Cujo

Cujo Stephen King

Resenhas - Cujo

Juliana Amaro 14/06/2024

Bom livro.
Frank Dodd está morto e a cidade de Castle Rock pode ficar em paz novamente. O serial-killer que aterrorizou o local por anos agora é apenas uma lenda urbana, usada para assustar criancinhas. Exceto para Tad Trenton, para quem Dodd é tudo, menos uma lenda - ele está convencido de que o espírito do assassino o observa da porta entreaberta do closet, todas as noites.

Enquanto isso, nos limites da cidade, Cujo, um são-bernardo de noventa quilos que pertence à família Camber, se distrai perseguindo um coelho e acaba sendo mordido por um morcego raivoso. Agora, Cujo não será mais ele mesmo. Será violento, brutal e implacável. Será, sem dúvida, uma realidade pior do que qualquer pesadelo de Tad Trenton.

Carlsz 11/06/2024

Do que você tem medo?
O livro cujo conta a história de um São Bernardo que é mordido por um morcego, contraí raiva e começa a amedrontar uma cidade.

O Stephen King trabalha com duas famílias na história, a família de Vic, Donna e Ted Trenton, e a família de Joe, Brett e Charity, donos do cão "cujo".
O livro passa longe de ser uma história de terror comum, cada personagem tem seu aprofundamento ao decorrer da história, cada pessoa do livro possui um medo, todo mundo possui no final das contas, medo do casamento falhar, medo da solidão, medo de crescer, medo de monstros...
O King busca trabalhar o mais profundo medo dos personagens, fazendo os refletir sobre o que eles mais temem. Paralelo a isso Cujo começa a ficar cada vez mais agressivo, a raiva está tomando conta dele, o seu lado racional e bondoso é deixado de lado, dando vez para um rancor excessivo de tudo ao seu redor, nada escapa dos sentidos de cujo, seja o HOMEM, a MULHER, ou a CRIANÇA, todos eles são culpados da dor que cujo sente, e por isso merecem morrer.
Cujo nessa história é mais uma vítima disso tudo, há quem diga que seja coincidência, ou quem acredite que seja destino.
No final de tudo o Stephen King consegue envolver o leitor na história, as páginas finais são frenéticas e tiram o chão do leitor.

Bruno1107 08/06/2024

"O mundo estava cheio de monstros e todos eles conseguiam morder os inocentes e os descuidados."
"Cujo" é um romance de Stephen King, publicado no ano de 1981.

Castle Rock, uma cidade marcada por horrores em sua história, pôde finalmente descansar após a morte do serial killer Frank Dodd. Mas isso acontece só por um momento, pois após ser picado por um morcego raivoso, Cujo, um são-bernardo de noventa quilos, passa a aterrorizar todos na cidade, matando qualquer um que cruzasse seu caminho.

"Cujo" é um clássico do mestre do horror Stephen King. Recebeu adaptação para o cinema e é um livro lembrado até os dias de hoje. Isso acontece por conta da incrível capacidade do autor em imaginar e traduzir estes pensamentos com excelência no papel.

O romance tem bons personagens, boa ambientação e uma descrição chocante sobre o terror acontecendo na história. Acredito que o único problema é a demora para a história engatar. Alguns veem isso como uma certa preparação, mas, particularmente, vejo que de certo modo se passou mais do que deveria.

Entretanto, esse é o de menos comparado à grande obra que "Cujo" é. O livro funciona perfeitamente por conta do grande autor por trás do romance, que nos faz sentir enorme aflição com suas palavras.

Mat 07/06/2024

O livro se passa todo em um capítulo só, no começo parecia uma história chata sem grandes acontecimentos, mas logo o livro se transforma em algo que só Stephen King poderia ser capaz de fazer, a forma que ele escreve uma história surreal como uma história tão real é inexplicável, nessa leitura passei por momentos de angústia, medo, tensão e desespero, que é oque se procura ao escolher um título do King. Infelizmente em alguns momentos a história fica muito focada em coisas que não eram o ponto em questão, deixando a experiência um pouco mais lenta e enrolada, colocando isso de lado, foi uma ótima e apavorante leitura, que vale a minha indicação.

Manoela.Marroquim 07/06/2024

à espreita
Cujo. um cachorro acometido por um mal terrível. será o gande e teível? ainda não sei. não cheguei nessa parte. mas. de todo modo. ele tem raiva. nada de sobrenatural. nada de bicho-papão por aqui. pelo menos, por enquanto. só uma doença conhecida pela espuma que sai da boca enquanto o ser está mergulhado em raiva? hidrofobia. doença de caráter infeccioso que é causado por um vírus do gênero lyssavirus. vi no google. mas, em algum momento, a gente associou a raiva. a maneira como o corpo responde a doença se assemelha a um sentimento em sua máxima potência. assim é cujo. assim é o gande e teível. assim é redrum. a morte sempre à espreita com um toque de suspense e fantasia. imagine que você prendeu o cabelo com uma presilha de aço e sofreu um acidente. com o impacto seu corpo foi pra frente e na volta o banco se chocou contra a presilha que acabou entrando no cérebro. adicione uma música de terror que anuncia que algo está preste a acontecer desde o momento que você saiu de casa. a vida é um livro de terror? onde a morte tá sempre à espreita? com uma pitada de romance e comédia.

dudizz 07/06/2024

Cujo
Só de lembrar desse livro me da falta de ar ?

No começo eu tava um pouco perdida, mesmo que eu tenha lido a zona morta (que inclusive precisa sim ler ele primeiro pra não pegar spoiler em cujo) eu demorei um pouco pra entender, mas depois foi que foi.

