Histórias Extraordinárias

Edgar Allan Poe

Resenhas - Histórias Extraordinárias

Larissa.Hiromi 19/06/2021

Ok
Foi meu primeiro contato com o autor e com esse tipo de escrita mais sombria. No geral, os contos são interessantes (alguns bem macabros) e os temas são bem diversificados, o que me chamou bastante a atenção. Apesar disso, acabo me dispesando muito quando a narração é tão descritiva, e fica difícil de me envolver com a leitura, mas isso é bem pessoal.
Dentre os contos preferidos estão: "A carta roubada" (uma pena que os outros contos do detetive Dupin não estão nesse livro, seria ótimo para a ambientação do personagem), "A máscara da morte rubra" e "O sistema do doutor Alcatrão e do professor Pena".
Com certeza, darei uma nova chance ao autor, quando eu for mais paciente.
Braulio 19/06/2021minha estante
A dificuldade q sentir foi minha falta de costume na linguagem mais poética. Mesmo assim, gosto muito desse autor

Ezequiel.Cesar 09/06/2021

Edição a altura do Mestre do Horror.
Excelente coletânea de contos reunidos em uma edição super caprichada.
Com lindas ilustrações da kakofonia no início de cada conto.
Com tantas coletâneas disponíveis no mercado, eu acho essa, da Companhia das Letras, a mais linda.

Ligia.Carvalho 07/06/2021

Contos de horror
Primeiro contato com Alllan Poe!
Gostei bastante de alguns contos, outros achei ok. Entre os preferidos:
- Pequena palestrancom uma múmia
- O gato preto
- A máscara da morte rubra

Mariah 04/06/2021

teoria da morte de berenice
7 meses atrás que fiz essa anotação

Berenice é um conto no qual TENTAM ME CONVENCER que um maníaco fica triste pela morte da amada e só depois a gente descobre que foi ele que matou e arrancou os dentes dela. E ele ainda assim continua sem entender achando que não foi ele. No momento que os dentes caem acaba o conto então não se sabe se ele finalmente se deu conta.

…MAS enquanto eu lia eu podia JURAR que por causa da esquizofrenia dele, a berenice era uma das personalidades dele e era ele que tava morto no caixão. Então ele na verdaade estava se vendo no enterro. Tanto que depois alguém revela que a mulher estava viva lá naquela situação digna de morte. E no mesmo momento o homem estava sujo e com marcas e VIVO. E os dentes podem ter sido arrancados de sua própria boca. ENTAO, talvez… TODOS tenham interpretado errado e eu sou um genio… OU eu só surtei kkkkk dnv…

Hoje, 4 de junho de 2021

Continuo achando a mesma coisa. Além disso, sobre o livro: os primeiros textos dos selecionados para essa obra são de fato os melhores, lia em empolgação absoluta, no final eles ficam cada vez mais vazios e sem propósito, nada mais é mágico e tenebroso e só tedioso.
Mariah 04/06/2021minha estante
(playlist de músicas que combinam pra acompanhar a leitura) link: https://youtube.com/playlist?list=PLrFROwCUIcDEbKX4YFNI0t8y8g6bfEH7w

Juh 31/05/2021

Sinceramente esse foi bem tranquilo de ler, só gostei dos dois primeiros contos. Porém cada um com seu gosto, eu particularmente não recomendaria.

Bru 30/05/2021

O livro é em edição poket, gosto muito das histórias de Edigar Allan Poe, tenho um outro Box com livro deles, nesse ele trás 18 contos do autor, recomendo ler. É um livro com uma escrita mais... arcaica, mas acho muito boa suas histórias

ricardo marçal 27/05/2021

Projeto estético rigoroso, à prova de falhas, executado com perfeição formal e margem para um experimentalismo efetivo e bem proporcionado. Divertido, delicioso e cativante conquanto algo formulaico, ainda que busque - e alcance - grande variedade de efeitos. Quase lembra um objeto de consumo - quase.

Gabslareine 23/05/2021

Três dos contos que eu mais gosto do Edgar Allan Poe estão nessa coletânea de contos. O livro foi um dos primeiros livros que adquiri quando comecei a gostar mais de ler.

É um livrinho muito curto, mas com ótimos contos de Poe, incluindo O Gato Preto, O Poço e o Pêndulo e A Máscara da Morte Rubra, que reli fazendo-me lembrar desse cenário de Pandemia. É interessante como alguns contos do passado continuam a nos fazer pensar a situação dos seres humanos atualmente.

lucca 10/05/2021

me surpreendeu
Eu li esse livro para a escola e desde o começo dele tive muita dificuldade com o vocabulário dele, tinha que reler várias vezes aquele determinado capítulo para entender, mas fico impressionado como o Edgar consegue trazer um terror tão gostoso de se ler, depois de um tempo lendo eu já estava tão envolvido nas histórias que ficava me imaginando no lugar da personagem.

Gostei muito mesmo não sendo um gênero textual que gosto! Recomendo muito!

Talvanes.Faustino 10/05/2021

Meu primeiro contato com a obra de Poe, foi por intermédio desta edição. Li este volume, graças ao projeto, Biblioteca Móvel do Sesc.
Contava 16 primaveras e assim começou minha relação de longa data, com o grande Edgar Allan Poe.

Talvanes.Faustino 10/05/2021

julie.m 04/05/2021

Leitura demorada, mas de modo geral, me surpreendi.
"Poucas pessoas existem, mesmo entre os pensadores mais serenos, que alguma vez não tenham sido levadas a sentir, de maneira vaga, uma certa crença no sobrenatural [...]".
Ao longo dos contos, Poe exibe com excelência o lado obscuro da mente humana, as verdades ocultas e outros mistérios ligados aos temores da morte. Talvez a edição em que li, com uma linguagem mais antiga, tenha contribuído para que a leitura fosse, de modo geral, demorada e certas vezes maçante. Em diversos contos, Poe descreve minuciosamente os acontecimentos, fazendo ainda uso de referências científicas, dando a leitura um aspecto mais complexo e, sob certos olhares, cansativo. No entanto, quando me habituei a leitura, pude notar a grande habilidade do autor, Poe cria personagens neuróticos representando o duplo de cada homem, com cenários irreais que nos levam a questionar o final e a moral passada.
Torna-se indiscutível a influência de Poe em diversos gêneros, desde a ficção científica ao terror psicológico. Me surpreendi nesse meu primeiro contato com o Poe, e sem dúvida pretendo ler mais do autor.

Cris 03/05/2021

Ruinzinho
Coloquei expectativa demais e acabei me frustrando, o que não diminui, obviamente, o mérito do autor. No entanto eu esperava sentir mais emoção com a leitura. Pouco me atraiu a atenção e acabou ficando desgastante. Levei 5 meses para concluir! UM SACRIFÍCIO!!! Farei a tentativa de ler novamente em outro momento alguma outra coisa do autor.

danda 02/05/2021

Primeira leitura do autor.Nao gostei muito da escrita(tenho mais livros dele).Gostei de 2 contos somente.Darei nova chance pra frente.

Bia 29/04/2021

O livro é extremamente bem escrito e os contos são realmente meio sinistros. Poe tem o dom de absorver o leitor na atmosfera de suas obras, quase como se ele estivesse lá junto dos personagens do autor. Ainda assim, confesso que esperava um pouco mais das histórias em si.