A Dama do Cachorrinho E Outros Contos

A Dama do Cachorrinho E Outros Contos Anton Tchekhov

Resenhas - A Dama do Cachorrinho

Ricardo 29/01/2015

O mestre dos contos russos
Excelente leitura, traça um panorama psicológico bem elaborado dos personagens além de descrever bem a situação social do império russo ao final do século XIX.

Na Literatura Selvagem 17/01/2014

Tchékhov e outras histórias...
Há poucos dias, me deparei com A dama do cachorrinho [e outras histórias] dando bobeira num sebo. Não pensei duas vezes em comprá-lo e posso dizer que todos, exatamente TODOS os contos do livro me fascinaram. São eles: A morte do funcionário, O enxoval, Aniúta, A corista, Vanka, Vérotchka, Zínotchka, A irrequieta, Anna no pescoço, Iônytch, A dama do cachorrinho e A noiva. Difícil escolher apenas um para discorrer a respeito. Os que mais me empolgaram estão em destaque.

Vanka é um menino que resolve escrever uma carta a seu avô, fazendo um apelo para levá-lo de volta para casa, pois é época de natal e o menino se encontra longe de seu avô, após ter perdido os pais.
É um relato leve e ao mesmo tempo desesperado de uma criança que se encontra envolta a uma atmosfera de violência e maus-tratos, que anseia voltar ao aconchego de seu lar.

Leia mais em

site: http://torporniilista.blogspot.com.br/2014/01/tchekhov-e-outras-historias.html

Bella 17/01/2014

Esse livro é maravilhoso! Tchékhov traduz as complexidades da existência humana em contos profundos de linguagem leve e agradável. Com simles palavras, aborda temas que não se restringem à Russia do século XIX, como o estudo, adultério, amor não correspondido, casamentos arranjados, o papel da mulher na sociedade, a ociosidade e a riqueza... A Dama do Cachorrinho é uma ótima iniciação na literatura russa. A morte do funcionário, Zínotchka, A Irriquieta, A Dama do Cachorrinho e A Noiva merecem destaque.

Thiago Dantas 25/12/2013

Primeiramente eu li a versão da L&PM, e por ter gostado muito dos contos de Tchékhov, tentei descobrir quais os contos que estavam presentes na versão da 34 e não achei em lugar nenhum da internet. Arrisquei e comprei. Para informação de quem se interessar, aqui está:

Utilidade pública -- listagem dos contos:

----Contos presentes na edição da L&PM----
A Morte do Funcionário; O Enxoval; Aniúta; A Corista; Vanka; Vérotchka[1]; Zínotchka; A Irrequieta[2]; Anna no Pescoço; Iônytch[3]; A Dama do cachorrinho; A Noiva

----Contos presentes na edição da Editora 34----
Nos banhos; Pamonha[4]; Fantasiado; Caso com um clássico; A morte do funcionário; Do diário de um auxiliar de guarda-livros; Camaleão; Casa-se a cozinheira; Crime premeditado; Subtenente Prichibiéiev; Aflição; Um dia no campo (cenazinha)[5]; A corista; Criançada[5]; Sonhos; Vanka; Um conhecido; Gente supérflua; Na primavera; Angústia; Senhoras[4]; Gricha, O acontecimento, Bilhete premiado, Volódia, Tifo, Inimigos, Ilegalidade, Olhos mortos de sono, O sapateiro e a força maligna[5], Ventoinha[2], Volódia grande e Volódia pequeno, Um caso clínico, Homem num estojo[5], Queridinha, A dama do cachorrinho

[1] Presente em "O beijo e outras histórias" da Editora 34.
[2] "A Irrequieta" e "Ventoinha" tratam-se do mesmo conto.
[3] Presente em "O assassinato e outras histórias" da Cosac Naify.
[4] Presente em "Um negócio fracassado e outros contos de humor" da L&PM ("Pamonha" com o título de "A palerma").
[5] Presente em "Um homem extraordinário e outras histórias" da L&PM.

