O meu melhor amigo é gay

O meu melhor amigo é gay Dielson Vilela

Resenhas - O meu melhor amigo é gay

Jackson 28/01/2022

Esse livro é para adolescentes e para os pais e amigos de pessoas gays.
Meu melhor amigo era preconceituoso!
Essa história me fez reviver minha adolescência, meu melhor amigo à época me aceitou, depois de 10 anos de amizade votou em Bolsonaro e hoje posta nas redes que [*****]tem que apanhar! Já to vacinado (2 vezes, literalmente) desse tipo de coisa. Ele não existe mais pra mim.

Li esse livro em algumas horas, o homem de 31 anos que gosta de literatura e história encontrou alguns problemas importantes na obra. Mas prometi a mim que se minhas observações pudessem desmotivar qualquer novo escritor, não comentaria nada da obra a não ser para comentar de forma empática ou de forma a exaltar os pontos fortes da obra.

Pensei muito sobre a história que acabei de ler, e pedi ao meu EU de 2005, um adolescente de 15 anos, que lesse e fizesse seus comentários sobre esse livro que conseguiu deixar um homem maduro extremamente triste, com raiva, angustiado, fez verter lágrimas de sofrimento por uma época que, graças a literatura e meus amigos gays também no armário, conseguiu sobreviver, se aceitar e ter orgulho do homem que se tornou...

Janeiro de 2005
É um livro envolvente que conta a história de Carlos (hétero) e Márcio (gay) que está no armário. A maioria das histórias dos gays parece seguir o mesmo roteiro, e essa história foi muito extrema!
Hoje em dia é quase impossível ter acesso a literatura “GLS”, ou porque ninguém quer se queimar e virar chacota escrevendo sobre isso, ou porque o público, que não é pequeno, não compra porque não dá pra esconder um livro com esse título e as pessoas provavelmente vão te xingar e alguns te bater. (em 2005 não existia e-book)

Carlos é um escroto, fez tudo pra deixar seu amigo na pior ao invés de pelo menos ter um pingo de misericórdia e tentar amenizar a situação com o pai de Márcio que descobriu que o filho é gay da pior forma possível, e da pior forma que um gay pode ser exposto!

Márcio foi muito querido em aceitar Carlos de volta como amigo, o discurso do reencontro foi emocionante, ahh como me senti representado, eu chorei tanto nessa parte, pois é exatamente assim que me sinto!

E a mãe de Carlos é igualzinha a minha mãe, intolerante, mas sei que ela me ama muito e sei que ela só fala as coisas que fala, que gay são aberração e que vão direto pro inferno porque deus não perdoa esse tipo de pecado, por causa da igreja.

O Guilherme que faz parte do grupo de extermínio montado por uma igreja evangélica, não me surpreendeu nem um pouco, na igreja onde vou tem um monte de gente assim, só não fazem nada do que Guilherme fez por falta de coragem ou porque os gays da cidade se escondem.

Eu quase não consegui terminar esse livro, chorei tanto que fiquei com dor de cabeça, eu só queria dormir por uns 2 dias pra esquecer toda essa tragédia, já basta o que tenho que passar na vida real!

Espero profundamente que daqui há uns anos as coisas tenham mudado um pouco e eu possa compartilhar esse livro com minha família e com meus amigos sem ter medo de apanhar, pra eles entenderem a dor que gente como eu carrega em silêncio, sem alarmes e sem surpresas - Lembrei da música do Radiohead.

Esse hétero que escreveu o livro está de parabéns, vou dar 5 estrelas. Espero que ele escreva mais coisas e mais pessoas possam aprender através da sua escrita!
Dielson(autor) 11/03/2022minha estante
Concordo com a sua resenha. O livro será relançado justamente tentando reparar os problemas que acabaram

Dielson(autor) 11/03/2022minha estante
Saindo na impressão dessa edição. Era um autor muito novo e fui enganado no processo de lançamento, mas bola para frente. O importante é que a obra consegue tocar o coração de muita gente. Gratidão pelas palavras.

