Lágrimas de Outono

Resenhas - Lágrimas de Outono

Clauclau/Eu leio sim e daí 30/03/2024

Lágrimas de outono
Gênero: Literatura brasileira/ Romance Espírita

Se está procurando um enredo dramático, emocionante e repleto de reflexões, sugiro ler este livro baseado em fatos reais.

De uma maneira delicada e genuína, a autora nos apresenta uma história repleta de nostalgia. As vezes pensamos que o tempo é um ladrão ou um inimigo, mas na verdade ele nos ensina a esperar o momento certo para tornar a enxergar a vida com mais leveza e aceitar aquilo que se faz doloroso, decisivo e fatal. Quando uma pessoa parte, ela não deixa de existir, pois sempre terá um pedaço dela empregnado em nós.

Adorei todo o descortinar dessa história.

Recomendo!

Alessandra.Adams 07/06/2021

Que leitura mais agradável! Apesar de ter mais de trezentas páginas, a leitura foi super rápida e deixou um gostinho de quero mais. ??

Cida 11/03/2021

História emocionante!
É a minha primeira experiência com a escrita da autora, um livro emocionante, leitura envolvente, fluída que é impossível largar o livro.
Uma história real, diferente de todas que li até o momento.
Isabel, desde criança muito apegada à a sua mãe Elisa, que ainda na infância aprendeu muito com a sua mãe sobre o significado das flores, que foram ensinamentos cheio de amor.
Mesmo sendo criança já consegue entender a dor da perda, enfrenta seus medos e inseguranças. Bel cresce cercada de carinho e amor ao lado do seu irmão Beto. No coração ainda uma tristeza pelo o que aconteceu no passado, mais o destino é generoso com a Bel, ela precisa voltar a sorrir, e o encontro dela com o Joaquim muda todas as suas perspectivas e novos sentimentos ganham vida em seu coração. Uma linda história real que vale muito apena Conhecer.??

@sandraalmeidaeseuslivros 07/11/2023

Resenha
?Lágrimas de Outono
Autora @amandabonatti

???Saber que este livro nasceu de uma conversa entre avó e neta por si só já é digna de atenção.

Pena que quando somos jovens não damos muita atenção as histórias de nossos avós. Queria muito poder voltar no tempo para poder conversar mais com meus avós.

Através de metáforas poéticas sobre as flores e o outono a autora vai nos agraciando com mensagens sobre a imortalidade da alma.

Nunca tinha parado para pensar em quanto carregamos de nossos antepassados em nossas almas ou em nossos corações. Nossas memórias muitas vezes apegadas a objetos ou lugares felizes e tbem os não tão felizes.

Não tem como não se emocionar com a história de Bel, a pequena jardineira. Bel perde a mãe muito cedo e chega a ficar brava com Deus por não entender o porque de tantas perdas. A mãe aparece para ela muitas vezes, e isso de certa forma acalenta o coraçãozinho de Bel, mesmo que ninguém acredite nela.
Um dos irmãos oferece a ela o poder de escolha. Ela sabiamente resolve ir morar na capital com o irmão. Uma história muito comovente, me emocionei muitas vezes.

?Tudo o que é seu encontrará uma maneira de chegar até você.? Chico Xavier

Flávia 05/02/2020

Lindo, calmo e emocionante
Lágrimas de Outono é um romance terno e encantador que nos traz a história de Isabel, uma criança muito apegada aos seus pais, sua família e seu lar.
Após perder sua mãe ainda na infância, Isabel passa por uma terrível tristeza. Desolada com a perda, Isabel passa muito tempo sem encontrar motivos para sorrir novamente.
Após alguns anos, Isabel passa novamente por um momento de dor e questiona a Deus, sua bondade e sua capacidade para amá-la.

Isabel que sempre carregou amor pelas flores, jardins e a natureza, acaba tendo que se mudar para a capital da cidade, onde cresce se tornando uma mulher adulta e desenvolve seu dom pela jardinagem. Lá também encontra Joaquim, um grande amor que foi capaz de ajudá-la a superar as perdas, traumas e dores do passado.
▪︎
Esse livro é emocionante e muito doce, capaz de nos trazer lições e reflexões sobre a vida, Deus, nossa família e o amor.
A autora também soube abordar de maneira muito leve questões como a fé e espiritualidade.
▪︎
Quote: “Dizem que as mais belas flores são as que nascem após um rigoroso inverno. O frio é como grandes dificuldades que temos que enfrentar na vida, e a beleza de uma flor cultivada, são as conquistas e superações. É sábio pensar assim. Não estamos abandonados no mundo e não há dor que não seja curável, nem mal que não possa ser superado.”

