Surpreendido pela Alegria

Surpreendido pela Alegria C. S. Lewis

Resenhas - Surpreendido pela alegria

Leituras e Reflexões 26/01/2021

Primeiro livro de LEWIS que leio em 2021!
O que dizer? Simplesmente estou com um misto de sentimentos.
? Primeiro sentimento ? tristeza: Por que não li antes? (Quase 3 anos na minha estante, só me esperando).
? Segundo sentimento ? saudades: Voltar a Lewis sempre deixa um vazio ao final! Consciência mais aguçada da ausência do próprio autor-irmão quando se termina a leitura da última página. (Talvez por isso eu evite lê-lo, ao mesmo tempo que desejo lê-lo ainda mais).
? Terceiro sentimento ? intimidade: ?Ouvi-lo? contar sua própria história de encontro com (ou captura por?) a Trindade é como se ele estivesse tomando um chá aqui em casa, falando de nosso maior Amor, um amor em comum. E acabo dizendo: ?você também? Pensei que eu era a única...?. Ahhhh... e sobre a Trindade? Primeiro a Alegria (atuação do Espírito com Suas ?punhaladas?), a rendição ao Teísmo e, por fim, a entrega ao Cristianismo.

Ahhh, vou parar por aqui. Esses sentimentos me comovem!
Amo demais esse autor-irmão.
LEIAM! O MAIS RÁPIDO POSSÍVEL! ? Somente sugiro ler primeiro a biografia que McGrath escreveu. Ajuda muito no entendimento!
Milly 26/01/2021minha estante
Quero tanto ler

Leituras e Reflexões 26/01/2021minha estante
Milly, você já leu alguma biografia dele?

Milly 26/01/2021minha estante
Ainda não

Leituras e Reflexões 26/01/2021minha estante
Creio que isso me ajudou muito muito muito a entender um pouco mais esta autobiografia dele ??

Só sei que amo!

André 26/01/2021minha estante
Top! Vale muito à pena mesmo!

Leituras e Reflexões 27/01/2021minha estante
Muito, irmão André ?? Só que continuo com o choro engasgado. E ao mesmo tempo sorrindo à toa. Vai entender kkk

André 27/01/2021minha estante
Kkk

André 27/01/2021minha estante
Merece ser relido.

Leituras e Reflexões 27/01/2021minha estante
Merece mesmo. Você disse tudo!

Elisabete99 07/05/2021minha estante
Hahahaha eu tenho o costume da falar "Jesus, quando eu estiver aí no céu, precisamos tomar chá, Você, o Lewis e eu.
Quando a gente lê algo dele, tem essa sensação de estar conversando com um grande e sábio amigo.

almeidalewis 06/06/2020

Uma autobiografia ímpar
Mesmo já tendo lido umas 4 biografias e a própria autobiografia de lewis ( o meu primeiro contato foi em 2001) reler ela depois de quase 19 anos após ter lido uma versão de 1998 foi uma ótima companhia nesses dias... Como disse o próprio lewis ( em um experimento em crítica literária) : aqueles que leem grandes obras as lerão mais de uma vez em suas vidas ( e sua autobiografia se encaixa nisso no meu caso é claro)

Wesley - @quemleganhamais 23/02/2022

A Alegria
C. S. Lewis é um dos autores cristãos mais lembrados e citados e suas obras influenciaram o mundo cristão moderno.

Essa é a sua autobiografia que relata a sua história de vida até ele encontrar a Alegria.

Em toda sua vida ele fala que busca essa Alegria, porém não sabia como definir. Só na sua maturidade de vida é que tudo fica claro para ele.

Esse livro me fez entender um pouco mais sobre o autor o que para mim é muito válido na hora de ler suas obras. Cada livro escrito o autor deixa suas impressões e conhecer sua vida me ajuda a interpretar essas impressões.

Um relato profundo e não muito fácil caso espere uma leitura fluída. Lewis filósofa a partir da sua vida e discute com o leitor alguns momentos vividos.

Gostei de ter lido e admiro bastante Lewis.

Muni 21/10/2016

Um amor que nunca terá fim
Constantemente nos deparamos com situações na vida que vêm para limar nossa fé e nos afastar das verdades e dos princípios nos quais cremos, mas é irrefutável o fato de que há em Deus e no criatianismo uma lógica capaz de nos guiar a um caminho de verdade e prazer. Surpreendido pela alegria é uma autobiografia carregada de pesos e de sutilezas que demonstram como Deus está a todo tempo aguardando nosso olhar em busca dele. Seus braços estão sempre abertos!
Nanci 21/10/2016minha estante
Gostei da sua resenha, Muni - agradeço por compartilhar suas impressões.

