Mega Drive

Mega Drive Humberto Martinez

Resenhas - Mega Drive

gabriel 23/10/2022

Pequenos resumos dos jogos do sistema

Este livro é, na verdade, uma grande "revista de luxo" sobre o videogame Mega Drive, lançado aí no Brasil em 1990 e lá vai pedrada, e que fez a diversão de toda uma geração (ou melhor, de uma parte dela, pois a outra tinha Super Nintendo). É um belo manualzinho formado em 80% por pequenos resumos de uma quantidade imensa de jogos do console.

Os resumos não entram muito em detalhes e são bem simplórios, apenas um parágrafo para cada jogo, descrevendo sumariamente do que ele se trata e adicionando algumas informações. São, no geral, bem escritos e objetivos, mas parece que faltou algo. Jogos melhores ganham um pouco mais de destaque, e só.

O livro é todo ilustrado, cada jogo tem uma pequena foto da sua tela, o que torna a leitura mais agradável.

Mas aqui há a clara opção de "quantidade por qualidade", então ele funciona quase como um catálogo de games, nada que pela internet não se consiga em maior quantidade. É um material mais para amantes dos jogos ou para quem teve o console e queira relembrar.

A parte inicial, ainda que curta (se comparada com o resto do conteúdo), dá alguns bons detalhes sobre a parte de acessórios do Mega Drive, sobre personagens envolvidos na produção do mesmo (como alguns executivos da TecToy, distribuidora do game no Brasil), além de outras informações sobre a história dele.

Destaca-se, por exemplo, um pitoresco "Tele Bradesco" no Mega Drive, um cartucho que possibilitava o pai da criança (proprietária do videogame) a acessar a sua conta bancária remotamente, uma grande inovação para um tempo em que a internet não tinha se firmado ainda no Brasil. Havia também outros acessórios que possibilitavam, de maneira primária, acessar a internet, o que era uma grande inovação no seu tempo.

Senti, no entanto, que ele se tornou um livro burocrático, todos os jogos contém o mesmo tipo de resumo e não há aprofundamento.

É uma opção mais em conta do que aquela "de luxo" da Warpzone, que eu acho que inclusive está esgotada, um livro grandão em capa dura, que segue o mesmo modelo. Aqui, temos sua versão pobre, mas também tem o seu valor.

Este seria o volume 4 de outros dossiês sobre outros jogos, acho uma estratégia duvidosa, pois se por um lado ficamos com a vontade de completar o dossiê, por outro lado nem compramos qualquer um deles, já que iniciamos a coleção já incompleta.

Trata-se, então, de um material mediano na parte dos jogos, mas com a primeira parte muito boa, com informações bem pesquisadas sobre o console. Mas a leitura poderia ser mais saborosa se alternasse, entre o catálogo de jogos, um material mais informativo que aprofundasse mais as informações, talvez com algumas matérias a respeito.

(PS: fiquei sabendo que o dossiê completo tem nada menos que 32 livros! É livro pra cacete).

Luiz Miguel 21/02/2018

Boa Fonte de Informação sobre o Mega Drive
Um bom manual sobre o grande 16 Bit da SEGA. Muita coisa sobre a história do console no Japão, EUA e Brasil e uma boa lista de jogos, incluindo o Sega CD e o 32X, totalizando 612.
Entretanto, não achei tão bom quanto o Dossiê do Master System. A descrição dos jogos no volume do console de 8 bits foi mais "legal". Possui alguns erros de português e, como no volume anterior, senti falta de uma lista com os jogos mais vendidos no mundo e no Brasil Entretanto, um bom item para quem gosta de video-games antigos, especialmente agora que a Tectoy relançou o console. Aliás, fui atrás deste livro por ter ganhado um Mega Drive da Tectoy num sorteio do Facebook, assim pude relembrar a infância com o novo/velho aparelho.