Vozes Anoitecidas

Resenhas - Vozes Anoitecidas

1 | 2 | 3 | 4

Gabrielle.Poniewas 18/03/2022

Contos
Mais uma leitura obrigatória lida. Não foi meu livro de contos preferidos, mas alguns deles são muito bons.

Beatriz 16/03/2022

Mia Couto
Antes de comentar sobre o livro em si, acho válido exaltar o autor, pois mesmo com todas as questões que atormentavam os artistas do país durante a independência, ele não se exilou, permaneceu e escreveu sobre o processo de forma crítica. Nesse livro em questão, por mais que tenha cenas místicas, a ênfase são as questões reais, a guerra e a fome,por exemplo, me falaram que isso é considerado um realismo mágico. Com isso, vem uma comparação com Guimarães Rosa que também faz essa união do registro oral com escrito. Além disso, também tem muitas marcas de oralidade e acredito que isso valoriza o português de Moçambique. Em um dos últimos contos, ficou em mim uma frase que sintetiza muito o conteúdo do livro: "Salvaram-no da morte, não o salvaram da vida. Para os outros, para os que o tinham ajudado, foram prêmios, fotos no jornal. [...] Salvar um alguém deve ser serviço completo - concluíra - não é levantar a pessoa e depois abandonar sem querer saber o depois. Não chega ficar vivo. Palavra da minha honra. Viver é mais.”

Nayobe 06/03/2022

esse livro me lembra porque amo livros
Mia é um autor sensacional. sua escrita é rica em criatividade, cada verbo analiticamente pensado antes de empregado, assim cada parágrafo se torna uma obra de arte. amei dar uma olhadela na cultura de Moçambique e sentir o choque cultural. e aceitá-lo como quem aceita que não entendeu aquele conteúdo do fundamental. acho uma leitura fundamental pra quem às vezes se vai nas recomendações e não se encontra nos livros por um tempo, uma cura para a ressaca literária também.

Giovana.rAdua 01/03/2022

?Eu somos tristes. Não me engano, digo bem. Ou talvez: nós sou triste? Porque dentro de mim, não sou sozinho. Sou muitos. E esses todos disputam minha única vida. Vamos tendo nossas mortes. Mas parto foi só um. Aí, o problema. Por isso, quando conto a minha história me misturo, mulato não das raças, mas de existências.?

- Vozes anoitecidas, Mia Couto

Uma literatura poética que te arrasta pra agonia da vida escassa. Foi meu primeiro contato com o autor mas com certeza não será o último.

Sabryelle Torres 01/03/2022

Vozes Anoitecidas é um livro de histórias do Mia Couto com personagens intrigantes, situações que nos inquietam e pousam em nós.

É interessante observar como, ao ler autores que valorizam sua cultura e utilizam os elementos dela para ilustrar as narrativas, somos contemplados com esses ensinamentos. Além disso, há também as frases reflexivas que o autor vai deixando pelo caminho. [...] Ele respirava como se alimentasse muitas almas... O que isso significa?

As histórias de Mia Couto não são acabadas, elas continuam vivas em nós.

Maí­ra 11/01/2022

Expectativa vs Realidade
Nenhum conto é ruim, mas poucos me despertaram sentimentos fortes como outros textos posteriores do autor. Parece que dá para ver realmente o início, mas que acaba não estando totalmente à altura dos voos que vemos ele alçar depois. São contos que tem o mesmo clima, mas que, a exceção de um, não são tão poderosos quanto o que ele escreveu depois. Talvez, como primeira leitura dele, funcione melhor do que funcionou pra mim.

isalvetti 02/01/2022

Como é bom sair do eixo EUA-Europa
Eu tava com saudade de ler algo diferente, admito. Foi um livro que uma amiga me emprestou e disse que eu ia gostar. Adorei!! É muito bom pra sair do eixo EUA-Europa e ver a coisas por uma ótica diferente.

Tem várias palavras diferentes mas tem um mini glossário no final (que eu devia ter visto antes rs).

Fica aqui meu top 3 contos desse livro:

1- O dia em que explodiu o Mabata-bata
2- O último aviso do corvo falador
3- As baleias de Quissico

Fer Paimel 01/08/2021

Vozes adormecidas
Curti o livro. Amei a ideia de vozes "anoitecidas" como descrição de esquecimento, marginalização, inadequação, não pertencimento...
Mia Couto tem um jeito bem poético de escrever, sendo alguns trechos de encher os olhos de lágrimas.
Livro curto, de 12 contos, sendo meus preferidos: "A fogueira", "O último aviso do corvo falador" e "Afinal, Carlota Gentina não chegou de voar?".
Li por indicação da minha antiga professora de literatura, para debatermos em uma mesa redonda com alunos de ensino médio, junto de outras obras (Quarto de Despejo e a peça de teatro "Eles não usam black tie").
Gostando cada vez mais de Mia Couto, quero ler muitas outras obras do autor!

Danylo.Paiva 18/06/2021

Um livro gostosinho de ler.
Um livro curto, que se trata de uma coletânea de contos também curtos, é o pedido essencial para se ler numa única tarde. Mas não bastando isso, aqui temos a estreia do Mia Couto, um autor que dispensa apresentações pra quem tem bom gosto para livros. Trata-se de um dos livros mais importantes não só da literatura moçambicana, mas da literatura Africana no geral.

