Deuses americanos

Neil Gaiman
Neil Gaiman

Resenhas - Deuses Americanos

Andreia Santana 17/11/2010

O inverno enlouquece os deuses
Dizem que nossas leituras nos mudam. Talvez a mudança não dure para sempre. Só o tempo de viajar em outro livro. O que me fascina na leitura, desde criança, é essa capacidade de viver várias vidas dentro de uma só.

Lendo Deuses Americanos, me senti um pouco Shadow, o ex-presidiário que percorre as estradas dos EUA buscando a si mesmo; Laura, a esposa de Shadow, transformada em morta-viva por obra de uma magia antiga; Odin o pai de todos, o deus que não faz concessões; Czernobog, cinzento no inverno e dourado na primavera. Difícil não perceber cada um deles dentro de mim. Mais difícil ainda largar o livro após o ponto final, mesmo que tenha outro na fila.

Leitores compulsivos e dotados de muita imaginação, por mais que acumulem camadas de leitura por cima de camadas de leitura, como o gelo sobre o lago de Lakeside, sempre guardam resíduos. Estou impregnada por frases, por diálogos inteiros, por reflexões sobre esse mundo mitológico recriado por Gaiman, em que deuses são homens como nós, se arrependem (alguns pelo menos) e morrem.

Deuses tão antigos quanto a Terra duelam com os novos (a cultura pop, as drogas psicodélicas, a mídia, as celebridades de 15 minutos de fama). Vencedores e perdedores? Ora um lado, ora o outro. A balança precisa se manter equilibrada.

No fim das contas, a conclusão é que não somos o brinquedo dos deuses, eles não interferem no nosso destino. Nós os criamos, eles existem porque nós queremos. Somos nós os deuses. Não é á toa que os gregos atribuiram a cada criatura mágica do seu panteão uma fraqueza humana.
Nilson 17/11/2010minha estante
Violet, é um prazer encontrar uma resenha de verdade entre esse mar de comentários-que-se-acham-resenha que temos no Skoob.

Andreia Santana 17/11/2010minha estante
Oi Nilson, obrigada! :)

Jei_ 26/11/2010minha estante
Ótima resenha. Adorei. Tô lendo o livro agora e amando.
Parabéns.

Andreia Santana 26/02/2011minha estante

Junior 23/04/2011minha estante
Nilson, isso é a mais pura verdade: "esse mar de comentários-que-se-acham-resenha que temos no Skoob".

Violet parabéns pela resenha e mais ainda por isto aqui: "...não somos o brinquedo dos deuses, eles não interferem no nosso destino. Nós os criamos, eles existem porque nós queremos."
Perfeito.

Andreia Santana 24/04/2011minha estante
Obrigada, Júnior. Abs!

Xim 03/07/2011minha estante
Violet B
Sua resenha foi maravilhosa! sem mais.

Amanda Azevedo 10/03/2012minha estante
Excelente resenha! Comprei esse livro recentemente, não vejo a hora de ler. :)

Andreia Santana 11/03/2012minha estante
Acredito que você irá gostar muito, Amanda. Boa leitura!

Jhef 23/01/2013minha estante
Adorei a resenha!

Ricardo 25/03/2013minha estante
Ótimo, livro, ótima resenha.

Canejo 16/01/2015minha estante
Ótima resenha, me deixou com mais vontade ainda de ler esse livro.

Igor 26/01/2017minha estante
Por mais Andreias Santana no mundo!

João Vitor 05/10/2017minha estante
Nossa! Que coisa gostosa de ler!

Marina 19/02/2019minha estante
Caramba fiquei ARREPIADA ao terminar de ler tua resenha, muito obrigada!!.

Jack 15/03/2019minha estante
Boa resenha, comecei a ler este livro a 1 semana e estou gostando muito também.

anaclaraleitegomes 16/09/2020minha estante
Obrigada pela resenha deste livro, estou vendo a série e estou pensando em ler o livro

Andreia Santana 16/09/2020minha estante
O livro é muito bom, espero que goste!

Guilherme909 15/04/2023minha estante
Meus deuses
Achei mesmo que essa era a resenha oficial do escritor
Vou deixar de ser preguiçoso e ser mais esmerado em minhas resenhas
Lendo sua resenha lembrei do filme: Fúria de Titãs, onde os em certo dialogo entre os deuses
Eles diziam: só existimos porque a humanidade acredita em nós,
Essa mesma lógica per passa no filme "A Origem dos Guardiões" onde o Bicho Papão destrói a fé das crianças nos símbolos da festividades.

