Três vezes nós

Três vezes nós Laura Barnett

Resenhas - Três vezes nós

Pam 25/02/2021

Um pouquinho confuso
O livro conta três versões de uma mesma história, com fatores parecidos mas caminhos totalmente diferentes. Acho que por isso fiquei um pouquinho confusa e as vezes me perdia na história. De resto, o enredo foi muito bem pensado e por isso considero uma boa leitura.
Anne.Chenson 18/01/2022minha estante
Eiii, estou lendo estou no final.
Eu estou anotando no livro de lápis para ver se eu entendo melhor, depois eu apago! O que está achando do livro? Gostou da escrita?

Queria Estar Lendo 27/10/2016

Resenha: Três vezes nós
Três versões diferentes de uma mesma história de amor contadas em uma narrativa fluida e bem orquestrada. Três Vezes Nós é um livro intenso, mas ao mesmo tempo simples. Através de encontros e desencontros que trilham o destino dos protagonistas e daqueles ao seu redor, Laura Barnett entrega um romance diferente e extremamente cativante.

Eva e Jim estão ligados, mas, em cada uma dessas versões, seus caminhos são diferentes da anterior. Três universos paralelos onde personagens semelhantes existem, situações parecidas acontecem, mas cada detalhe do futuro muda graças a uma decisão diferente que Eva e Jim tomaram no dia em que se conheceram.

"Eva observa o rosto de Jim e sente uma certeza que não consegue explicar - e nem mesmo tentar - de que este é o momento: o momento depois do qual nada não voltará a ser como antes."

Em relação à versão 1, começa assim: Eva e Jim se conhecem no incidente com a bicicleta. Ele oferece ajuda e ela aceita, e toda a sua convivência nasce a partir daí. Eles se casam, constituem família. Os caminhos profissionais de Eva ganham destaque e os de Jim se perdem em devaneios e amargura. O que parecia uma vida perfeita graças ao começo perfeito encontra desventuras e despenca lentamente em situações dramáticas que vêm com o tempo que se passa. A promessa de um amor juvenil pode não ser o suficiente para um futuro estável.

"- Você acha que a neve é branca, mas não é. A neve é prateada, roxa, cinza. Olhe mais perto. Cada floco é diferente. Você deve sempre tentar mostrar as coisas como são, filho. Todo o resto é somente ilusão."

A versão 2 começa assim: há um incidente com a bicicleta, mas é só isso. Eva e Jim não se conhecem. A partir disso, os dois seguem suas vidas com curiosas semelhanças em relação à primeira versão - Eva é uma escritora e Jim é um pintor, mas Eva encontra bloqueios e acaba se dedicando à família em vez de pressionar a própria arte, no que Jim encontra caminhos para viver do próprio talento. Ambos acabam confrontando situações em que sentem um vazio curioso, a sensação de que ainda falta alguma coisa em suas vidas. Eles se encontram em algumas situações e há aquele rompante adorável de "eu sei que te conheço de algum lugar, talvez de outro lugar", mas, ainda assim, essa é a linha temporal da separação. Eles são linhas paralelas aqui, sempre muito próximas uma da outra, mas sem nunca se encontrar.

"Eva era a parceria que não foi; aquela com a qual, existindo somente na imaginação de Jim, nenhuma outra mulher poderia se comparar."

A versão 3 tem o seu início com o incidente da bicicleta também. Jim e Eva se conhecem, mas nada nasce entre os dois porque Eva toma uma decisão abrupta em relação a uma situação em que se encontra. Essa é a versão dos desencontros; o universo onde eles deveriam ter pertencido um ao outro, mas situações extremas os forçaram a não arriscar. Aqui, o amor entre eles é um risco, e nenhum dos dois parece disposto a aceitá-lo enquanto encontram saídas para ele. Eva e Jim trilham caminhos mais dramáticos - bastante parecidos com as versões 1 e 2 - e conforme os anos passam e os encontros voltam a acontecer, percebem que talvez aquela sensação de pertencerem um ao outro não seja apenas bobagem momentânea. Talvez realmente sintam falta um do outro, ainda que tenham se conhecido tão pouco.

