Lampião

Lampião Klévisson

Resenhas - Lampião

Rose 11/04/2024

Durante a leitura desse livro, conheci alguns pontos da história de Lampião, apreciei a escrita do livro.

Isabelle333 17/01/2024

Lampião e o cangaço
Um estudo sobre o cangaço em forma de quadrinhos, é genial!!!
A forma didática como o autor retrata o vocabulário, como foi a morte de Virgulino e a cultura nordestina é incrível.
Ao final do livro, traz itens da cultura além do uniforme de Lampião, gostei muito, muito bom para ter nocão do assunto (ainda que bem superficial).

maryelli0 22/12/2023

Livro bem didático, mas por conta das girias típicas e da marca de oralidade torna um pouco mais difícil de compreender

nvelisy 27/11/2023

Bastante interessante, não sabia quase nada sobre o lampião antes de ler.
Achei bem acessível, mas talvez precise de bastante concentração para entender bem a história.

Cecília 05/09/2023

Essa HQ conta de forma resumida a história de Lampião,o rei do cangaço. É escrito em linguagem nordestina e eu tive um pouco de dificuldade para entender, mas não é por isso que todo mundo também vai ter. Não é o tipo de livro que eu recomendaria, mas também eu nunca te diria pra não ler. Eu acho que qualquer livro que te desperte o interesse vale a pena ser lido, independente do que dizem sobre ele.

DIOH 17/06/2023

Lampião
O livro Lampião que traz a história desse personagem emblemático para o povo nordestino.
Em forma de quadrinhos com ilustrações com grandes riquezas de detalhes, traz ao público infantojuvenil uma visão mais leve desse personagem.
Também conta com pesquisa histórica antes de começar a história.

JoAo366 04/06/2023

Lampião era o cavalo do tempo atrás da besta vida.
Minha opinião geral sobre a obra: Foi a primeira vez que li uma história em quadrinhos por completo, e gostei bastante! A HQ cumpriu muito seus objetivos, e deixou o legado de valorizar ainda mais a cultura nordestina.

O que é abordado na obra: Os últimos dias do bando de lampião, um dos maiores bandoleiros que já passou pelo sertão nordestino na época do cangaço. O livro busca evidênciar os aspectos culturais da época de maneira pedagógica.

Pontos positivos ?:
-O desenho dos personagens é fantástico;
-Linguagem bem típica;
-Tem prefácio e posfácio,
- A história é bem envolvente;
- Apresenta de alguns significado de palavras clássica do nordeste;
- Apresenta vestimenta e objetos típicos do nordeste.

Ponto negativo?:
A história poderia ser mais explorada.

Lucelly 07/02/2023

Vale a pena, uma leitura rápida e super interessante. Quem tiver a oportunidade de ler não vai de arrepender

Deborah.Farias 03/11/2022

Lampião, herói para uns, maior bandido, para outros.
"Um povo que desconhece sua própria cultura é sobretudo um povo fraco, vulnerável".

Quem já conhece a história do rei do gangaço,como eu, não irá sentir tanta dificuldade em ler, mas para quem não tem tamanho conhecimento acerca da história, sentirá dificuldades em compreender, além da linguagem.

Rodrigo 01/10/2022

O Lampião
Uma parte da história desse grande personagem que povoou o imaginário do povo nordestino e ficou famoso nacionalmente.

gustavo244 18/06/2022

Leitura difícil
Essa foi uma das leituras que fiz com a linguagem mais complicada, muitas frase tive que reler para conseguir encontrar algum sentido, tirando isso os traços dos desenhos são ótimos e a história é interessante e isso me fez perceber que não sei quase nada sobre o cangaço, lampião e Maria bonita o que é um erro meu que logo irei sanar

Eleonora 09/05/2022

Leitura um pouco cansativa
Gostei muito da proposta de mostarem a história de Lampião a partir de sua captura. Mas a transcrição fonetizada dos regionalismos tornou a leitura muito truncada, ao ponto de ser uma experiência muito ruim. O que salva essa HQ completamente é a arte, e o memorial de objetos e detalhes culturais do sertão. Uma preciosidade. Então, com os dois extremos, a HQ é uma leitura boa.

Lari 05/09/2021

Ótimas ilustrações
Os quadrinhos são ótimos, não há romantização do cangaço, há explicações históricas sobre a vestimenta e o sertão.

Lilo Dias 28/03/2021

Poucas vezes as HQs brasileiras são lidas com tal importância da que escreveu Kléverson, onde narra a história do maior bandido brasileiro!
Gostaria que houvessem mais livros com este mesmo esquema.

Rauta 04/03/2021

É uma ótima adaptação do livro para os quadrinhos. O próprio quadrinho tem algumas explicações para quem não conhece a história de Lampião, o tempo no qual é passado, e as peculiaridades da região.
A arte é belíssima e encantadora. A escrita nos faz criar um sotaque dentro da nossa própria cabeça e entender de fato como os personagens se comunicam um com os outros.
E se passa basicamente de uma conversa, no entanto, enquanto a história de Lampião é contada, podemos ver ilustrações desses acontecimentos.

"Foi assim tamém nu tempo du meu santo Antõe Conselhêro... Quarqué um qui si arrevolte contra u pudê, tá mais é incomendâno u palitó di madêra. A ajuda qui inda chega nu sertão, e a di Deus nosso sinhô, quando si alembra di mandá chuva..."