A História Secreta da Criatividade

A História Secreta da Criatividade Kevin Ashton

Resenhas - A História Secreta da Criatividade

Romualdo.Costa 04/12/2022

A criatividade é poderosa
A União de várias idéias, de vários pensadores faz-nos acreditar que também podemos ter um espaço brilhante neste mundo e de alguma forma podemos acreditar que temos talentos como qualquer outro ser humano que existiu na face da terra. Todos nós somos Einsteins só não descobrimos nosso dom ainda.
Jamille Santos 04/12/2022minha estante
Preciso ler esse livro. Encalhado na minha estante.

Romualdo.Costa 04/12/2022minha estante
Leia, recomendo...

Jamille Santos 04/12/2022minha estante
Então vou colocar na lista do ano que vem.

Campos 09/03/2022

Interessante
Arrastado em alguns momentos e interessante em outros, o livro tem várias curiosidades, porém ao explorar a história da criatividade as vezes parece trazer temas um pouco fora do assunto

Di 19/02/2022

Conquista um lugar especial na estante
Este livro me pegou em diferentes tempos e desejos enquanto leitor. Alguns capítulos bastante interessantes e te provocavam a pensar a criatividade e a criação sobre diferentes aspectos, outros capítulos traziam uma quantidade enorme de informação que apesar de serem importantes tornaram a leitura menos fluida para mim, depois em outros capítulos o autor promovia costuras das ideias já discutidas anteriormente com as que estava desenvolvendo no capítulo lido. Em um aspecto amplo se discute sobre a inseparabilidade da criação e da necessidade de inovar e revisitar o que já é/foi criado. Super vale a pena ser lido novamente ou consultado em algumas partes quando se deseja construir uma ideia mais elaborada sobre a criatividade.

Israel145 31/07/2020

Livro espetacular!!!! acabo de colocar na estante dos livros mais importantes que li na minha vida!!!! Mudou minha mentalidade sobre muitos assuntos e derrubou de vez o mito do "gênio" que nada mais é do que persistência + trabalho duro.

Enzo 19/05/2020

A criatividade por um outro ângulo
O que mais me chama atenção no livro são as partes embasadas em estudos científicos, que trazem conclusões curiosas que duvidaria se não tivesse lido.

A leitura é fluida, pois o autor narra diversas histórias interessantes para poder exemplificar os conteúdos tratados.

Não dei 5 estrelas por sentir que o autor quis muito provar seu ponto de vista e acaba trazendo conclusões que não precisam ser tão forçadas ou categóricas.

Recomendo a leitura para pessoas que pretendem, de alguma maneira, inovar.

Raylinne 12/04/2020

Interessante
Em cada capítulo o autor perpassa um fio condutor aos substitutos. Os temas são variados mas nao fogem ao tema. Achri a escrita muito objetiva e clara, como um professor explicando um assunto em que é expert. Não deixa pontas soltas e não existem palavras soltas, tudo fica bem amarrado. É um livro objetivo, concreto e eficaz. Me surpreendeu muito!

Carlos Jorge 05/02/2020

Várias histórias surpreendentes que nos levam a pensar se existem realmente pessoas criativas.

marcosm 15/01/2020

A história secreta da criatividade
Não esperava gostar tanto desde livro, mas acabei amando. Tem muita informação e histórias de como coisas que hoje temos como comuns, resultaram do trabalho de pessoas que nunca desistiram na perseguição de algo que então aparentemente só elas podiam ver. O auto explora cada uma dessas histórias muito bem, tirando lições que podem parecer óbvias, mas que a maiorias das pessoas não faz ideia. Fiquei feliz de encontrar aqui uma história que já tinha lido, creio que no Super Freakonomics. Interessante ver a confirmação da mesma.

Felipe.Perez 04/09/2017

Bom livro
Livro com muitas histórias como exemplos das pessoas usam a criatividade em suas vidas, mas o livro contém histórias de exemplo e pouco ensinamento para suas mais de 250 páginas.

Gabriela 17/07/2017

O livro comprova por meio de histórias reais que a produção criativa depende de esforço, paciência e determinação, fixando a ideia de que o "gênio criativo" é um mito que esconde o suor dos grandes criadores.

site: www.gabyintothechaos.wordpress.com

Giovanni.Spavier 10/06/2017

Criatividade é para gênios
Neste livro, o autor desmistifica muitos dos conceitos acerca da criatividade, relegando-a a uma atividade com a qual se conjuga indissociavelmente: trabalho. Repleto de curiosos casos reais, o autor trata de várias questões interessantes acerca do processo de criar. Presta uma homenagem às mulheres, tirando dos bastidores as grandes criadoras da história, a exemplo de Rosalind Franklin. Você sabia que Watson e Crick só chegaram até a estrutura correta do DNA por causa do trabalho de Rosalind com difração de raios X? Leitura agradável, apesar de, como todo americano, ele atribuir a invenção do avião aos irmãos Wright.