"As histórias em sua mente, que antigamente pareciam ser tão insistentes, tão impossíveis de ignorar, acabaram se transformando em sombras sutis, isso se permaneceram por ali."

Laura Barnett tem uma narrativa sucinta e bem explicativa. A confusão que as versões causam faz parte da história, e por isso não fiquei incomodada com ela. Uma coisa bem legal que a editora Novo Conceito fez nessa edição foi colocar um cantinho de anotações ao fim da obra para que você escreva os momentos mais importantes de cada versão. Isso ajudou demais para que eu me encontrasse em cada uma delas, uma vez que estamos falando de multiversos - e o conceito deles é básico: uma decisão altera todo o seu futuro, mas não significa que ele vai ser muito distinto do que existiria em outro universo paralelo.

"- A pintura retrata as muitas escolhas que não foram feitas, as muitas vidas que não foram vividas. Ele a chamou de Três Vezes Nós."

Fato comprovado no próprio livro, uma vez que confrontamos diversas cenas semelhantes - festas comemorando a mesma ocasião especial, o nascimento dos filhos dos casais, os amigos que rodeiam Eva e Jim. É uma obra bem orquestrada, com todos os pontos extremamente conectados, e por isso tão genial. Uma história dessas não funcionaria com furos, não te prenderia a ponto de você aceitar os bugs em seu cérebro só para descobrir o final de cada versão. E que finais!

"Talvez seja assim que o amor sempre chega, escreveu ela em seu diário, nessa transição imperceptível da amizade para a intimidade."

O que achei mais interessante foi como, apesar de confrontar histórias diferentes, Eva e Jim sempre mantiveram seus trejeitos. Apesar das perdas e ganhos, dos obstáculos da vida que cruzavam seus caminhos, Eva e Jim ainda eram os jovens sonhadores que se encontraram no incidente com a bicicleta. Eva e sua determinação e presença encantadores, Jim e sua mente criativa ansiosa. Me apaixonei pelos dois, pelas três versões dos dois.

"Eles ficaram em silêncio. Diante das duas, o tríptico. Pinceladas de tinta a óleo sobre a tela. Três casais. Tês vidas. Três possíveis versões."

Três Vezes Nós é, definitivamente, um livro para ser lido com calma. São três histórias de amor diferentes a serem apreciadas com moderação, porque todas contam os encontros e desencontros de um casal apaixonante. Através dos anos de toda a sua vida, Eva e Jim merecem um espaço na sua estante pelo simples fato de conduzirem um romance encantador e inesquecível mesmo em três universos diferentes.
vel 27/10/2016minha estante
Ola boa tarde ! achei sua resenha interessante do ponto de vista, de como você aborda a historia e os acontecimentos entre os personagem,estou curiosa para ler.Só uma observação o que aconteceu com o primeiro namorado dela?

Queria Estar Lendo 03/11/2016minha estante
Oi Vel. Que bom que gostou da resenha, bom saber!
Então, depende de qual versão você está perguntando :P Cada uma das versões dá um final diferente pro namorado dela.

Carolina.Gasai 03/07/2020

A história começa assim...
Três Vezes Nós foi uma leitura agridoce. Ainda que eu não goste da forma como a autora muda tão rapidamente de versão, o que me fez demorar para concluir a leitura e fez com que eu fosse incapaz de dar mais do que três estrelas (embora eu tenha considerado duas e meia) o livro tem uma beleza difícil de ignorar. Existe algo de magia no ato de observar a vida como ela poderia ter sido. A leitura acaba com uma sensação de nostalgia, um peso discreto pela tristeza de se despedir de personagens que você acompanhou toda uma vida

