El Amor en los Tiempos del Cólera

El Amor en los Tiempos del Cólera Gabriel García Márquez

Resenhas - El Amor en los Tiempos del Cólera

Ana Fortaleza 07/04/2023

Embora o título possa sugerir, essa não é uma história de amor, ao menos não daquele amor idealizado. Uma história envolvente e que nos surpreende por mostrar aos poucos como realmente são cada um dos personagens

Isabelle 02/05/2022

Tô afim de comprar todos os livros do Gabo em espanhol depois dessa experiência. Li em sua língua original mais para treinar e estudar meu espanhol nascente e depois que me acostumei com o linguajar, gostei bastante. A história em si é interessante, porém tive dificuldades em gostar dos personagens kdkskskkk todos são um pouco insuportáveis. Mas valeu demais a leitura, recomendo!

Sandra.Daniela 28/04/2022

Um romance sonhador
Difícil acreditar, mas o livro nos leva viver um romance quase impossível de acreditar. Narrativa que lleva pela não. Porém, o filme não fica atrás.

Marcelo 19/04/2022

Em minha experiência de leitura o livro iniciou muito interessante, me prendendo facilmente, porém tornou-se monótono em seus capítulos centrais, voltando a me prender a atenção em seus capítulos finais.
Foi minha primeira experiência com um livro inteiramente em espanhol e certamente uma grande obra.
As leituras que o autor faz sobre o amor e a maturidade do mesmo na terceira idade foram muito interessantes.

@larimours 28/12/2020

Amor?
?Cinquenta anos, nove meses e quatro dias é o tempo que Florentino Ariza espera para conquistar sua amada?.

Escrito em 1985, ?O amor nos tempos do cólera" é inspirado na história dos próprios pais de Gabo, onde mais uma vez consegue a mágica de transformar cada linha em poesia.

É assim que nasce a história do amor do telegrafista e poeta Florentino Ariza pela amada Fermina Daza.

D. Firmina Daza é casada com o Dr. Juvenal Urbino, que morre devido a um acidente logo no começo do livro, e é a partir desse acontecimento que vamos conhecer a história dela e de Florentino Ariza, que foi seu namorado quando jovem, porém depois de mais de cinquenta anos ainda não desistiu do que ele acha ser o amor da sua vida.

A história é contada por meio de flashbacks e nós somos apresentados aos jovens Firmina e Florentino, que viveram um romance epistolar durante um longo tempo mas que não passou adiante, porque Firmina, ao finalmente conhecer seu pretendente, percebeu ao vê-lo, que não sentia nada por ele. Ela então se casa com o bom partido da cidade, o médico Juvenal Urbino, e eles vivem um longo e próspero matrimônio.

Nesse ?meio tempo? Florentino Ariza, que ficou arrasado com o término, sofreu bastante mas não deixou de viver sua vida, sempre lembrando da sua amada Firmina Daza, e quando surgiu a primeira oportunidade de conquistá-la (quando seu marido morreu) ele vai diretamente declarar o seu amor por ela, ela claramente arrasada e de luto, o enxota de sua casa, e a partir desse momento a história começa seu novo desenrolar.

Gabo nos trás uma história de amor não convencional, colocando o amor muitas vezes como uma doença, que maltrata e fere, trazendo a tona o amor real, a vida real, onde nem tudo é lindo e perfeito, onde as pessoas erram e acabam ferindo umas às outras, e mesmo em meio a uma realidade crua, ainda consegue nos arrancar risadas genuínas e nos entrelaçar na história, tudo isso com o pano de fundo de diversas guerras que decorrem durante os cinquenta anos, assim como, o surto de cólera à qual o próprio título do livro se refere, doença essa que causou a morte de milhares de pessoas e a ruína de vários povoados.

Esse livro é um misto de amor e ódio, pois na mesma proporção que encanta, enoja (se você prestar bem atenção), e acho que era essa a ideia do autor, causar um misto de sentimentos no leitor, pois nesta leitora aqui ele conseguiu kk, fica aí a indicação de mais um livro do meu autor favorito, espero que gostem.

