Deuses Americanos

Neil Gaiman

Resenhas - Deuses Americanos

Isa 11/08/2023

Esse livro é tudo
Mistura aventura, ação, emoção e principalmente mistério. É incrível pra quem gosta de mitologia e também pra quem gosta de mergulhar na história e nuances do que é ser humano.

Icaro 23/07/2023

Cansei um pouco
Levei 3 anos para ler esse livro. Acabei vendo a série antes e achei interessante, mas não tão bem adaptada.

A ideia de deuses velhos expatriados para os EUA com os novos deuses da modernidade me pareceu super interessante no começo, mas como comentou a Débora Fernandes ? O argumento é muito bom, a execução é meio duvidosa?.

Fiquei com a mesma sensação, em que pese o livro ter recebido diversos prêmios. Enfim?

Publicado pela Intrínseca, ainda prefiro a saga Sandman.

ofkarnstein 14/07/2023

A origem dos ?g??u??a??r??d??i??õ??e??s? deuses!
"A melhor maneira de descrever uma história é contando a história. Entende? Alguém que descreve uma história, seja para si ou para o mundo, conta a história. É um ato de equilíbrio, e é um sonho. Quanto mais preciso o mapa, mais ele se parece com o terreno. O mapa mais preciso possível seria o próprio terreno e, portanto, perfeitamente preciso e perfeitamente inútil. A história é o mapa que é o terreno. Você precisa se lembrar disso."

Não existe melhor maneira para descrever esse livro do que essa citação dele mesmo. Ele é um livro pra contar histórias para que elas sejam lembradas. Um dos pontos principais dele é isso. Lembrar de histórias. De origens.

Outro ponto que ele trabalha bem é a crítica sobre as pessoas. Como tudo passa rápido e como o ser humano passou a dar importância para coisas banais. Fazendo algo simples se tornar importante e em seguida, obsoleto outra vez. O que as pessoas endeusam hoje em dia, vai ser o mesmo de um dia depois? Um ano? Dez?

Neil Gaiman é um escritor excelente e mesmo se ele criasse toda uma mitologia falsa, acredito que ele conta suas histórias tão bem que esses deuses tomariam espaço pelo mundo...

E não é o que ele fez?

Liparini 14/07/2023

Gostei desse livro, mas não foi o melhor do Gaiman que li (pra mim pelo menos). Tava bem interessante no começo, me perdeu um pouco no meio mas voltou a ficar legal no fim. Só pareceu meio corrido em algumas soluções e deixou alguma coisa ou outra sem resolução. De qualquer forma, é uma boa história.

Augusto 13/07/2023

História muito boa. Gostei muito da quantidade de mitologias que acabou inserindo (mesmo que não tenha se aprofundado).

Grijota 11/07/2023

Esperado ±
Não me surpreendi muito com o plot.
Quanto ao final, bem, eu não achava que iria acabar dessa maneira, mas foi bem light, ok.

Ley 10/07/2023

Uma versão ilustrada
Conheci e li Deuses Americanos em sua versão original há alguns anos, portanto já conhecia a história quando me propus a também ler sua versão em graphic novel. Essa edição é dividida em alguns volumes, mas cada um deles parece abranger boa parte da história. Em Sombras vol. 1, a história conta toda a primeira parte, a maior do livro, com o título sendo o mesmo da hq. É legal poder ler em uma versão ilustrada e acompanhar se sua imaginação fez juz ao que o autor junto com os ilustradores construíram. Também coloca mais ideias na mente, já que o leitor é alimentado com algumas informações a mais.

Na história, Shadow está prestes a sair da cadeia quando sua mulher morre de maneira trágica, então ele acaba saindo alguns dias mais cedo. No caminho para o funeral, ele encontra um homem que parece saber tudo lhe oferecendo um emprego como seu guarda-costas. O homem se chama Wednesday (uma variação do inglês para o nome de Odin e também inspirou o dia da semana de quarta-feira). Shadow (nome incomum) o rejeita várias vezes, mas o cara parece sempre estar a um passo à frente até Shadow concordar.

Em poucos dias, Shadow encontra pessoas que parecem sair de histórias, mas suas aparências são, em sua maioria, decadentes. Ele não entende o objetivo de Wednesday, e o mesmo não faz questão de esconder o que faz, fica a cargo da imaginação de Shadow escolher acreditar ou não no absurdo de cada parada que fazem. O leitor pode estar ciente que a cada página pode surgir um personagem novo que faz conotação a um deus antigo.

