Cujo

Cujo Stephen King

Resenhas - Cujo

Isaac 03/11/2023

Cujo
Meu Deus do céu que livro RUIM ! Super arrastado , lento , nada demais. A história é super fraca ! A gente passa o livro todo pra vê o cachorro raivoso rondando uma mãe e um filho preso em um carro quebrado. Onde a mãe não faz nada , absolutamente nada !!! Só fica pensando e nenhuma ação !!!!! Final super previsível. Acho que esse foi o pior livro que li do Stephen King

ltbtrz 03/11/2023

Tem que preparar bem o psicólogo antes de ler
?Não seria injusto ressaltar que Cujo sempre tentou ser um bom cachorro. Tentou fazer todas as coisas que o homem, a mulher e, acima de tudo, o menino pediam ou esperavam que fizesse. Teria morrido por eles se fosse preciso. Cujo nunca quis matar ninguém. Ele foi levado a isso, possivelmente pelo destino, ou talvez apenas por uma doença degenerativa dos nervos chamada de raiva ou hidrofobia. O livre-arbítrio não teve nenhuma influência.?

NUNCA SOFRI TANTO, meu deus do céu. ?

Jackie! 01/11/2023

"Cujo sempre tentou ser um bom cachorro."
Nunca assisti o filme, mas tinha uma idéia de como essa história seria na minha mente e fui surpreendida com o quão melhor do que eu imaginei ela realmente é.

Os pontos de vista narrados pelo Cujo, que aos poucos vai perdendo sua "inocência doméstica" e acaba rendido pelos instintos animais á loucura é genial!

O começo pode parecer meio lento, mas acho que serve para fazer com que o leitor se conecte aos personagens, seja para torcer contra ou a favor deles, criando assim uma atmosfera mais intensa na hora da ação.

No mais foi uma ótima leitura, o livro me transmitiu várias emoções e teve um final bem impactante.

Lets 31/10/2023

Se tornou um dos meus favoritos do autor, leitura tensa e de tirar o fôlego, passei o livro todo torcendo pro Cujo morrer logo pra na ultima página ficar com dó do fim que ele levou.

Aline MSS 28/10/2023

Horror, angústia e desespero.
[LIVRO 8] Pulei o livro 7(Dança Macabra), pq não é um livro de ficção e traz referências a adaptações e livros clássicos q ainda não li.

Não tenho palavras suficientes pra descrever a angústia gerada por essa leitura. É HORROR puro e simples do começo ao fim.

O livro trata sobre Cujo, um cachorro da raça São-bernardo q ao ser mordido por um morcego infectado desenvolve raiva gerando uma tragédia para os moradores da cidade de Castle Rock.

O livro traz traços sobrenaturais ao fazer referência ao espírito de um serial killer chamado Frank Dodd, q também aparece no livro Zona Morta de Stephen King. Pra quem está lendo na ordem de publicação do autor consegue facilmente pescar a referência.
Já em "Cujo", o espírito desse serial killer estaria assombrando o filho do casal de protagonistas da trama.

Fiquei horrorizada do começo ao fim! O livro é narrado em terceira pessoa e possui apenas 1 capítulo, oq acaba sendo mto angustiante p/o leitor, já q fica difícil achar um momento p/ dar uma pausa na leitura e digerir os acontecimentos desastrosos.
Não teve 1 segundo de paz e 1 personagem em q eu pudesse me apoiar. É desesperador demais! Só não li numa tacada, pq eu tive q ir ao dentista e uma semana corrida. ??

Pra quem gosta de filme de horror clássico, daquele desespero criado degrau por degrau, em q vc SABE q vai dar um problema danado e com um final CORAJOSO, Cujo é uma boa pedida. Só não recomendo p/os amantes mais sensíveis de animais. Durante a leitura fiquei com medo, mas ao assistir à adaptação (filme Cujo de 1983) eu fiquei com PENA e bem triste com oq assisti.
Obs. O filme traz um final diferente do q é retratado no livro.

