Desça, Moisés

Desça, Moisés William Faulkner

Resenhas - Desça, Moisés

Cristiano.Vituri 15/02/2017

Então o Senhor disse a Moisés: "Desça, porque o seu povo, que você tirou do Egito, corrompeu-se. (Exodo, 32)
Dividido em 7 contos. Esses contos, tem vida própria cada um, e ao mesmo tempo estão inter-relacionados.

Tio Ike (Isaac McCaslin) descrito como homem solitário, que tem empatia pelo lugar e pelas pessoas (inclusive os negros, numa época recém saída da escravidão), alias, de personalidade forte, já que sai de sua casa para morar numa cabana, e além de renunciar as suas heranças (vindas do velho Carothers McCaslin) aprende a caçar, quando tinha 10 anos, com Sam Fathers (descendente de índio e negro, sempre as misturas raciais de Faulkner) e também a respeitar (?) e valorizar a natureza, a terra, os animais e tudo que Deus criou.

O fascínio pela descrição feita pelo autor é sensacional, tive a impressão de estar ali, ao lado do garoto de 14 anos, caçando ursos, no acampamento, os tiros, os cães latindo, a mata ainda soberba, são personagens fortes (Major de Spain, General Compson, Boon) que entre seus dilemas, ideais e manias, são reais! A saga se completa no penúltimo conto, Outono no delta, onde um senhor de 70 anos, com experiencia, e saudosismo, enxerga, dessa vez a floresta através de um automóvel. cada vez mais distante, mais pobre, praticamente devastada.

Livro essencial para entender as questões raciais, presentes em praticamente toda obra de Faulkner, as brigas familiares, por terra, por direitos, quem pode mais? Livro único, para entender Lucas Beauchamp, sim! (O Intruso de 1948) e suas razões (ou falta de razões: o episódio onde ele procura uma caixa de dinheiro, com uma maquina advinhadora -uma especie de detector de metais) é magnificamente descrita por Faulkner, um dos meus personagens favoritos desse autor. Ele tem brilho próprio, leva a melhor numa briga com seu parente branco e quase o mata. Na página 85 define muito bem o caráter psicológico do personagem:
"Contudo, Lucas não fazia muito caso do seu sangue branco, ou mesmo do seu sangue McCaslin. Pelo contrário. Era como ele se fosse não só impermeável a esse sangue, senão indiferente"

Definitivamente para quem ama Faulkner, esse livro traz tudo do âmago do autor, o conto Pantalão negro, com a historia de um jovem negro viúvo, que em um ataque de fúria corta a garganta de um branco, ou o ultimo conto, Desça, Moises (que da nome ao livro) quando a velha Mollie Beauchamp corre ao escritório de Stevens para que ajude a trazer um corpo de um negro para ser enterrado na sua cidade natal (lembrou Enquanto agonizo?).

Claro que o velho sul estadunidense nunca mais foi o mesmo, o progresso foi chegando, a decadência das famílias, tanto financeira, quanto moral, a violência, a miscigenação, o preconceito, e toda tragédia que nos conta Faulkner, fez ele próprio lembrar dessa passagem da Biblia..Desça Moisés, deu merda..