The Gene

The Gene Siddartha Mukherjee

Resenhas - The Gene

E. Ritt 17/03/2021

Estilo Story Telling
Este o segundo livro do Dr. Siddharta Mukherjee que eu leio. O primeiro foi "The emperor of all maladies" sobre câncer.
Este livro é denso (608 páginas) e o tema é pesado. Assim, por bem ou por mal, significando que há quem adore e quem não goste. Ele é escrito no estilo story telling, ou seja quando fala de um caso de um paciente descreve detalhes de sua história, pinta a cena, descrevendo um momento como a entrada no hospital com vento no rosto ou a aparência física de algum citado. Esta técnica foi utilizada também no seu outro livro, o qual ganhou um Pulitzer em 2011 e é uma forma de tornar mais palatável um assunto técnico. Acho uma estratégia válida para quem não é da área.

Este livro tem muitas partes a serem saboreadas e sugiro uma leitura sem pressa. Foi nele que me inspirei para escrever os outros artigos aqui do blog sobre Darwin e Mendel, os quais são citados no inicio do livro.

No final ele fala sobre a edição genética, seus conflitos morais. Queremos saber se o feto carrega nosso gene familiar de esquizofrenia? de Câncer de mama (BRCA)? Qual a consequência? Seria correto abortar um feto com uma propensão genética alta mas sem certeza que ele irá desenvolver esta doença? E se esta edição for utilizada para a cura?

Como toda a tecnologia a edição de genomas poderá ser utilizada para o bem ou para o mal e as discussões sobre a moralidade destas possibilidades é, com certeza, válida e necessária.

site: https://www.redumbrella.me/post/genes

Andre 14/01/2021

Muito bom livro, aprendi coisas que estavam difícil de entender. Só tem uma hora que ele começa ficar um pouco técnico demais e eu me perdia. Pra quem quer saber sobre como funciona genes e hereditariedade esse é o livro.