Jackson 11/03/2022minha estante
Foi maravilhoso ter descoberto essa obra. Parabéns ?

Gaby 26/01/2022

Muito bom esse livro apareceu no momento certo me indentifiquei muito com ele. Só em algumas partes que eu não conseguia ler mas o resto é muito bom.
Obrigado pela leitura!!!!

Nay 28/09/2021

Uma leitura calma
O livro tem uma leitura calma, passada e tranquila, eu estava muito tempo sem ler quando comecei a ler ele e estava apreensiva se a leitura iria me prender o suficiente para instigar a ler mais e o livro conseguiu.
Acho que o livro trás um aspecto de diálogo sútil, quando aborda temática sobre sexualidade, amizade, escola, uma linguagem bem adolescente, mas gostei.

Gege 31/08/2021

Chorei por todos que passaram por isso
Este livro me emocionou muito.

A história dos personagens é bem contada, apesar d eu ter achado alguns aspectos pouco desenvolvidos

A amizade de Márcio e Carlos é delicada e complicada, mas superam tudo.

Chorei durante maior parte do livro por todo o preconceito que pessoas LGBTQIA+ sofrem diariamente. É muito triste, mas infelizmente é uma realidade.

Dielson(autor) 21/04/2021minha estante
Rafa Durães, é uma pena que o livro não tenha te envolvido, mas isso faz parte da magia da leitura. Alguns são tocados, outros não. Levo sempre em consideração todos os comentários para que eu possa evoluir com a minha escrita, lavarei o seu em consideração com certeza. Porém, gostaria de salientar, que o livro foi escrito para um público adolescente, uma vez que o meu projeto literário é tocar os mais novos, e tentar de alguma forma, fazer com eles enxerguem alguns males presentes em nossa sociedade, e talvez assim, através das novas gerações, fazer um mundo melhor. Então, talvez algumas situações podem ter parecidos piadas para você, mas muitas delas fazem parte da realidade de muitos que converso no dia a dia. E a parte da boate foi real. O livro é uma mistura de realidade x ficção. Recebo inúmeras mensagens e é preocupante o que muitos ainda passam por ser o que são e fico feliz do livro ter sido um conforto para eles. Os fatos que você mencionou são sim de eventos reais. Foi uma homenagem que fiz e deixei bem claro na dedicatória. Sobre a minha escrita, realmente, escrevi esse livro muito novo. Hoje, posso dizer, que estudei e estou tentando melhorar cada vez mais. E uma nova editora vai relançar futuramente e vamos fazer os devidos ajustes. Espero que você possa dar oportunidade ao meu novo livro que já está no processo de finalização. Obrigado pelo feedback e até mais.

Dielson(autor) 20/04/2021minha estante
Obrigado pela sua resenha. Que bom que o livro te tocou dessa forma.

Fábio 18/06/2020

uma realidade incontestável...
Adorei o livro! Parabéns Dielson Vilela por cada palavra. Texto rico em detalhes e realidade. Foi emocionante ler o livro pir me fazer lembrar de fatos que aconteceram com amigos, com amigos de amigos, mas que acima de tudo ainda existem pessoas com bons olhos e bons corações. Existe uma frase que admiro muito que diz "o amigo é o irmão que podemos escolher" é que casa divinamente com sua obra, quem em sua vida não tem um "Carlos" ou um "Márcio" ou até mesmo os dois em suas vidas.
O Guilherme é a figura que mais se destaca, ele nada mais é do que a realidade incontestável do que muitos vivem dentro da sociedade. Uma sociedade conservadora, preconceitosa, cheias de regras de sim e de não, o certo é errado e o errado é que ê certo, enfim... um livro que mostra a verdade nua e crua. Formidável, em outras palavras é uma literatura que prende o leitor de início ao fim.
Dielson(autor) 19/06/2020minha estante
Muito feliz com o seu comentário. Obrigado pela leitura.

