A Court of Wings and Ruin

A Court of Wings and Ruin Sarah J. Maas

Resenhas - A Court of Thorns and Roses

alinerop 15/12/2023

A guerra chegou?
O título ACOWAR já entrega que a guerra vai começar? Mesmo não sendo tão focado no romance igual o livro anterior, continuei instigada com a história e sempre ansiosa para o próximo capítulo!

Mili 12/11/2023

100% fã de Acotar
Me apeguei a esses personagens de uma forma que tava lendo de pouquinho em pouquinho pra não ter que me despedir. Amei e acho que vale o hype demais. ?

ines 11/11/2023

Nem acredito que acabei este livro, demorei séculos a terminar, não me prendeu como os anteriores não sei explicar porquê e honestamente o que ainda salvou para mim foram as migalhas do cassian e da nesta
a história em si não é má porque é apenas a continuação mas tenho de dar menos estrelas pelo tempo que demorei foi mesmo difícil de ler

Lilly 29/09/2023

Nao me desapontou
Depois de ler ACOMAF achei que seria difícil os livros a seguir me cativarem tanto, pois é dificil superar tanta perfeição, mas este livro nao me desiludiu nem um pouco, cheio de plots e revelações, talvez no inicio seja ligeiramente difícil de entrar num bom ritmo de leitura mas acho que foi exatamente isso que melhorou a experiência, um livro deste tamanho leva o seu tempo e ter de me despedir dos personagens mais uma vez não é tarefa fácil.
Enfim, não poderia recomendar mais não só este livro em específico como toda a série, aproveitem bem, pois esta é daquelas que fica num lugar especial. ??

Isabelle 01/09/2023

Cativante
Dei 4 estrelas pra esse livro, mas talvez ele merecesse mais.

Esse foi o livro da saga mais rápido que eu li até agora, mesmo ele sendo o maior. Acho que a leitura dele foi mais rápida porque, nesse ponto, já conheço muito bem a construção de mundo e a parte política da história.

De forma geral, gostei muito desse livro, chorei um pouquinho no final, e meu carinho pela Feyre se consolidou.

Aliás, nessa altura, acho que eu posso dizer que me apaguei há quase todos os personagens. Ansiosa para ver o desenvolvimento de algum
deles!

Como sempre Feyre e Rhysand lindo demais amo eles muito badasses powercouple etc

livmchdo 08/08/2023

Minhas expectativas eram baixas, mas p*** m****
Ao iniciar a leitura, percebi que não lembrava do enredo envolvendo Jurian. Para ser honesta, não fez falta e se tornou, na minha opinião, a parte mais tediosa do livro. Tentar injetar profundidade ao revisitar brigas antigas que ocorreram há séculos não trouxe muito valor à história atual.

A maior reclamação que tenho contra esse livro com toda certeza é a constante ênfase na perfeição do nosso feministo favorito, Rhys. A Sarah tenta adicionar essa narrativa através dele, mas essa tentativa se contradiz com o uso frequente de termos ofensivos dirigidos às mulheres. Toda vez que uma mulher é ativa sexualmente, ela é uma vad_a. Isso cria uma desconexão entre a mensagem que o livro tenta transmitir e suas próprias ações. Ouso ainda que a autora não sabe nem escrever personagens traumatizados, porque o único trauma que todo mundo parece ter nesse livro é ser abus_do física ou psicologicamente.

Outra coisa horrível no Rhysand é ele ser retratado como um herói impecável em todas as páginas, o que me deixou um tanto entediada e ansiando por um desenvolvimento mais equilibrado dos personagens. O Rhys não só nunca erra, ele nunca reclama, nunca chora e é o personagem mais poderoso do mundo. Sua perfeição chega a ser irreal, e a vida dele parece girar exclusivamente em torno de Feyre e as escolhas dela. Constantemente ele tem que ser deixado de fora da trama, de tão OP, ele poderia resolver qualquer batalha com um estalar de dedos.

Outro aspecto que me deixou desconfortável foi como as asas dos personagens são sexualizadas. A associação disso com a alegoria de mutilação genital e até mesmo com conceitos racialmente insensíveis é problemática e reflete uma abordagem questionável.

A falta de emoção nas descrições das batalhas também foi outro ponto que me incomodou. As cenas de guerra pela perspectiva de Feyre pareciam mais um relatório do que uma experiência emocionalmente envolvente. Não há detalhes, é como um grande overview porque a Sarah parece ser incapaz de escrever uma guerra em primeira pessoa e agora é tarde demais para reescrever o livro todo em terceira. Ainda mais estranho era o contraste entre essas cenas e os momentos íntimos entre Feyre e Rhys, que ocorriam em meio ao campo de batalha, enquanto seu exército estava literalmente morrendo ao redor.

E, claro, o retorno do deus ex machina de sempre, o Suriel, aparecendo mais uma vez para salvar o enredo.

Apesar de algumas cenas memoráveis, o conjunto do livro é como uma torre de Jenga instável, pronta para desmoronar. As inconsistências, a falta de equilíbrio nos personagens e os elementos problemáticos tornaram a experiência de leitura mais desafiadora do que envolvente. Ainda bem que acabou.

Vocês mentiram. Não fica melhor no segundo e no terceiro eu nunca revirei meus olhos tão forte. Nota dó.

Heloisa.Damian 31/07/2023

ACOWAR
Fiquei de ressaca de ACOMAF e demorei a me envolver nesse livro. A partir da metade dele, a SJM faz o mundo cair como sempre. Maravilhoso.