No fim todos perdem o poder
E viram ideias
Mas ideias desaparecem
Assim morre um "deus"

Andreia Santana 25/06/2023minha estante
Gosto bastante de Fúria de Titãs e de A origem dos guardiões ?

Como faço pra ter

Ler*?

Taynara135 18/08/2023minha estante
Não aparece nome ler pra clicar

Andreia Santana 18/08/2023minha estante
Para ler a resenha tem uma setinha azul abaixo do comecinho do texto, você clica que ele abre. Para ler o livro, talvez Amazon ou o Kindle tenha disponíveis.

distritodoslivros 27/03/2021

Confuso
Não sei bem como me sentir em relação a esse livro, não sei se não desisti dele por teimosia ou pq queria ver o que ia acontecer. Mas me irritou muito o fato das coisas sempre ficaram meio subentendidas e nunca explicadas. Já tinha um leve ?preconceito? com o Neil Gaiman pq li Mitologia Nórdica e não gostei, e achei que Deuses Americanos é meio superestimado
Marcos 27/03/2021minha estante
Concordo com quase tudooo. Acho um livro superestimado é muito arrastado, mas, gosto do da Mitologia Nórdica.

distritodoslivros 28/03/2021minha estante
Eu amo mitologia nórdica em si, mas eu tenho o box da Pandora e eh muuuuuito mais completo que o do neil

Marcos 28/03/2021minha estante
Que legal ???? vou procurar esse box depois

distritodoslivros 28/03/2021minha estante
Pandora não kkkkkk Pandorga. Eh um livro de mitos e sagas e um de contos e lendas

Marcos 28/03/2021minha estante
Fala sobre mitologia grega também? ?

distritodoslivros 28/03/2021minha estante
Pior que não, esse box eh só de mitologia nórdica, se vc quer um livro mais geral de mitologias tem o Livro de Ouro da Mitologia do Bullfinch (mas eu não gosto mto pq foca Demais em mitologia grega) e tem aquela coleção de livros da Globo que tem O Livro da Mitologia

Marcos 28/03/2021minha estante
Entendi, gosto muito das duas sabe, se fosse escolher um pra ler agora, vou ficar indeciso kkkkkk

levi.varjao 29/03/2021minha estante
Leia Sandman, é a verdadeira obra prima dele

melyna 29/03/2021minha estante
Eu amo o Neil Gaiman, e concordo com seu comentário, além de haver muitas informações, também ficou bem vaga (subentendida) a organização disso tudo. Se ainda quiser dá outra chance ao autor, recomendo Sandman.

Rayssa 29/02/2024

Mix de sentimentos
Tem livros grandes que tem uma prosa tão boa que aqueles personagens viram amigos. Aí você gosta de ouvir falar da vida deles um pouquinho todo dia.

Foi tipo isso pra mim.

Achei meio maluco e demorei pra me envolver, mas depois entrei na brincadeira.

Só o final que achei meio "só?", depois de um livro que passa muito do que considero um livro grande, sabe? Achei o final meio anticlímax ikkkkk

É um livro enorme.

Pra ser bem sincera a parte que mais gostei foi a nota do tradutor, as entrevistas e um pouco mais da vida do autor.

Não sei, porque é difícil dizer que não adorei kkkk
mariafriderichs 29/02/2024minha estante
Fiquei exatamente assim!! ??

Morgoth Bauglir 29/02/2024minha estante
Livro que vai e vai e vai e não chega em lugar algum. Todo mundo saindo na porrada simplesmente resolve voltar para casa?

Morgoth Bauglir 29/02/2024minha estante
Tenho na estante os livros coisas frágeis, mas não lembro qual traz um conto desse mesmo universo. Conto é bem bacana.

Rayssa 29/02/2024minha estante
Fiquei com a sensação mesmo que foi só pra gente conhecer o mundo e os personagens, mas a história ainda vai chegar. Tenho um quadrinho aqui, tô com a impressão que pode ser melhor...

Morgoth Bauglir 01/03/2024minha estante
Esse quadrinho não é apenas uma versão em hq do livro?