O melhor, é encontrar sempre uma nova figura, em um de seus vários nomes, e saber identificá-las. De forma visual, a hq acrescenta detalhes nessa história, enquanto encurta outros. A primeira parte dessa história instiga bastante. É muito fácil querer decifrar cada personagem novo. A mitologia está ali, e não só apenas uma, como várias, todas juntas, guerreando com a tecnologia por um espaço de adoração que era reservado a deuses atemporais.

A mensagem que a leitura proporciona é a mesma do livro Deuses Americanos, como disse, são poucos os detalhes diferentes, e isso se dá para adequar a melhor forma de construir a mesma narrativa em outro formato. E ficou muito bom, na minha opinião. A história não tem um fim definitivo aqui, apenas intriga e enche de perguntas. Como uma fã do autor, adorei conferir, os próximos volumes estão sendo lançados aos poucos, mas já tenho uma ideia do que esperar.

site: https://www.imersaoliteraria.com.br/2023/01/resenha-hq-deuses-americanos-sombras.html

Nathália 05/07/2023

A narrativa demorou a me cativar, mas assim que compreendi melhor o estilo de escrita do Nail Gaiman não consegui continuar mais parar de ler. Vi alguns comentários falando sobre o final ser previsível, não concordo. Acho que uma das melhores coisas foi não conseguir prever NADA. É um livro pra ser lido aos poucos também.

Carol 04/07/2023

Deuses Americanos
Eu sempre volto para Gaiman quanto eu tenho alguma ressaca literária e foi o que aconteceu quando eu comecei a ler essa HQ, tudo aqui é super fiel ao livro original, a história continua incrível e maravilhosa, Sr. Wednesday continua super poderoso e um pouco debochado e o maior adendo que essa a HQ poderia nós dar é a criação autentica de um mundo criado por Gaiman. As cores e as artes dessa HQ são impecáveis, é um estilo que eu acho que colabora muito com o livro. Leiam deuses americanos de qualquer forma, mas leiam ♡

Vitor.Hofstetter 28/06/2023

Não tem graça
O protagonista é uma pedra sem emoções ou sentimentos. Não me entenda mal. Para um livro ser bom você em não precisa em todos os caso se conectar o personagem principal. No filme Perfume por exemplo, o assassino em série também é uma pedra sem sentimentos, mas em compensação ele tem todo um contexto que o torna mega interessante. Nesse caso aqui, Shadow (nome super genérico) apenas vai andando para frente sem saber porque está fazendo aquilo e sem demonstrar qualquer motivação. Se ele não está motivado, eu não estou.

A trama simplesmente não me envolveu. Eu não me importei Shadow ou com seu destino. Fora isso o livro fica parando o tempo todo para contar outras histórias nada a ver que aconteceram com pessoas no passado daquele continente. Legal eu sei que alguém vai ter um discurso explicando o que é que aquilo representa e o porque daquelas partes que parecem soltas. Mas independente do significado daquela besteira, simplesmente quebra o ritmo.

Primeiro livro meu desse cara, começou mal. Abandonei.

Vitor.Hofstetter 28/06/2023

Não tem graça
O protagonista é uma pedra sem emoções ou sentimentos. Não me entenda mal, para um livro ser bom, o mesmo não precisa criar uma conexão entre você e o personagem principal. No filme Perfume por exemplo, o assassino em série também é uma pedra sem sentimentos, mas em compensação ele tem todo um contexto que o torna mega interessante. Nesse caso aqui, Shadow (nome super genérico) apenas vai andando para frente sem saber ou sequer se importar em porque ele está fazendo aquilo tudo. Ele não demonstro qualquer ligação e/ou interesse pela jornada. Ele é apático e desmotivado. E se ele não está motivado, eu também não estou.

A trama simplesmente não me envolveu. Eu não me importei com Shadow ou por seu destino. Fora isso, o livro tem essa péssima mania de ficar parando o tempo todo para contar histórias paralelas que aconteceram em tempos passados do continente. Que legal, eu tenho certeza que muita gente vai ter um discurso super coerente explicando como essas historietas paralelas tem significado e propósito. Bla bla bla, no final das contas, apenas serve para quebrar o ritmo da leitura.

Primeiro livro meu desse cara, começou mal. Abandonei.

bieussauro 27/06/2023

A imaginação de Neil Gaiman
O destaque dessa obra com toda certeza é a capacidade criativa do autor. Narrativa bem escrita com dezenas de personagens incríveis.

Lívia 25/06/2023

Tendi nada até o final
Muita confusão,não sei se foi porque peguei a versão mais completa pra ler, não sei. Mas achei complicado de entedwr as histórias que não tem divisão por capítulos, tudo junto misturado, igual a sala de fruta do meu café da manhã.

Por mais que a leitura seja difícil, o final foi bem surpreendente e muito bom, principalmente a parte das crianças desaparecidas, acredito que tenha sido minha favorita.