Os Possessos

Os Possessos Fiódor Dostoiévsk

Resenhas - Os Possessos

Andre 30/06/2022

O que dizer?
Quando termino calhamaços confesso que isso me dá certo orgulho. Ler livros volumosos não deixa de ser um exercício de paciência, ainda que a leitura seja boa. E paciência é algo que falta nestes tempos pós-modernos.
Quanto a história em si, fazia já uma ideia dela porque sabia que Dostoiévski se baseara em fato real que acontecera na Rússia czarista e causou grande comoção há época. Bem, comentar obras com matizes políticos é-me difícil geralmente porque isso pode atingir sensibilidades, mas se até Lênin viu a grandiosidade deste livro por que eu não?
Dostoiévski é magistral para criar personagens envolventes e dar-lhes uma psicologia própria. É um estudioso da alma. Talvez não tenham havido literatos que enxergaram tão claramente o momento histórico quando viveram como os russos.
Pensemos, sem fazer juízo de valor, no século XIX como o século da ideologia, das sociedades secretas, do ateísmo, do materialismo e outros tais e Dostoievski consegue colocar todo esse caldo efervescente neste obra monstruosa. Há diálogos que são tão impactantes que fiz algo que não costumo: marcá-los e copiá-los para minhas anotações pessoais. Como se pode esquecer, aos que leram, a longa discussão entre Pedro e Stepan?
Em suma, independente da visão de mundo do autor e do credo que guardava, Dostoievski traz uma obra seminal que tem de ser lida, inclusive por aqueles que tem alguma ideologia pois, sei que é clichê, não há como sair-se o mesmo depois de uma leitura como esta. Há momentos em que o texto vai num crescente tão grande, como numa ópera, que parecemos sentir toda a força e fúria que o autor colocou na pena. É muito bom quando um livro consegue mexer com o leitor de tal maneira. Ao cabo, apenas digo que leiam, releiam e reflitam porque até hoje os ecos da ideologia, seja de qual espectro for, ressoam no nosso mundo.