Debora 30/06/2020

Um clássico é sempre um clássico
Depois de 20 anos reli este livro - agora em sua língua original. Foi uma experiência maravilhosa.
É uma história de amor acima de tudo, do amor em qualquer tempo. Do amor em variadas formas. Do amor entre uma mulher e um homem, ou uma mulher e dois homens, sem ser um triângulo.
Prefiro dizer isso: é uma história sobre o amor.
O amor, às vezes tão abrasador que se assemelha ao cólera. O amor, tão forte, que acontece até em tempos de cólera. O amor que acalenta e move. Que se adapta.
E viva Fermina Daza, a personagem mais fantástica de todo o livro.

Everton Vidal 19/02/2020

Historia (casi) sin fin
Como todo libro de Gabriel García Marques te atrapa por su estilo deslumbrante y los personajes y situaciones singulares. En comparación con otros de sus libros ese es más extenso, pero menos complejo del punto de vista estructural.
El tema de la senectud, recurrente desde sus primeras producciones, en esta novela gana centralidad, dando a los lectores más jóvenes nuevas perspectivas de las experiencias de la vejez.

Danuzia 25/10/2017

Real
É realmente uma história do amor. Não de pessoas, não do microcosmo, mas sim do Amor, o ente abstrato que é abordado em suas diversas vertentes sem julgamentos de amor verdadeiro ou falso. O Amor, no livro, é sempre verdadeiro, embora com cargas emocionais e bagagens diferentes.
É uma história viceral e contém divagações sobre, amor, idades e sociedade. A história e o conteúdo vão alémda narrativa. Recomendo do fundo do meu coração.

Henrique_ 20/03/2017

Amor à moda antiga
Este é um livro que muitos podem considerá-lo à primeira vista uma simples narrativa de um amor platônico sem sentido do século retrasado. Outros podem se perguntar que o significado da palavra amor tem a ver com a doença cólera ou com seu substantivo feminino ligado à raiva, fúria, ímpeto, furor. Márquez consegue magistralmente evidenciar o entrelaçamento de todos esses sentidos neste romance romântico que transborda história, sentimentos, ironia, realidade, ficção, comédia, drama, de uma maneira que prende o leitor pela escrita dinâmica que revela algo surpreendente a cada parágrafo. É uma obra que vale ser lida para compreendermos uma faceta do amor há muito banalizado. Vale para conhecermos um pouco da história e cultura do caribe colombiano. Vale simplesmente pela leitura.
edu basílio 20/03/2017minha estante
suas resenhas são poemas em si, rique! ^^

Henrique_ 20/03/2017minha estante
Serei eu um poeta em potencial? hahaha :O

edu basílio 20/03/2017minha estante
receio que não potencial, mas sim operante :)))

Lopes 22/03/2017minha estante
que lindo!

Fernando 23/03/2017minha estante
Preciso ler urgentemente...

Henrique_ 23/03/2017minha estante
Ué, Fernando, pensei que já tivesse lido. Bem, eu recomendo e acho que você vai gostar.

Fernando 23/03/2017minha estante
Eu li foi Do amor e outros demônios... Fantástico!!!

Henrique_ 24/03/2017minha estante
Aha! Sabia que tinha visto um lance de amor pela sua timeline. hahaha

Fernando 24/03/2017minha estante
Kkkkkkkkkkkk

Pandora 29/09/2014minha estante
Muito interessante sua resenha. Eu também gosto de escrever assim que termino a leitura, embora às vezes, mesmo tocada pela narrativa, não saiba bem o que dizer. Gostei dos seus questionamentos.

Victoria Ogando 05/12/2017minha estante
Gostei dos comentários e questionamentos.. vou também tentar criar o hábito de escrever (ou como você diz no texto registrar) as sensações que tenho a respeito dos livros que leio..

Deise 01/12/2012

Uma linda história de amor
Garcia Marquez escreve com leveza o amor na velhice!

Josi 29/11/2009

Amor nos tempos do Cólera
Gostei muito deste livro. Ele humaniza bastante as pessoas, lembrando tb à todo momento a nossas fraquezas materiais, físicas, espírituais e principalmente a realidade sobre velhice e morte.
Tb conta uma história de amor que dura por toda uma vida.