Mila 10/04/2017

"A História Secreta da Criatividade" foi um livro que me chamou a atenção desde que bati o olho na livraria. Criar é uma das coisas que mais amo fazer no mundo e criatividade em geral sempre foi algo que me intrigou.
Menos de um capítulo lido, e já fica claro para qualquer um a quantidade de pesquisa feita para provar o ponto de Ashton, que é: qualquer um é capaz de criar, e de fazer de suas criações algo revolucionário. Não existe gênio, nem qualquer tendência genética à criatividade. O autor faz uso de fatos históricos científicos e geográficos, passando pelos segredos das maiores criações para mostrar que a alma da criatividade está, principalmente, no trabalho.
Mais do que isso, o autor mantém um diálogo com o leitor, que se manifesta discretamente, mas evoluiu enquanto o livro segue. É definitivamente, um livro motivador; talvez, lendo ele,você se sinta na obrigação de deixá-lo de lado imediatamente e começar a criar e/ou trabalhar em suas criações. Eu me senti, pelo menos.
A princípio, a divisão de capítulos me pareceu confusa, como se as informações tivessem sido jogadas aleatoriamente ali, sem qualquer ordem que fizesse sentido. Mas, enquanto o livro continua, vê-se que, na verdade, é o exato oposto disso: tudo é meticulosamente colocado para conduzir o leitor em direção a uma conclusão a respeito do processo criativo.
Para qualquer criador, seja artístico ou científico, "A História Secreta da Criatividade" trará aprendizado e motivação. O que é dito nele é algo que todos deveriam ter ao lado (e em mente) em busca de mais sucesso. Simplesmente um livro incrível.

Victor.Mazzei 03/04/2017

Não se engane pelo nome ruim desse livro
Basicamente, o autor nos mostra como a criatividade/inovação foram grandes aliadas da ciência. E sem qualquer tipo de glamour em relação ao ato criativo. Criatividade anda, sim, de mão dadas com rejeição e fracasso.
"Quando você apresentar algo novo de verdade ao mundo, prepare-se. Causar impacto, em geral, não é uma experiência agradável. Ás vezes a parte mais difícil de criar não é ter uma ideia, e sim salvá-la - de preferência ao mesmo tempo que você também se salva".

Lucas 16/01/2017

Sabe aquele tipo de livro que você é obrigado a ler na época da escola ou faculdade e que você sempre odiou? Aqueles livros técnicos, cheio de informações e que o que você mais queria era jogá-los pela janela? Então, hoje venho aqui para dizer que esses livros podem ser incríveis quando você os lê por livre e espontânea vontade, e não por obrigação.

Quando escolhi A história secreta da criatividade como minha próxima leitura, eu estava me desafiando a mais uma vez sair da minha zona de conforto e ler algo da qual não fazia parte da minha rotina de leitura. Para mim que sempre gostei de ler apenas livros de ficção, ler um livro técnico foi uma grande surpresa e um grande aprendizado. E, sinceramente, eu não esperava gostar tanto quanto gostei.

Em A história secreta da criatividade, Kevin Ashton nos mostra casos de pessoas reais que, através da criatividade, conseguiram se destacar e se tornar pessoas importantes na história da humanidade.

“Cada capítulo conta a história verdadeira de uma pessoa criativa; cada história vem de um lugar, um tempo e um campo de criação diferente e enfatiza uma ideia importante sobre criatividade. Existem narrativas dentro das narrativas e abordagens de ciência, história e filosofia.”

Os casos apresentados em cada capítulo tornaram o livro mais interessante, fazendo com que a leitura fluísse em um ritmo muito bom. Dentre os meus favoritos, posso destacar os seguintes:

– Edmond Albius
O primeiro capítulo conta a história de Edmond, um menino órfão, negro e escravo, que com 12 anos, teve uma simples ideia que, em 1841, resolveu o maior problema de cultivo de baunilha enfrentado mundialmente. Esse fato foi tão importante que Edmond ganhou uma estátua de bronze em Saint-Suzane, uma das cidades mais antigas da ilha de Reunião.
(Se quiser saber qual foi a ideia do menino Edmond, você terá que ler o livro, rs)
– Steve Jobs
Outro caso que me chamou muito a atenção foi de como Steve Jobs teve a ideia para a criação do iPhone. Ele não trabalhou em cima de um problema, e sim enxergou um problema naquilo que funcionava perfeitamente. Foi criando melhorias para um produto que já existia que ele chegou ao iPhone, sucesso de vendas até hoje.

– Woody Allen
Mas para mim, o melhor caso é, de longe, o caso de Woody Allen. Kevin Ashton quis mostrar em seu livro o quanto não se importar com as opiniões das outras pessoas faz com que suas ideias sejam mais criativas, e para isso, ele contou a forma que Woody Allen trabalha em suas criações. “Não posso me sujeitar ao julgamento de outras pessoas, pois, se você aceita quando elas dizem que você merece um prêmio, precisa aceitar quando elas dizem que não merece.”

Existem muitos outros casos apresentados durante o livro que são tão interessante quanto esses já citados, porém alguns deles, principalmente os voltados para casos de medicina e química, me deixaram um pouco confuso devido a quantidade de termos técnicos apresentados.

A história secreta da criatividade é, na minha opinião, mais um livro de história do que de dicas para como se trabalhar com a criatividade. O que não quer dizer que Kevin Ashton não nos apresenta dicas durante a leitura. A forma como ele finaliza cada um dos capítulos nos presenteia com uma dica lincando com o caso apresentado no mesmo. Confesso que gastei quase todo meu estoque de post-it principalmente com essas dicas.

Para finalizar, se você algum dia me perguntar “Lucas, vale a pena ler esse livro?”, minha resposta será SIM, porém, tenha em mente que esse livro foi feito mais a nível de informação e conhecimento do que entretenimento. Se você estiver procurando um livro para se distrair, dificilmente irá gostar desse, mas se quiser conhecer um pouco mais sobre pessoas reais e suas ideias criativas, e quem sabe até se inspirar um pouco, mergulhe de cabeça nas páginas de A história secreta da criatividade, tenho certeza de que você não vai se arrepender.

site: http://www.nuncadesnorteados.com/2016/09/resenha-a-historia-secreta-da-criatividade.html/