Ceh 30/03/2021

Uma boa surpresa
Comecei a ler esse livro pensando que seria mais um romance qualquer, em que as histórias se repetem mas ainda dá vontade de ler - e tive uma ótima surpresa.
Primeiro, caso você não tenha lido a sinopse do livro, ele se passa em três linhas do tempo diferentes - cada uma possui algumas mudanças que diferem totalmente as histórias dos personagens; só isso já torna o livro mil vezes melhor e mais difícil de largar antes do final.
Segundo, por conta dessas linhas do tempo, podemos observar como coisas externas afetam os personagens em suas personalidades.
Terceiro, o livro não é um tipico romance romântico; ele traz as partes mais difíceis e por vezes irreconciliaveis dos relacionamentos, dando um ar tragico à história.
Além de tudo isso, é um dos poucos livros que posso dizer: gostei da história e do final, e não fiquei com nenhum ponto solto ao final da história.

Marielle6 29/10/2021

Reflexivo e emocionante
O livro tem uma ordem cronológica que mostra a evolução dos personagens, assim como o rumo das escolhas dos mesmos. São três versões que nos mostra como pequenos atos podem afetar as nossas vidas, e acima de tudo traz uma reflexão profunda sobre as nossas escolhas. Amei o fato de não ser um livro genérico com final feliz inexistente, é um livro que pode tranquilamente ser repertório do cotidiano de vários casais.
PS: só para leitores atentos que não confundem as 3 estórias apresentadas. Hahahahah
al1c3reads 04/12/2021minha estante
vc sabe a classificação indicativa dele?

Marielle6 14/01/2022minha estante
Infelizmente, não.

Erica 13/03/2021

Achei muito interessante a ideia da autora de contar três verdões diferentes da história entre dois personagens.
Não consigo pensar em alguém que nunca tivesse pensado pelo menos uma vez na vida em ?como teria sido minha vida se eu não tivesse conhecido ?fulano??? ou apenas em como teria sido se certas circunstâncias tivessem acontecido de maneira diferente.
Além disso, achei as três versões bem reais, fora de um ?conto de fadas?, onde tudo acontece á favor dos mocinhos, o ?três vezes nós?, conta histórias reais, de pessoas reais, que por mais que sejam boas pessoas, erram, fazem escolhas precipitadas, e ainda assim aceitam as consequências e seguem a vida a partir de suas escolhas.

MarianaCota 19/02/2020

Esperava mais
Começou em um ritmo ótimo e cativante, depois eu fiquei meio desmotivada, gosto dessas histórias "e se" mas na metade do livro eu já tava cansada

Betina.Ribeiro 11/04/2020

Três Vezes Nós
Terminei de ler Três Vezes Nós há uma semana e só agora consegui escrever este post. Precisei de um tempo para digerir o final desse livro. Já chorei muito com filme, série, música, mas acho que nunca tinha chorado lendo um livro.

O livro conta a história de Eva e Jim de três formas diferentes, desde quando eram jovens estudantes universitários, nos anos 1950, até os dias atuais. No início do livro, fiquei completamente confusa e não estava entendendo nada da mistura de três versões de uma história. Confesso que foi a curiosidade de entender o livro que me fez continuar lendo.

Perto do meio do livro já estava conseguindo acompanhar as três histórias, embora tivesse que parar um pouco e lembrar qual versão era qual.

A ideia do livro é emocionante por si só: como nossas escolhas, por mais simples que pareçam, definem nosso futuro. No entanto, o mais emocionante é acompanhar toda a vida dos personagens, desde a juventude até terem filhos e netos. O acompanhar da vida dos personagens nos faz nos apegar a eles e sentir cada emoção como se fôssemos nós vivendo as histórias do livro. E isso certamente explica porque chorei tanto no final.

