Placebo Junkies

Placebo Junkies J.C. Carleson

Resenhas - Placebo Junkies

cams.lins 06/01/2024

Uma experiência
Esse livro é tão, mas tão bom. Li por indicação da minha irmã e não me arrependo nem um pouco. Único ponto que me pegou foi não ter conseguido engatar no livro, acho que perdi um pouco a vontade de ler na metade, mas não deixa de ser um livro MARAVILHOSO.
O plot dele é sensacional, pega você totalmente de surpresa e quando você acha que acabou são mostradas MAIS COISAS. Eu adorei, mesmo.

Ray.Cass 29/09/2023

Uma bela guinada na história
Esse livro me chamou atenção inicialmente por tratar de um tema que eu nunca havia pensado muito. A ideia de pessoas ganharem a vida servindo de cobaias para pesquisa me deixou curiosa de cara, e durante a maior parte do livro eu estava mais interessada pelo contexto do que pelos personagens em si, já que não tenho muita paciência com protagonistas adolescentes, mas o contexto me animou a continuar.
A metade final do livro, a reviravolta que há após a morte de um determinado personagem, que não é tão importante assim para a história, mas acaba desencadeando coisas que muda completamente a maneira como conhecemos a personagem principal.
O final do livro, um tanto quanto aberto, me deixou um pouco triste e surpresa, não por ser aberto, mas pelo tom pouco positivo com que é encerrado, que não era absolutamente o que eu estava esperando.

Gabrielle454 15/07/2023

Cobaias
Esse livro é um relato de como funciona a indústria farmacêutica nos Estados Unidos.
Como é que são testados os produtos e medicamentos farmacêuticos antes de serem liberados para o grande público.

Jean 24/03/2023

Audie é uma menina de 17 anos que ganha a via se oferecendo para ser voluntária em testes experimentais de medicamentos ainda não comercializados pela indústria farmacêutica. Ela tem um namorado Dylan que tem câncer, ambos estão à margem da sociedade sofrendo preconceitos, mas Audie mora em uma república com outras cobaias como ela, então ela não caba se sentindo tão excluída da sociedade. Após uma noite assistindo TV com seu namorado, ela pode ver com Dylan se interesse por um hotel na Patagônia. Sua amiga Charlote propõe a ela uma ideia que tem como preço mais alto a vida delas, que é se inscrever em todos os testes possíveis em um curto período de tempo para que consigam o máximo de dinheiro que conseguirem para que elas saiam dessa vida. Mas nem tudo é o que parece nesse livro...
"Eu sou o rótulo de advertência. Sou a lista de efeitos colaterais. Sou a cobaia, sou a rede de segurança."
O livro é um livro único, no começo somos literalmente jogados e esmurrados no mundo que desconhecemos, que é o testes em humanos para o lançamento de novos medicamentos, aqui no Brasil e na Europa é proibido o oferecimento de dinheiro para testes em novos medicamentos, só pode ser feito testes em humanos após testes realizados in vitro em in vivo, caso seja realmente satisfatório esses testes, essa nova molécula começa a ser testada em humanos em 4 fases diferentes, e é feito com pessoas que realmente estão doentes e se candidatam para uma forma alternativa de tratamento. Já nos EUA não é bem assim, qualquer pessoa pode se inscrever para testar um novo medicamento desde que esteja de acordo com as cláusulas dos testes. A segunda parte do livro é realmente uma passagem vertiginosa, sai do 8 e vai pro 80, e lá conseguimos entender como é a não ética da terceirização de testes em medicamentos em clínicas independentes.
Já tentei ler uma vez esse livro antes e não me agradou, mas agora que estou no último ano de Farmácia decidi lê-lo para ver se me ajudaria em algo, e ela ajudou sim a ver de uma forma mais crítica até que ponto a ganância dos magnatas da indústria farmacêutica e médicos que só estão na profissão por status podem fazer com algum grupo de pessoas em situação de vulnerabilidade.

Gaby358 19/03/2023

Placebo.
Uma história muito interessante, que nos faz refletir. Não tinha conhecimento de que as pessoas tinham como profissão, ser voluntário de indústria farmacêutica. Sabia que existem pessoas que se voluntariam para estudos. Como por exemplo na pandemia os primeiros testes de vacina foram feitos em voluntários ao redor do mundo mas nunca imaginei que isso fosse profissionalmente viável.

Grazi 04/07/2022

Estória de amor
Esse livro definitivamente não é o que eu esperava. A estória foi seguindo um ritmo consistente e bom, mas do nada, a autora me lança uma bola curva. E gente, isso foi o suficiente para o livro deixar de ser apenas bom, pra ser ótimo!
Recomendo essa leitura com certeza!
Não consigo entender como esse livro tem uma nota geral tão mediana aqui no skoob.

Dani 18/06/2022

Um vislumbre da vida de cobaias humanas pelos olhos de uma adolescente que narra sua história usando, pelo menos, dois palavrões em cada frase.

Diogo.Antunes 26/03/2022

Genial
Nunca esperava ver um livro tratando sobre esse tema. E para algo tão diferente, a forma que os personagens foram abordados foi muito boa. Porém, terminei com a sensação de que esperava algo a mais.

Minnie 24/01/2022

Esse livro foi uma surpresa pra mim. Fiquei na dúvida se tinha gostado ou não, até porque os eventos mais esclarecedores da história acontecem muito rápido, então tive que tirar um tempo pra pensar e processar o que tinha acabado de ler.