Isis.Angeli 10/06/2021

Esperava um pouco mais
Comecei a ler sem saber que era espírita, já que a sinopse não dá a entender nada do tipo. Costumo gostar muito dos livros do gênero, mas confesso que por ter lido as resenhas antes de ler, eu esperava bem mais.

Sei que é baseado em uma história real, mas talvez por ter sido escrito em primeira pessoa, fiquei com a sensação de que Isabel era alguém egoísta que se importava apenas com os próprios problemas, e que os outros personagens já eram todos seres de luz que estavam ali só para amparar Isabel. Achei que os personagens foram romantizados demais, extremos demais, então senti dificuldade de me conectar com eles.

Quanto a escrita houveram alguns problemas de continuidade, com momentos em que a narradora acabava adotando uma postura onisciente e falando do pensamento dos outros, coisa que não deveria conseguir por estar em primeira pessoa. As lições de moral também estavam em excesso, como se cada paragrafo precisasse ensinar alguma coisa, o que pode deixar uma escrita cansativa já que a gente sente o autor ali querendo passar seu conhecimento. Essas lições (que sei que eram valiosas) poderiam ter sido colocadas de forma um pouco mais sutil, para não dar essa sensação de pregação constante.
Isabel também se representa continuamente como uma flor não só em sua mente como em suas falas, o que também tira um pouco a sensação de veracidade.

No geral a história é boa, mas talvez esses problemas que citei (e que são apenas a MINHA opinião, pelo que vi poucas pessoas concordariam comigo), talvez tenham se dado por ser a primeira obra da autora, segundo o que ela disse na apresentação.

É um bom livro, mas não está entre os melhores livros espiritas que já li.

dorytitubeante 04/01/2023

um livro que aborda assuntos delicados com muita sensibilidade e leveza. serve como uma lembrança de que a vida é uma caixinha de surpresas e que não tem como estar preparado para tudo, mas que é possível passar pelas adversidades.

Bi Faria 20/02/2021

| Resenha
Capa linda! E foi uma leitura tão sensível e tocante que me vi emocionada durante toda a leitura. É favorito de 2021!
Esse foi meu primeiro contato com a escrita da autora e que felicidade em poder conhecer uma história tão cativante e cheia de sentimentos.
Isabel vem contar sua história de forma tão encantadora que começamos a sentir as suas emoções.
Filha mais nova, ela viveu os melhores momentos de sua vida com a mãe no jardim da casa deles. Alguns irmãos já moravam fora, e a ligação delas com a terra e as flores era especial. Sua mãe até a chamava de jardineira, sempre dizia da importância de cada flor, de nascerem, morrerem e que elas sempre deixavam lembranças boas ao coração.
Mas ainda muito nova viu a saudade e a dor aparecerem ao perder sua melhor inspiração de criança, sua mãe. Foi um baque para a família, aprender a seguir em frente sem a presença física de quem se ama foi desolador.
Isabel queria entender o motivo pelo qual sua mãe havia ido embora, quando a via seu coração se transbordava de felicidade e saudade.
A vida continuou, seu pai arrumou outra esposa que não gostava dela e de seu irmão um pouco mais velho, a outra irmã já iria se casar.
Ela pensou estar perdendo a cumplicidade que tinha em sua própria casa e não esperando mais uma perda viu sua vida mudar para sempre.
Agora seu medo era ficar com a esposa do seu pai ou com sua tia, saindo da casa onde viveu os melhores momentos de sua vida.
Quando seus irmãos mais velhos voltaram para decidir o que iria acontecer Beto a surpreende, a convidando para morar na capital Florianópolis, uma vida muito diferente do interior.
Foi com coração apertado e a saudade martelando, mas a vida ainda lhe mostraria muita coisa além de seus medos e inseguranças.
Quando Joaquim aparece em sua vida tudo ao redor parece ganhar vida e uma nova nuance, eles vão enfrentar muitas coisas juntos. O amor vai fazer com que as flores sempre se desabrochem, esse sentimento mostrará que todos os momentos são para sempre por estarem nos melhores lugares, no coração e nas lembranças que jamais serão esquecidas .

A autora com uma escrita fluida mostra o significado da eternidade dentro de cada coração.