Contos que estão presentes em ambas as edições:
1. A morte do funcionário
2. A corista
3. Vanka
4. A irrequieta/Ventoinha
5. A dama do cachorrinho

Espero ter ajudado quem estiver em dúvida de quais contos estão em qual edição.
Marcos.Azeredo 20/03/2020minha estante
Estou precisando ler este autor, adoro literatura russa.

Hélio 22/04/2020minha estante
Obrigado pela informação!

Leo Mariuzzo 10/12/2013

Contos Fascinantes
É um livro fantástico, que instiga a cada conto lido e te proíbe de fazer paradas para descansar. Os contos tratam de assuntos diversos, exemplificam a cultura russa, fala de camponeses à aristocratas. A linguagem de Tchekhov e sua maneira de descrever acontecimentos cria atmosferas para mergulhar o leitor na narrativa. É o primeiro livro de contos que leio, pois antes só lia romances. E, confesso, fiquei fascinado. Os contos que eu mais gostei foram: "Pamonha", "Fantasiados", "Angústia", "Bilhete premiado", "Inimigos", "Ilegalidade", "O sapateiro e a força maligna" e "Homem num estojo". Recomendo este livro como uma proveitosa leitura, onde se absorve, além das inusitadas narrativas, a cultura russa do período de Tchekhov!

Jeison 20/08/2013

A Dama do Cachorrinho
Estupendo. Incrível. Sensacional. E essas são apenas algumas das palavras para descrever esse pequeno grande livro. E esse puta autor.

Em 2011, eu disse que Mia Couto e O Último Voo do Flamingo foram as descobertas do ano para mim. Agora, em 2013, digo que a descoberta do ano é o grande Anton Tchékhov – sim, 2012 foi um hiato. Simplesmente me apaixonei pelo escritor. Os contos desse livro são simplesmente maravilhosos. Depois de ler Aniúta, A Corista, e Vanka, eu estava simplesmente extasiado. Vanka é uma das coisas mais lindas que já li.

Assim que terminei esse conto fui pesquisar um pouco sobre o autor na internet e acabei me deparando com um monólogo chamado Os Malefícios do Tabaco. Acabei lendo em meia hora. Leitura deliciosa, texto genial, tudo de bom.

Voltando ao A dama do Cachorrinho, o próximo conto era Vérotchka. Meu deus, que descrições! Fiquei maravilhado, queria muito conseguir escrever como ele. Tchékhov consegue criar um clima fabuloso para o conto. Logo em seguida, o conto Zínotchka explora o humor negro, e o sadismo. A primeira fala resume bem o conto:

“Não é uma grande vantagem ser amado: as moças foram criadas exatamente para amar pessoas como nós. Mas algum dos senhores já foi odiado, odiado com ardor, furiosamente? Algum dos senhores já observou os deleites do ódio?”

A partir desse conto, as histórias tornam-se mais longas e um pouco mais elaboradas. A Irrequieta, um dos que mais gostei, traz uma leve crítica de como muitas vezes não percebemos o valor das “coisas“ que temos. O conto que dá nome ao livro, A Dama do Cachorrinho, muito mais do que de adultério, fala sobre um amor delicado e puro que nos faz perdoar as faltas anteriores.

“Parecia-lhes que o próprio destino escolhera um para o outro, e não entendiam por que ele tinha uma esposa e ela um marido.”

E para encerrar gostaria de deixar um recado para um homem humilde: Tchékhov, meu querido, você cometeu um erro imenso quando disse que após sua morte seria lido por mais sete anos.
Nêmora 22/08/2013minha estante
Da maneira que você escreveu, dá vontade de largar tudo e ler o livro! hahaha :)

Jeison 22/08/2013minha estante
Não te recomendo largar tudo, mas se tiver a oportunidade, leia sim! :)

Silvana (@delivroemlivro) 24/11/2012

Então acesse o Blog do Grupo Coleção de Frases & Trechos Inesquecíveis: Seleção dos Leitores: http://colecaofrasestrechoselecaodosleitores.blogspot.com.br/2012/11/a-dama-do-cachorrinho-anton-tchekhov.html

Gostou? Então também siga e curta:
*Twitter: @4blogsdelivros
*Facebook: http://www.facebook.com/ColecaodeFrasesTrechosSelecaodosLeitores

Tks!

