A Estrangeira

A Estrangeira Chirlei Wandekoken

Resenhas - A Estrangeira

Aline221 13/08/2023

Gostei muito, de tudo, do enredo, escrita, casais.

O livro tem mistério, paixão avassaladora, guerra, vingança, honra... Vale a pena conhecer.

Jenni.Castro 09/12/2022

Eu achei esse livro tão indecente que deixou a leitura ruim demais. Não é uma leitura de qualidade, é aquele tipo de livro que tu termina e fica tipo: Poderia ter investido meu tempo em algo melhor.
Enfim, jamais recomendaria esse livro!

Ana Elsa 19/09/2022

A Estrangeira
Adorei ler outro livro da Chirlei. A história é contada em duas épocas diferentes, de uma mesma família. Como se a história se repetisse. Ao mesmo tempo, vamos tentando desvendar todos os segredos, do passado da estrangeira.

Clube do Farol 08/08/2022

Resenha por Elis Finco @efinco
Olá, faroleiros! Vou começar a compartilhar com vocês os livros da autora que me conquistou ano passado e que, definitivamente, me fez querer ler tudo e qualquer coisa que ela escreve. Estou falando da Chirlei Wandekoken, que é autora da editora Pedrazul.

Então, hoje trago a vocês o primeiro livro da série O Quarteto do Norte, A Estrangeira. Caso você nunca tenha lido nenhum livro nesse estilo, romance histórico, já aconselho a ler com calma e com um local para pequenas e interessantes anotações. Você será levado a um universo vasto e maravilhoso, te prometo que não será trabalhoso, ao contrário, será maravilhoso e encantador e pode te preparar para ler em breve aquele clássico que você vive com vontade de ler.

A história de A Estrangeira é original e emocionante por se tratar de uma história de ficção que mistura ingredientes reais da história da própria autora, para homenagear e ambientar esse romance. Contudo, requer um pouco de cuidado e atenção ao tempo da história que intercala passado e presente em alguns momentos, para esclarecer fatos e acontecimentos. São duas histórias contadas ao mesmo tempo até elas se entrelaçarem e seguirem juntas. Uma se passa no século XIX, dias presentes dos personagens, e outra há mais de 400 anos, ainda mudando a vida dos atuais personagens. Porém, tudo é feito de uma forma tão leve e linda que antes do capítulo 5 você já estará irreversivelmente dentro da história.

No começo somos apresentados a duas grandes famílias que, devido a seu poderio e divergências, são inimigas por boa parte de suas histórias. Pequenos momentos de paz entre a guerra provam que, por várias vezes, elas terão seus destinos entrelaçados, em uma sociedade onde o poder e o sangue eram mantidos através de alianças de casamentos arranjados até mesmo entre parentes, e assim vamos vendo os destinos de várias pessoas sendo traçados e alterados.

O narrador em terceira pessoa ajuda muito a narrativa que, sendo ele observador dos fatos, nos mostra vários fatos que seriam impossíveis à um narrador em primeira pessoa. Contudo é um único ponto de vista, tornando a leitura rápida e fluída, mesmo com a estranheza que os títulos e algumas alcunhas possam causar. De cara você se encanta por alguns personagens e já detesta outros, mas é preciso a leitura de um pouco mais da história para realmente tomar partido.

Desde o início você se encanta com as personagens femininas que tem muito mais que beleza; são fortes e a frente do seu tempo em suas ideias e personalidades. Cada personagem é único e marcante durante a trama que te mantém preso a ela como uma novela, que a cada fim de capítulo te deixa ansioso pela continuação no próximo.

Eliza Schumacher, a mocinha dessa história, vive em 1830. Uma jovem fugitiva, cercada de mistérios e tem em seu passado muitos segredos que não lhe foram revelados. Ao se ver órfã e a mercê da própria sorte, ela segue o último conselho em vida de sua mãe e foge para a Inglaterra, com apenas algumas moedas e muita coragem. Porém para uma mulher jovem e sozinha nenhum lugar é seguro o bastante, e logo ela se verá tendo que aceitar a proteção de um certo conde, conhecido por ser hábil com as mulheres e com a espada.

Edward, o nono conde de Northumberland, tem uma fama que o precede, mas ao se deparar com a sobrinha do protegido de seu pai, o sempre fiel escudeiro, sente-se obrigado a protegê-la e também a resistir à tentação que aquela mulher lhe representa. Ele é um personagem que desperta vários sentimentos durante a leitura, conquistando não só a Eliza.