Santos 29/04/2021

Quando comecei a ler não sabia que era espirita,pois não gosto do gênero. só fiquei sabendo já no meio, daí não quis parar, achei uma leitura bem leve e empolgante.
A trama fala sobre uma garotinha chamada Isabel que, aos oito anos, perde a sua mãe, a quem era muito ligada. Ainda na sua infância ela precisa lidar com as dores das perdas e a encarar momentos difíceis.
Com o passar do tempo, seu coração permanecia inquieto a dor e a saudade seguiam profundas em seu coração. Até que Isabel conhece Joaquim e, juntos, os dois irão enfrentar outras provações e dificuldades, mas descobrem que o amor é capaz de superar tudo.
Lágrimas de Outono consegue arrancar lágrimas logo no início da sua narrativa, uma vez que a escrita de Amanda é extremamente leve, detalhista e verdadeira. Acompanhar o sofrimento dela ainda criança é angustiante ainda mais sabendo que foi inspirada em uma história real.

Ao longo da história, e da infância de Isabel, eu só queria que as coisas melhorassem para a menina . Felizmente, ela não estava sozinha, ele tinha seus irmãos que sempre a ajudou muito seguir em frente, mesmo ela não conseguindo superar.

Andrea Cristian 17/05/2021

Emocionante!
Nesta linda história, conhecemos Isabel e sua família. A história se passa num intervalo de 40 anos, desde da infância até a idade adulta da Bel.
Muitos são os percalços que Bel tem que transpor, mas a fé e o amor guiam suas ações e seu coração.
Confesso que senti saudades da minha querida avó e relembrei muitos momentos nossos durante a leitura.
Tem grande destaque, a força do bem e do amor que pode mudar nossa vida para melhor, a história nos mostra também o quanto a vida é efêmera e como temos que plantar bem para nossa colheita nos trazer alegrias e realizações.
É uma história adorável e cativante, daquelas que nos emocionam e aquecem nosso coração. Recomendo!

Gláucia 10/01/2017

Estou extasiada com esse livro, “Lágrimas de Outono”, da querida Amada Bonatti.
Simplesmente fiz uma viagem no tempo… Lembrando de tantas coisas vividas na época de criança… Me senti tão pertinho de minha mãezinha… Me lembrei das flores que plantamos juntas, das conversas e de como foi difícil para mim aceitar a sua passagem. A perda de quem amamos é uma dor imensa, mas a perda de uma mãe é uma dor inexplicável. Por mais que acredito em vida após a morte, foi muito difícil para mim conviver e aceitar o fato. Mas como tudo nessa vida passa, aprendi e compreendi que chorando só atrapalharia sua evolução. Fico com as lembranças e com a certeza de que um dia vamos nos encontrar de novo, enquanto isso fico com a saudade…
Mas, lendo esse livro revivi muitas fases de minha vida com mamãe. Lembrei dela plantando, colhendo e me ensinando tudo o que sabia. Como suas mãos eram abençoadas, pois tudo o que plantava, crescia e florescia lindamente.
Esse livro mexeu muito comigo, desde que li a sinopse.
É um livro fácil de ler e difícil de desgrudar dele. (rsrsrs…)
Cada página, cada capítulo me fizeram emocionar com a linda Isabel. Sofri e chorei muito ao conhecer a pequena Isabel e toda sua luta para conseguir superar tantas provações. Com tudo o que viveu, após a perda de sua mãe, ela vive momentos difíceis, torna-se triste e deixa de acreditar que a felicidade existe. Ela passa por muitas dores e sofrimentos, mesmo estando ao lado de pessoas que a amam. Mas, como toda dor e sofrimento não são eternos, eis que Bel, desperta para sua grande transformação, e como uma linda flor, desabrocha para viver a mais linda estória de amor!
Após conhecer Joaquim, sua vida dá uma virada. Novamente Bel terá momentos difíceis, mas será que ela conseguirá superar tudo? Será que conseguirá curar as cicatrizes que ficaram marcadas em seu coração? E o mais importante: será que Bel voltará a confiar em Deus, em como Ele é justo, único e perfeito?
Amigos, só lendo esse maravilhoso livro para descobrirem isso e muito mais. Mas posso garantir que são tantas lições e momentos que vivenciamos ao lado de Bel, Joaquim e sua família. São tantas lembranças que recordamos… Tantos momentos únicos que vem em nossa mente…
A vida é como um outono, portanto vamos ter fé e amor no Criador que sempre teremos uma primavera repleta de flores em nosso coração!
………………………………………………………………………………………………………...............
O que aprendi?
> Toda dor e sofrimento que tivermos que passar, outro não passa, mas com toda certeza ajudará em nosso crescimento;
> Perdoar sempre, pois quando perdoamos verdadeiramente nosso coração fica em paz;
> Ter fé e amor no Criador é o melhor remédio para nossa vida.
> Não há dor ou mal que não possa ser curado, basta acreditarmos e pensarmos positivamente que conseguimos vencer e cicatrizar todas as feridas do coração.
…………………………………………………………………………………………………………...........
Trechos Marcantes:
“Perdoar não significa esquecer, mas sim diluir mágoas, ressentimentos, revirar o baú de memórias, tocar novamente na ferida e realmente curá-la.”

