Histórias Extraordinárias

Histórias Extraordinárias Clarice Lispector
Edgar Allan Poe

Resenhas - Histórias Extraordinárias

Natália 19/09/2021

Maravilhoso ? Quero ler tudo de Poe ?????
Leitura concluída ??
Esse livro foi o meu primeiro contato com a escrita de Edgar Allan Poe. E só tenho uma coisa a dizer: o cara era incrível. Eu sofri ao terminar esse livro porque fiquei com vontade que nunca acabasse. Quero muito ler outros contos do autor.

Resenha:
Histórias extraordinárias é um livro escrito pelo escritor estadunidense Edgar Allan Poe e reúne 18 contos que envolvem suspense, mistério, loucura, terror.
Ao ler os contos, o leitor não os sente passar, pois Poe nos apresenta a narrativa com riqueza de detalhes, descrição do cenário e dos personagens de maneira tão bem construída que é como se nos transportasse para a história. Fora que o mistério característico nas histórias que nos faz devorar o livro a fim de querer saber qual será o desfecho de cada um desses contos. De escrita extremamente inteligente, simplesmente não li nenhum conto que eu não tenha gostado. Os meus preferidos foram O gato preto, O barril de Amontillado, O sistema do doutor Alcatrão e do professor Pena, A máscara da Morte Rubra, A queda da casa de Usher, O caixão quadrangular, O escaravelho de ouro e O coração delator.
Um dos contos, O sistema do doutor Alcatrão e do professor Pena, teve uma adaptação em um filme chamado Refúgio do Medo, aliás, o filme é maravilhoso, com um plot twist daqueles.
Morte Rubra é uma história sobre uma epidemia, muito condizente com a atualidade.
Enfim, se alguém quiser iniciar na leitura desse escritor formidável, recomendo muito esse livro. Aliás, achei essa edição lindíssima, um dos livros mais bonitos que tenho na minha estante (fico babando por esse livro na estante rsrs).
Nick_Teixeira 03/10/2021minha estante
Tem um livro dele em promoção na Amazon!

Natália 03/10/2021minha estante
Que legal. Qual o nome Niih.Teixeira?

Nick_Teixeira 03/10/2021minha estante
Bem vindos ao Promo de livros ?

Aqui você vai encontrar as melhores promoções e cupons para comprar seus livros e dispositivos Kindle.

Boa leitura ?

Chat do canal: https://t.me/promoolivross

Admin: @Bia2112

Nick_Teixeira 03/10/2021minha estante
Tá nesse grupo do telegram

Natália 03/10/2021minha estante
Que legal ???

Sarah.Diane 14/09/2021

Não foi pra mim...
Acho que de certa forma esperava bem mais das histórias dele... Minha espectativa estava muito alta, estava a espera de muitos sustos e etc... Na minha opinião as histórias estavam bem longe da realidade (não sei se já era essa a intenção), enfim, é um bom livro, mas não foi pra mim.

Beat.Rossi 08/09/2021

Eu gostei de alguns contos e de outros nem tanto. Os contos são lentos e muito descritivos, sendo alguns de terror e outros mais policiais. Então recomendo para quem quer entrar em contato com esse tipo de conteúdo.
Vou falar sobre a minha edição que é a laranjinha da Martin Claret: é uma edição de bolso, o texto está disposto em duas colunas, a letra tem no máximo 3 cm-de acordo com a minha régua-, margem estreita, papel off-set com 75g/m^2 e no final tinha umas questões didáticas sobre os contos.

Paula 01/09/2021

Histórias Extraordinárias traz uma seleção perturbadora e angustiante de contos do Poe. Com uma linguagem rebuscada e narrativa em primeira pessoa, a obra provoca os mais variados sentimentos no leitor. O terror e o suspense se fazem presentes em todos os contos e há um pouco de tudo neles.

vitorialeite 27/08/2021

Meu primeiro contato com o gênero horror e com Edgar Allan Poe e o que mais me chamou atenção foi a proximidade de certos temas com as próprias mazelas da vida humana e como o autor conseguiu transformar isso em histórias, por vezes, horripilantes. Meus preferidos foram "A Carta Roubada", "O gato preto", "A máscara da morte rubra", "A queda da casa de Usher" e "O escaravelho de Ouro".
Em alguns momentos, a descrição exacerbada me deixou um pouco perdida e distraída na leitura, no mais, a considero interessante para quem deseja conhecer a escrita de Edgar Allan Poe mais de perto, como foi o meu caso.

Thais 26/08/2021

São histórias resumidas ao todo são 7 mas de grande importância para a influência de outros autores como Arthur Conan doyle e Agatha Christie. Então minha recomendação de hoje para quem gosta de terror, suspense e mistério.

Laís 23/08/2021

Um sabor bastante novo pra mim
Um universo de leitura bem diferente do que estou acostumada. Criei interesse por Edgar Allan Poe a partir de alguns poemas de sua autoria. A princípio, achei a leitura exaustiva pelas descrições massantes. Porém, os desfechos raramente me decepcionavam. O conto que menos gostei foi o do homem na multidão. Porém, gostei bastante do conto da Máscara da Morte Rubra, a queda da casa Usher, o Coração Delator e o Retrato Ovalado.

Apesar de tê-la dito cansativa, a leitura não deixa de ser hipnótica. Achei interessante pensar que os contos mais macabros residem, não no sobrenatural, mas na própria exploração das sombras da natureza humana. Senti isso nos contos do Coração Delator e no do Gato Preto.

