Sacanas do Asfalto

Resenhas - Sacanas do Asfalto

Amanda.Riselli 01/07/2023

Sobre Sacanas do Asfalto
#NovaEdição

Que orgulho ter Robson Gundim na nossa literatura e, mais uma vez, poder ser sua beta, agora lendo uma nova edição de SDA (a história continua a mesma, porém com uma roupagem otimizada). O próprio Tarantino se surpreenderia com essa carta de amor em forma de obra!

Sacanas do Asfalto é uma homenagem singular ao genial cineasta Quentin Tarantino de um jeito acolhedor e cativante!

A trama se passa em 2015, mas as referências e inspirações para criá-la nos remete aos clássicos anos 70, 80 e 90, proporcionando uma viagem nostálgica no tempo.

Os cenários (totalmente urbanos) são super imersíveis (me senti fazendo parte de um roteiro de filme), os personagens são autênticos, convincentes, pessoas comuns do nosso cotidiano (você se identificará com pelo menos um deles), além dos diálogos dinâmicos, verossímeis, repletos de expressões regionais, piadas internas entre o grupo de amigos e humor sarcástico, trazendo diversão até para os momentos mais tensos.

Uma aventura road trip eletrizante, com ilustrações belíssimas e uma narrativa repleta de ações, surpresas e críticas (mesmo que sutis) às questões políticas e socioeconômicas do nosso país. Mais uma obra marcante do autor que eu super recomendo!

Ruan 24/11/2020

Mesmo com todo preconceito que existe aos literatos brasileiros, temos lhes dar o seu real valor e derrubar de uma vez essa ideia. Este livro lhe trará um conjunto de emoções, em específico o suspense, além de raiva por não adivinhar o que por vezes pode parecer óbvio, mais não é! Nada é óbvio ou previsível neste livro. Não esperem uma escrita nível King ou Aghata, mas se se partirem vão se surpreender. O que mais me assustou (no bom sentido) meu caros, foi o fim desta história. Único e impensável. Não é nem de longe previsível!!!

Quelem 26/07/2020

Gostei bastante da história, leitura rápida e fluida. Devorei esse livro em dois dias

Mozer 25/06/2020

Uma grande homenagem a Quentin Tarantino
Um grupo de personagens peculiares, diálogos descompromissados e cotidianos, uma trilha sonora marcante e muita violência. Essa descrição serviria perfeitamente para os filmes de um certo cineasta bem conhecido hoje em dia, mas na verdade é sobre um livro destinado a homenageá-lo. Estamos falando de Sacanas do Asfalto, do escritor Robson Gundim, que entre uma referência e outra à cultura pop, faz um singelo tributo a Quentin Tarantino.

A trama começa na estrada, apresentando os três amigos Rob, Arthur e Stefani. Os estudantes de cinema planejam curtir as férias assistindo a um show de rock na ilha de Vera Cruz com outros amigos. Porém eles não imaginavam que iriam cruzar o caminho de Dante, o líder de uma gangue de motoqueiros que está disposto a persegui-los para um ajuste de contas. A partir daí começa uma trajetória de vingança tarantinesca em todos os sentidos.

Durante a leitura, encontramos diversas referências a séries, músicas e quadrinhos, mas a obra é declaradamente inspirada nas produções de Quentin Tarantino e podemos ver isso desde referências discretas até outras mais escancaradas. Citar os nomes dos filmes e personagens é a parte mais simples da homenagem, mas a essência do cineasta está nos diálogos com um humor ácido, na violência visual exagerada e na forma como os protagonistas se apresentam, começando como pessoas ordinárias, mas aos poucos revelando seus segredos.

Nesse último quesito, quem se destaca é Sam, um negro badass carismático e desbocado. Isso te lembra alguém, motherfocker?! Quem já assistiu a Pulp Fiction, Django Livre ou Jackie Brown deve se lembrar da presença marcante de Samuel L. Jackson. Seus personagens costumam roubar a cena e protagonizar os momentos mais empolgantes. Em Sacanas do Asfalto, esse papel cabe ao Sam criado por Gundim. E fica difícil não ler as falas dele sem ouvir a voz do ator (ou então a do dublador oficial, o Márcio Simões).

Outra característica das produções de Tarantino é a narrativa não linear, ora apresentando o que está acontecendo no presente, ora relembrando fatos passados. O mesmo acontece no livro, mas felizmente sem os exageros de alguns filmes e sempre para revelar alguma informação crucial. Isso ainda serve de base para as reviravoltas que irão acontecer e preparam o terreno para as passagens de ação sangrentas.

Levando em consideração que nem todas as pessoas conhecem o trabalho de diretor e roteirista do homenageado, é bom alertar que o romance de Robson Gundim é algo despretensioso, que exagera alguns acontecimentos (principalmente as cenas de morte) e satiriza situações com diálogos e personagens caricatos propositalmente. É para ser algo divertido e brutal e não para ser levado a sério.