Oq tem no livro:
- HORROR e angústia;
- 3 plots com poucos personagens (ñ dá pra se confundir, tudo é bem dividido msm o livro só tendo 1 capítulo);
- Traço sobrenatural (referência ao livro Zona Morta);
- Traição;
- Não têm plots twists, mas tem um final bem corajoso(na minha opinião);

Li a edição capa dura (Coleção Biblioteca Stephen King) da Companhia das Letras e recomendo. A capa é linda e o conteúdo extra dessa edição diz respeito a uma entrevista com o próprio King. Nessa entrevista ele relata diversas inspirações para a criação de seus livros. É bem interessante!
Pra quem é fã do autor, a edição vale à pena, mas eu jamais pagaria o valor q hj está sendo cobrado. ?
Fabio 28/10/2023minha estante
Parabéns por mais uma lindíssima, resenha, Aline!?

Pedro 28/10/2023minha estante
Excelente resenha, Aline. ?

Aline MSS 28/10/2023minha estante
Obrigada, Pedro e Fabio. Não sou fã do King, mas esse mereceu uma resenha positiva. ?

Pedro 28/10/2023minha estante
Pra se tornar fã do King, eu recomendo O Iluminado ou O Cemitério.

Nilo10 29/10/2023minha estante
Muito boa resenha!! Eu acho esse livro excelente. Final inesperado demais! A cara do SK.

Aline MSS 29/10/2023minha estante
Pedro, eu estou lendo na ordem de publicação e já li "O Iluminado". Eu gosto do autor, mas não tanto qto a maioria. Acho brilhante, corajoso e tal, mas ainda não consegui me identificar e gostar de 1personagem feminina escrita por ele. Espero mudar de opinião nos próximos livros.?

Aline MSS 29/10/2023minha estante
Sim, Nilo. O cara é corajoso demais e isso eu aplaudo. Não tem como abandonar um livro dele, os finais sempre são inusitados.?

Fabio 30/10/2023minha estante
Parabéns pela resenha, Aline!???

Lais666 27/10/2023

Cujo, tadinho
O livro é bom, não é espetacular, mas é bom.
A escrita é boa, as histórias e a forma como as narrativas se entrelaçam tbm.
Foi uma leitura boa e a narrativa dos momentos mais violentos são muito bons mesmo.
É isso.

Ana.qui 26/10/2023

Foi o primeiro livro q li de Stephen King, achei bem interessante, n só pela proposta do livro de um cão assassino raivoso (adorei???), mas os personagens muito bem construídos, com todas as nuances de caráter, pessoas reais.
A leitura no início é levemente parada logo nas primeiras páginas, mas dps o ngc engata E VAI.
Tem páginas bem agoniantes do tipo que n se dá pra ler em público pq tu vai ter q espernear, falar sozinho, gritar com os personagens.
Terminei de ler com o estômago embrulhado? Sim, mas valeu a pena, mal podia esperar para ler a próxima página.
N costumo ler livros desse gênero, mas pra um primeiro até q foi bom, eu gostei bastante.
(Agr vou voltar pros meus livrinhos de romance KKKKK)

Thayane Andrade 20/10/2023

Gostei muito da história desse livro, me prendeu desde o início. Fiquei com pena do cachorro. Não tem terror, achei que tem mais drama, mas tem muitas cenas de tensão e me deixou curiosa. Recomendo a leitura!

Murasakibara12 19/10/2023

Mais uma vez arrebatado pelo King
O formato, a história, a clautrofobia, tudo faz você não querer mais parar de ler o livro. Fiquei feliz que não tem maus tratos aos animais, mas quanta coisa horrível em um livro só. A única ponta que achei que ficou muito solta e não teve sentido foi a coisa do armário, era desnecessária.
TheusFreitas13 25/10/2023minha estante
Oi, então, o lance do armário é uma coisa que o King sempre coloca na maioria dos seus livros, q é a suposição. Ele deixou pra nós leitores escolhermos se a mente do serial killer Frank Dodd estava ou não ligada com a do Cujo por conta da raiva, e a série de coincidências q levaram a isso também. Pra quem não é leitor do King pode parecer uma besteira essa idéia kkkkk mas quem é leitor de carteirinha sabe q essas coisas acontecerem é totalmente normal nesse universo. Pra mim pelo menos ficou implícito q sim, a mente do assassino estava em forma de raiva na de Cujo.