Rayssa 01/03/2024minha estante
Não faço ideia. Comprei e vi depois que era o 2, porque estava na promoção na Bienal por 10 reais. Kkkk.

Morgoth Bauglir 01/03/2024minha estante
Então eu tenho quase certeza que é apenas a versão em quadrinhos do livro, pois eu tenho.
Rsrs

Sillas 23/06/2012minha estante
Cara, admiro muito sua coragem pra falar mal de um livro do Gailman.

Concordo 100% com vc: o modo como o Gailman desenvolveu a fantástica premissa do livro - Deuses antigos x deuses modernos - me decepcionou bastante.

Cinai Machado 15/01/2013minha estante
É mesmo to lendo ainda, longe do final...
Mas essas pontas soltas q tu falastes é mesmo estranhei até voltei algumas vezes pensando ser eu.
Tb to lendo como passa tempo mesmo entre leituras e ta funcionando mais pra mim.
Abç ae
e boas leituras!

Renan 17/07/2014minha estante
"Nossa cara, vc claramente não era o publico desse livro.. chego a duvidar se você entendeu o proposito da história e a motivação dos personagens"

MAS GENTE? não é possível que o Lucas (autor da resenha) tenha entendido e ainda assim achado ruim?

Também tinha certas expectativas em relação ao livro, até por já ter lido outros livros do Gailman, mas para resumir posso dizer que também não gostei de Deuses Americanos.

Talvez não se possa ganhar todas.

pablo.meirelesd 29/04/2016minha estante
Olha, eu achei que ia estar sozinho. Não sabia se eu tinha o direito de falar mal de Gaiman, mas credo, que livro chato. 100 páginas lidas e zero apego a personagens e nenhuma ideia de qual a história que quer ser contada. Uma pena, mas acho que vou abandonar.

Marli.Ramires 05/03/2020minha estante
Texto que se arrasta mesmo. Estou lendo. Puro tédio.

Adriel Alves 17/10/2021minha estante
Concordo plenamente com sua resenha! Apesar de aparentemente o Gailman ter criado uma trama complexa e cheia de conspirações, no fim das contas nunca chegamos ao clímax. Fiquei realmente chateado em ver o quão rasa foi a obra, decepcionante...

Marcos 26/02/2021

Uma longa jornada.
Foi uma longa jornada em Shadow...

A história começa muito boa, na minha opinião se perde no meio do caminho e começa a enrolar um pouco... todavia, a enrolação não foi atoa, e ao final da história tudo fez sentido, com certas reviravoltas que eu não imaginava.

É uma leitura que vale muito a pena!
Jaque.Barreto 27/02/2021minha estante
O que achou?
Estou assistindo a série, mas estou com medo do livro ser mais doido que a série hahaha

Marcos 27/02/2021minha estante
Jaque o livro é bem doido, principalmente no final kkkkkk, tem hora que fica maçante a história, mas valeu muito a experiência. Quanto a série, a segunda temporada em diante tá bem diferente do livro viu.

Jaque.Barreto 27/02/2021minha estante
Ahh sim! Porque tô achando a série muita loucura para minha cabeça, mas quero ler o livro kkkkk
Então já vou me preparar para algumas viagens durante a leitura ???

Marcos 27/02/2021minha estante
Se prepara sim kkkkkkkk para ser sincero, estou confuso com o final do livro até agora Kkkkkkkk mas não vou falar senão vira spoiler kkkkkkk

Maisa.Santana 01/03/2021minha estante
Ai ai, espero não me arrepender de ter comprado esse livro kkkkk

Marcos 01/03/2021minha estante
Não vai se arrepender kkkkkkk só um pouco de paciência em algumas partes kkkkkkkk

Pedro 09/01/2021

Magnífico
Um dos melhores livros que tive contato do gênero. A obra prende do início ao fim, com uma escrita envolvente e a história bem amarrada. Além de possuir plot twist (viradas no enredo) que fazem sentido e não são "do nada". A obra é rica em detalhes.
Vale a pena a leitura.
Wow! Quero

Indico ?stardust? dele também

Pedro 09/01/2021minha estante
Talvez você deve gostar Natália, depois de ler, conta o que achou.