Achei um difícil de entender a essência de alguns dos contos, não achei a leitura fácil e me exigiu leitura de algumas análises para me aproximar mais do que Poe queria dizer. Os contos são muito poéticos, metafóricos, fantásticos e alguns são realmente eletrizantes até o final. A lógica segue um pouco abstrata na maioria dos contos e achei esse um diferencia muito interessante de Poe.

De forma geral, eu gostei bastante e não me arrependo do tempo e esforço que passei na leitura. Eu apenas não darei 5 estrelas por conta dos pormenores que já citei.

Pedro Picoli 19/08/2021

Allan Poe!
Histórias ótimas, refletindo costumes e pensamentos da época em que Poe viveu. Contos que inspiraram a criação de muitas obras e inúmeros autores influenciados. Gostei muito de ler cada um, me passavam uma sensação excelente e um bom sentimento de conclusão ao terminá-las. Parabéns ao mestre.

Fernando1355 31/07/2021

Mestre só Terror psicólogo
Poe é definitivamente um mestre do terror psicólogo.

Para quem gosta de livros com ação, esse não é o caso, no Poe o terror está dentro da mente do leitor, e uma construção de agonia e desespero até o clímax.

letisia 29/07/2021

tem uns contos bem interessantes, mas alguns me deram muito sono. recomendo ler simultaneamente com outro livro, coisa que eu não fiz, o que deixou a leitura bem lenta e maçante

Ed Carvalho 26/07/2021

Interessante
Sempre gostei do estilo de escrita e das histórias de Poe, apesar de ter uns trechos desnecessários e chatos nas cenas de descrição. Seus contos são sempre interessantes de ler e desde criança é um dos meus autores favoritos.

Jade 19/07/2021

Histórias extraordinárias
Eu não costumo ler livros desse estilo (meio terror) mas eu até que gostei. Como sou medrosa eu fiquei com medo de algumas das histórias, foi uma experiência bem interessante, recomendo para quem gosta de histórias que dão medo

Italberto 06/07/2021

Histórias extraordinárias
Edgar Allan Poe - Contos reunidos.

1. Ligeia
15. O coração delator
16. Willian Wilson
17. O Retrato Ovalado
18. O homem da multidão

**Os contos que mais gostei foram:**

- A carta roubada
- A queda da casa de Usher
- O caixão quadrangular
- O escaravelho de ouro
- O coração delator

A carta roubada e o escaravelho de ouro foram dois que gostei por trazerem histórias de solução de mistérios. Enquanto que no primeiro existe um "crime" a ser solucionado, no segundo existe uma tenção inicial que transforma-se numa caça ao tesouro.

O caixão quadrangular é uma história bem mórbida e me deixou pensativo sobre algumas atitudes que tomamos frente a sociedade. Mas tem muito mais coisas no conto, inclusive uma crítica ao modo como tentamos projetar nos outros nossas próprias tendências, através de comentários (fofocas) e suposições engendradas a partir de meias verdades, ou baseando-se apenas naquilo que conseguimos observar.

O coração delator, na parte em que o autor descreve como o assassino entrava no quarto da vítima, me lembrou muito um livro que li faz algum tempo, grau 27. O assassino desse livro movia-se silenciosamente e lentamente, tão lentamente que se alguém o visse, não perceberia seus movimentos, de tão lentos que eram. Do mesmo modo agia o assassino deste conto.

O poço e o pêndulo, não sei por que, me lembrou o conto de Kafka, na colônia penal. Acredito que não existe uma relação direta, apenas semelhanças incidentais. Nos dois há uma máquina muito bem engendrada para impingir sofrimento físico e psicológicos aos encarcerados.

O gato preto e o barril de amontillado tem sua semelhança na forma como as mortes ocorreram, ou melhor, em como os corpos das vítimas foram ocultados.

Em berenice e no A queda da casa de Usher, existe um terror latente que ao final se apresenta. É um terror psicológico devastador pras vítimas que acaba interferindo na vida dos personagens e acaba por lhes fazer tomar atitudes brutais e inconcebíveis para quem está de fora.

Em Pequena palestra com uma múmia, Poe tece uma sátira muito legal sobre a sociedade da época, utilizando como plano de fundo os estudos das culturas egípcias que, na época, eram o supra-sumo da "ciência" (até hoje o mundo egípcio desperta fascínio em muita gente, inclusive em mim).

Larissa.Hiromi 19/06/2021

Ok
Foi meu primeiro contato com o autor e com esse tipo de escrita mais sombria. No geral, os contos são interessantes (alguns bem macabros) e os temas são bem diversificados, o que me chamou bastante a atenção. Apesar disso, acabo me dispesando muito quando a narração é tão descritiva, e fica difícil de me envolver com a leitura, mas isso é bem pessoal.
Dentre os contos preferidos estão: "A carta roubada" (uma pena que os outros contos do detetive Dupin não estão nesse livro, seria ótimo para a ambientação do personagem), "A máscara da morte rubra" e "O sistema do doutor Alcatrão e do professor Pena".
Com certeza, darei uma nova chance ao autor, quando eu for mais paciente.
Braulio 19/06/2021minha estante
A dificuldade q sentir foi minha falta de costume na linguagem mais poética. Mesmo assim, gosto muito desse autor