Pra mim foi um dos melhores do king.. Acho que um dos personagens que mais tenho ódio está nele.. E eu não vou dizer quem ou porquê, pois não quero ter que por em spoiler.

Apesar da maioria dos humanos nesse livro terem atitudes burras, a atenção realmente é toda voltada pro cujo.. que tinhas algumas partes que eu não tava nem aí, só queria saber como o cujo estava kkkkk

É um livro agonizante, desde o começo da infecção até a última página. Não é recomendando pra qualquer público, pois metade dele passa em um único ambiente.

Eu senti várias emoções nesse livro, e apesar da maioria não ser muito agradável, é um dos meus favoritos, e óbvio, recomendado.

(sim, eu queria entrar lá e dar um abraço no cujo)

ApnsAngela 05/06/2024

King sem pena do leitor
Uma das coisas que mais me chamou atenção foi como o autor conseguiu aproveitar tudo que foi introduzido ao longo do livro. Nada é dito por acaso, nenhum acontecimento ocorre de forma totalmente isolada, apenas para chocar. E esse final? Tão bom terminar um livro que te pega de surpresa dessa forma!

Gaby 05/06/2024

Excelente
Amei o livro e definitivamente não esperava que algum dia fosse ler um livro de terror ao qual o monstro é um cachorro com raiva ? Como sempre o King foge do óbvio em suas histórias.
Gostaria que o final disse diferente mas nem tudo é como gostamos ?
No geral gostei muito do livro !

Heloise85 30/05/2024

Mais uma obra incrível do Stephen King
Stephen King sempre me surpreende com a pegada psicológica nos terrores que escreve, você pode sentir no coração e em certo momento pode sentir que você está no meio da trama vivendo tudo como se fosse realidade

Camila.Oliveira 29/05/2024

O livro contextualiza a vida de duas famílias que vivem imersas em seus problemas e que acabam tendo os destinos interligados. O objeto central da trama é o cão são-bernardo Cujo, outrora um cão manso e adorável apesar de seus 90kg, que é infectado por raiva e se transforma em uma máquina de matar.

Esse livro não tem divisão de capítulos, é uma história contada de uma vez só, como um chute no estômago. Aqui, o horror não vem do sobrenatural, ele é trazido para a esfera do real e isso que o faz ser ainda mais assustador: a perspectiva de que os fatos narrados podem acontecer na realidade. Os medos infantis são personificados em um ser de carne e osso, fazendo refletir que às vezes a realidade é ainda mais assustadora do que a imaginação pode ser.

A narrativa é intensa, eletrizante e... triste, pois mesmo que você torça muito pelos personagens, se torna fácil prever o que vai acontecer e nem isso te faz perder a vontade de devorar - se me permitem o trocadilho - a história.

Cujo é uma história objetiva, sem floreios, e os detalhes a deixam cruel. Talvez não seja um livro apreciado pelos que só gostam dos finais felizes, nesse caso, melhor procurar por outro título.

Alessandra1107 23/05/2024

Start perfeito
Foi meu primeiro contato com Stephen King e não poderia ter sido melhor... É incrível como o king consegue ser brutal em qualquer cenário. É claustrofóbico, é angustiante, mas nada se compara ao drama desse livro... Os momentos em que se está dentro da cabeça do Cujo são arrasadores, assim como o vínculo que o leitor cria com a criança... Sem palavras...
neitandrade 24/05/2024minha estante
To ansioso p ler esse aí!!??

Ik4ren 22/05/2024

O autor nos permite sentir o tempo todo o desespero dos personagens é tudo o que se passa e isso faz com que a leitura seja interessante, mas como já era de se esperar de um livro do Stephen King, tem um pouquinho de enrolação, mas nada que atrapalhe muito a leitura, parte disso também se dá por toda a trama do processo que a empresa de cereais está passando (processo esse que é um saco acompanhar), mas em resumo o livro é muito bom e uma ótima opção de leitura.

JAlia372 20/05/2024

Ele nunca decepciona
Eu comecei esse livro duas vezes, não entendia onde que aquela "lenga lenga" ia parar e quando enfim acabei pensei: ainda bem que eu insisti. O Stephen consegue pegar coisas tão comuns e tão simples do nosso dia a dia e nos fazer ter medo. Apesar de achar entediante/devagar no começo, achei muito interessante como tu vai se encaixando e que nenhuma informação é jogada, tudo tem um propósito. Em vários momentos me peguei aflita, torcendo para os personagens e também brigando com eles (em voz alta). Para encerrar: se você abandonou ou pensa em abandonar essa leitura pelos mesmos motivos que eu, se esforça um pouco mais, vai valer muito a pena.

Rhaissa14 18/05/2024

Angustiante!
É um livro extremamente claustrofóbico. Todo o sofrimento e aflição sofridos pelos personagens (inclusive pelo cujo), são bem descritos detalhadamente, o que me deixou mal durante a leitura. Mexe muito com os sentimentos.
Achei alguns personagens bem cativantes, e outros nem tanto.
O livro é fenomenal! Vale a pena a leitura.

joao ou joca 16/05/2024

Esse livro foi uma enorme surpresa. A leitura não me pegou de início, acredito que pela ideia de que toda a narrativa fosse baseada nos acontecimentos com o cachorro mas logo me rendi.

A vida pessoal dos personagens não me chamaram tanta atenção, o toque especial desse livro, para mim, é a expectativa do momento em que as coisas vão dar MUITO errado.

Adorei como Stephen King trouxe umas falas do pensamento do Cujo, foi muito interessante de ler.

E o final....me pegou desprevenido. Eu tinha esperanças haha

Mais um livro do King favoritado e que recomendo demais!