Síntique 21/04/2021

Livro favorito da vida
Apaixonada por esse livro. Já era apaixonada pelo autor, pela sua forma de escrever, seus insights e sua capacidade de incitar a reflexão. Mas essa autobiografia simplesmente me transporta para a vida e construção da identidade desse gênio. Não se trata de uma mera descrição cronológica de acontecimentos... já li e reli, não me canso. Recomendo. E insisto.

Amanda3913 21/04/2020

"A dureza de Deus é mais suave que a suavidade dos homens e sua coerção é nossa libertação."
Surpreendido pela alegria não é, em nenhum ponto, uma biografia convencional - e Lewis deixa isso bem claro já no prefácio do livro. Mais do que focar nos eventos principais de sua vida, Lewis seleciona os eventos que considera que o formaram intelectualmente e impactaram sua fé - primeiro o levando para longe do cristianismo, depois, o encurralando de forma inescapável.
É, sem dúvida, interessante ver como o gigante cristão foi formado e tudo que o influenciou. O livro contem inúmeras referências, tanto literárias, filosóficas, como geográficas. Para quem não tem familiaridade com elas, às vezes a leitura exige um pouco mais [apesar das notas de rodapé ajudarem]. O autor não maquia ou esconde a dureza e sujeira de seu coração - a sinceridade dele é, por vezes, constrangedora.
A jornada de Lewis em direção a Cristo é mais uma prova da graça e soberania divinas. Vale a leitura.

Lisse.Marie 09/05/2011

Esperava uma auto-biografia, mas encontrei um relato da conversão... ou ainda de como C.S.Lewis foi persuadido pela vida a crer. Mas fiquei muito curiosa em vários pontos, em especial quanto aos relacionamentos que o autor cita de passagem, seu pai, Tolkien, sua esposa, seu amigo Arthur. Gostaria de um aprofundamento maior da diferença que fizeram para ele. Ainda assim, intelectualmente interessante.
Agnon 14/05/2013minha estante
Lisse,nesse caso você pode ler também "O Dom da Amizade", que conta a história do relacionamento com Tolkien e outros amigos.

Binha 03/08/2014minha estante
Lisse, no livro "A anatomia de uma dor: um luto em observação", que é um relato do Lewis sobre seu luto em razão da morte da esposa, o enteado dele, Douglas H. Gresham, fez a introdução e cita alguns livros sobre Lewis. Dentre estes, ele sugere como uma das melhores biografias "Jack: C. S. Lewis and His Times, de George Sayer.

Roberth 09/03/2022

Mergulhando mais fundo com Eustáquio, Shasta, Brejeiro...
Gente, pra de fato ir além na leitura de Nárnia e ir mais fundo na compreensão de tantos personagens riquíssimos, recomendo fortemente a leitura deste livro!!!

De fato, é um privilégio (e um desafio) percorrer a história da vida de Lewis sob sua própria visão! Tanto de sua produção literária se torna mais clara após essa leitura! Tem tanto de sua própria história nesses personagens citados antes (e em tantos outros, de Digory a Trumpkin) que chega a emocionar...

Não é uma leitura "fácil", afinal são os pensamentos de LEWIS, com todo o background acadêmico, as leituras, as vivências, ali, de forma livre e até poética em vários momentos (como quando fala da Borealidade, que me encantou tanto, ou quando descreve momentos de sua infância com o irmão)... Mas você se sente tão fascinado na imersão que topa o desafio com alegria e acaba se surpreendendo também!

Pra quem é leitor voraz de Lewis, este livro é condição imprescindível para um entendimento mais aprimorado de sua produção!

Estou ainda fascinado com as novas relações fervendo em minha cabeça de sua história de vida, em seus diversos momentos, com aspectos centrais da identidade de tantos personagens das Crônicas... acho que isso vai longe ainda por aqui!