Sacanas do Asfalto é uma homenagem válida que reúne os melhores aspectos dos filmes de Quentin Tarantino e ainda acrescenta um toque pessoal do próprio autor para criar uma história repleta de referências à cultura pop. Tanto para quem é fã dos filmes quanto para quem não é, na certa é uma excelente forma de se entreter.

Gabbie 16/06/2020

O livro começa com três amigos, estudantes de cinema, indo para ilha de Vera Cruz, próximo a salvador, para festejar com outros amigos e curtir um bom show de rock.
Porém ao chegar lá vão se deparar com diversas situações perigosas que eles não esperavam.

. . .

Opinião:
O autor, fã de Tarantino, usa muitas referências de suas obras, porém a história em si não tem nenhum desenvolvimento. Os personagens não são cativantes, e com isso e também com tanta coisa acontecendo, não há tempo pra criar empatia ou apego a eles.
Muitos diálogos desnecessários, e situações convenientes.
Decisões e plots gratuitos, muita informação, e nada de fato sendo desenvolvido.
Há apenas um diálogo quase ao final do livro, de uma pessoa contando sua história, que foi a parte que mais gostei e que parece ter sido uma cena bem construída.
Não me cativou.

Landerson 14/05/2020

Um bom livro
No maior estilo Quentin Tarantino, Robson nos entrega essa trama com um humor escrachado , ácido e negro. Ação, suspense e aventura se misturam nessa loucura pela Bahia de todos os santos. Um prato cheio para quem gosta de Tarantino e afins. Recomendo muito.

Fabio 24/09/2019

Deixa o tarantino saber
Sou um herói, consegui terminar o livro, pois meu deus. Nada e bem desensolvido, tudo chutado, a unica coisa q lembra o tarantino é o roteiro cheio de furos... Pasmem!!!!!

Ratinha da Biblioteca 12/08/2019

Título: Sacanas do Aslfato de @gundimrobson || @editorapendragon
O livro trás logo de início três amigos que estão viajando para a ilha de Vera Cruz, próximo a Salvador, para encontrarem mais alguns amigos e juntos curtirem um show de Rock que acontece na ilha e atraí vários turistas. Mas, após o encontro dos amigos, na primeira noite que saíram para aproveitar, comer e beber, eles "arrumam" confusão com o líder de uma gangue punk que tenta abordar uma das meninas do grupo de amigos, sendo esculachado e humilhado na frente de várias pessoas no bar após ameaçá-los com uma arma.
Não contente com isso, o punk e sua trupe aguardam os amigos no meio da estrada deserta, provocando um acidente e causando algumas "baixas". Com toda essa confusão e uma descoberta nada agradável, o restante dos amigos se veem nas mãos do maior traficante da ilha e precisam "trabalhar" para ele durante aquela madrugada em troca de suas liberdades, tanto do traficante quanto da policia local.
Mas ninguém imaginava o que realmente estava por trás desse "trabalho" encomendado pelo traficante e nem da confusão que se meteram com os punks. Nada é ao acaso.
_____
E é após nos relevar os segredos por trás da operação finalizamos o livro, sem deixar pontas soltas. O cenário é incrível, principalmente para quem quer conhecer um pouco mais desse nosso Brasil e não tem como viajar. A história é bem peculiar, cheia de mistérios, tramas e dramas bem envolventes. O final realmente me surpreendeu, não imaginava que tudo estava interligado e muito menos como rs Eu senti falta de consequências para algumas ações, houve impunidade, mas estamos falando do Brasil, né?! Achei que o autor foi bem condizente com a realidade :'(

site: https://ratinhadabiblioteca.home.blog/2019/08/12/titulo-sacanas-do-asfalto-robson-gundim/

