Gol da Alemanha

Gol da Alemanha Axel Torres...

Resenhas - Gol da Alemanha

luahmoller 11/02/2024

O antes do 7x1 e as glórias dos anos 70.
Leitura muito boa! Livro cheio de relatos de vivências futebolísticas, análises e opiniões sobre o futebol alemão, tudo muito bem explicado e exemplificado; essa é a melhor parte. Ele exemplifica o pensamento alemão sobre futebol, não apenas dos clubes, mas também dos torcedores. A revolução do futebol alemão aconteceu muito antes da Copa no Brasil em 2014, e esse é o principal ponto do livro. Porém, devo confessar que os detalhes sobre clubes de "fora do eixo" e as partes que abordam futebol e política foram as que mais me encantaram.

Francisco Neto 17/05/2022

Gol da Alemanha
Uma verdadeira viagem a todo início do processo de reformulação do futebol da Alemanha, após os fiascos da Euro até a conquista da Copa do Mundo.

Dreads 10/01/2022

Interessante
É um livro que contém diversos relatos e muitos fatos históricos, recheado de nomes e acontecimentos, que fazem com que a obra fique interessante a cada passo. Talvez uma abordagem mais profunda acerca do processo de engrandecimento do futebol alemão fosse necessária. A ideia do livro de contar uma história sobre esse programa é válida, porém, senti falta de um aprofundamento nas relações do programa e seu impacto no futebol alemão. Livro bastante curto, talvez por isso o pouco aprofundamento, mas que, de certa forma, enche os olhos pelos relatos e nomes históricos, ricos em detalhes e carregados de história alemã, principalmente da história futebolística.

Rafa 15/08/2020

RECONSTRUÇÃO ALEMÃ
A vitória da Alemanha na Copa do Mundo de 2014 não foi por acaso. A recente goleada do Bayern contra o Barcelona pela semifinal da Champions 2019/20 (8x2), não foi por acaso.

O futebol alemão precisou se reconstruir após ter estagnado seu desenvolvimento após o tr-campeonato mundial em 1990.

Após fracassos acumulados, começaram à surgir treinadores com ideias ousadas dentro do cenário alemão, que pensavam fora da caixa, porém não conseguiam maiores destaques.
Na seleção, Klinsmann foi o responsável pelo ponto de corte. Foi ele que liderou a reformulação do modo da seleção pensar futebol. A federeção alemã passou à investir forte no desenvolvimento da base e os clubes se estruturaram rapidamente.
Klopp com suas ideias passou à se destacar pelo Borussia.
Guardiola montou uma máquina no Bayern.

Diversos fatores e acontecimentos, levaram a Alemanha à potencializar seu futebol.
Não foi fácil, pois trata-se de um projeto árduo e contínuo, que jamais deve ser abandonado.

Absorvendo do que há de melhor em cada canto do mundo e tendo coragem para romper paradigmas, formou-se um futebol que beira a excelência.

felipe_mori 19/06/2020

'7x1' não foi obra do acaso...
Nossa, como esse livro é bom! Os relatos, grande parte através de experiências vividas pelos autores (um professor e um jornalista) do texto são muito bons, por vezes divertido. E, sim: muito trabalho e organização, padronização de estilo de jogo, pensar a partida, enfim... Típico trabalho bem feito que gerou o resultado que se tanto esperava. Recomendo bastante a leitura!

bartoleti 29/05/2020

O renascimento do futebol alemão não foi por acaso

Edson.Bezerra 12/09/2016

Gol da Alemanha
Excelente livro que ajuda o leitor a entender a mudança ocorrida no estilo do futebol alemão desde o início deste século.
Para isso, os autores realizam uma pesquisa que remonta às últimas décadas do século passado do futebol alemão, em especial à seleção nacional, ao Bayern de Munique, e a jogadores, técnicos e esquemas táticos utilizados.
Para quem gosta de livros de futebol relacionados a esquemas táticos e história, um prato cheio! Após a leitura de Guardiola Confidencial, outro gol de placa da editora Grande Área.
Edson.Bezerra 12/09/2016minha estante
undefined