Histórias Extraordinárias

Edgar Allan Poe

Resenhas - Histórias Extraordinárias

Aramaki 02/02/2023

Primeira vez lendo Poe
Concluindo essa leitura, apesar de gostar de muita coisa que foi diretamente influênciada pelos contos do Poe, é a primeira vez que o leio. Não sei se essa coletânea de contos foi a melhor porta de entrada, por exemplo a história que tem o detetive Dupin, é a terceira "A Carta roubada", pessoalmente acho que seria mais interessante conter "Os assassinatos da Rua Morgue" que antececede esta.
Mas tem contos que nunca tinha ouvido falar e gostei muito "Ligeia", "O sistema do Dr. Alcatrão e Prof. Pena" e "O diabo no campanário" e outros que já tinha vontade de ler "O poço e o pêndulo", "A máscara da Morte Rubra" e "A queda da casa de Usher"

Nando.Costa 25/01/2023

POE, HISTÓRIAS EXTRAORDINARIAS!
Essa edição é muito boa, repleta de grandes contos, toda a descrição, narrativa, e contextualização que o edgar allan poe consegue fazer com uma grande perfeição está aqui nesse livro, sempre é um prazer poder reler os contos do Edgar.

Um pequeno comentário sobre alguns contos dele que estão nesse livro.

A queda da casa de Usher!
"Son coeur est un luth suspendu:
Sitôt qu'on le touche il résonne."

O primeiro conto desse livro já começa com o medo e as loucuras de Usher, gosto bastante desse conto, não me canso de ler, a forma como é mostrado a loucura humana causada por temores emocionais.

"Sinto que chegará o momento em que deverei abandonar, ao mesmo tempo, a vida e a razão, em alguma luta com o horrendo fantasma: o medo"

O Gato Preto.
Esse sem dúvidas é um dos meus preferidos do Edgar Allan Poe, muito perturbador ao meu ver por todo o contexto envolvendo animais, a brutalidade irracional, como uma pessoa chega a uma onda de ódio por algo de que ama, e nesse conto é muito bem misturado o amor e o ódio, a causa de sua ira ser justamente algo que ele tanto amava, sinto pena do gatinho.

O Mistério De Marie Rogêt.
56 páginas, é quase um romance policial isso aqui meu Jesus, é de ficar louco com todos esses fatos, o lupin, o detetive do Edgar Allan poe (o primeiro detetive da ficção) ele cria todo esse clima que conhecemos hoje.

"Auguste Dupin foi criado pelo escritor americano Edgar Allan Poe em 1841. Suas histórias foram pioneiras ao trazer três elementos: uso da lógica, narração da trama por um segundo personagem e explicação do raciocínio".

Esse conto começa enigmático do início ao fim, não vou dar spoiler sobre a história e o final dela, mas foi a primeira vez que um personagem tentou desvendar um crime real, esse crime aconteceu na vida real, e o próprio edgar tentou encontrar aí um culpado, o caso aconteceu em Nova York, e ele acompanhou tudo através de jornais, por isso é repleto de recortes de jornais pela história do conto
Brenda 25/01/2023minha estante
Os Assassinatos da Rua Morgue é meu conto preferido dele ^^

Jonathan 23/01/2023

Minha primeira vez com Edgar Allan Poe ?
Primeira vez que li Edgar Allan Poe e gostei para caramba. As histórias dele sempre são únicas e tem um peso. Meus contos favoritos são "O gato", "Os Crimes da Rua Morgue", "Os dentes de Berenice" e "Ligeia". Pretendo comprar outros livros dele

shuhua 21/01/2023

Essa escrita pesada, e de certa forma difícil do Edgar, me fez pensar no quão exausta eu estava após o término do livro. É cansativo, chato e dá sim vontade de abandonar.
Mas assim como outros livros que li, é necessário entender o público alvo e contexto em que foi escrito, na época em que o livro foi publicado tenho certeza que se tornou um fenômeno, tanto que hoje o nome de Poe continua fazendo sucesso e números.
Porém, sinto que me decepcionei um pouco pela falta de terror, a maioria dos contos envolvia mistérios e reviravoltas, mas poucos foram realmente chocantes e grotescos, sabe? Não tenho certeza se a intenção do autor era passar esse tipo de impressão, mas eu fui esperando isso e, por não encontrar, não consigo dar uma nota mais alta.
Agora sinto que vou precisar ler um romance gay bem leve pra balancear com esse livro.

Cafeína 15/01/2023

20+ contos depois...
Poe nunca sai de moda, de modo que ele já conseguiu estampar na cultura pop a sua própria caricatura. Quanto a obra dele, faz por merecer, principalmente pelo quanto ela ainda se mantém palatável hoje, coisa especialmente difícil para uma obra de horror.
Tentando ser sucinto para combinar com o autor, eu vou dividir as minhas observações sobre a coisa toda em tópicos.

