Seis suspeitos

Seis suspeitos Vikas Swarup

Resenhas - Seis Suspeitos

lulu!! 09/01/2023

Um romance policial,os sete suspeitos é aquele livro que vai te querer fazer descobrir sobre o caso, muito intrigante e personagens que prometem muito,todos conectados com o Vicky Rai o playboy indiano que morre e tentam descobrir quem está por trás disso tudo. Vai te prender do começo ao fim

Nana 27/06/2010

Um passeio pela Índia!
O livro inicia com o assassinato de Vicky Rai, filho de um ministro indiano muito influente, corrupto e criminoso.
Vicky está sempre envolvido em problemas com a justiça e recorre ao pai para se safar. Seu último crime foi matar uma jovem garçonete em um restaurante, simplesmente porque a moça negou-se a lhe servir bebida. Foi julgado e mais uma vez escapou da prisão devido a grande influência do pai.
Para comemorar a absolvição, resolveu dar uma festa e nesta data foi assassinado.
Os capítulos seguintes vão contando a estória de vida de todos os seis suspeitos que estavam na festa portando arma e nos mostram os motivos que cada um deles teria para matar Vick.
Uma trama muito bem escrita e de uma criatividade incrível.
O autor nos leva a uma viagem pela Índia, com uma estória rica em detalhes. Apesar de ser um livro com muitas páginas, em nenhum momento achei cansativo ou monótono. A única reclamação que eu teria é que os capítulos são longos e muitas vezes tive que interromper a leitura sem ter terminado o capítulo (coisa que não costumo fazer), mas isso não tirou o brilho do livro que é excelente!
Recomendo para quem gosta de leitura diferente, interessante e rica em informações sobre a cultura indiana.
Pêdra Carla 18/04/2013minha estante
Amei o livro!! :) queria que tivessem mais livros desse autor. Super recomendo! :)

Isabela 07/08/2013minha estante
Tem outro livro dele - o primeiro - "Q&A" (ou "Sua Resposta Vale Um Bilhão", como está na capa desse), que inspirou o longa "Quem Quer ser um Milionário?".

Márcia 28/02/2012

Minha primeira experiência com o autor não teve tanto êxito o que tornou esse livro uma agradável surpresa.

O livro não demorou muito para me ganhar. Comecei a gostar e não parei mais. O modo como o autor organizou a trama e ministrou o mistério central envolto em vários mistérios secundário, que vão ganhando importância e se entrelaçando uns aos outros no decorrer do livro torna a leitura fluida e prende o interesse do leitor.

O enredo é criativo e cada um dos suspeitos possui um motivo mais mirabolante que o outro. Não vou falar de cada um e aconselho os interessados a não procurá-los em outras resenhas e enredos. Leia o livro de olhos vendados e se surpreenda.
Tão pouco falarei de cada um dos suspeitos e outros personagens porque suas personalidades são tão bem formuladas que ninguém chegaria ao fim dessa resenha.

Apesar de ter sido uma surpresa agradável, imaginava esse livro de um modo diferente. Uma trama mais... policial. Apesar disso, trata-se de um jogo de gato e rato entre os personagens e o leitor. Incrivelmente interessante, tenho que dar o braço a torcer.

"Realmente estou gostando muito. É bem melhor que "Sua resposta vale um bilhão" e o modo como o autor organizou a trama e tal é muito interessante. A trama é criativa e cada um dos suspeitos tem um motivo mais mirabolante que o outro. O livro está me surpreendendo a cada página e estou louca pelo final, e isso é muito bom. Tenho que dar meu braço a torcer." Nota: 4

