Pequenos Burgueses / Mãe

Pequenos Burgueses / Mãe Maksim Górki

Resenhas - Pequenos Burqueses - Mãe

ABANDONADOPORVOCE 02/05/2024

Sociedade descrita em um pequeno espaço
Bessemenov é um pai de uma família de inamados e inanimados, de fato vários personagens da obra estão carregados de uma certa melancolia, quando não total falta de vontade de viver. Esse pai de família tem um desgosto misturado com amor próprio consigo mesmo que o faz ser um recipiente muito pequeno, então tem de descarregar suas lastimas em terceiros, seus filhos sofrem com sua projeção de como ele gostaria que fosse, seus parentes mais humildes sofrem com sua visão deturpada do dinheiro e sua esposa é tratada de forma ruim. Ao
Longo da obra vamos vendo ele ser abandonado por todos, e isso representa bem a visão de que os que são livres e donos de si devem abandonar os velhos e dependentes, é claro a superioridade que Gorki coloca na classe trabalhadora e nos mais humildes em relação aos deprimentes endinheirados.

Teteriev é uma diversão a parte, em seus diálogos sempre a uma dose de diversão misturada com filosofia, seu olhar pensativo e crítico sobre as coisas o transforma em meu personagem favorito da obra.

Nessa obra, poderemos ter a reflexão de nossa sociedade, nosso Bessemenov, (pois o leitor definitivamente teve conhecer um.) e também da liberdade que não pode ter freios.

Essa foi minha diversão por curtas tardes trabalhando, Gorki pra mim foi um achado! Sua obra é simples e divertida, viva a banca russa política ?

Deghety 12/09/2018

Pequenos Burgueses/Mãe
Pequenos Burgueses

Uma das coisas que mais me chamou a atenção nessa peça foi a minha ciência de que a sinceridade, apesar de ser considerada uma virtude, deve ser usada com diplomacia.
O núcleo social abordado une burgueses e a "ralé". No entanto, podemos notar que o conforto material não é suficiente para o conforto espiritual, uma vez que os burgueses são vazios e aprisionados em suas culturas preconceituosas e os "simples" são esperançosos, livres e cheios de vida.
Fiquei um pouco assustado comigo mesmo por rir em vários momentos, com um certo espanto também, quando os personagens jogam nas caras uns dos outros verdades duras e cruéis.
Enfim, essa peça é extraordinária, tanto no embate social quanto filosófico. Seguem abaixo algumas frases do livro que elucidam meu ponto de vista:

"A vida quebra os homens, sem barulho, sem gritos, sem soluços, sem ninguém perceber..."

"A decência exige que os homens mintam..."

"Eu sou um homem um pouco estranho, não participo de acontecimentos terrenos... Vivo por pura curiosidade... Até que acho tudo isso bem interessante..."

"Ser inteligente é bom, mas... sabe, para viver sem aborrecimento, é preciso inventar um pouco, tem que se saber olhar, é lógico que nem sempre, mas tem que se saber olhar pro futuro"

Mãe

Em Mãe vemos a essência do desejo de justiça que outrora nutriu a classe operária, o "alicerce do socialismo".
"A vida acostumara as pessoas a uma pressão constante e de igual intensidade e, não acreditando numa mudança para melhor, achavam que qualquer transformação apenas aumentaria a dor. "
No trecho acima percebemos qual era a visão do oprimido, o conformismo e a falta de qualquer esperança de uma boa mudança, e é aí que surge a personagem Pelaguéa Nilovna, a Mãe, que representa o despertar do povo submisso e explorado a partir do poder da palavra de seu filho Pavel Vlassov, com discursos que visam a liberdade e uma vida digna e justa.
"Sei que tempo virá em que os homens amarão uns aos outros... Existirão na terra homens independentes, grandes por sua liberdade, de corações abertos, isentos de inveja ou de ódio."
Por esse discurso de Andriucha, amigo e espécie de braço direito de Pavel, fica claro o que aspiravam, coisa que hoje em dia nos parece bastante distorcida, já que há muito mais orgulho e ódio do que ânsia de justiça e igualdade.
Pra mim, em Mãe, Gorki pintou essa luta em cores suaves, sendo mais sutil na relação entre explorador e explorado. Mas ainda assim tem base bastante sólida da questão.
ABANDONADOPORVOCE 02/05/2024minha estante
O mais incrível é que todas as frases são do teteriev