Nay 17/04/2020

CORAÇÃO PARTIDO
Escolhi esse livro para estreiar o meu kindle e estou acabada, chorando horrores, coração dilacerado, o livro aborda um tema da nossa realidade, então ler certas coisas, dói e dói mais ainda, sabendo que acontece mesmo, impossível não chorar com esse livro, misericórdia, quanta dor, maldade. E o final, o final é para destruir o nosso coração mesmo.. Sei nem o que dizer, estou sem palavras..

Kelly Midori @kemiroxtvliterario 06/09/2018

Resenha: Meu melhor amigo é gay
Meu melhor amigo é gay é um livro de romance, drama e LGBT escrito pelo autor Dielson Vilela.

A estrutura do livro a capa prevalece com o personagem principal no teu notebook foi feita pelo incrível de Décio Gomes, com uma diagramação excelente de Bruno Lira, o livro tem dedicatória, com ilustrações como se o computador estivesse carregando, capítulos devidamente numerados e nomeados e no final com agradecimentos. O livro foi disponibilizado pela Lilian editora chefe da Editora Coerência na Bienal de 2018.

O livro é sobre dois amigos Márcio e Carlos, Carlos foi testemunha de uma brutalidade de uma pessoa que foi alvo de preconceito ele fala com a mãe dele que tem seu certo preconceito e quer se desculpar como agiu com seu melhor amigo ele decide fazer um blog chamado: Meu melhor amigo é gay - explicando o título do livro - no começo do livro o autor diz: “ Qualquer tipo de preconceito ou intolerância nunca será apenas um mimimi” assim em meu ver essa frase mostra a importância deste livro com relação ao tema preconceito. Carlos encontra o amigo, ele teve de se desculpar pois ele não agiu bem quando descobriu que Márcio é gay. Para saber mais leia você vai gostar.

Analisando o livro o escritor dedicou esse livro a um índio Galdino Jesus dos Santos que foi morto, ao estudante Luís Alberto Betonio vítima de homofobia e a Eloá Cristina Pimentel vítima de machismo. Reatado isso mostra a importância do livro como um todo sobre os assuntos tratados. Eu amei o livro mas não esperava pelo seu final, portanto eu recomendo se você gosta desse tipo de livro de LGBT ou quer começar a ler esse gênero. Assim o escritor te faz entrar no blog Meu melhor amigo é gay com o qual você pode se encantar.

Sobre o escritor: Dielson Vilela tem 28 anos e é natural de Recife/PE. É formando em Letras – Português/Inglês e Especialista em Metodologia da Tradução-Inglês. Atualmente, trabalha como coordenador e professor de inglês em um curso de idiomas. Leitor voraz, ele é apaixonado pelos mais diversos gêneros e títulos da literatura brasileira e internacional, além de ser amante de filmes, séries e música. Ávido pela escrita, iniciou seus trabalhos como autor de web, em um site de auto publicação. Sua primeira obra alcançou, em curto período, mais de 5 mil leitores, impulsionando-o a levar a trama para a publicação em papel: “O meu melhor amigo é gay”

site: http://kemiroxtv.blogspot.com/2018/09/resenha-o-meu-melhor-amigo-e-gay.html
Dielson(autor) 21/04/2021minha estante
Obrigado pela bela resenha cheia de detalhes.

Victor.Cintra (indica_books) 23/08/2018

Recomendo
Prepare-se, va com seu lencinho e sabendo que vai se acabar de chorar com a realidade desse livro.
Dielson(autor) 21/04/2021minha estante
O autor chorou muito escrevendo também.

Eduardo 01/04/2018

Horrível
Está cada vez mais difícil ler algo nacional.
Dielson(autor) 21/04/2021minha estante
Uma pena o livro não te agradar, mas isso faz parte da magia da leitura. Tenho certeza que você encontrará vários internacionais que vão te tocar e te deixar maravilhado. Espero que você possa encontrar algum nacional assim também.

Joyce (Porre de Leitura) 20/02/2018

#ResenhaPLL: O meu melhor amigo é gay - Dielson Vilela
Carlos é um adolescente de 17 anos, que esta zangado e magoado com seu melhor amigo por ter escondido e omitido que era gay, por isso decide sair um pouco para beber e pensar, mas na volta acaba presenciando um crime horrível, onde três jovens encapuzados matam de forma cruel um morador de rua por puro preconceito.

