Verdades e Mentiras. Ética e Democracia no Brasil

Leandro Karnal
Luiz Felipe Pondé

Resenhas - Verdades e Mentiras. Ética e Democracia no Brasil

Romeu Felix 19/02/2023

Fiz o fichamento sobre esta obra, a quem interessar:
O livro "Verdades e Mentiras. Ética e Democracia no Brasil" é uma coletânea de quatro ensaios escritos por renomados intelectuais brasileiros: Mario Sergio Cortella, Luiz Felipe Pondé, Leandro Karnal e Gilberto Dimenstein. A obra busca trazer reflexões acerca dos temas ética e democracia, sob a perspectiva de diferentes autores, com distintas visões e abordagens.

O primeiro ensaio, de autoria de Mario Sergio Cortella, intitulado "A ética do bom senso e a sensatez do agir", aborda a ética no cotidiano, na tomada de decisões, nos relacionamentos pessoais e profissionais, enfatizando a importância da responsabilidade e do respeito ao outro.

O segundo ensaio, de autoria de Luiz Felipe Pondé, intitulado "Ética, liberdade e autoritarismo", busca analisar a relação entre ética e liberdade, e como o autoritarismo pode se apresentar como um entrave para a efetivação da ética e da democracia.

O terceiro ensaio, de autoria de Leandro Karnal, intitulado "A democracia e suas contradições", traz reflexões sobre a democracia e seus desafios no atual contexto político e social do Brasil e do mundo, abordando temas como corrupção, polarização política, participação popular e a necessidade de um diálogo construtivo.

Por fim, o quarto ensaio, de autoria de Gilberto Dimenstein, intitulado "A sociedade da verdade", reflete sobre o papel da imprensa e das mídias sociais na construção e na disseminação de verdades e mentiras, discutindo a importância da ética na produção e na divulgação das informações.

Em suma, "Verdades e Mentiras. Ética e Democracia no Brasil" é uma obra que traz importantes reflexões acerca de temas fundamentais para a construção de uma sociedade mais justa e ética, com visões críticas e profundas sobre a democracia e a ética, e a relação entre esses temas em diferentes aspectos da vida em sociedade.
Por: Romeu Felix Menin Junior.

augusto.defragacardoso 04/03/2022

Quatro pensadores com visões diferentes, dialogando sobre o Brasil de hoje. Vivemos um déficit ético em nosso país, torna-se necessário o debate e o levantar de questões sobre o tema. O livro é em forma de diálogo. Conversa, com conteúdo e respeito ao diferente. O que precisamos hoje. Gostei.

Kau 23/11/2021

Esse é pra faculdade
Quem olha meu Skoob deve achar uma baderna mas esse é pra facul e enfim eu achei ele bem bom, mas eu esperava mais. Ele é bem fino e se resolve por diálogos. Mas pensei que seria um pouco mais aprofundado.

Joade 22/08/2021

Um novo debate se faz necessário!
Ótima discussão sobre a democracia, vale a pena. Escrito no pós impeachment de Dilma, termina de forma otimista quanto ao resultado daquele processo, que evoluiríamos quanto sociedade e que no meio político poderiam surgir nomes interessantes.

Gostaria muito de um novo debate entre esses quatro grandes pensadores, avaliando agora no que de fato o Brasil se transformou, assim como o nome que acabou sendo a resposta a esse processo. Como será que Gilberto e especialmente Pondé estão avaliando o Brasil de Bolsonaro? O Brasil do confronto, da crise como projeto, da corrupção, do negacionismo.

Evandilson 22/04/2021

Um livro importante sobre política
O livro tráz à tona nosso ciclo vicioso de mentiras na política. Há um apanhamento hostórico ds informações relevante.

htfreire 03/04/2021

Debate intelectual
Boa leitura sobre ética e democracia no Brasil. O livro é um bate papo entre Cortella, Dimenstein, Karnal e Pondé. Seria Interessante uma nova edição entre os quatro sobre a atualidade, pois o livro foi escrito em 2016 após impeachment da Dilma.

Anne 21/03/2021

Crítico
É um compilado de ideias bem fundamentadas despojado de forma cotidiana e simples, tratando de assuntos relevantemente políticos como verdade, ética, crise e finaliza sobre o otimismo ao país.

Letícia 03/09/2020

O livro tem uma proposta de mostrar um diálogo sobre ética e democracia no Brasil com os 4 filósofos. Achei bem inovador mas, por se tratarem de mentes brilhantes, a linguagem as vezes fica cansativa e complexa. Confesso que tive que ficar relendo vários parágrafos até entender o que eles queriam dizer. Meu objetivo está sendo de deixar de ser uma analfabeta política e esse livro, sem dúvidas, é um bom começo, mas realmente não me agradou :/

Alysson 25/08/2020

Basicamente é uma conversa
Pegaram uma conversa entre os autores e transformaram em um livro, é uma boa pedida para quem quer iniciar no mundo da política/filosofia.

