que costumo ler mesmo assim é maravilhoso.

Daniela 11/09/2012

Charmoso.
O livro é bem pequeno, de fácil leitura, mostra um período em que a diversão da mocidade era romancear e viver as dores do amor. Bem charmoso.

Quem quiser ler mais sobre o livro, pode acessar http://falandosobrepaletadeideias.blogspot.com.br/2012/09/livro-o-xale-de-selim-e-outros-contos.html

Claire Scorzi 27/05/2011

Balzac em Pequena Jóia
Meu propósito aqui é destacar "A mulher abandonada", minha novela favorita dentre as mais de 10 que li de Balzac.
Ratificando sua compreensão da alma feminina, Balzac narra uma história simples em que o destaque vai para a análise dos sentimentos das figuras envolvidas: uma mulher separada do marido, que vive na obscura marginalidade imposta pela sociedade francesa da época (inícios do s. XIX), e um jovem - que, parece dizer o escritor, é como todo o jovem: idealista ainda não testado, arrebatado, impulsivo...
Ela desistiu e quer viver sozinha; ele ouviu falar dela e sente-se atraído.
O que pode resultar desse encontro? Os anos, e as pressões familiares, cobrarão seu preço e irão revelar o interior de cada um dos personagens, aquilo de que são feitos.
Costumo dizer que esse é um livro que todos os homens deveriam ler; pelo que revela da alma feminina e expõe a respeito dos próprios homens.

@Lita_Litz 23/04/2011

Minha primeira resenha de livro. Vamos lá.

É, para mim, surpreendente que possua esse livro há 3 anos e nunca tenha tido conseguir passar da 3ª pag. A linguagem era cansativa demais para me provocar algum interesse, e a narrativa não possuía acontecimentos surpreendentes. Porém, ontem à noite resolvi que o leria de uma vez por todas. E não tenho como descrever a experiência por outra palavra se não magnífica.

O primeiro conto (o mesmo de início arrastado) -A Mulher Abandonada- é, sem dúvidas, o melhor do livro. É incrível a capacidade como o autor nos prende a uma história que não tem acontecimentos dinâmicos e, mesmo assim, é de uma sedução automática e natural. O realismo de cada palavra mistura-se a uma história romântica, doce e, por fim, trágica e irônica.

Os dois outros contos também são ótimos, principalmente o Xale de Selim, que trata de uma filosofia também bastante realista, chegando a ser cômica. O "A Mensagem" não tem grandes acontecimentos, mas, é, porém, valioso pela própria escrita e desenvoltura.