Ego Is the Enemy

Ego Is the Enemy Ryan Holiday

Resenhas - Ego Is the Enemy

Italo.GonAalves 28/02/2024

It is a great book. It opened my mind to things that I didn't imagine would be related to ego. As the author said: 'Ego is always the enemy'.

Andréa 09/03/2023

Será mesmo que o ego é tão inimigo assim?
O livro trás varias idéias legais - principalmente sobre estoicismo, que eu fiquei interessada em saber mais - porém eu não concordo que o Ego é tão o inimigo assim. Sei lá, talvez seja meu ego! hahahah Só acho que várias das histórias de pessoas que venceram na vida sem vencer nada ou se beneficiar de nada, - que é a idéia do livro - é um pouco triste ao meu ver. Eu gosto da idéia de um pouco de reconhecimento, apesar de saber que muito reconhecimento e estar rodeado de bajuladores causou a queda de muitas pessaos importantes. Porém, um pouco não é também saudável? Você não quer ser reconhecido como um bom pai, um bom colega, uma pessoa honesta? O problema ao meu ver não é o ego mas quando o Ego toma conta de todo o resto e se torna maior do que a pessoa, seus sonhos e seu ser.

Rosangela Max 03/05/2022

Destro do esperado.
O autor explica, de forma clara, como o ego atrapalha nossa vida e como impede de evoluirmos como profissionais e como pessoas.
O assunto foi bem desenvolvido, mas achei que faltou exemplos de situações do dia-a-dia, mais condizentes com a vida da pessoa ?comum?.
Precisamos de mais livros sobre este tema e não só porque trata-se de um assunto importante, mas sim por que vivemos em um mundo onde o ego fala mais alto (principalmente no trabalho) e lidar com isso não é nada fácil.
Recomendo a leitura.

Ananda 02/03/2021

Tenho um ego muito grande. Não é atoa que começo a escrever esta resenha (afinal, uma resenha não é um texto sobre um livro!?) com tal declaração sobre mim. Sim, sobre mim. Eu. Minha pessoa. No primeiro ano de faculdade, talvez por uma certa imaturidade em decorrência da juventude, eu acreditava na minha genialidade injustiçada. Será se ninguém percebia o quão eu era boa? Eu não conseguia entender como a minha potência poderia passar assim tão despercebida. Eu era só mais uma numa multidão de vozes. Além disso, me amargurava com a situação de desamparo a qual o mundo me deixava à não me reconhecer pelo devido valor. Mas como assim, como alguém poderia não se interessar por mim? Pior, como ousavam me abandonar da forma mais escrupulosa possível e me machucar quando eu me sentia a pessoa mais interessante do mundo inteirinho? É, a queda foi forte. E muitas, o que me obriga a recorrer ao plural: quedas. Inúmeras quedas sucessivas. A questão toda é que eu estava justamente errada e o mundo não me devia nada, nadica de nada. Um débito inexistente que eu mesma criei. Muito pelo contrário, eu era quem tinha uma baita de uma dívida com o mundo e com todas as pessoas ao meu redor. Ah, já ia me esquecendo: eu estava ferrada de dívidas comigo mesma. Meu ego me deixou sedada em uma narração que eu mesma me contava. Com o tempo, fui compreendendo a origem das minhas frustrações e quedas. Era (e ainda é) o meu Ego. Foi nessas andanças pela vida, nas minhas tentativas de autodescobrimento, que descobri o livro do Ryan, O Ego É o Inimigo e pude ampliar o meu entendimento acerca desta matéria invisível capaz de nebular a existência de qualquer pessoa que se pense grande ou boa demais pra ocupar este Universo. Então, depois deste pequeno relato pessoal, o que eu tenho a dizer sobre o livro é o seguinte: se você quer perceber as suas falhas e tem coragem de enfrentar as piores partes de si, este livro é pra você. Vai fundo, consiga uma cópia o quanto antes, senta na cadeira, deita na cama e leia. Caso contrário, continue na escuridão. Simples assim. Ou então, talvez você seja bom/boa d-e-m-a-i-s para isso e prefira ler o seu livro do Platão ou qualquer outro grande pensador clássico. Até porque, cá entre nós, estes livros sobre autoconhecimento/desenvolvimento nem são tão bons assim. (Uma pitada de ironia pra finalizar, a cereja do bolo, digamos assim).

Bart 21/02/2021

Ego Is the Enemy
*Ryan Holiday*
Editora Portfolio
256 pág, 2016.
O Ego é o Inimigo
Vamos lá... Paras as pessoas ligadas à Psicologia esse não é um livro freudiano, tão pouco é auto ajuda, não estou desclassificando, muito pelo contrário, o livro é muito bom mesmo, mas eu tinha uma outra expectativa quando comecei a lê-lo.
Entendemos o Ego como o Homem, montado no cavalo (Id) segurando as rédeas (Superego), calma, vamos em frente!
O livro fala de como o ego pode destruir impérios se não for "controlado", nesse caso, a arrogância, prepotência (eu sou o melhor, não aceito sua opinião, ou você não tem meu nível, p/dar opinião), por mais que isso não seja dito, mas é através de pensamentos desse tipo que muitas atitudes são tomadas, e que acabam derrotando os pensantes desse tipo.
O autor nos exemplos de como podemos aprender a lidar com tais atitudes, isso não é spoiler, mas olha que show...
?? Seja um aprendiz.
O autor conta o exemplo do sistema desenvolvido pelo campeão de artes marciais Frank Shamrock para treinar seus alunos. Shamrock costuma dizer que todo lutador deve ter alguém melhor com quem aprender, alguém inferior a quem ensinar e alguém no mesmo patamar com quem se comparar. Em outras palavras, ensina humildade para perceber que sempre haverá alguém ?acima? de nós. ??
Calma que tem bem mais coisas no livro, que é muito gostoso de ler, vale muitoa pena!!
?? ?? ?? ?? ??
CONTINUE LAVANDO AS MÃOS.
Livia 21/02/2021minha estante
Você devora os livros só pode ?

Bart 21/02/2021minha estante
Kkkkkk esse livro eu acabei dia 18, só hoje eu fiz a resenha, prq tô com uma safadeza de acabar o livro e já começar o outro! Tenho que voltar ao velho hábito - leu/escreveu.
?????