Os melhores contos fantásticos

Prosper Mérimée

Resenhas - Os melhores contos fantásticos

Faluz 28/07/2021

OS MELHORES CONTOS FANTÁSTICOS
Flávio Moreira da Costa pesquisou contos fantásticos de artistas que bem sempre se notabilizaram por contos, ou mesmo no mundo fantástico, mas apresentaram em algum momento da vida contos intrigantes.
Causa-nos surpresa os contos de Machado de Assis, Aluísio Azevedo, Hans Christian Andersen ê are a Bíblia Sagrada.
Bela coletânea.

OToloDeAmarelo 27/04/2021

Uma das melhores coletâneas!
A marca desta antologia organizada por Flávio Moreira da Costa é a diversidade. Começando por um trecho Bíblico do Apocalipse, passando por grandes autores do século XIX e por clássicos da literatura fantástica do século XX, como Jorge Luis Borges e Julio Cortázar, e mesmo pelos brasileiros Machado de Assis, Aluísio Azevedo, Afonso Arinos, Murilo Rubião e Duílio Gomes, essa é uma coletânea imperdível para os fãs da literatura fantástica e imprescindível para os que pretendem conhecê-la.

Está é uma das coletâneas mais completas que já tive em mãos e portanto, se faz apropriado uma resenha detalhada, que será dividida em partes.

Essa primeira parte, farei um breve resumo sobre a obra em si. Merece destaque a reunião de histórias de grandes nomes da literatura mundial, com mais de 40 autores renomados como Charles Dickens, Mary Shelly, Eça de Queiroz, Machado de Assis, Franz Kafka, Edgar Allan Poe, etc. Começamos com o início da literatura fantástica na antiguidade passando até o século XIX com qualidade máxima. Experimentamos os mais diversos temas sem desvio de qualidade, enredos penetrantes repletos do que há mais de incrível.

É um passeio por longas páginas apaixonantes, uma retomada de clássicos e aventura em novos contos incríveis. Uma das melhores coletâneas que se tem cujo título fantástico lhe mais que é apropriado.

Breve, o restante das resenhas.

Raffafust 14/04/2017

Imaginem juntar os maiores autores de todo o mundo - isso mesmo, das mais diferentes nacionalidades- e fazer um apanhado de seus melhores contos publicados? Com essa ideia Flavio Moreira da Costa publicou uma das melhores antologias que já li. Os nomes que a compõem já são por si só um deleite para os amantes de livros.
Dessa forma ele começa com capítulos da Bíblia, passeia lindamente por contos inesquecíveis como O Jovem Goodman Brown, que apesar de não conhecer o mesmo ne o autor me impressionei com a narrativa.
Como não saborear um conto escrito por Edgar Allan Poe, por Hans Christian Andersen? Em seu "A sombra" entramos no mundo de um homem e sua sombra, ela achando que pode ser ele, como que quisesse se libertar de quem na verdade a comanda. Envolvendo castelos, princesas e um final que faz pensar, é para ler e querer continuar.
A cada conto vamos entrando no mundo de seus autores por poucas páginas, assim o de Edgar Allan Poe também é brilhante, quando um menino conhecerá outro que é igualzinho a ele, inclusive sua voz. O final é outro ponto alto, não precisam de muitas páginas para encantar o leitor.
Outro conto interessante é o de Guimarães Rosa chamado de Um Moço Muito Branco, aqui o autor nos apresenta o preconceito, o tal homem não consegue se comunicar, mas como as aparências enganam, ele vai ter um poder que ninguém naquela cidade tem. Palmas para o defecho também.
Para quem curte histórias do gênero e quer conhecer mais sobre esses grandes autores é um prato cheio, só sofri com o peso do livro e acabei demorando mais na leitura porque só conseguia ler em casa mesmo.

site: http://www.meninaquecompravalivros.com.br/2017/03/resenha-os-melhores-contos-fantasticos.html

Aninha.Alves 26/12/2016

Os Melhores Contos Fantásticos
Da Bíblia Sagrada a contos chineses e hindus a consagrados nomes da literatura fantástica (E.T.A.Hoffmann, Mary Shelley, Edgar Allan Poe e Oscar Wilde) ao fantástico em bom português como ele mesmo cita ( Machado de Assis, Aluísio Azevedo, Eça de Queiroz) a antologia de Flávio Moreira da Costa cumpre o que promete com obras de altíssima qualidade des da antiguidade aos dias de hoje, fazendo assim um passeio literário pela história da humanidade.