Grandes Obras de Nietzsche

Friedrich Nietzsche

Resenhas - Grandes Obras de Nietzsche

amarxhi 10/02/2024

O Anticristo
?Apesar de seu título, o alvo de suas críticas não é Jesus e sim as deturpações de seus ensinamentos que foram feitas por seus seguidores, de modo que resultou numa moral cristã negadora da vida hegemônica por sobre a cultura ocidental. O instinto sacerdotal pode, sem nenhum erro, ser identificado como alvo principal das críticas de Nietzsche nesta obra, que se serviu das adulterações da mensagem de seu Mestre para instaurar uma nova moral (a moral cristã) que justifique e autosustente sua necessidade de domínio. O alcance desta moral não se restringiu apenas ao campo religioso, mas também o da cultura, dentre eles o da filosofia.?

Trindade 01/02/2024

Não renunciais a natureza humana
O livro "O Anticristo" de Nietzsche critica de maneira contundente a religião cristã, argumentando que sua doutrinação prejudica o ser humano ao forçá-lo a renunciar a aspectos naturais de sua existência. Nietzsche aborda a influência da religião no desenvolvimento humano, questionando a validade de dogmas que, segundo ele, comprometem a essência e liberdade intrínsecas à natureza humana.

Emanuel231 31/01/2024

Rápido e extremamente preciso
Partindo de "Assim Falava Zaratustra", o diferencial é que aqui Nietzsche tem uma escrita mais direta para com o leitor, onde ele descreve cada uma de suas opiniões sobre religiões e principalmente o Cristianismo. Estão presentes nesse livro críticas extremamente severas ao cristianismo! Nietzsche aqui declara todo seu repúdio aos sacerdotes e grandes líderes religiosos que usam do povo, os alienando a uma vida de negação da realidade, do desejo e da vontade própria. Considero todas as críticas ao cristianismo presentes aqui e a outras religiões como feitas com extremo exímio. Tornando assim um livro que não tem muito o que entender e sim um livro que você vai ler tirar suas proprias conclusões atraves das opiniões expressadas pelo filósofo. Com isso, recomendo bastante a leitura, principalmente por ser muito curta e fácil(E por ser um ótimo livro).

mariaonacross 09/01/2024

O cristianismo se tornou mau
Nietzsche, como sempre, emprega sua escrita ácida nesta obra que revela uma profunda crítica, não a Cristo, como o título poderia sugerir, mas sim ao cristianismo. Dentro desse contexto, são explorados os conceitos de culpa, castigo e sofrimento, evidenciando como essas ideias fundamentam a necessidade de um salvador. Nietzsche também analisa a transformação do cristianismo "após a cruz", apontando Cristo como o único verdadeiro cristão. A argumentação central sustenta que o cristianismo depende da culpa, castigo e sofrimento para sua existência, ecoando a perspectiva de Schopenhauer: "As religiões, assim como as luzes, necessitam de escuridão para brilhar." Isso me remete à afinidade de Nietzsche e Schopenhauer pelo budismo, considerado por Nietzsche como a única religião "positiva" no mundo. O cristianismo, segundo Nietzsche, é inerentemente mau, pois tudo que deriva da fraqueza é mau.

CharlesSouto 29/10/2023

Quem diria que Nietzsche admirava tanto Jesus?
Agora que li me parece óbvio. Mas esta obviedade me pareceu a mais simples de perceber, e por simples quero dizer o mesmo da água para o peixe.
Ou posso ter entendido tudo errado. Afinal não sei ler em alemão.

JezielH 25/10/2023

Não pode nem elogiar.
Na última resenha, "Nietzsche não é tão mal assim" de Ecce Homo, percebi um Nietzsche muito afetado pela solidão e pela saúde, ainda assim emotivo, um pouco triste, mas que disse coisas que me fizeram me questionar sobre mim mesmo, que me fizeram pensar a respeito da minha vida, tinha a imagem de um Nietzsche sozinho em seu quarto escrevendo enquanto tomava seu chá.
Chegando em, O Anticristo, senti uma mudança completa, via um Nietzsche colérico, que gritava em voz alta todas as palavras escritas no papel, como Cristão não me senti ofendido com ele xingar o cristianismo de todas as formas possíveis, mas me questionei sobre quem sou eu como um cristão, será mesmo que o último morreu na cruz e eu estou apenas fingindo? Como posso amar como Nietzsche amou.
Até que ele critica tudo e todos igualmente, cristianismo, mulheres. Alemães, pobres, deficientes, comunistas, etc. Diz que direitos igual e a maior besteira da humanidade e compara o Cristianismo com o comunismo (sim eles poderiam fazer as pazes), mas algo que não me abandonou nessa leitura foi um espírito alegre. O livro me passava um bom humor.