Cheguei à conclusão de que sim, gostei do livro. Só não era o que eu tava esperando (uma história de amor com um pouco de denúncia social). A parte da denúncia teve, sim, mas não do jeito que eu imaginei. E a parte do romance ocupou apenas alguns trechos (e no final a gente tem uma visão diferente sobre eles, de qualquer forma).

A própria autora do livro diz que o escreveu pra causar reflexão, e isso com certeza aconteceu. A sinopse da história por si só já propõe um cenário que eu não estou muito acostumada (nunca na vida tinha pensado sobre pessoas cuja profissão é ser ?voluntário?). Mas a reflexão acaba indo além disso, já que o livro trata também da sensação de controle, da ética profissional e, principalmente, do ponto de vista.

Sobre os pontos negativos, achei a mudança brusca no final do livro um pouco estranha e tive a sensação de que algumas partes da história ficaram incompletas (fiquei curiosa com o que aconteceu com alguns personagens). Mas, tirando isso, foi uma leitura divertida e, como mencionei antes, cumpriu a função dada pela autora.

null 18/10/2021

Interessante
Muito bom como passatempo, com algumas passagens valiosas, como " projeto coisas ruins onde elas não existem. Coloco palavras na boca das pessoas, preencho lacunas com meus piores pensamentos". Um retrato de muitos. Eu, inclusive, claro.

masjaci 19/11/2020

Surpreendente
Sabe aqueles livros que você começa lendo, crente que vai acontecer alguma coisa previsível, mas que acaba tendo surpresa atrás de surpresa? Este é um desses livros.
"Placebo Junkies" é intrigante e curioso. Me fez ficar vidrada, ávida, por apenas mais um capítulo sobre os pensamentos de Audie. Para saber mais sobre as pessoas ao seu redor e seu passado.
Quando eu achava que nada mais poderia me surpreender, boom!
Gosto da forma como a autora desenvolve a personagem, dos sentimentos descritos. Nunca tinha lido algo dela, mas definitivamente irei atrás de outras obras.

Mariana113 22/09/2020

Um livro interessante sobre como são feitos os estudos clínicos de medicamentos. Foi retratado de uma forma bem expressiva em relação a história da personagem, e as vezes até um pouco exagerado. Mas a leitura é boa, indico!

Diana 20/06/2020

Chocante
O livro trata da história de Audie, uma adolescente de 17 anos que largou a escola e é uma cobaia profissional. Isso mesmo, ela “ganha a vida” testando a segurança de medicamentos experimentais de farmacêuticas antes que eles sejam fabricados em larga escala e distribuídos para a população. Seu namorado perfeito, Dylan, possui câncer e a meta dela é juntar dinheiro para fazer uma viagem a dois para a Patagônia.

Primeiramente gostaria de registrar que fiquei absolutamente chocada durante toda leitura. Eu não fazia a menor ideia que existem pessoas REAIS que REALMENTE testam medicamentos como “profissão”, injetando sabe-se lá o quê em seus corpos por uma quantidade X de dinheiro.

Gostei muito da leitura, pois sai da minha zona de conforto e descobri uma nova realidade e 100% verídica. Além das pesquisas laboratoriais, o livro trata da vida dessas pessoas que vivem à margem da sociedade, uso de drogas e doenças mentais.

O livro vai passando e você consegue ver o meio degradando aqueles indivíduos, que, muitas vezes não tem absolutamente nada e não conseguem ver saída que não vender seus corpos para grandes laboratórios. E assim começa um ciclo sem fim, porque os pagamentos feitos pelos laboratórios têm valores razoáveis, de forma que muitas pessoas decidem abandonar seus empregos para “trabalhar” como cobaia em tempo integral. O livro relata que muitas pessoas fazem de 2 a 3 estudos por semana (o que supostamente não é permitido pela ética dos laboratórios já que pode gerar alterações nos estudos dos medicamentos).

A Audie vem de uma família desestruturada, tem um gênio forte e está imersa em uma grande confusão química porque ela sempre está tomando diferentes medicamentos, o que faz com que ela não aja dentro da normalidade. Ainda assim não consegui ter muita empatia por ela e a achei extremamente ingênua.

Desconfiei de tudo e de todos porque percebi que alguma coisa estava errada desde o princípio. Várias pequenas coisas desconectadas estavam me deixando com pulgas atrás da orelha. Informação estava perdida e eu queria desesperadamente entender o que eu estava deixando passar.

Esse foi a grande sacada da autora. Nos momentos finais do livro todas as peças se encaixaram e a verdade foi revelada. Todos os detalhes e motivos foram escancarados e eu fiquei sem palavras. A autora fez um thriller médico de arrepiar que valeu cada segundo.

No meio da leitura eu achei a escolha do título era interessante, mas ao chegar ao final do livro vi que o TÍTULO FEZ TODO O SENTIDO.

A única coisa que eu não curti foi o uso excessivo de palavrões e linguagem chula. Eu entendo que a autora pensou em utilizar uma linguagem informal por estar narrando em primeira pessoa, mas penso que quebrou um pouco a linha de raciocínio.

No geral foi uma leitura muito valiosa, consegui extrair diversos aprendizados além de ter sido um ótimo passatempo. Recomendo bastante!

site: https://www.instagram.com/unicornios.literarios/

Sara 10/04/2020

Me arrastei pra terminar
Na minha humilde opinião é um livro que terminei por desencargo de consciência, mas não gostei.. nem sei o que imaginava ao ler ele. Apenas chegando ao final a trama se torna mais interessante, mas mesmo assim não consegui gostar muito.