A Teoria da Revolução Permanente

A Teoria da Revolução Permanente Leon Trotsky

Resenhas - A Revolução Permanente

Watafakovisk 25/02/2024

Nesse livro é onde Trotsky crítica Stalin e comenta sua expulsão da união soviética, beeeeem no final do livro ele comenta sobre a teoria de desenvolvimento desigual e combinado, que é a base da teoria da revolução permanente.

Omo Felipe de oxalá 15/01/2024

Desculpe a Sinceridade
A revolução russa que começa em meados de 1905, na minha hermenêutica histórica, teve um bloqueio estrutural e teórico por Trotsky, não falo por ser marxista leninista, mas porque a obviedade nos mostra
A ideia de ter uma revolução global, uma revolução permanente é muito bonita, mas com a globalização dos dias atuais provaram que realmente não é o coletivo e sim o individuo, ser nacionalista é pensar de uma forma possível, de uma forma palpável, nos meados de 2000 foi provado por A mais B que os grupos são formados por indivíduos e cada individuo é singular então não tem como globalizar uma forma politica, por uma questão cultural e social, o mundo da Etiópia não é o mesmo mundo do Zaire, cada povo é um povo.
Outro ponto é tentar se aliar ao imperialismo, não existe povo bonzinho muito menos os EUA, eles não ajudam eles cobram.
Eu gostei muito do livro ele abriu minha mente mas não me convenceu

Straw2 26/07/2023

Confesso que ao começar a ler o livro fiquei desapontado um pouco, achava que o livro explicava o que era a revolução permanente e como seria realizada, mas na realidade, isso foi explicado apenas num trecho tirado de outro livro do mesmo ao final deste.
O livro, com toda a certeza, é um ótimo material de pesquisa e estudos. Trotsky resgata inúmeros trechos, artigos, jornais e afins que não são encontrados com tanta facilidade.
Em grande parte, no livro, ficou ofendendo e metendo o pau em Radek, e com razão, Radek definitivamente era um imbecil.
Em certos pontos, o livro parecia mais um confessionário do que um livro em si, trotsky tentava provar seus pontos e sua integridade a todo custo, e isso era até mesmo exaustivo.
Finalizando, embora uma obra muito negada por grande parte dos marxistas, é um ótimo livro.
Yasmin1953 09/08/2023minha estante
Este livro foi escrito pelo Trotsky no calor das calúnias que Stalin e seus apoiadores disparavam contra ele. É um livro fundamentalmente de autodefesa mesmo. Para entender as ideias que regem a teoria da revolução permanente, o livro que você deve procurar se chama Balanço e Perspectivas, pois foi nesse momento, após a revolução de 1905, que Trotsky desenvolveu essa teoria (apoiado nas formulações de Marx, portanto não foi algo formulado pelo próprio Trotsky como o stalinismo costuma falsificar).

T0fn 29/11/2022

Ótimo livro do Trotsky.
Nesta obra fica bem explicado as diferenças teóricas que ele possuía com os "stalinistas", além disso é possível entender melhor sua principal teoria "a revolução permanente"

Japa 15/05/2022

Tenho que reler, é mt conteúdo e referência
Repassando as leituras da minha antiga conta pra essa.

Pra ver a resenha desse livro completa:

*ID antigo: @7073934*

Hugo.Lousada 21/12/2021

É razoável, tem seus pontos altos e baixos
É bom no sentido da apresentação da ideia trotskysta da revolução permanente, que era abarcada tbm por Lênin.

Em contrapartida, há muitas partes do livro que são difíceis de entender por se tratar da logística interna do PC russo.

A melhor parte, definitivamente, é o final, as últimas 30 páginas, mais ou menos. É ali que se concentra a maior riqueza de conteúdo do livro, tanto em teoria da revolução quanto em explicação sobre o pensamento revolucionário divergente entre os bolcheviques e os mencheviques.

É um bom livro, sim. Eu não gostei tanto quanto eu achei que ia gostar, mas é um livro bom e de uma escrita extremamente fluida.

Bianca 11/11/2021

Eu achei uma leitura complicadinha, é bem difícil se situar no livro se você não tem um entendimento da situação histórica na qual ele se insere e toda a treta que estava acontecendo na época. Ainda que não seja imediatamente acessível, tem muita coisa muito importante sendo dita nessas páginas, e eu realmente acho que certos aspectos do que o Trotsky fala aqui ecoam muito com as teses que a Rosa Luxemburgo defende, e ele também situa muito bem certos aspectos da revolução tendo em visto o que aconteceu na Rússia e na China, então assim, é complicado, porém muito importante.
andermaster 19/02/2024minha estante
As teses ao final do livro é um ótimo condensador das ideias centrais da Revolução Permanente. Realmente ler a obra toda é um desafio devido as todas informações do contexto que ele trata. Digo também que as Teses de Abril do camarada Lênin traduzem as ideias centrais do Trotky nessa obra.

Fabricio 22/03/2020

Revolução Permanente ainda atual
Essa obra fundamental do marxismo revolucionário publicada pela Editora Sundermann é composta, na verdade, por dois livros: Balanço e Perspectivas e o livro em si, a Teoria da Revolução da revolução permanente.

O primeiro foi escrito em 1905/1906 e nele Trotsky expõe pela primeira vez sua concepção marxista da história e dos processos revolucionário. Após uma análise rigorosa da realidade russa ele consegue antecipar, nos mínimos detalhes, em mais de 10 anos o caráter da próxima revolução russa. É escrito formidável e é impossível não se impactar pela força da predição.

O segundo é escrito após a revolução de 17, já no exílio e Trotsky se vê obrigado a responder as calúnias contra a teoria da revolução permanente concentradas na pena de Radek, ex aliado que capitula ao stalinismo e se converte no mais ácido crítico da sua teoria. Nesse ensejo, Trotsky além de desfazer as mentiras, aproveita para enriquecer sua teoria levando em consideração os suportes proporcionados pela revolução de outubro e diversos fatos da luta de classe mundial. De uma teoria que explicava a realidade russa, nesse livro, a teoria da revolução permanente se converte em parâmetro explicativo da realidade de todos os países de desenvolvimento atrasado do capitalismo.

E nesta edição, por fim, temos um debate bastante profícuo entre Trotsky e Preobrajenski sobre o caráter da revolução chinesa.