Os contos mesclam elementos do real ao irreal, a fantasia dos mitos populares aos acontecimentos do mundo material em que vivemos, é um livro maravilhoso, um contador de boas histórias. Cada conto nesse livro se destaca na boa narrativa e nos seus elementos próprios, mas se puder escolher meu favorito, diria para que os leitores lessem com calma e atenção o conto: Afinal, Carlota Gentina não chegou de voar?

Felipe 29/12/2020

Felizmente conheci a escrita do Mia Couto em 2020, e posso afirmar que é uma das que mais gosto.
Lendo ele, eu tenho uma sensação parecida com estar lendo Jorge Amado, já que eu consigo sentir a energia, os cheiros, os gostos, ver os horizontes e dias quentes, outros chuvosos de Moçambique.
Tudo muito vívido, mas de maneira suave, e que representa muito o regionalismo daquele país, com expressões próprias, animais que têm sua importância em cada texto, ao mesmo tempo em que o fantástico nos mostra um realismo de um cotidiano de lutas, crenças e identidades de um povo marcado pelos anos do colonialismo europeu.

Maria4556 26/12/2020

Primeiro contato com Mia Couto
Gostei bastante. Achei a escrita muito poética e reflexiva.
Hibrael.Araujo 26/12/2020minha estante
Terra Sonâmbula é maravilhoso também

Maria4556 27/12/2020minha estante
Ta na minha lista já! Valeu pela indicação

Gizelear 10/12/2020

Vozes Anoitecidas
"E todos se riam, sem quererem saber da sua alma pequenina, dos seus sonhos maltratados. Por isso, olhou sem pena para o campo que ia deixar. Calculou o dentro do seu saco: uma fisga, frutos do djambalau, um canivete enferrujado. Tão pouco não pode deixar saudade. Partiu na direção do rio. Sentia que não fugia: estava apenas a começar o seu caminho. Quando chegou ao rio, atravessou a fronteira da água. Na outra margem parou à espera nem sabia de quê."

Leitura fácil, alguns contos que te envolvem, mas sem grandes marcas deixadas pós leitura.

Giovanna Capeli 26/10/2020

Li e esqueci
Infelizmente foi um desses livros que li e não me deixou nenhuma marca, o que me entristece visto que é um autor de grande prestígio

Tinho Silva (@cafecomlivrossp) 09/04/2020

Vozes anoitecidas – Mia Couto
...esperar não é a mesma coisa que ficar à espera. (Conto “A menina do futuro torcido”, p. 130.).

Sou muito suspeito para falar das obras do Mia Couto. Sou fã da maneira como ele escreve, da leveza, da criatividade, pra mim, é um dos melhores escritores da atualidade. No livro “Vozes anoitecidas”, nada é diferente do que foi citado, o autor imprimi a sua personalidade em cada conto escrito. É difícil fazer resenhas sobre coletâneas de contos, poemas e etc., pelo simples fato de não apresentarmos aqui uma análise conto a conto e sim uma percepção nossa após a leitura do livro. Então vamos lá.

“Vozes anoitecidas” é uma obra muito agradável. Dividida em doze contos, nos quais, Mia Couto consegue misturar poesia e prosa e nos apresenta textos muito bem elaborados. Outra coisa marcante, é a mistura de realidade e ficção, registros orais e escritos, abordando também um pouco da cultura moçambicana, principalmente os seus mitos, isso torna a obra incrível. Dito isso, reitero, que poucos autores conseguem juntar tais coisas de maneira tão singular.

Minha vida não é um caminho. É uma pedra fechada à espera de ser areia. Vou entrando nos grãos do chão, devagarinho. Quando me quiserem enterrar já eu serei terra. Já que não tive vantagem na vida, esse será o privilégio da minha morte. (Conto “Afinal, Carlota Gentina não chegou a voar?”, p. 84.).

Merece também destaque nessa nossa pequena análise, a sutileza do autor ao trabalhar questões mórbidas, como a morte e a solidão humana. Todos os personagens mostrados sempre querem alcançar algo ou resolver algum problema.

...Neste deserto solitário, a morte é um simples deslizar, um recolher de asas. Não é um rasgão violento como nos lugares onde a vida brilha. (Conto “A Fogueira”, p. 24.).

Por fim, é um livro legal, muito fácil de ser lido, os contos são envolventes e traz a genialidade do Mia Couto à tona mais uma vez. Preciso salientar que esse, na minha opinião, não é a melhor obra do autor, mas, mesmo assim vale a pena passar a tarde em sua companhia.

site: https://www.instagram.com/cafecomlivrossp/

Bruno 24/03/2020

Primeiro livros de Lit. Africana que li.
Um livro simplesmente sensacional. A riqueza de detalhes e estórias africanas são sensacionais.Mia Couto fez um excelente trabalho em mostrar a realidade africana, focada em Moçambique,indo desde estórias narradas pelo povo, até os sofrimento dos moçambicanos durante e após a colonização, tudo vosto através das interpretações do povo e seu folclore e lendas regionais. Vale a pena dizer que o melhor conto de todos é "O dia em que Mabatabata explodiu".

1 | 2 | 3 | 4