David 15/09/2013

Surpreendido pela alegria - C.S. Lewis
Um dos maiores pensadores cristãos do século XX, possibilita a seus leitores um relato detalhado de sua infância e juventude, até chegar a fase adulta, através de uma narrativa natural e inocente, comprovando que mesmo com a idade já avançada, não abriu mão de Nárnia pelos prazeres deste mundo.
O leitor de Surpreendido pela alegria, pode se decepcionar ao saber que a obra mostra apenas momentos simples da vida de nosso querido Jack. Acompanhamos a vida do autor, passando pela infância, idade escolar, juventude, serviço militar, formação acadêmica e exercício da profissão. Lewis nos revela seus gostos, vontades e segredos, em períodos tranquilos e turbulentos. Cada fase de sua vida é marcada por diversas obras literárias e autores e chegamos a conclusão de que Lewis era apaixonado pela fantasia e no bom sentido, um legítimo nerd.
Tirando a perda prematura de sua mãe e a participação na guerra, nada grandioso acontece na vida do autor. A perda total da fé, em algo que nunca foi verdadeiramente real em sua vida, tem o auge na adolescência, quando é inserido em um internato e apresentado aos desejos da puberdade, mas, sem sombra de dúvidas, a morte da mãe contribuiu muito para a inserção ao ateísmo.
Lewis conta todas as aventuras da infância e adolescência, complementando com as questões filosóficas que enfrentava internamente. Em diversos períodos Jack tem a impressão de que finalmente encontrou a alegria, mas rapidamente descobre a ausência de algo, e conclui que recebeu apenas relances dela. O grande problema é que ele sabe o que falta. Entretanto, "o mais relutante dos convertidos", como é intitulado, não abre mão de sua filosofia já resolvida.
Lewis praticamente agradece a todos os amigos que o ajudaram a encontrar e entender a ideologia que preencheria o lugar marcado pela dor e da consequência do pecado.
O momento de sua conversão, em um domingo de páscoa, me fez relembrar da minha. Com a inocência de uma criança, Lewis se prostra aos pés do Senhor e finalmente é surpreendido pela alegria que faltou em toda sua vida.
Assim como em As Crônicas de Nárnia, pude sentir a suavidade de Deus através dos pensamentos de C.S. Lewis. Suas palavras me fizeram ouvir o rugido do grande Leão, que toca a alma e nos faz acreditar que podemos sentir a presença de Deus, em momentos tempestuosos de nossas vidas.

"A dureza de Deus é mais suave que a suavidade dos homens, e Sua coerção é nossa libertação". C.S. Lewis (Surpreendido pela alegria, 1955, p. 233).

Danni 16/06/2015

Qual a sua fonte de alegria?
Antes de ler a sinopse do livro já tinha certeza que o queria, somente pelo seu título. Confesso que o conteúdo foi totalmente diferente do que imaginava, pois eu esperava que C.S. Lewis discorresse sobre o tema "alegria" de uma forma geral e mais familiar. Na verdade, o livro traz uma autobiografia focada na sua experiência com a Alegria (não o sentimento em si, mas algo bem particular e especial) desde a infância até momentos antes de sua conversão em Cambrigde. Parafraseando o que ele disse no primeiro capítulo : "Se você espera uma biografia comum não perca seu tempo" ; você não achará grandes revelações e fatos importantes sobre a vida de Lewis, a não ser que estejam relacionados com a Alegria. Me encantei demais com os primeiros capítulos onde ele descreve a sua infância e, me identifiquei bastante com alguns trechos relacionados à natureza e também com a sua relação com o seu irmão mais velho. É muito interessante perceber que os temas presentes em todos os seus livros fizeram parte de sua história e são relatos indiretos de suas experiências pessoais. Eu consegui entender, por exemplo, o trecho em Os Quatro Amores onde ele descreve a diferença entre o Phileo e o Eros, o porquê de sua obra estar recheada de mitologia nórdica, e percebi as sementes que geraram as Crônicas de Nárnia e a Trilogia Cósmica. Uma pimentinha: Em um dos capítulos sobre o colégio interno que ele e seu irmão frequentaram, tem um trecho bastante polêmico onde discordo totalmente da posição dele sobre o assunto. Me julguem!

De uma forma ou de outra, todos que lerem vão se achar um pouquinho nessa jornada. Acredito que todos nós buscamos nossa fonte de alegria em algum lugar, alguns até julgam encontrar, mas se nós soubessemos o que estamos procurando (e nós não sabemos, os sinais estão na nossa frente, e mesmo assim passamos direto) tomaríamos um caminho diferente. Para os fãs de Lewis essa é uma leitura obrigatória. Acho que o livro perdeu um pouco o ritmo no final, onde a leitura ficou mais difícil pra mim, já que o autor muda seu estilo de escrita de narração para filosófico (a meu ver, não sou especialista).
Dafne 28/12/2015minha estante
[reescrito após eu terminar a leitura do livro]

Oi, Danni! Ótima resenha! Resume bem o que senti no começo do livro também.