Eu, sinceramente, não vejo um modo de não se apaixonar pelo conde Hotspur, e não torcer pelo final de Eliza. A história dos ancestrais do conde e a verdade por trás da história de Eliza são brilhantemente contadas. Além de todos os outros 03 integrantes do Quarteto do Norte, terem de certo modo seus caminhos desenhados para os próximos livros da série. Te deixando claro, com aquela vontade de ler o próximo livro ao final da leitura deste.

As descrições de lugar, história e personagens trazem à vida a sensação dos acontecimentos e te afeiçoam de modo de torcer por - ou contra - elas. Depois de um tempo os fios da trama estão tão conectados que os mistérios te deixam a beira do desespero para saber como tudo será resolvido, para que aconteça o tão desejado final feliz, apesar de que permanece a dúvida se isso será possível.

A linguagem do texto remete ao período histórico e ao ambiente em que se passa a história, porém a forma como é colocada te leva a entendê-la e manter um ritmo de leitura maravilhoso durante todo o tempo. Afinal, os diálogos soam absolutamente verdadeiros para a época e não são, em momento nenhum, enfadonhos, ao contrário, te deixam preso à leitura.

Sobre o livro em si, a encadernação e o papel e a diagramação são perfeitos para a leitura. Letra num ótimo tamanho, inícios de capítulos com bordas e citações impecáveis, notas de rodapé informativas e que adicionam conteúdo a leitura, além de facilitar o entendimento da história. Uma revisão muito bem-feita e sem erros de ortografia.

Não perca a oportunidade de perder-se na Inglaterra com essa história, mais apaixonante que os romances de época e, também, ainda mais emocionantes!

site: http://www.clubedofarol.com/2018/01/resenha-estrangeira_29.html

Fabricio268 27/06/2022

Razoável.
Quase uma novela mexicana. O livro começa muito bem, mas aos poucos o desenrolar da trama vai por um caminho que não me agrada muito. Méritos para a escritora que conseguiu criar personagens carismáticos e um enredo razoável que, apesar de algumas falhas, consegue segurar o leitor.

Mari 18/09/2021

Ótima leitura!
O livro é envolvente, assim como os personagens. A escrita é maravilhosa e o que mais admirei foi o trabalho de pesquisa da autora, dá para perecer o empenho que ela teve ao escrever essa história.
Amei a alternância entre passado e presente. No início me confundi um pouco, mas depois achei genial ver como as histórias se entrelaçam.

Entretanto, alguns pontos me incomodaram. Um bem específico é um tema um tanto quanto polêmico. Não cabe a mim falar aqui, mas quem leu sabe. A justificativa não me convenceu, poderia deixar mais específico que foi apenas uma confusão infeliz e que perdurou séculos até novamente ser levada em consideração.
Há também muitas passagens repetidas, a personagem falando a mesma história para personagens diferentes. Também a achei o final um pouco corrido. Embora tenha essas ressalvas, minha experiência de leitura foi muito boa. Super indico.

Ed.Costa 16/09/2021

Interessante
A estória de ?A Estrangeira? é muito envolvente. Leva o leitor a querer saber o há após a virada de página.
Gostei dos personagens? Eliza, em alguns momentos é muito bobinha? muito chorosa e isso me irritou um pouco. Já, Edward é o típico lorde? poderoso? irradia masculinidade!
O livro tem duas estórias paralelas, que se passam em um intervalo de uns 500 anos.
Para mim, ficou meio confuso no início. Mas, depois a gente entende que as duas estórias se entrelaçam. Porém, como essa estória tem um livro próprio, nessa série, achei desnecessária inseri-lá no livro.
Alguns trechos são muito repetitivos. A protagonista conta a mesma estória a vários personagens durante a narrativa e, em todas as vezes, era o mesmo detalhamento, o que tornou o livro um pouco cansativo.
O plot twist, ja no epílogo, poderia ter sido um pouco mais explorado. Acredito que daria mais movimentação à trama.
Não é um livro ruim? eu gostei.
A leitura é bem fluida.. recomendo.

Kelly Viana 11/05/2021

O que dizer sobre esse romance?!
Esse livro foi um misto de sensações, apesar de gostar bastante da escrita da autora e da maneira que ela consegue interligar as histórias, além da riqueza de detalhes históricos, teve algo que me incomodou um pouco. Mas como não pretendo dar spoiler, vocês vão precisar ler para descobrir.
O romance entre Eliza Schumacher e Lorde Edward, o conde Hostpur, é cheio de muitos mistérios, guerras, segredos, mas também contam com a força de amizades verdadeiras.
Me apaixonei por esse quarteto. E quero ler a história de cada um deles.
LuaTeresa 26/05/2022minha estante
Desculpa a pergunta mas tem hot? Não gosto

Kelly Viana 27/05/2022minha estante
oi, tem hot sim.