kk3thess 29/08/2016

Um whodunnit sobre... uma sociedade decadente?
Pelo início do livro, pela sinopse, pelo título e por vários outros aspectos, o livro nos leva a acreditar que estamos diante de um simples whodunnit (ou, "quem matou?"), porém, não leva tanto tempo para ele se tornar um retrato sobre a cultura indiana e sobre uma estrutura social em constante decadência. O processo de apresentação tanto dos personagens quanto do cenário em geral é magnífico. Desde o estilo de escrita (há o uso de primeira pessoa, terceira pessoa, apenas diálogos, diário e alguns outros) ao próprio estabelecimento da personalidade dos personagens e das situações em que se encontram, Swarup demonstra um domínio e uma versatilidade que conquistam e mantém a atenção do leitor por um bom tempo, além disso, a crítica que ele faz à desigualdade social e aos confrontos culturais é interessante e bastante válido. Porém, o livro possui problemas e é bem triste que estes problemas se encontrem na segunda metade.

A capacidade de condensação da trama é visivelmente falha, principalmente nos dois maiores capítulos da trama (é aquela sensação de rodar, rodar e rodar). A perda da oportunidade de colocar um capítulo juntando os seis personagens e o estilo da escrita que representa cada um faz com que o clímax do livro tenha seu ritmo constantemente quebrado, assim como demonstra o quão inflexível é a estrutura que Swarup construiu. Mas, para mim, o principal problema é a resolução da história. Além de colocar para segundo plano os personagens que acompanhamos durante todo o livro, o que transmite uma sensação enganosa de que o livro todo é uma perda de tempo, a mudança brusca do foco, embora bem intencionada, causa um estranhamento ao deixar clara uma intenção que estava entrelinhas até o momento e que havia funcionado perfeitamente dessa maneira, não havendo necessidade de jogá-la para primeiro plano.

De uma maneira geral, é um livro que tem o que contar e que, mesmo em suas irregularidades, sabe COMO contar, o que deixa o saldo positivo. Porém, o seu desenvolvimento um tanto arrastado e uma estrutura rígida prejudicam a leitura, ocasionando uma sensação de que o livro poderia ser melhor ao final, o que não é uma boa sensação para se ter após investir em uma leitura.

Joshua Amaral 29/04/2020

Viagem!
Gostei da leitura, viaja-se pela Índia, seus costumes, mas decorar os nomes e lugares foi difícil, e o final foi bem interessante!

Clau Melo 27/02/2022

Quase ninguém presta!
Gostei muito.
Literatura indiana. Personagens bem reais! Quase ninguém presta!
A trama gira em torno do assassinato de Vicky Rai e os seis suspeitos do crime.

Adriana 29/09/2014

Inimaginavel
A forma como ele vai tecendo a estória é fantástica....
Quem gosta de ler algo diferente esse livro é altamente recomendado.
O melhor é que o final voce não faz ideia de como é!!!!
Dentro do contexto da Índia tudo fica factível.
Os personagens são plausíveis.
Capítulos longos, porém longe de ser cansativo, e cada capitulo tem uma narrativa diferente.

Racestari 14/07/2016

Muito Bom.
Tão bom quanto o anterior. A descrição que temos da Índia no livro é espetacular e o enredo cativante.

Cássia 27/11/2017

Ruim
É ruim. Seis Suspeitos, de Vikas Swarup, romance policial indiano, é muito ruim. Na história, um jovem podre de rico, filho de um político corrupto, é morto na festa que deu em comemoração (olha só) por ter sido inocentado do assassinato de uma jovem garçonete. O autor tenta fazer o inverso de uma fórmula muito comum nos livros policiais: em vez de revelar aos poucos quem é a vítima, ele já informa no prólogo quem é ela, Vicky Rai, e que tipo de pessoa é. Então, você já começa perdendo parte do interesse pela narrativa.

Nos capítulos que se seguem, Swarup intercala diversos núcleos em torno de cada um dos seis suspeitos a que o título se refere. Ou seja, nada de novo no front. Tem uma atriz ambiciosa e meio sociopata, um texano que deve ter algum tipo de doença mental, o nativo em busca de uma relíquia de sua tribo, um burocrata corrupto que tem “apagões” em que acha que Gandhi, o pai da vítima e um ladrão que vive na periferia.