Fábbio (@omeninoquele) 24/07/2019

Recomendo!
[#OMENINORESENHANDO]
⠀⠀
❝O lúcido vê graça onde há felicidade, ao passo que o louco a enxerga através da dor.❞
⠀⠀
Rob, Teh e Arthur decidem passar suas férias no melhor festival de rock da Ilha de Vera Cruz, essa festa promete, pois é tudo que os jovens almejam a um certo tempo. Vai ser o momento para eles encontrarem os amigos e se divertirem a beça.
⠀⠀
Eles então tomam a estrada e chamam a atenção por onde passam e é quando seus caminhos se cruzam com os de uma gangue punk que vai desafiá-los e por um motivo torpe a gangue de motoqueiros vai marcar a vida e as férias dos amigos que tinha tudo pra ser bem descontraída e alegre passa a ser o terror e logo eles estarão metidos até o pescoço em uma roubada que jamais imaginariam passar.
⠀⠀
O líder da gangue dos motoqueiros cismou com os três jovens e quando eles estão deixando a cidade, são emboscados pelos motoqueiros que atiram pra matar, e por azar do destino, alguns dos amigos dos três acabam sendo mortos e sem saber o que fazer os três ficam desesperados na beira da estrada e é aí que aparece dois caras e logo eles se propõem a ajudar o grupo de amigos. Mas ninguém faz nada de graça por ninguém e aquela ajudinha, se tornaria um preço alto na conta dos jovens amigos.
⠀⠀
E é aí que as férias dos três se torna um filme de terror, movido a drogas, perseguição, medo, armas e mortes.
⠀⠀
O livro é uma homenagem do autor à Quentin Tarantino, e logo, podemos ver muitas referências do mundo dos cinemas e até do mundo pop. Eu as vezes até achei absurdo demais o tanto de referência que o autor faz na sua história, mas de certa forma eles transformaram o livro em algo mais leve e mais próximo do leitor que no fim das contas é algo muito interessante para o livro.
⠀⠀
Não consegui me apegar aos personagens como achei que me apegaria, há alguns buracos na história que o autor não concluiu ou simplesmente deixou pra lá no meio da narrativa e isso me incomodou também.
⠀⠀
Esperava também que tivesse mais significado os codinomes que os três jovens escolhem logo no inicio da trama, mas agora pensando eu acho que isso foi apenas coisa de jovem se divertindo ou é uma metalinguagem presente no livro já que um personagem se chama Rob e é apelidado de Pen Man e daí talvez justifique que ele depois de um tempo é quem escreve sobre essas férias cheias de aventuras nada legais em que os três se meteram.
⠀⠀
Sacanas no asfalto é um livro recheado de aventura, suspense, diversão e reviravoltas que tem tudo pra conquistar o seu leitor. E é por isso que ele está super recomendado por mim.
#SacanasDoAsfalto #RobsonGudim #EditoraPenDragon

site: https://www.instagram.com/p/B0UG4XfDj16/

Vinny Britto 21/03/2019

Achei Mediano
Leitura descompromissada e que diverte, mas no fundo não me prendeu. Moro a poucos km do local ambientado e não me identifiquei com os costumes, linguajar e coisas do tipo, foi como se eu estivesse lendo sobre outra região, outra cultura. Então na minha opinião (sou baiano) não ficou bem caracterizado. Fora isso, a aventura é divertida, de fato!

Graziela 18/01/2019

Apaixonei
Segundo livro que leio do Robson e fiquei apaixonada, senti dentro de um filme do Tarantino com várias referências não só dos filmes dele como do Clube da luta e do Stephen King.
Leitura super fluída! Em uma tarde dá para terminar.
Simplesmente adorei!

Luisa - @livrementefalando 14/01/2019

Impossível parar de ler
O livro da vez é o Sacanas do Asfalto, escrito pelo brilhante @gundimrobson, e publicado pela @editorapendragon. O livro é uma homenagem ao Tarantino, então espere muito sangue, e muitas referências aos filmes do Tarantino, que se você os assistiu, vai achar de boas!!! O livro fala da história de 3 amigos que vão para a ilha de Vera Cruz/BA e todas as tramoias que acontecem quando eles estão lá e tem o desprazer de encontrar com a gang que dá nome ao livro e que inferniza a vida do nosso trio de amigos. Agora para saber como as coisas vão acontecer, só lendo... dá pra ler em um dia, até porque é difícil parar. E depois de ler você vai querer todos os livros do autor, vai por mim! Conheci o Robson por causa do grupo de leitura que participo com a @carol.nery2, lemos primeiro o Enquanto eles não vêm, também chamado carinhosamente de verdinho!!! Agora estamos no vermelhinho, mas falhei miseravelmente em seguir as metas!!! Leiam!!! Super recomendo!!! ???? #livrementefalando #booklover #robsongundim #sacanasdoasfalto #pendragon #enquantoelesnaovem

Diego 22/08/2018

Me diverti muito com os Sacanas
Antes de começar a ler este livro, como costume particular, fui ver o que falavam a respeito dele. Percebi, então, que tinha em mãos mais uma obra contemporânea de ponta, dessas que roubam a atenção e nos orgulham por ser de um escritor(a) nacional.
Curioso e ansioso para conferir minhas suspeitas, encontrei na leitura uma escrita competente, e logo vi, ainda nas primeiras páginas, que o livro fora escrito por um autor que, além de ser uma ótima pessoa (como pude conhecer melhor virtualmente), sabia o que estava fazendo.
A trama possui uma identidade brasileira, que não é abalada pelas referências a Tarantino, pelo contrário, casam muito bem com o roteiro.
Os personagens são verossímeis, engraçados, e os diálogos possuem um tom de sarcasmo ideal.
Observar as ações dos personagens é como assistir a um filme. Ou melhor, a um bom filme. Que só melhora quanto mais se aproxima do fim.
Terminada a leitura, não só concordei com os elogios vistos anteriormente, como pretendo agora ler outras obras do autor. Desta vez, sem precisar ver críticas a respeito, pois já reconheci sua qualidade.