Padovan 17/03/2019

Literatura obrigatória para todo brasileiro
O livro apresenta diálogos claros e objetivos sobre o entendimento do que é democracia e do papel do cidadão para com seu país e faz com que possamos refletir na nossa importância como cidadão.

Zotori 04/11/2018

Apenas uma resenha flutuante
Karnal rainha, Pondé nadinha.

Polly 12/06/2018

Verdades e Mentiras, Ética e Democracia no Brasil: Ideal para Iniciação (#041)
Tenho que começar essa impressão literária dizendo que eu esperava mais desse livro, que, na verdade, é uma transcrição de um debate entre quatro intelectuais brasileiros: Mário Sérgio Cortella, Gilberto Dimenstein, Leandro Karnal e Luiz Felipe Pondé.

Não me leve a mal, a leitura é uma boa maneira de iniciar a construção de conhecimento sobre política, filosofia, entre outros assuntos, mas não foi muito além do que eu já havia ouvido. Esperei algo mais profundo, pois aborda temas que muito me interessam e sobre os quais pouco sei.

Ao longo do debate, com opiniões contrastantes, os quatro estudiosos irão debater sobre o que é ética, especialmente sobre a ética brasileira e como ela se reflete na nossa política. Discutirão ainda sobre democracia e sobre suas expectativas sobre o rumo do país. É um livro ideal para quem anda meio perdido em que vertente acreditar nesse caos em que estamos, pois traz a opinião de todos os lados da moeda. É uma maneira para se iniciar no e se interessar pelo assunto.

Uma ressalva para edição é que o livro não contém dados sobre o debate, por exemplo, onde e quando aconteceu. Conseguimos identificar mais ou menos a data por causa dos fatos históricos que eles citam durante a conversa, mas acho que trazer essas informações deixaria a leitura mais completa.

No mais, a leitura flui rápido, por ser um diálogo, a edição é confortável para leitura e, como já falado, é ideal para se inteirar sobe o assunto.

P.S.: Eu amo o Cortella

site: https://madrugadaliterarialerevida.blogspot.com/2018/06/verdades-e-mentiras-etica-e-democracia.html

Jéssica Maria 17/05/2018

Não venha buscando respostas claras
O livro trata do diálogo entre esses pensandores contemporâneos sobre a democracia e a ética no país.

Gostei bastante do capítulo sobre "a mentira como conduta ética", porque mesmo com quem não simpatizo posso concordar filosoficamente. Pude enxergar a verdade (kantiana) - afinal, o que é verdade? -, algumas vezes como uma ilusão, aprendendo a distinguir sinceridade de franqueza.

Gosto bastante do capítulo "um homem, um voto", que mostra como o brasileiro ainda se reconhece mais como consumidor do que cidadão; como há uma alta expectativa em relação ao governo, mas uma expectativa baixa a respeito de si mesmo; e como é comum proferir "o brasileiro não sabe votar", implicando que o sujeito enxerga o país de um ponto que não se inclui.

No entanto, no capítulo "cidadania mimimi" o Dimenstein dá um show de pequeno burguês indignado, criticando os funcionários públicos, falando bem senso comum mesmo, beira o ridículo. E o Pondé chora dizendo que o marxismo tomou conta das universidades, defendendo a meritocracia e encarnando o verdadeiro mimimi, no que se trata de distribuição de renda em medidas socioassistenciais. Ele está sempre olhando os países liberais com a ótica do visitante e achando maravilhoso, muito ilusório.

A maioria das falas que me agradaram foram ditas pelo Karnal, mas é o Cortella que melhor define esse momento pós-impeachment: "[...] a crise no Brasil não é uma crise, e sim um projeto. E se ela é um projeto, é intencional."

José 16/09/2017

Bom debate
Bom debate. Ouvir (ler, no caso) a opinião de gente inteligente nos ajuda a ser menos ignorante.

Mat 24/07/2017

Para relaxar...
A estrutura do livro é convidativa e de fácil leitura, mas sem perder a qualidade nas reflexões propostas...
Karnal e Cortella se destacam com comentários pontuais e embasados histórica e filosoficamente... Karnal com seu otimismo melancólico irônico e o Cortella com sua positividade didática!
O Pondé, é um sujeito de reflexões controversas, opiniões polêmicas, de discurso envernizado pela academia, mas, tudo isso, carregado de "lugares-comuns"... Se deixasse de lado seu maniqueísmo ideológico, suas ideias poderiam ter bons argumentos! Resta-nos, então, refletir sobre suas ideias e tentar encontrar argumentos melhores para sustentá-las!
Me apropriando das palavras do Cortella: "Embora exista a possibilidade de o estrume circular por todos os lados, é preciso lembrar que ele é fértil [...]"