…………………………………………………………………………………………………………...........
Indicação:
Super indico e recomendo esse livro a todos vocês, em especial aos amigos que já perderam um ente muito querido.

Andrea 14/05/2021

Lágrimas de outono
Foi meu primeiro contato com a autora. Gostei da escrita dela. A leitura é gostosa, leve e me prendeu. A história se passa nos anos 40 onde uma família é devastada pela morte dos Pais, a filha mais nova é a que mais sofre, mas é a que mostra como o amor pode reconstruir a vida novamente. Mais uma leitura que deixa o coração quentinho.

Thai Zavadzki (@meowbooksblog) 03/06/2020

Muito bom!
Isabel sempre teve uma vida sofrida. Perdeu a mãe muito nova e, sem demora, também perdeu o pai. Ela cresceu com um vazio dentro dela, possuindo diversos questionamentos sobre a vida e a morte, a dor e a perda. Quando, aos seus 19 anos, aparece um estranho homem que lhe rouba a atenção, Isabel vê sua vida mudando de rumo, conhecendo sentimentos que jamais esperava, diferentes da completa desolação que sempre sentia antes. Mas seria isso saudável? E quem era esse homem o qual ela só sabia o nome?
Antes de qualquer coisa, aviso a vocês que é um romance que se passa entre os anos 1940 e 1950, eu achei que era romance contemporâneo quando comecei a ler. Ele é narrado em primeira pessoa e se passa em SC.
De qualquer forma, é uma história muito linda e cheia de ensinamentos. Eu não sou tão ligada à religião, mas me considero espírita, e esse livro com certeza conversou comigo e com as minhas crenças, mas se você acreditar em outras coisas, não se preocupe, esse livro conversa com qualquer pessoa que acredite, pura e simplesmente.
Confesso que eu gostaria de ver uma exploração melhor em cima dos sentimentos da Isabel e da depressão que ela, aparentemente, teve durante a infância. Porque tá aí um assunto que não é discutido, mas é extremamente relevante. Crianças também tem depressão.
Enfim, é a única coisa que senti falta na leitura, no restante, achei tudo muito incrível e tocante. Emocionante na medida certa.
Você acompanha a protagonista de criança até virar adulta, o que te faz sentir ainda mais empatia por ela, vendo tudo que ela passou. Os personagens secundários também encantam e Joaquim é um fofo. O casal tem um quê de ingenuidade graças à época que dá um toque especial a ele.
Vou finalizando a resenha, porque senão o insta vai me gongar, haha, mas deixo a indicação. Essa é uma obra cheia de emoções que te fazem repensar sua vida, o caminho que percorreu até chegar ali, tendo-a em suas mãos. Vale muito a leitura.

Mais resenhas em: meowbookblog.com

site: https://meowbookblog.com/2021/10/16/resenha-lagrimas-de-outono-de-amanda-bonatti/

Batatinha 21/04/2023

Profundo
Eu realmente me surpreendi. É uma história triste e profunda que gira em torno da infância e traumas, e também superação, seguir em frente e uma pitada de reencarnação (e isso eu só fui reparar na metade do livro kk).
Confesso que em algumas partes eu n tive muita paciência de ler e em outras eu achava que foi muito raso e rápido demais, por isso descontei uma estrela, mas o livro é lindo msm.
Recomendo pra quem gosta de assuntos sobre espiritualidade e reflexão.

Helena Grillo 06/06/2021

Suave como uma tarde depois da chuva
"— Bel, quem chora no outono, resiste no inverno. Tudo isso te tornou mais forte. Tu agora podes sorrir em todas as estações." Creio que essa frase resume bem o livro, um começo triste não faz com que o final seja triste também. A resiliência de Isabel é um grande exemplo. Os personagens que mais me apeguei foram a Laura e o José, talvez porque me lembrem um pouco meu jeito. Eu pude ver com clareza a cameleira toda a vez que fechava meus olhos.
A Amanda Bonatti sempre consegue nos levar para uma floresta ou um jardim encantando em todos os seus livros. É mais que um dom, é um trabalho duro que compensa todos os leitores. Cativante, único e com frescor.