Pedro 09/01/2021minha estante
Obrigado pela indicação Natália, acabou de entrar na minha lista kkk

Natália 09/01/2021minha estante
Queria q tivesse opção de curtir kkkk descobrindo o app juntos

Joe 19/09/2019

Muito barulho
Creio que esperei demais de uma história que não se mostrou mais que isso. Sim, há uma forte crítica ao moderno estilo de vida e seu desprendimento social e espiritual. Há uma trama Q deveria empolgar. Mas não decola. Vale a leitura, mas não crie expectativas.
Gorette 23/09/2019minha estante
Eu tbm não gostei muito.. o livro vira série aí vc empolga por que os livros sempre são melhores. Ficou faltando alguma coisas, mas não tiro o mérito de quem escreve e cheguei até o final do livro. Provavelmente não lerei mais suas produções. Tem muito livro pra ler antes de morrer. Kkkk

Joe 09/10/2019minha estante
Verdade, Gorete. Mas ele tem outros títulos melhores. Vale a pena conhecer...

Gorette 10/10/2019minha estante
Então não vou descarta-lo. Rsrsr.

Gorette 09/07/2021minha estante
Ainda não li nada , mas tô lembrando.

Joe 13/09/2021minha estante
Para ficarmos no mesmo autor, busque Stardust. Há uma adaptação para os cinemas, mas o livro é superior.

Elcimar.Matos 27/01/2022

Poderia ser muito melhor...
O livro traz uma premissa muito boa, mas o acontecimento principal (o que passa todo o livro dizendo que ia acontecer) não foi lá essas coisas. Não quero dizer que o livro é ruim, mas considero um tanto decepcionante que o autor não consiga criar um ritmo mais fluído na trama, já que essa tentativa de construir o universo toma a primeira metade do livro inteiro, deixando a trama lenta. Adicionando isso ao fato do personagem principal ser apático, é possível que surja a vontade de deixar o livro de lado por algum tempo, como eu pensei em deixá-lo algumas vezes.
Déia Madden 27/01/2022minha estante
Vdd. O personagem é apático

Elcimar.Matos 27/01/2022minha estante
do meio pro fim fica bem melhor, fiquei um pouco decepcionado, pois coloquei muita expectativa, esse livro tinha tudo p ser perfeito

Déia Madden 27/01/2022minha estante
Eu acabei gostando dele

Elcimar.Matos 27/01/2022minha estante
eu curti, só achei q poderia ser melhor

Guxta 27/01/2022minha estante
É isso...

Renata (@renatac.arruda) 25/09/2015

O livro tem um começo meio empacado e algumas situações irregulares em alguns capítulos, mas isso não diminui a qualidade. Deixando de lado a questão dos deuses esquecidos, vivendo de forma decadente em meio às pessoas e o pano de fundo sobre religião/tradição X tecnologia e modernidade, o interessante mesmo é o suspense e o clima de road book que acompanha o protagonista, Shadow. Outro ponto positivo é que ao final de vários capítulos ele conta algumas lendas e anedotas de maneira bem envolvente - o que dá um tempero a mais ao livro. Enfim, saldo positivo.

Siga @prosaespontanea no Instagram:

E leia um trecho do livro no blog:

site: http://prosaespontanea.blogspot.com.br/2015/09/neil-gaiman-nenhum-homem-proclamou.html
Asenhoritadoslivros 25/09/2015minha estante
Gostei, vai para minha lista.

Mayara ( @literaterapia ) 25/09/2015minha estante
Tenho curiosidade em ler, principalmente por ser mto contraditória a opinião dos fãs do Gaiman sobre ele!

Renata (@renatac.arruda) 25/09/2015minha estante
É bem legal, mas eu não começaria a ler Gaiman por ele. Aliás, o que me motivou a ler é que eu recebi o "Filhos de Anansi", que é um spin-off, e daí eu quis ler a origem. Talvez não seja imperdível, dá pra esperar pra ler depois.
E vai sair uma série de TV também, então de repente vale a pena dar uma espiada e decidir. :)

Thaís Vitale (@LiteraturaNews) 25/09/2015minha estante
Li esse livro para discutir no clube de leitura do qual faço parte. Achei bem chato e cansativo, principalmente por conta das inúmeras situações repetidas ao longo do enredo rsrs. Acho interessante poder fazer essa troca, pois cada leitor tem uma visão. Apesar de não ter gostado, vou dar uma chance a "Oceano no fim do caminho". Como quadrinhista, eu gostei do autor. Estou lendo Sandman.

amandafffdo 22/04/2022

A vida é um cabernet
Esse livro me proporcionou uma leitura agradável, alegria por finalmente conhecer Neil Gaiman, estranheza na primeira parte, sentimento misto de curiosidade e mistério em todas as partes e um pouco de conhecimento sobre deuses, mitos, lendas e religiões de diversas crenças e culturas.