Eduardo1965 26/04/2023

Insistência
Terminei o livro para não abandonar mais um de Nietzsche, realmente não me ?prendeu? um minuto sequer.

Lucas Lobo 11/02/2023

Só existiu um cristão
Primeiro Nietzsche que eu conclui, gostei bastante dessa obra, achei razoavelmente fácil de entender a premissa do livro.

Basicamente Nietzsche crítica o Cristianismo, a religião cristã e não Cristo.

Concordei com vários aforismos, mas alguns nem tanto.

laís moretini 04/02/2023

relação de amor e odio
terminei agr e é aquela coisa né, concordo com MUITAS partes, ele foi visionário para a época e foi totalmente contra o cristianismo inclusive (pelo que entendi) contra o antissemitismo, mostrando como os alemães em período de guerra foram extremamente burros em levar nietzsche justamente como símbolo do antissemitismo com a figura do ?super homem? com os rolês que a irmã nazista de nietzsche fez. fora isso, as questões para o filósofo que envolvem a mentira, o que é mentira e o que é crença, a promessa pelo reino de deus, os motivos para os homens seguirem fielmente a religião sao incrivelmente explicados de forma que realmente faz sentido. no final ele pira um pouco falando coisas como: não dar alimento aos sacerdotes e expulsa-los a qualquer tipo de deserto. o livro em si faz muito sentido mas em alguns momentos o considero extremo demais. não concordo principalmente com a parte em que fala mal do socialismo e anarquismo.
Rodrigo007 04/02/2023minha estante
A única parte sensata, pelo visto, quando ele condena o socialismo e o anarquismo e foi aí que tu discordou? Kkk

laís moretini 04/02/2023minha estante
100%, graças a lilith e após muito estudo entendo que o capitalismo pisa em mim e em toda sociedade que coloca suas entranhas?

aimê 17/01/2023

se eu pudesse escolher nunca ter me interessado por Nietzsche eu COM CERTEZA escolheria. prefiro continuar acreditando que tudo faz sentido e não abandonar as amuletas metafísicas. (brincadeira) amei o box, muito bem escrito e uma tradução incrível, com explicações e com palavras em alemão mesmo.

maria1691 08/12/2022

Acho sensacional a capacidade de Nietzsche em fazer o leitor simplesmente pensar. Não importa o seu posicionamento a cerca dos assuntos retratados no livro, considero ser imprescindível raciocinar e conhecer outras teorias e formas de pensar que não sejam as suas próprias. Nesta obra, o autor critica o cristianismo, não exatamente Jesus em si. Porém, é válido ressaltar uma frase que me pegou, na qual Nietzsche diz que Jesus era um criminoso político e morreu na cruz para pagar por seus próprios "pecados", não pelos pecados da humanidade.

Vininini 03/10/2022

Nietzsche, o primeiro imoralista
Sobre a edição, o box contém três obras:
Assim falava Zaratustra, O Anticristo e Ecce Homo. Eu apenas estranhei a falta de notas explicativas por parte do tradutor.

Sobre as obras:
Assim falava Zaratustra é a obra "máxima" e ao mesmo tempo indecifrável (Nietzsche sabia disso pelo menos). A narrativa meio lírica e a falta de contextualização da tradução não ajudam muito.

O Anticristo é a cereja do bolo, Nietzsche destrincha o cristianismo por completo.

Ecce Homo é uma espécie de making off. São comentários de Nietzsche a respeito da própria obra.

Jady.Vitorio 30/08/2022

4,5/5
No começo eu não tava entendendo nada do que ele tava falando KKKKKKKLLLL
Mas depois que comecei a compreender foi só sucesso

Chele 06/08/2021

Essa obra pode ser lida como uma crítica severa ao cristianismo e não a Cristo como o título sugere. Ler Nietzsche pra mim sempre é difícil, parece que ele está escrito em outro idioma, mas sempre vale a pena pelo seu conteúdo e profundidade dos temas, mesmo eu você não concordando com tudo, naturalmente isso vai acontecer não só com Nietzsche mas com outros autores também. Afinal o que faz um bom livro é justamente isso, tirar você da sua zona de conforto, por você pra refletir, e ele é mestre nisso.
Barra 15/11/2022minha estante
Esse autor nos faz olhar por outro ângulo, isso é o mais importante.