Dbra 18/10/2023

Gostei da leitura, terminei o livro bem rápido. Já tinha uma ideia do que se tratava por ser um livro antigo. Confesso que fiquei com pena do Cujo, ele não era mal na sua essência. Gostei muito.

Natália 15/10/2023

Quarta leitura de outubro concluída ???
Minha segunda leitura de King.

Castle Rock é uma pequena cidade no interior do Maine onde anos atrás o serial killer Frank Dodd causou terror aos moradores. Agora, o assassino está morto e não pode mais assustar ninguém. Mas será mesmo? Tad Trenton é um garotinho de 4 anos que não consegue dormir porque acredita que seu closet não é apenas um local que funciona de abrigo para seus cobertores e bichinhos de pelúcia, mas sim o recanto de um monstro... Tad é atormentado pelo espírito de Frank Dodd, que o observa de dentro do closet com os olhos vidrados e o ameaça de morte.
Bem longe dali, vivem os Camber, que possuem um cachorro São Bernardo chamado Cujo. Cujo é um cão dócil, até que um dia, em uma perseguição a um coelho, o coelho se abriga em um buraco habitado por morcegos raivosos e um desses morcegos morde Cujo. Então, Cujo deixa de ser aquele cachorro brincalhão e dócil para se transformar em um ser violento e um terrível predador.
Tad verá que o monstro no seu armário é algo pequeno diante do pesadelo real em que Cujo se transformou.

Gostei da construção dos personagens e dos detalhes da descrição dos cenários. O autor fez eu me sentir transportada para a história, imaginando cada personagem e cada local.
É uma história que vai além do terror e aborda as relações humanas, como relações familiares, amor pelos filhos, relacionamento abusivo, agressão, alcoolismo, traição.
Achei uma história de terror diferente com um cachorro como personagem assassino. Acho que nunca li nada parecido. Não julgo o Cujo porque ele não teve culpa dos seus atos, pois ele se tornou violento apenas devido ao fato de não ter sido vacinado.
Gostei do livro, achei agoniante e tenso.

Alê 15/10/2023

Foi um bom livro apesar do começo meio arrastado. Achei o Tad insuportável, mas consegui terminar.

Beatriz 13/10/2023

King dificilmente erra! Mais um livro do meu autor favorito da vida que eu não tenho como colocar defeitos! Me deixou angustiada (exatamente como ele queria que os leitores se sentissem), a escrita sem capítulos me fez sentir que estava levando uma bordoada e sem ter tempo de parar para respirar. Tenso, angustiante, triste, pesado, muito bem escrito. Como boa amante de animais senti pena de Cujo em alguns momentos e me sentia muito mal por ter raiva e vontade de que ele morresse logo na maior parte da história. É bem tenso.

Jean 13/10/2023

Cujooooo
Esse é um livro que sempre tive curiosidade de ler. Quando vi a sinopse fiquei pensando "como SK vai criar uma história somente baseada num cachorro cercando um carro?" E ele consegue. Mais uma boa história de SK que pra mim é um dos maiores contadores de histórias de todos.
Acho que ele podia ter mesclado mais a mística de Cujo com a do assassino Frank Dodd (isso fica mais por conta de quem encara Cujo nos olhos como Bannerman e Donna), eu esperava um pouco disso até nas reflexões do próprio Cujo (aliás essas são mto bem escritas). Talvez, teria ficado melhor (pra mim) se SK tivesse criado um final mais dramático, deixando a entender que o monstro ainda vive (assim como fez em Christine).
Mesmo assim, a história da maneira como SK escreveu ficou mto boa. Me surpreendeu saber que ele estava passando por dificuldades enquanto escrevia Cujo. Recomendo o livro. Mas é um péssimo livro pra ler antes de dormir... Vc vai querer continuar lendo e o sono não vai chegar.

Zé Guilherme 09/10/2023

Horror e rosnado.
Porrada seca. Essa é a definição para um dos livros mais venerados do King. Muita gente aponta Cujo como o pontapé inicial para a época mais sombria e macabra do autor. Não discordo. É impossível não se desesperar com Donna e Tad. Ao mesmo tempo que o autor imprime um medo genuíno na animalesca forma assumida pelo outrora dócil são bernardo.

Perturbador, visceral e pessimista. Para os fortes.