A premissa foi o que definitivamente me atraiu apesar da narrativa não se desenvolver como pensei que poderia. Talvez pela quantidade de abstratações ou pelo protagonismo apático, nada me incomodou ou empolgou demais... até chegar nas últimas páginas. O final é uma quebra de expectativa surpreendente e percebemos uma história sutil, perfeitamente sutil.

Fico com a lembrança da seguinte interpretação: os deuses são mais sobre o que nós mesmos acreditamos. Nós os inventamos, nomeamos e mantemos vivos. Nossos deuses por vezes têm os mesmos nomes em vários lugares diferentes, mas é a soma dos nossos credos que os constroem de formas distintas e até opostas.
Isso me faz querer relê-lo em algum momento da vida.

E, por fim, com certeza vale a pena comprar o livro físico; a edição é lindíssima e várias vezes fiquei com dó até de pegá-la.
Marina 22/04/2022minha estante
Aaa, quero ler

AleixoItalo 26/04/2022minha estante
Excelente resenha. Tive a mesma sensação quando li ele!

amandafffdo 26/04/2022minha estante
Livraço né?! =)

AleixoItalo 26/04/2022minha estante
Gostei bastante :)

hiohana trissia 02/02/2021

"? As cidades até podem partilhar certos significantes culturais, como dinheiro, o governo federal, entretenimento... É a mesma terra, claro. Mas os únicos elementos que dão a ilusão de que se trata de um mesmo país são a moeda, o Tonight Show e o McDonald?s."
Katia Rodrigues 02/02/2021minha estante
Esse livro é muito bom. Gaiman teve uma ideia genial ao retratar a guerra entre os deuses antigos e novos. Tô precisando reler, pois já esqueci o final ?

hiohana trissia 09/02/2021minha estante
É bastante original, né? Mostra um belo trabalho de pesquisa.
Se você não viu, te recomendo a série, ela é ótima tbm! ?

Katia Rodrigues 09/02/2021minha estante
Tô acompanhando a série sim. ADORO ?

hiohana trissia 09/02/2021minha estante
Muito bom!! ?

Antonio Luiz 18/09/2011

O livro tem histórias dentro da história que são fascinantes em si mesmas, personagens secundários curiosos, ainda que pouco aprofundados e muitos retratos precisos e irônicos dos Estados Unidos e de sua cultura de massas. Como romance de um autor profissional deixa, porém, a desejar. A trama principal é uma história de conspiração mecânica e esquemática, apenas uma maneira de arrastar arbitrariamente o protagonista de um lado para o outro.

E o personagem principal, por sua vez, é genérico e desinteressante, sem vida (e o fato de o autor, já perto do final do livro, reconhecer isso explicitamente não o torna mais atraente). Porta-se quase até o final como mero fantoche do autor e de seus personagens secundários e, mesmo depois, sua autodescoberta e aparente transformação não convencem. Na maior parte do tempo, faz pensar num personagem de Kafka perdido num romance policial hardboiled.

Na minha opinião, o formato de romance foi imposto de maneira forçada à ideia central do livro. Esta teria se expressado melhor como uma antologia de contos em torno da mesma concepção, sem a obrigação de costurá-los numa trama artificial.
Ana Carolina 01/09/2012minha estante
O mais curioso é que ainda é, para mim, o melhor romance do Gaiman, mesmo com as falhas evidentes (não que tenha lido muitos, ou mesmo me interessado em ler muitos mais depois de me decepcionar algumas vezes).

Amadeu.Paes 27/05/2013minha estante
No geral, concordo com resenhista e acrescento mais: Deu-me a impressão de estar lendo uma história em quadrinhos. O final da trama foi muito simplória, pelo que o autor armou da trama eu esperava mais.

Vale ressaltar sobre o estilo da escrita: curta e simples. Para livros de ação acho a melhor opção.