A trama se passa em Lucknow, capital de Uttah Pradesh, estado da Índia que tem mais ou menos a mesma população do Brasil, 200 milhões de pessoas. A imagem da Índia no livro não é muito lisonjeira: miséria, injustiça, prostituição, corrupção generalizada, muito machismo.

No geral, a narrativa é desinteressante. Em alguns momentos, garante o humor com o personagem americano, em outros trata o preconceito de forma um tanto quanto inapropriada com o nativo Eketi, seja pelo tom panfletário, seja por nem conseguir tirar o próprio preconceito do argumento que julga combatê-lo.

Como falei, o autor revela logo quem é e que tipo de pessoa é a vítima como se isso fosse uma grande sacada. Eu considero que o interessante na leitura de um romance policial é descobrir aos poucos quem é a vítima e observar as pistas de ordem física ou psicológica deixadas no percurso. No final, ao saber quem é o assassino, você ter a satisfação de soltar um “é, faz sentido por isso e por isso e de outro modo não faria sentido”. Porém, é difícil escrever um livro assim. Afinal, é um exercício de lógica.Ao final de Seis Suspeitos, você se dá conta de que poderia ter sido qualquer uma daquelas pessoas e, tanto faz, você se pergunta por que ninguém tinha matado aquele desgraçado antes. Então, é até desnecessário os dois plot twists criados pelo autor para revelar o assassino.

Fico surpresa com o fato de esse livro ser um best-seller porque é bem chato. Imagino que o livro seja bem vendido por causa do autor: Swarup escreveu Q & A, romance que serviu como embrião para o roteiro do filme Quem quer ser um milionário?. Além de escritor, Swarup também é diplomata. Acredito que algum verniz multicultural que possa ser vislumbrado em Seis Suspeitos venha dessa experiência dele.

site: https://buritizinho.wordpress.com/2017/11/26/seis-suspeitos-e/

Cassinha 26/12/2017

Seis Suspeitos
Excelente. Chegou a me lembrar Salman Rushdie em algumas partes. Trata com ironia a corrupção e o poder na Índia. Gostei muito.

Pâmela Nunes 25/05/2018

A trama principal do livro se desenvolve a partir do assassinato de Vicky Ray, um playboy indiano , morto em sua mansão durante festa que fez para comemorar sua impunidade que obteve graças ao pai, um político influente.
Os seis suspeitos, são seis pessoas que estavam na mansão, armados no momento do crime e todos tem um motivo para querer a morte do Vicky Ray.
Apesar de ser um livro grossinho, com muitas páginas da para ler rapidinho, é uma leitura leve e muitas vezes divertida mas não foi bem o que eu esperava ja que a sinopse e o título do livro remetem a uma história policial e eu não consegui ver muito disso, achei ele raso em certos quesitos.
Um detalhe que me prejudicou um pouco foi decorar e saber o nome dos personagens , nomes com os quais não estou acostumada " mas isso é óbvio, um livro cuja trama tem como cenário a Índia e escrita por por um indiano não seria diferente". 😆

Dalía 03/11/2020

Não existem fatos, só interpretações...
Esse livro tem uma pegada de Agatha Christie. Uma hora você acha que é uma pessoa, depois acha que é outra e aí entra outro personagem. Enfim. No final é quem você menos imagina. É interessante.

Rodrigo 21/11/2020

Muitas informações, muito confuso, cansativo
Começa de forma interessante, mas antes mesmo de terminar de apresentar todos os personagens, já fica cansativo. A impressão é que quiseram colocar muitas referências à Índia, mas daí o livro muitas vezes fica excessivamente descritivo, perdendo o ritmo.
Outro ponto negativo é que muitas histórias vão sendo complicadas a cada página, para então, quase como um deus ex machina, a história se resolver ou se amarrar com outras consequências. A gota d'água foram os personagens preconceituosos, de cunho racista e machista. Enfim, não recomendo.