Sem lama não há lotus

Sem lama não há lotus Thich Nhat Hanh

Resenhas - Sem lama não há lotus

@kthaysavieira 01/02/2021

Um livro que te mostra que o sofrimento é um sentimento com qualquer outro. Precisamos lidar como lidamos com qualquer outro sentimento. Muito interessante, livro budista, de leitura fácil e rápida.

05/01/2021

Necessário
Sempre recomendo e/ou empresto esse livro para as pessoas e amigos, seja para quem já sabe meditar ou para quem tá sofrendo, ou simplesmente quer aprender técnicas de meditação. Ele é super didático, fácil de ler e bem curtinho. Não te cansa e te prende, e eu acho ele bem legal, porque é muito difícil você não se identificar com o que tá escrito ali.
A questão do título é que sem a lama, ou seja, sem a tristeza, não há lótus, não há felicidade. Porque se fôssemos felizes o tempo todo nós não reconheceríamos a felicidade de fato, não daríamos o devido valor a esses momentos. Então, ao invés de tentarmos fugir, seja dos nossos pensamentos negativos ou da nossa responsabilidade sobre o que está acontecendo. É para abraçarmos esse sentimento, reconhecer que essa tristeza existe, que ela tá ali, e tentar lidar da melhor maneira, sempre tendo em mente que ela deve ser passageira e não uma constante na nossa vida (pelo menos foi isso que eu interpretei).
Enfim, é uma leitura super legal para quem quer conhecer mais e para quem já conhece, mas quer ser relembrado sobre meditação e aceitação. Recomendo sempre, inclusive já cheguei a dar de presente duas vezes e emprestar outras várias (até para uma pessoa que não gosta de ler e adorou), tanto que nem tá comigo agora e olha que eu sou chata com os meus livros (eu não empresto ? hahahaha).

Luma.Garcia 28/06/2020

Leitura leve e gostosa. Dá dicas e exercícios de respiração para desenvolver a consciência plena. Fala sobre como a forma de lidar e encarar a dor e o sofrimento são importantes para superá-los.

Luiz Carlos 11/05/2020

Atenção Plena
O livro fala sobre o sofrimento e sua relação com a felicidade sob o viés da impermanência, traz ainda mantras e orientações sobre meditação e respiração.