YGGDRASIL

YGGDRASIL MBarreto Condado

Resenhas - YGGDRASIL

Renato420 29/08/2016

“Yggdrasil – Profecia de Sangue” é um livro de literatura fantástica da escritora moçambicana MBarreto Condado. Foi lançado no ano de 2015 pela Chiado Editora, em Portugal, e distribuído para os países de língua portuguesa. Possui 366 páginas. A qualidade do papel faz com que, apesar de grosso, o livro não seja pesado.

Particularmente não gostei da capa; achei que ela não representa muito o teor da historia e também não condiz com as características do personagem mencionadas ao longo da historia. Percebem-se certas falhas gramaticais em alguns trechos do livro.

Quando comecei a ler fiquei com “o pé atrás”: minhas últimas experiências com literatura fantástica não foram agradáveis e o livro está com o português de Portugal. Deixei a negatividade de lado e partir para mergulhar nessa aventura.

Maria e sua amiga Rita viajam com destino a Dublin, para estudar. Já no aeroporto conhecem alguns membros do clã dos MacCumhaill, entre eles Rhenan. Surge uma atração mútua entre Maria e Rhenan e ao longo da história esse sentimento irá expandir-se.

A garota terá papel crucial na narrativa, pois ela poderá ser a resposta que o clã dos MacCumhaill aguardavam há certo tempo. Eles tinham uma missão: manter a harmonia entre os mundos. Mas essa harmonia foi interrompida em determinado momento e precisa ser reestabelecida.

Vou pontuar algumas coisas.

Presença forte de influência da mitologia nórdica na história.

Determinados acontecimentos deixam interrogação na mente. A gente fica sem saber de onde aquilo surgiu ou qual o propósito.

Alguns diálogos podem se tornar confusos para quem estiver lendo. A pessoa pode ficar sem saber de quem realmente é a fala.

A narrativa poderia ser num ritmo menos acelerado. Há fatos que se melhor trabalhados daria mais vida à história.

Senti falta dos embates, das disputas, das batalhas com mais força e vigor, bem características das histórias fantásticas e dos contos mitológicos.

Eu terminei o livro com o sentimento de que poderia ser melhor. O enredo proporciona uma expectativa altamente positiva. Quem sabe a autora resgata essa falta no próximo volume da trama.

Arca Literária 21/12/2018

resenha disponivel no link, a partir do dia 15/01/2019

site: http://www.arcaliteraria.com.br/yggdrasil-profecia-de-sangue-mbarreto-condado/