LuaTeresa 27/05/2022minha estante
Que pena. Então não vou ler
Obrigada por avisar!!!

Kelly Viana 27/05/2022minha estante
de nada querida

@umaleituraenadamais 31/03/2021

Grande história
Último livro do Projeto Março de Época e fiz questão de colocar nesse rol de leitura uma autora nacional. Ela é uma escritora muito famosa no meio literário por ser CEO de uma editora, mas poucos conhecem seus trabalhos publicados. O que achei da escrita da autora? Ela sabe escrever muito bem um conteúdo histórico. Achei fantástico a relação da história fictícia com o acontecimento real retratado no livro. A volta no tempo de 400 anos foi primordial para deixar a história "fechada" e o leitor se sentir satisfeito pq tudo foi bem explicado.
O livro começa em 1830 e nesse período conhecemos Eliza Schumaeker e Conde de Northumberland. O envolvimento dos dois é inevitável, mas Eliza guarda muitos segredos e está sendo difícil mantê-los de Edward. O que eles ainda ñ sabem é que existe uma ligação entre suas famílias de mais de 400 anos e o livro volta a 1388 para contar a história de Lady Mary Douglas e Percy Northumberland. Um amor proibido que leva a uma guerra entre as duas famílias que se tornam inimigos desde então. Tudo o que aconteceu no passado reflete na vida de Eliza e Edward que vão enfrentar inúmeros obstáculos para ficarem juntos. Mas, há uma verdade que eles podem ñ querer aceitar.
Grande história.

Rebeca 11/07/2021minha estante
Finalmente alguém sensata que tbm percebeu isso! Fiquei horrorizada com os "quase" estupros e essa onda de parentesco. E olha que ainda nem terminei! Não estou achando que valha a pena continuar

Lene.Soares 26/04/2020

Que livrooo!!!
Romance histórico maravilhoso, cheio de intrigas, guerras,segredos e a história de um grande amor.
Estou fascinada com a escrita da autora, que soube brilhantemente conduzir duas linhas do tempo na história, sem cansar o leitor.
Certamente um dos melhores que já li!

Ingrid 29/02/2020

Até que eu gostei, ler os próximos.

Ellen.Pedrini 19/02/2019

Mais uma vez a Chirley Wandekoken arrazou. Uma trama envolvente com descrições detalhadas dos lugares, dos trajes e das pessoas, o que nos faz viver a história como um dos personagens.
Elisa, Leonora, Isabelle, Elizabeth e Mary, todas elas são exemplos de força, garra e determinação, mulheres extremamente ousadas e a frente do seu tempo.
O que dizer sobre o Conde de Hotspur, do Duquee Prudhoe, Sir Percy? Homens corajosos, determinados e que não sentem vegonha medo de amar.
Um enredo perfeito que nos prende ansiando pela próxima página, pelo próximo capítulo. Estrangeira foi um livro que me deixou desesperada, um dos poucos que não consegui prever o final e amei isso.

iscalfoni 14/02/2019

Uma História Incrível
Apesar de ser um livro que não leio muito ,a historia e bem agradável e a escrita nao e entediante, a leitura flui bem e rapido ,a cada página da historia deixa leitor(a) curioso(a) pra saber mais.
A historia e muito boa e prende o leitor(a) as cenas sao muito boas e os personagens e suas apresentações e mistérios feitos de uma maneira incrível ,o que torna a leitura leve e muito boa .
Apos ler e chegar ao final do livro fiquei surpreso com o desenrolar da historia e pegou de surpresa a reviravolta na historia, e total surpresa algumas revelações sobre passado de alguns personagens.

efinco 28/01/2019

Não perca a oportunidade de perder-se na Inglaterra com essa história

site: https://www.clubedofarol.com/2018/01/resenha-estrangeira_29.html
LuaTeresa 26/05/2022minha estante
Desculpa a pergunta mas tem hot? Não gosto

efinco 30/05/2022minha estante
Oi Lua, tudo bem?
Você não vai encontrar cenas descritivas de sx nesse livro.

LuaTeresa 30/05/2022minha estante
Ok. Obrigada