" - O que é? O que eu fiz? - Perguntou o mendigo, no banco [...]- Você não fez nada, apenas nasceu".

Chegando em casa sua mãe o convence a não ir atrás da policia, por medo de que o filho acabe em maus lençóis.Ainda assustado com o incidente o jovem começa a refletir sobre vários assuntos da vida, acontece que agora que vivenciou uma cena terrível, percebeu que a alguns dias atrás quando descobriu a verdadeira orientação sexual de seu amigo, agiu de forma completamente preconceituosa e injusta, jogou fora uma amizade de anos. Seu melhor amigo foi expulso de casa pelos pais e agora ele não consegue parar de pensar que poderia ser o Marcio no lugar daquele mendigo morto. Por esta razão ele cria um blog : O meu melhor amigo é gay.
A narrativa é escrita por meio de postagens no blog, tendo inicio em seu primeiro post, horas após ter visto o assassinato que o fez refletir suas ações.
No início ele queria contar como foi o choque de saber que seu amigo era gay, bem como descobrir seu paradeiro, contudo conforme os dias vão passando, ele percebe que muitas pessoas passaram por alguma situação do tipo e começa a gostar de escrever.

É nítido o quanto Carlos amadure ao longo do livro, ele começa a perceber que no mundo nem todos são iguais, e por isso existem diversas formas de ser e amar, eu adorei esse protagonista, embora no inicio ele tenha tido uma postura errada frente ao amigo, achei linda a forma com que ele se abre e passa a entender melhor o mundo a sua volta.

" Mas, quando escolhemos ser amigo de uma pessoa, escolhemos aceitas as qualidades e os defeitos que essas pessoas trazem consigo, porém, como somos tão egoístas, só queremos para nós o que as pessoas têm de bom porque é bem mais fácil de se aceitar".

Já Marcio é lindo, um garoto doce, amigo e companheiro, gostei muito de ver ele enfrentando todos e enfim aprendendo mostrar ao mundo como ele realmente é. Um dos ponto que me cativou mais nessa narrativa é a maneira como o autor trabalha a amizade de Carlos e Marcio, os dois são como irmãos e se respeitam mais do que tudo. O livro é cheio de personagens que eu amei, como Lucia e Flávia, mas quero destacar duas figuras : Dona Luíza mãe de Carlos pois inicialmente assim como o filho tem um modo de ver o mundo bem restrito; e também Nazaré, uma figuraça, ao longo da narrativas ela dá ao leitor várias lições lindas de vida, além disso a Drag Queen é responsável por ajudar Dona Luíza abrir a mente e ampará-la nos momentos difíceis, e caro leitor guardem o que eu digo, muitos momentos difíceis rolaram.

O ponto forte desse livro é a escrita do autor, que nós deixa preso do inicio ao fim, bem como sua capacidade de fazer com que o leitor analise a homofobia.
Dielson Vilela têm 28 anos e é um de nossos autores nacionais, natural de Recife/PE. Sua primeira obra alcançou, em curto período, mais de 9 mil leitores, impulsionando-o a levar a trama para a publicação em papel: “O meu melhor amigo é gay".

Um livro envolvente com um final surpreendente, guardem seus corações para o desfecho pois essa história não é sobre um mundo lindo, mas sim sobre verdades, e um mundo preconceituoso.

site: http://www.porredeleituraelivros.com/2017/09/o-meu-melhor-amigo-e-gay-dielson-vilela.html
Dielson(autor) 21/04/2021minha estante
Que resenha maravilhosa. Muito obrigado!!

Renata Maggessi 14/10/2017

Verdadeiro
Quem nunca teve um amigo gay que atire a primeira pedra. Este livro é real até demais. Acho que, se fosse menos real, causaria menos dor. Dielson Vilela está de parabéns. Ele nos tira da nossa zona de conforto, nos faz abrir os olhos e ver a realidade da forma que é, sem tapar o sol com a peneira.
Dielson(autor) 21/04/2021minha estante
Muito obrigado pelo carinho com a história.