Quando cheguei na "parte polêmica" fiquei bastante confusa... Não entendi muito bem a naturalidade com que o autor descreveu aquela realidade no colégio interno. Cheguei a pensar que pudesse ser algum tipo de linguagem figurada. Depois, Lewis deixou bem claro, já prevendo a reação de leitores como eu, qual sua posição diante da situação e o porquê de escrever daquela maneira. De fato, a opinião dele é bastante polêmica. Acho que entendi o tipo de reflexão que ele quis causar ao se explicar daquela forma, mas também não me sinto confortável com essa visão dele. Fica parecendo que o pecado é em parte desculpável. Mas pecado é pecado e nos afasta de Deus.

Essa foi uma leitura e tanto... por causa da "parte polêmica" deixei o livro de lado por umas semanas, para digerir isso tudo. Mas foi muito bom conhecer melhor a vida e ideias de um dos autores que mais admiro. Continuo respeitando e admirando seus livros, mas agora entendendo melhor seu contexto de vida e terei ainda mais atenção e reflexão com suas ideias.

A parte final do livro foi um pouco cansativa, mas muito proveitosa. Foi precioso ver como Deus o fisgou, depois de atraí-lo por tantos anos.

Re Gandolfo 09/07/2015

Não é uma simples autobiografia de um homem comum, Lewis relata sua busca interior, pensamentos, sentimentos em busca do que ele chamou de "Alegria". Vai revelando seu próprio mundo interior e instigando nossa curiosidade de como finaliza sua busca. O texto está carregado de citações de autores (escritores ingleses). Me despertou para conhecer mais sua obra e biografia.

"Pela primeira vez examinei-me a mim mesmo com um propósito seriamente prático. E ali encontrei o que me assustou; um bestiário de luxúrias, um hospício de ambições, um canteiro de medos, um harém de ódios mimados. Meu nome era Legião."
C.S. Lewis
Re Gandolfo 13/12/2016minha estante
undefined

Re Gandolfo 13/12/2016minha estante
null

Felipe 04/08/2022

Lewis, da infância à conversão
Esta é a autobiografia de um dos autores mais aclamados do cristianismo moderno e, como tal, não estamos diante de uma autobiografia detalhada, mas pautada nas memórias do autor para sua formação intelectual e da desconstrução e construção de sua busca pelo transcendente, chamado sob muitos aspectos pelo autor de Alegria. Senti um certo aceleramento na narrativa e esvaziamento de detalhes justo nos capítulos que contam sobre a sua atração pelo divino até culminar no Deus Encarnado, o Jesus homem e Deus. De qualquer forma, é um livro muito envolvente e vale a pena a jornada!

Lucio 25/01/2019

A Biografia Intelectual de Lewis
Essa é uma biografia mais com cara de biografia intelectual. Mas Lewis não tinha mesmo pretensão de fazer uma biografia convencional. Seu tema, o da Alegria, era o dirigente de toda a obra. Os detalhes, na medida em que pode, estão vinculados com ela. Ela é basicamente o desfrute da contemplação do Desejado por meio de seus reflexos no mundo, nas imagens, nas coisas que, nas individualidades, apontam para a realidade de algo exterior e distinto de si e de tudo o mais.
Lewis conta de sua descoberta dela, de suas experiências que o levaram a senti-la, depois de sua equivocada busca, tomando-a como objeto contemplado ao invés de desfrutado. Fala disso dando um relato histórico do desenvolvimento de suas ideias. Do cristianismo mal elaborado, que o levou a ter ojeriza de uma versão estranha e equivocada da piedade, ele vai para o ocultismo até cair em pleno materialismo para, depois, ir para o idealismo hegeliano, depois um berkeleyanismo deísta, e finalmente teísmo e cristianismo.
Durante esse percurso, conta sobre seus temores, anseios e peculiaridades de personalidade que o tornavam mais ou menos disposto a adotar determinadas crenças, ou que o motivavam a elaborar, a teorizar, dando claras amostrar de como a afetação dirige a teorização.
Lewis conta de autores e amigos (cristãos ou não cristãos) que foram minando seu materialismo, idealismo e, finalmente, o mero teísmo. Destaca-se, talvez, as referências a Bergson, Chesterton, Tolkien, Barfield, MacDonald, Herbert estão entre os nomes certamente muito marcantes.
Como o livro tinha por responder à encomenda de como ele saiu do ateísmo, vale a pena observar quais eram as coisas que o levaram a ele. Basicamente, Lewis ficou chocado ao lidar com o pluralismo religioso e o argumento de que o cristianismo era tal como um mito moderno. Além disso, suas rudimentares e ascéticas visões sobre a oração acabaram oprimindo-o a ponto dele desejar muito que o cristianismo fosse falso. Parece-nos que, essencialmente, esses foram os dois motores.
Para sair do materialismo, Lewis conversou com um amigo que lhe fez críticas transcendentais em relação à lógica, moral e estética, e logo ele foi para o idealismo. Doravante, vê o conceito do Absoluto como de pouco ou nenhum proveito, além de enfrentar a noção de que deveria haver um desdobramento ético de uma perspectiva de mundo, e isso o levou a ver-se como mal, necessitado de um Deus presente. Por fim, como um pluralista, já depois de teísta, ele foi levado a enxergar no cristianismo como a religião que continha todas as verdades contidas nas outras que eram preparação para ele ou sua vulgarização, e, além disso, ainda possuía um reclame histórico que não havia em lugar algum.