Fabio 07/04/2014minha estante
Eu gostei bastante do livro, mas tinha alguma coisa que me incomodava e eu não estava sabendo identificar, mas você descreveu ela muito bem para mim:

" A trama principal é uma história de conspiração mecânica e esquemática(...).
(...)Porta-se quase até o final como mero fantoche do autor e de seus personagens secundários "

Gerson 28/05/2019minha estante
Comentário muito pertinente. Também achei a ideia central até boa, mas o livro se desvia e confunde do que parece ser o tema.

Gley 28/03/2013

Supervalorizado ao extremo.
Sempre ouvi falar muito de como Neil Gaiman saiu com vitória de roteirista de quadrinhos para romancista, mas nunca tinha lido nenhum livro dele. Já havia visto alguns filmes (o ótimo "Coraline" e o mediano "Stardust") e acompanhei Sandman por várias edições, cujo universo considerava muito curioso e instigante (talvez não tanto quanto se diz por aí, mas ainda assim bom).

Esse ano finalmente resolvi abrir um espaço na minha agenda para ler o que muitos defendem ser sua obra-prima, "Deuses Americanos", e fui negativamente surpreendido por uma história pouco amarrada, mal escrita, com personagens rasos e, pra completar, previsível. A minha impressão foi que Gaiman se empolgou tanto com o conceito dos "deuses modernos" que esqueceu de desenvolver uma história à altura da idéia.

Shadow, o ex-presidiário protagonista, tem uma personalidade tão genérica que torna-se difícil para o leitor torcer por ele ou sequer odiá-lo. É o tempo inteiro levado pelos acontecimentos e movido por motivações que não se justificam, se envolvendo com personagens que não fazem sentido e cuja presença não parece ser necessária senão como um "plot device" para fazer o enredo seguir para o o autor precisa que siga.

Enfim, o baque foi tão grande pra mim que vou dar um tempo antes de tentar ler algum outro romance de Neil Gaiman. E vou também parar de ouvir as recomendações de certos amigos sobre livros.
Alex BS 23/06/2013minha estante
Estou começando a ler agora, mas de outras obras de Neil Gaiman eu recomendo fortemente o livro de Stardust. É sensacional. E caso não tenha lido, dê uma chance para Sandman, essa sim é a obra-prima dele.

pablo.meirelesd 29/04/2016minha estante
Belas maldições é legal.

Marli.Ramires 05/03/2020minha estante
Não é mesmo? Decepcionante.
Acho que vários autores são superestimados mesmo. Lendo esse eu fiquei imaginando o que ele fuma antes de escrever. Estou lendo ainda mas está concorrendo à lista dos abandonados.

Jessé 08/04/2017

Péssimo
Esse livro é ridículo. A única coisa que me faz pensar pra esse livro fazer tanto sucesso, é o nome forte do criador de Sandman. Se fosse qualquer outro autor desconhecido, duvido muito que um livro ruim como esse faria sucesso.
O livro é longo. Quando chega no final, parece que ele piora mais ainda. Personagens que são descartados sem mais nem menos. História enrolada.
Mas o pior de tudo é o protagonista que é super sem graça. Um dos personagens mais irritantes que conheci. O final quis ser grande e não foi. O personagem Shadow, segundo o autor, era pra ter tido um papel importante na história, mas o propósito de Shadow no livro é ridículo. O final pra piorar tudo, ficou parecendo um final de um episódio de CSI. Não recomendo esse livro pra ninguém. Não deixe se enganar por tantas notas positivas aqui. A não ser que vc goste de se martirizar. Se esse for o caso vá em frente. Para mim a obra prima desse autor continua sendo Sandman. E antes que venham dizer que não gostei desse livro porque não entendi. Quero avisar que entendi tudinho, E vc não precisa, ser o cara do paranauê, Pra entender uma história tão rasa como essa.

PS: pra não dizer que não gostei de nada nesse livro. As histórias paralelas , que são uma espécie de mini contos, são muito boas, e definitivamente muito melhor que a história principal.
franklemos 17/05/2017minha estante
undefined

Phelip 27/04/2020minha estante
É impossível um livro pior!

Jessé 27/04/2020minha estante
Sim amigo! É uma das piores coisas que já li na vida. Nem parece ser o mesmo autor que escreveu o Espetacular Sandman.