@bardoriano 29/08/2017

Um toque de realidade e chocante...
Prepare-se para nadar em lágrimas e receber um choque de realidade.

? Carlos, é um adolescente ignorante e preconceituoso como quase todos dessa fase. Até presenciar uma cena horrível que lhe perturbou e o fez mudar totalmente o jeito de ver as coisas.

? Carlos e Márcio são melhores amigos, melhores de verdade e com uma amizade de causar inveja a qualquer um. Mas essa amizade é abalada por causa de uma cena que Carlos viu e foi ai que descobriu que o Melhor Amigo dele é Gay. Resumo depois disso: Carlos ofende Márcio e começa a agir frio com ele, Márcio fica destruído, é expulso de casa e humilhado e depois disso ninguém têm mais notícias dele.

? Carlos presencia um ato HORRÍVEL DE ASSASSINATO pelo simples fato de um mendigo ser um mendigo. Depois desse dia ele começa a refletir sobre isso. Começa a pensar no Márcio, na amizade deles, da forma que ele tratou o amigo quando descobriu que era gay e como Márcio corria perigo. Ele se senti mal, no momento mais importante que o amigo precisou dele, ele fugiu, deixou o preconceito falar mais alto e agora quer concertar isso, que falar que ele é o seu Melhor Amigo, que senti muita falta dele e que sente muito pelo que fez. Então começar a procurar por ele. E Carlos começa a escrever um blog sobre essa situação titulado Meu Melhor Amigo é Gay e conta essa história incrível e triste pra nós.

? No meio tempo existe um trio de homens que começam a mata pessoas, pessoas que pra eles (eles dizem que foi Deus que deu permissão pra matar essas pessoas) são lixo para sociedade, que não merecem existir e eles tão purificando o mundo matando pessoas como eles. E essas pessoas são: Homossexuais, Mendigos, Prostitutas, Travestis tudo que for 'diferente' na sociedade (até umas crianças são vítimas).

? Durante o livro Carlos encontra o amigo. Ele se explica, Márcio perdoa ele, explica do receio e do medo, mas o quanto queria desde sempre contar pra Carlos. Carlos vai aprender muito, vai aprender a amar mais o amigo, vai ver o quanto sofre uma pessoa que é homossexual, as dificuldades que eles enfrentam e vai defender o amigo com bravura (se todos fossem assim o mundo seria mais suportável) e vai aprender a respeitar acima de tudo. E quando parece que tudo tinha se acertado eles são vítimas do trio de assassinos (agora 4, aparece mais um) e prepare seu coração porque é babado depois daí... Quando você pensa que não podia piorar o autor dá na sua cara e você sangra.

? Opinião ?

?Eu simplesmente AMEI, AMEI esse livro, me destruiu, me ahazou, me deixou no chão, depois de O Terceiro Travesseiro esse foi que mais me abalou de verdade. Nadei em lágrimas, com um final puta que pariu, em choque fiquei. Escrita muito boa, narrado em primeira pessoa. E uma coisa interessante, é narrado por um hetero, as lições desse livro é de um hetero que aprendeu a entender que sexualidade não é escolha porque se fosse escolha, ninguém escolheria ser homosexual pra morrer. Todos deveriam ler esse livro e aprender MUITO COM ELE, deixar esse preconceito de lado ou pelo menos APRENDER A RESPEITAR, você não é obrigado a aceitar, claro, mas respeitar isso com certeza é DEVER de TODOS, afinal você também quer respeito. Imagina você sendo tratado como lixo, uma aberração ou qualquer bosta do gênero só por ser 'diferente', tenho certeza, sorrindo é que você não ia ficar. Aqui vamos aprender que por ser diferente não deixamos de amar as pessoas, pelo contrário, quando somos aceitos por quem amamos a gente se senti imbatível mesmo com as barras da vida, a gente se senti forte porque vai ter pessoas ao redor que não vai deixar você cair ou enfrentar isso sozinho. Eu faço um apelo para vocês, se um amigo(a) ou parente se declarar gay por favor não falem palavras que machuquem, não julguem, não batam ou expulsem de casa, vocês nem imaginam o inferno que se passa na nossa cabeça, o quão vocês contribuem para um suicídio fazendo essas coisas. Tentem entender, aceitar e ajudar. Porque homossexualidade é como tentar explicar Deus, ninguém nunca vai conseguir, se eu pedir pra você explicar Deus, vai conseguir? Pelo que sei vocês vão dizer que só senti sua presença e tals, a mesma coisa é sentir atração pelo mesmo sexo, você só senti.
Esdras 29/08/2017minha estante
Quero muito ler esse livro!

