Knights of Sidonia #07

Knights of Sidonia #07 Tsutomu Nihei

Resenhas - Knights of Sidonia #07

Paulo 02/12/2021

Na edição passada tivemos o surgimento de um novo tipo de arma a ser usada contra os gaunas. Kunato/Ochiai criou uma quimera feita a partir de restos de gauna (e provavelmente incubado pela Hoshijiro-gauna) e de DNA humano. O produto é um ser que parece um guardião só que biológico pilotado por um ser humano em uma espécie de cockpit. O nome dessa quimera é Tsumugi Shiraui e ela é tratada como um ser consciente. Volto depois nesse pequeno tema. O final do volume anterior nos coloca diante de um gauna gigante cujo núcleo está protegido por uma enorme quantidade de escudos placentários concêntricos. Isso dificulta a ação das kabis que não conseguem atingir o núcleo, além da capacidade espantosa de regeneração do gauna. Somente Shiraui tem um poder de fogo maior para conseguir penetrar em sua defesa. Mas, a quimera está em um estágio meio infantil porque está recém-criada, então várias de suas reações são de curiosidade e inexperiência. Kunato alega ter o controle absoluto da criatura, mas admite ter um plano B para forçar Shiraui a fazer o que ele quer.

De outro lado temos a capitã Kobayashi tomando medidas drásticas. Ela cansou de se reportar ao conselho e a recíproca também é verdadeira. Alguns membros do conselho acreditam que ela esteja ultrapassando os limites de sua autoridade e agora planejam fazer algo a respeito. Ou seja, temos um Conselho Imortal que não concorda de todo um com o outro e isso pode produzir uma série de desenvolvimentos preocupantes nos próximos tempos. Ao mesmo tempo, Kobayashi vai por um caminho diferente de Kunato/Ochiai e quer apostar no modelo 19. Como ele ainda está em fase de desenvolvimento, o modelo usado por Nagate apresentou diversos problemas durante a ofensiva, colocando toda a equipe em perigo. Se não fosse a chegada de Shiraui, provavelmente tudo teria ido para o espaço. Mas, o novo modelo parece promissor e é baseado na filosofia de maximizar as habilidades de pilotagem do Tsugumori, o modelo 17 pilotado por Nagate.

O roteiro segue uma linha de confrontos épicos com os Mass Union, tanto a Ocarina quanto o maior que se torna alvo posterior os planos da Kobayashi. Então as edições são bem velozes em suas histórias. Nihei consegue colocar a narrativa em andamento mesmo em uma edição muito focada em um combate em larga escala. Durante os combates alguns pequenos detalhes ficam sutis: o desprezo que Kunato/Ochiai tem pelo ser humano e sua sucessiva obsessão por encontrar a forma perfeita; os planos de Kobayashi que começam a ficar mais claros com os testes de combate que ela faz; e a própria Shiraui que parece ter sentimentos pelo Nagate. Logo no capítulo em que ela aparece, Kunato discute com a dra Shinatose (A avó, lembram?) que para uma filha recente da Hoshijiro, o desempenho da quimera é mais do que eles esperavam. Então essas pequenas sementes de enredo estão ali bastando ao leitor ter um pouco mais de atenção. Nessas duas edições o foco também passa para a relação entre Nagate e Shiraui com os demais personagens ficando mais ao fundo (principalmente a Shinatose).

A arte dessa edição voltou a ter aqueles problemas de edições passadas. É muito difícil entender os combates espaciais criados pelo Nihei. Há uma enorme confusão nas cenas e algumas situações parecem desfocadas e incoerentes. Sim, entendo que estamos lidando com criaturas alienígenas que não possuem uma forma física que nós, humanos, não somos capazes de compreender. Mas, caramba, até quando robôs parecem deformados e estranhos alguma coisa está errada, não acham? Por outro lado, algumas das criaturas pensadas pelo Nihei possuem conceitos geniais como a forma nucléica coletiva, as proteções placentárias e até a forma como a Shiraui faz para se comunicar com os outras pessoas. Imaginem algo que parece um cruzamento bizarro entre uma minhoca e uma sanguessuga. Pois é. Nihei leva a estranheza ao último nível.

site: www.ficcoeshumanas.com.br

Danilo Pó 03/09/2020

Fim e começo.
Aparentemente aqui começa a segunda parte da história. O roteiro está bom, gosto bastante desse tipo de história.
A arte em si continua um tanto complexa, em muitos momentos de ação fica difícil de saber o que é o quê.
Curioso para saber o que vem por aí.

Gustavo.Romero 04/02/2018

Volume crucial
Este volume apresenta elementos que, se bem.combinados, darão a tônica de toda a série até o final. Vários momentos com o ponto forte de Tsutomu, as cenas de batalhas.