Acho que o carro chefe do trabalho do camada é sem dúvidas a narrativa, muito graças a dedicação deste para aperfeiçoar o ritmo de contar a história, mantendo só o essencial, mas também graças a poesia que ele imprimi em toda a escrita. Resultado disso são histórias muito agradáveis de se consumir, algumas das quais você dá conta antes mesmo do café esfriar, mas que, para alcançarem isso, não deixam de abraçar um escrita extremamente expressiva e cheia em conteúdo

Outro ponto pelo qual o cara é famoso é a abordagem psicológica, e olhando em panorama para a obra dele, ele é um trabalho realmente abrangente, em questão de temas. Claro que nesse aspecto ele é muito limitado, pela tecnologia e conhecimento da época, mas, sobretudo, pela limitação da estrutura do conto, que impede um maior aprofundamento.

Agora uma contradição: em um livro de contos ou qualquer obra que reúne vários pequenos trabalhos, pelo menos para min, o que é de se esperar é uma grande variedade de coisas diferentes, é aí que a coisa complica. Ele possuí sim uma variação grande entre os contos, por exemplo os ótimos de investigação do dupim ou aqueles com uma pegada mais cômica até, como o enterro prematuro e o diabo no campanário; o grande problema é que, dentre histórias tão diferentes, tem muita coisa igual, as vezes histórias que parecem ser um a mesma, contada de forma diferente. Nesse quesito, talvez o que mais canse seja a repetição quanto a maneira como ele constrói a trama, principalmente as conclusões, e os cenários: as mesma tapeçarias góticas, casarões abandonados, rostos pálidos, olhares penetrantes, os cadáveres e por aí vai.

Concluindo, eu gostaria de esclarecer que eu gostei bastante dos contos, mesmo os menos bons não se tornam frustrantes, deixa o trabalho dele muito bom de se ler em paralelo a algo mais difícil; contudo, é um autor do qual você vai se cansar.
Ah! Por último eu quero acentuar aqui que o escaravelho dourado, ums dos contos mais famosos dele, deixa aflorar de forma bem divertida o lada mais aventureira do Alan, que teria sido muito bom se não tivesse sido acompanhado do seu lado racista.

Rayanne 14/01/2023

A escrita não faz muito meu estilo e sinceramente foram apenas 2 contos que me chamaram a atenção e n me fizeram ficar com vontade de abandonar o livro talvez n tenha sido o momento certo de ler o livro mas enfim

Lu 05/01/2023

Que perfeição!
Falar mais o que, gente?
Os contos são maravilhosos! Alguns não são tão angustiantes, mas mesmo assim são surpreendentes!!!

Verônica Fernandes 30/12/2022

Contos extraordinários de Edgar Allan Poe
Esse livro é perfeito pra mim.
Amo o fato dos contos serem bem diferentes e curiosos, mas teve um que me cativou de uma maneira que eu não consigo explicar em palavras: O demônio da perversidade

Recomendo esse conto em específico para todos!

Ana Morilho 28/12/2022

Edgar Alan Poe
O gigante né. Esse livro é incrível, especialmente pra quem quer começar a ler Edgar Alan Poe. Porém falando de outros livros estou com dificuldade de prosseguir, mas se conseguir aviso.

arwenluv 13/12/2022

Conheci o Allan Poe pela primeira vez quando li "O gato preto" e depois nunca mais tive nenhum contato com o autor até agora. Nessa seleção de contos, alguns são interessantes e outros extremamente chatos.

Maíra 01/12/2022

Havia tempos que eu queria ler algo escrito pelo autor. Os contos deste livro são curtos, as histórias prendem a atenção, mas o desfecho de todas elas deixa muito a desejar. Não gostei muito do modo como ele escrevia e me decepcionei um pouco.

Carlos Nunes 04/11/2022

Excelente seleção de contos
O que não falta são edições diferentes de HISTÓRIAS EXTRAORDINÁRIAS, título genérico de várias coletâneas de contos do Poe, mas com conteúdo diverso, geralmente contendo os contos mais macabros. Essa edição, porém, traz um panorama bem abrangente da produção do autor, com exemplos dos diversos gêneros abordados por ele. Embora a maior parte de sua produção seja mesmo de histórias sombrias e macabras, Poe escreveu sobre muitos outros gêneros. Então, ao lado de clássicos absolutos do horror como O GATO PRETO, O BARRIL DE AMONTILLADO, A QUEDA DA CASA DE USHER, BERENICE,A MÁSCARA DA MORTE RUBRA e o apavorante O POÇO E O PÊNDULO, encontramos aqui narrativas mais leves, como O CAIXÃO QUADRANGULAR e O RETRATO OVAL, a aventura criptográfica de O ESCARAVELHO DE OURO, o humor negro de O SISTEMA DO DOUTRO ALCATRÃO E DO SENHOR PENA e o humor mais satírico de PEQUENA PALESTRA COM UMA MÚMIA, a fantasia de O DIABO NO CAMPANÁRIO, o suspense psicológico de WILLIAM WILSON e O HOMEM NA MULTIDÃO, além de outros contos. Além disso, Poe é considerado precursor do gênero policial e criador do primeiro detetive da literatura, Auguste Dupin, que aparece aqui em A CARTA ROUBADA. Em resumo, uma excelente seleção dos contos mais representativos da carreira desse grande escritor.

Dark_moon.ii 03/11/2022

Para quem curte histórias sobrenaturais Edgar Allan Poe é um escritor bem recomendável. É o primeiro livro que leio desse escritor e espero muito poder encontrar mais deles.