Lílian 23/09/2012

Bom, para inicio de conversa, estamos falando de um livro do mestre dos contos, então, por menos que se goste, se tem muito o que aprender com Tchekov. Ótimas tiradas, ótimas histórias, personagens superinteressantes, crítica e humor em sintonia perfeita... Um retrato, ou melhor, vários, da sociedade russa da época, das relações de subordinação, alguns preconceitos e muito, muito mais.
Recomendo muito!

Gláucia 30/07/2011

A Dama do Cachorrinho - Anton Tchecov
Tchecov é um de meus contistas preferidos, seu estilo permanece atual. Dentro dessa coletânea estão dois contos entre cem classificados pela revista Bravo como os melhores: o que dá título ao livro e O Bilhete Premiado.

Juliana 24/01/2011

É um livro de contos tão bom que poderia fácil virar uma representação. Não é a toa que há tantas peças de teatro baseadas em algum conto de Tchékhov. São personagens complexos em situações simples, e isso que dá toda a graça a literatura dele. O desenvolvimento dos personagens não se dá por reminiscências ou pensamentos longos demais, mas apenas por suas atitudes descritas nos contos. E as histórias não servem para te passar uma lição de moral ou para te impressionar. São apenas situações corriqueiras, ou não, e personagens complexos, muito parecidos com seres humanos, aliás. A impressão que você vai ter não é o livro que te dá, e você que sente. Você pode se sentir indiferente a uma história e até chorar na seguinte, dependendo do seu estado de espírito.

18/01/2011

Tchekhov, agora e além
O que me chama mais atenção nos contos de Tchekhov é o modo como ele consegue, em poucas páginas, fazer com que desperte em nós sentimentos e emoções como se já há muito estivéssemos comprometidos com uma estória. Como não se emocionar lendo 'Angústia', e sentir tão intimamente os percalços do cocheiro Iona? O bom de ler um livro de contos de Tchekhov é que ele sempre é uma maratona, onde poderemos conhecer inumeros casos do cotidiano, desde os sonhos de um simples sapateiro, até os amores de uma mulher, mas vê-los e senti-los de uma perspectica privilegiada - a qual só Tchekhov saberia escrever.

silastorres 25/11/2010

CONTOS!
eu amo contos... e Tchékhov é MESTRE nessa arte. então nem preciso dizer que foi um dos melhores livros do gênero que ja li.

Tarcísio 20/07/2010

Interessei-me em ler Tchekhov depois de lido "Para Ler Como Um Escritor", de Francine Prose. No livro, ela dedica um capítulo exclusivo ao autor russo e se derrama em elogios. Além disso, há algum tempo passei a me dedicar mais à leitura de clássicos.

Quando comecei a ler contos e a ler sobre contos aprendi que uma qualidade quase que indispensável deste tipo de literatura é ter um final vibrante, que surpreenda. Entretanto, lendo Tchekhov percebi que seus contos não têm essa característica. Os fins, geralmente, são melancólicos e inconclusos.

Algum leitor desavisado e que desconheça seus contos poderia supor então que não vale a pena ler suas obras. Puro engano. Mesmo sem usar esse estratagema de finais surpreendes, a maestria de Tchekhov nos premia com histórias profundas, sentimentais e acima de tudo deliciosas.

Falando especificamente em relação à esta edição, posso afirmar que o formato de "pocket book", apesar de menos charmoso, é muito prático, permitindo carrega-lo à qualquer lugar com facilidade. Os contos têm tamanho médio, o que também permite uma leitura rápida e prazerosa.
Rierison Bruno 08/12/2011minha estante
Tchekhov é um dos melhores,senão o melhor contista que já li.Certamente me influenciou bastante.

mcnasty 26/01/2010

Uma mixórdia bem-estruturada - se me é permitido o oxímoro - de comicidade, resignação e melancolia, através da apresentação de situações comuns ao cotidiano humano.
Comentar individualmente cada conto dessa incrível coletânea seria desnecessário e de extremo pedantismo; limito-me a destacar "Queridinha", "Um Homem no Estojo", "Vanka" e "Angústia", os quais, com suas respectivas propostas e desenvolvimentos, sensibilizaram-me da maneira mais genuína.