Soybean 12/03/2020

Este livro me cativou muito no começo, porém do meio para o final do livro eu me peguei pensando " meu Deus são três finais mesmo?? Vou abandonar". Terminei na base da raiva e fiquei meses sem ler por conta deste livro ruim :/

Pudima 24/11/2019

Um livro que me deixou triste.
Fiquei triste com esse livro, confesso.
Fiquei triste porque, não importa a escolha que se faça, sempre houve traição. Porque tive a impressão de que trair um acordo monogâmico é algo comum e que acontece em 100% dos casos.
Essa história me causou mágoa. Me fez repensar sobre casamento, confiança, fidelidade. Talvez eu simplesmente tenha lido no timing errado, não sei.
Pensei em tantas histórias e lembranças, que fiquei confusa quanto ao objetivo da autora, pois parece que, em todas as histórias, a "felicidade" de um ocorreu apenas às custas do sofrimento de muitos outros.. É bem triste perceber que o amor romântico é algo utópico e que o casar-se exige fazer vistas grossas a traições.
Talvez, vivendo e aprendendo mais, eu mude de ideia a respeito. Mas não gostei de Jim, de Eva, ou da forma como eles foram apresentados.
Mas achei interessante o modo de escrita, e como as três histórias ocorreram ao mesmo tempo, 1 capítulo de cada versão em sequência.
Paz, amor e bem.
Joana 31/03/2021minha estante
também, parei na parte da traição, não consegui mais ler.

raissa 09/02/2022

foi lindo
eu lembro que eu comprei esse livro por dez reais nessas feiras literárias que agora parecem estar em todos os shopping. foi a anos atrás, e na época parecia ser um romance água com açúcar que ia saciar meus desejos de me sentir amada, mas li só agora, mais velha, não mais sedenta por amor. e foi melhor assim. é um livro com muitas visões diferentes sobre amor, família, carreira, sonhos e destino. te faz pensar sobre a vida, mas sem trazer nenhuma crise existencial. é leve, cheio de detalhes sobre a inglaterra dos anos 70. e como um toque especial, a autora faz o que todos sempre almejam mas não conseguem, dissecar a sua história e extrair tudo o que ela tem a oferecer. lemos três versões diferentes da história de um mesmo casal, com os mesmos amigos da faculdade, os mesmos problemas familiares e as mesmas vontades. mas nada se repete. a vida sempre nos surpreende e nos faz ser o nosso melhor. o melhor não é necessariamente o certo, mas é o nosso máximo.

Iris.Damasceno 04/01/2022

três versões, mesma paixão
meu quando eu comecei a ler pensei q não iria gostar do livro, por ser confuso e entediantekk, dps de um tempo o livro foi ficando interessante e divertido, acompanhar as três versões da vida de eva e jim foi incrível, senti todo tipo de emoção em relação aos personagens e à história.
Kamy 04/01/2022minha estante
Eu tbm tive essa mesma sensação quando comecei ele, mas a medida q a história avança, acompanhar as três versões de vida dos mesmos personagens é uma experiência incrível mesmo

Alanna.Ernesto 20/04/2022minha estante
Eu estava quase abandonando a leitura,mas com o decorrer dos capitulos comecei a achar interessante!ainda estou na metade,mas estou curtindo a leitura

Bah Peruchena 10/02/2022

Enrolado
O começo do livro é muito enrolado, tem que prestar muita atenção para não de perder ou se enrolar nas três histórias que são apresentadas.

Nicolle 10/05/2020

Incrível
Que história maravilhosa, ou melhor dizendo: histórias maravilhosas.
Um livro que me emocionou, com uma escrita impecável e personagens incríveis.

Iza_bianca 14/07/2020

O livro é bom, só que não te estimula tanto a querer ler visto que, esse é o primeiro romance da autora podemos levar em consideração que foi muito bom para o *primeiro livro*. O livro trata sobre acasos, encontros e desencontros é bem interessante pra levar certas coisas pra vida e vê o quanto algumas atitudes nossas nos trará uma reação seja ela benéfica ou não, é uma história diferente que merece ser lida