@bardoriano 30/08/2017minha estante
É maravilhoso, vai adorar.

Dielson(autor) 21/04/2021minha estante
Obrigado pela resenha maravilhosa!!!!

Fernando - @ExploradorLiterário 28/08/2017

Olá leitores do Explorador Literário,

Hoje vos trago o livro" O Meu Melhor amigo é Gay" do querido escritor Dielson Vilela. Este livro pelo título já se pode imaginar do que se trata, mas não julguem o livro pela capa, pois esta obra trata-se muito além de um livro de tema LGBT, mas sim traz em pauta a intolerância, a falta de informação e disseminação do ódio.

*?Qualquer tipo de preconceito ou intolerância nunca será apenas um MIMIMI?-

Essa narrativa traz a história de dois super amigos de infância, desde crianças eles moram no mesmo prédio em Recife, sempre tiveram uma amizade muito forte, aquelas de irmãos, porém esta amizade é abalada quando Carlos descobre que seu melhor amigo não é quem ele acreditava que fosse, de um modo inesperado, a homossexualidade de Marcos vem à tona.

?Ninguém nasce preconceituoso, mas se torna um facilmente. Ainda criança, nos impõem as crenças e os pensamentos da sociedade. Desde a hora que nascemos até a hora que morremos?

Carlos foi criado apenas pela mãe, sendo um filho exemplar, porém era aquele tipo de garoto machista que praticava bullying com qualquer pessoa que não se encontrava dentro do ?padrão?, e não consegue aceitar alguém diferente devido aos seus preconceitos.

?Não podemos apagar tudo de ruim que nos aconteceu no ano anterior e recomeçar mesmo do zero. Quando todos os festejos passam junto com efeitos das bebidas, todos os seus problemas estão ali escancarados em sua cara. Tudo isso não passa apenas de uma metáfora para nos ajudar a sobreviver por mais um ano?

A vida é cheia de surpresas, e em um dos acasos da vida, nosso protagonista é testemunha de um crime bárbaro e covarde, que faz com que ele repense sobre a vida, crenças e atitudes. Para expor todo medo e angústia que lhe sufoca, ele cria um blog onde registra todos acontecimentos presenciado.

?Gay é gay e ponto final, seja ele afeminado ou não?

Dielson nesse romance policial, mostra a dificuldade que temos em conviver com a diferença, e como a sociedade quer impor que todos sejam iguais, agindo de forma preconceituosa, e tendo atitudes às vezes bárbaras. A obra também nos faz refletir sobre nossas atitudes para com o próximo, como nos portamos sobre os acontecimentos diários, e como lhe damos com as minorias.

?Ser gay não faz de mim uma aberração, pelo contrário, me torna tão humano quanto vocês. Para a maioria das pessoas é muito mais fácil julgar do que entender.?

O escritor nos traz os dois lados da história, como também é difícil para nós, homossexuais, e como é difícil para sair do ?armário? quando conhecemos os preconceitos das pessoas que amamos, sendo pior quando somos arrancados do armário, e como temos que ser forte para enfrentar tudo e todos para ser quem realmente é.

Após ler este livro cheguei à conclusão que não é apenas um livro para os LGBTs, mas sim para todos: pais, mães e toda a sociedade.

site: http://srexploradorliterario.blogspot.com.br/2017/08/resenha-o-meu-melhor-amigo-e-gay.html
Dielson(autor) 21/04/2021minha estante
Como eu amo essa resenha!!!