Esta é uma leitura muito tranquila de um livro bem escrito, com toda a habilidade literária peculiar a Lewis. Isso pode enganar. Pode-se não perceber a filosofia profunda e complexa por detrás de tudo isso. Portanto, julgo que teria pouco proveito para quem não está familiarizado pouco mais que o mínimo nas questões filosóficas. Há muitas referências a filósofos, passando suas ideias de forma rápida, presumindo o conhecimento do leitor. Mas para qualquer cristão com compreensão desses temas e familiarizado com o tema da busca da felicidade, o livro é indispensável! Certamente, enriquecedora. Comete alguns equívocos - apontados no histórico de leitura -, em nossa opinião, mas que não comprometem a obra como um todo. Uma obra prima!

denianmartini 19/08/2022

Sincero demais, e por isso vale a pena
Achei a biografia um pouco cansativa, isso porque ele usa muitos termos e nomes de autores que são muito específicos pra quem é do meio filosófico, aí fica sempre aquela sensação igual quando a gente ouve uma piada interna. Além disso, como bom autor de fantasia, muitas vezes ele leva frases e frases para descrever ambientes e cenários da sua vida, o que é meio estranho para uma biografia, mas satisfaz que é fã do autor (particularmente, não gosto muito de descrições muito longas e detalhadas). E então, o ápice vem no último capítulo e o livro termina meio abrupto. Passamos a leitura toda esperando por algo e, quando chega, vai embora rápido demais. E, talvez você me pergunte: mesmo assim 5 estrelas. Sim, mesmo assim 5 estrelas, porque essa obra se trata de um homem desnudando sua alma diante das páginas, contando com toda a sinceridade como conheceu a Deus através da (ironicamente ou nem tanto) sinceridade.

Nane 26/07/2020

Surpreendido Pela Alegria
O autor Clive Staples Lewis, mais conhecido por C.S.Lewis, nasceu em Belfast, na Irlanda. Foi escritor, professor e crítico literário britânico. Ficou conhecido principalmente pela sua série de sete livros de ficção e fantasia "As crônicas de Nárnia". Nesta obra, "Surpreendido Pela Alegria", ele nos traz uma autobiográfica sobre a sua conversão ao Cristianismo. Lewis deixa bem claro já no prefácio do livro que não é uma biografia comum, afirmando que aqueles que não tolerarem o tipo de narrativa perceberão imediatamente já no primeiro capítulo aonde foram parar, fechando o livro com a menor perda de tempo possível. Nele, Lewis retrata a sua vida desde criança até a fase adulta, mostrando seus gostos literários e pensamentos. É citado a triste perda de sua mãe, a vida escolar, sua participação na primeira guerra mundial entre outras. É admirável ler a vida que levava, ele foi bem detalhista em retratar cada pessoa citada, nos faz viajar para o passado vivendo com ele cada lembrança. Durante a leitura pude perceber que o tipo de narrativa era bem cansativa, haviam muitas referências tanto de lugares como de autores, mas não me impediu de continuar a leitura, pois me fez conhecê-lo melhor. Vale a pena a leitura!
almeidalewis 28/07/2020minha estante
????? referências é o que ele mais usa em todas suas obras ! O tipo de conteúdo de Lewis é daqueles que para se ter uma melhor compreensão é mister ler mais de uma vez !

Nane 28/07/2020minha estante
Concordo com você! ?