Atatürk

Atatürk Lord Patrick Kinross

Resenhas - Atatürk

Leandro.Santana 28/11/2020

O gênio fundador da Turquia
Livro de autoria de Patrick Kinross, jornalista escocês que atuou como diplomata na embaixada britânica no Cairo durante a Segunda Guerra Mundial, e publicado em 1964.

Mustafa Kemal nasceu em Salônica, atualmente no território da Grécia, e se destacou no corpo militar do Império Otomano, sendo que sua liderança na Batalha de Gallipoli, durante a Primeira Guerra Mundial, é considerada fundamental para a vitória otomana contra o desembarque anfíbio de ingleses, australianos e neozelandeses.

Após o fim da Grande Guerra e durante as discussões da Conferência de Paris, na qual o Império Otomano foi retalhado e distribuído entre os Aliados, a liderança de Kemal mais uma vez se destacou na defesa da soberania turca. Ao derrotar os gregos, funda a República da Turquia, da qual torna-se líder até a sua morte.

Livro extenso, mas fácil de ler. Trata-se de uma personalidade pouco estudada no Brasil (pelo menos até onde eu sei), mas que teve um papel marcante no mundo pós-Primeira Guerra, além de ser, como o nome Ataturk alude, o Pai dos Turcos.