Placebo Junkies

Placebo Junkies J.C. Carleson

Resenhas - Placebo Junkies

Ana Luiza 15/10/2016

Sobre essa garota marginalizada vivendo em um mundo caótico e borrado que acaba em uma busca pela verdade conforme vai perdendo o controle sobre ela...
A HISTÓRIA
Audie nunca teve uma vida fácil e aprendeu a se virar desde cedo. E ela está muito orgulhosa de si mesma como uma cobaia profissional. Assim como seus amigos e colegas de quarto, Charlotte e Jameson, Audie se sustenta participando de experimentos mais diversos – desde novas drogas farmacêuticas até testes psicológicos. Claro que há efeitos colaterais, nem sempre as pílulas, cremes e injeções funcionam como os médicos esperam, mas Audie sabe como lidar com as adversidades.

“Não consigo evitar, é como um reflexo. Um hábito. Sou uma droga de viciada em placebo, viciada na cura falsa do meu mundo delirante e fictício.” Pág. 262

Como Audie revela em seu blog, para ser uma cobaia profissional é preciso respeitar os limites do seu corpo e pensar bem em quais experimentos participar. Entretanto, um dia, Charlotte propõe algo maluco e Audie fica tendada a aceitar. A ideia é entrar em qualquer estudo que surgir pela frente para juntar o máximo de dinheiro possível em menos tempo. Mas, enquanto Charlotte quer cometer essa loucura para ter o suficiente para poder deixar aquela vida de vez, Audie pensa em fazer tudo aquilo por outro alguém: Dylan.

Dylan é o namorado perfeito: ele é atencioso, está sempre com Audie quando ela precisa, aceita que ela não fale muito do passado e, melhor ainda, não se assusta com os efeitos colaterais de todos aqueles experimentos que Audie participa. Mas isso tem um motivo, Dylan também toma a sua quota de remédios duvidosos, entretanto, não porque precisa do dinheiro, e sim porque tem esperança de se curar de um câncer raro e terminal. Audie e Dylan são perfeitos um para o outro: ambos são danificados e estão dopados a maior parte do tempo.

Audie ama o namorado profundamente e sabendo que ele já perdeu tanto da vida por causa do câncer, ela quer lhe dar um presente de aniversário inesquecível. Audie sonha em levar Dylan para um paraíso tropical do outro lado do mundo e, para isso, aceita participar do plano maluco de Charlotte. A garota começa a se voluntariar para qualquer experimento que apareça a sua frente, o que a suga para uma espiral de remédios, exames e testes que colocam não só a sua saúde física, mas também mental em risco. Os efeitos colaterais começam a se acumular e Audie começa a sentir que não é mais a mesma e que, na verdade, ela não é ela mesma por muito tempo. A garota está decidida, mas será que conseguirá levar o plano até o fim?

CONCLUSÕES FINAIS
Placebo Junkies é um tapa na cara. É preciso pegar o livro no momento certo e já preparado para uma leitura poderosa, que incomoda e te faz sentir vulnerável. Ao mesmo tempo em que fala e critica o mundo quase que secreto dos testes de laboratório e de suas cobaias, o livro também aborda doenças mentais e a vida cruel daqueles que vivem às margens da vida comum.

Placebo Junkies também é sobre uma garota guerreira e marginalizada, que decide ser sua própria heroína, mas que precisará encarar verdades duras quando, em sua busca ansiosa pela liberdade, acaba perdendo o controle do próprio corpo e mente. Esse é um livro que surpreende, choca e intriga, mas que também emociona e cativa. Até agora não consegui digerir completamente a história e sei que não vou esquecê-la tão cedo. Estou ansiosa para conferir mais obras da autora, que já me conquistou com esse livro inteligente, sensível e crítico.

“Escolho cinco. Escolho o castelo no fim do mundo. Escolho o amor. Descobri aquilo que estava procurando, e escrevi meu próprio final feliz perfeito. Porque esta é uma história de amor. Se você não consegue ver isso, talvez apenas não esteja se esforçando o suficiente.” Pág. 296

LEIA A RESENHA COMPLETA E VEJA FOTOS DO LIVRO NO BLOG:

site: http://www.mademoisellelovesbooks.com/2016/10/resenha-placebo-junkies-jc-carleson.html

Driely Meira 08/10/2016

Surpreendente!
"Suas partes macias nunca mais serão as mesmas."

Audie não teve uma infância fácil. Ela não fala muito sobre isso, mas sabe-se que é uma menina órfã, e que conheceu mais assistentes sociais do que poderia contar. Mesmo sendo menor de idade, porém, Audie já consegue se virar: juntamente com seus amigos, Charlotte e Jameson, ela é cobaia de experimentos farmacêuticos.
Eles sabem que os efeitos colaterais podem estar destruindo todos os sistemas existentes em seus corpos, mas, quanto mais perigoso o medicamento, maior é a quantidade de dinheiro que recebem, então, para eles, vale a pena.

Audie tem um namorado, Dylan, que possui um câncer terminal que, milagrosamente, ainda não o matou, e é por causa de Dylan que ela ainda preenche formulários e se submete a efeitos colaterais horríveis: Audie planeja levar Dylan para uma viagem inesquecível no aniversário de 18 anos dele. Mas o prazo fica cada vez mais apertado, e Audie acaba aceitando uma proposta de Charlotte que pode até matá-la: elas se inscreverão em todo e qualquer tipo de experimento ou pesquisa que surgir pela frente.

Eu nunca tinha lido nada que mencionasse ou fosse sobre cobaias farmacêuticos ou coisa do tipo, então ficava cada vez mais surpresa quando via o quanto Audie, Charlotte e até mesmo Jameson (ou algum dos personagens secundários) ficavam aliviados ou felizes ao receber uma nova proposta, ou encontrar algum experimento que necessitasse de cobaias. Como e por que alguém se submeteria a algo desse tipo? Até que ponto vale a pena sentir dor para ganhar dinheiro?

Placebo Junkies me surpreendeu muito, em parte porque eu achei interessante o fato de Audie só continuar com os experimentos para fazer Dylan feliz com a surpresa que planejava. Mas o mais impressionante é que a autora nos acerta com uma coisa incrível mais para o final da obra, o que me deixou com o queixo caído e me sentindo confusa, assim como Audie. Não é uma confusão ruim, mas uma confusão que Audie também sente, já que ela é a narradora da história.

Gostei do desenvolvimento da obra, de acompanhar Audie enquanto ela servia de cobaia com certos medicamentos, e de ver os efeitos colaterais aparecendo e fazendo com que ela agisse diferente, e o mesmo acontecia com Charlotte. Ficava me perguntando quando elas parariam de fazer aquilo e sairiam daquela vida, e torcia muito para que isso acontecesse logo, pois, mesmo que nem Audie nem Charlotte fossem personagens apaixonantes, é impossível não sentir afeição por ambas, e torcer para que fiquem bem.

Acho que tem algo na vida de cobaia, toda essa aposta com a mortalidade, que deixa uma pessoa insensível. Como se fosse difícil apreciar o valor de qualquer objeto, de qualquer coisa, se você já começou a vender a própria carne pela melhor oferta. O que é mais valioso que isso? – página 167

Este foi o primeiro livro que eu li da autora, mas acho que já posso me considerar uma fã. A forma como Carleson escreve, tão crua e real, fez com que a leitura fluísse bem rápido, e eu só não terminei o livro antes por questão de tempo. Os personagens também são muito reais, e a forma como ela conduz a história para o desfecho é incrível, eu nunca imaginaria um final como aquele! Não sei o que eu esperava para Audie, mas, com toda certeza, não era aquilo.

Enfim, Placebo Junkies foi uma surpresa muito agradável, (apesar de agradável não ser um adjetivo que poderia caracterizar a obra, por possuir temas bem fortes), e eu estou bastante curiosa para conhecer as outras obras da autora, imaginando que sejam tão boas quanto esta foi.

site: http://shakedepalavras.blogspot.com.br