O Primeiro Dia do Resto da Nossa Vida

O Primeiro Dia do Resto da Nossa Vida Kate Eberlen

Resenhas - O Primeiro Dia do Resto da Nossa Vida

Aline.Silva 10/06/2020

Revelador e lindo
Uma supresa. Um ebook grátis e grandes surpresas. Tantos temas importantes abordados como perdas, traições, autismo e câncer. Cada capítulo uma questão nova, eu amei. O fim é lindo, mas confesso que deixou um gosto de quero mais, podia ter abordado mais sobre o futuro. Mesmo assim recomendo demais. História para guardar no coração.

Priii Reis 03/12/2023

Lido 2022 - Add Resenha***

O livro é bom. O foco é drama,e se não tiver paciência é só isso que vai dá pra sentir. O romance é bem raso e os personagens não se apegam muito emocionalmente.
Mas é engraçado (ás vezes)
O tema traição foi muito recorrente,e foi tão pouco discutido e tão rapidamente superado,que eu fiquei chocada.(bizarro)

O final foi tão rápido e estranho,ele querendo se jogar na paixão e ela com medo de doença.(da mesma forma que viveu depois da morte da mãe)
______________________
O livro é narrado entre Teresa(Tess) e Angus(Gus)

O que eles tem em comum é a perda,e o que os conecta?

Foram 16 anos para descobrir que eles deveriam ficar juntos. Diversas chances de encontros,olhos que se viam e pensavam é deja-vu.
A verdade? Talvez eles estivessem no caminho um do outro,mas só podia acontecer no momento certo.

Gus perde o irmão em um acidente,e Tess perde a mãe para o Câncer.
O luto precisa ser vivido,nem todos os autores têm essa sensibilidade mas aqui temos.

Hope é a estrela do livro (possui espectro autista),a adaptação e evolução dela mesmo com Tess de reforço foi super positivo.
As mudanças de comportamento melhorando.
É nitido que a forma como Tess desde criança a ensina, fez uma enorme diferença.

Esse livro tá me chocou por capítulo...
foi traição,recomeço,choro,
sofrimento...uns cara f...
Umas amigas f...
E depois mais recomeços!
______________________
Tess tinha sonho de ir para a universidade, mas a vida lhe dá uma rasteira levando sua mãe, e a deixando como responsável pela irmã mais nova. Que nenhum dos irmãos mais velhos,quiseram ou pediram para ajudar.
Isso porque o pai dela é álcoolatra,e se torna violento às vezes. E pra melhorar sai de casa,e vai morar com a atual mulher.

O maior desafio no dia a dia era cuidar da irmã ela era diferente. Difícil de lidar,não aceitava comandos,gritava e batia quando se irritava,vivia em um mundo particular que não prestava atenção em nada. A paixão de Hope era a música e dança. Sua conexão com o mundo.
Quando sai o diagnóstico: Síndrome de Asperger - quadro menos severo'

Tess começa a namorar Dave, e se sente feliz e maravilhada de como ele trata Hope e como eles se dão bem. Mas não consegue pensar em casar com ele...
O que ela não imaginava é que enquanto viajava para visitar o irmão sua MELHOR AMIGA de ANOS simplesmente se jogou em cima de Dave que ficou tão feliz que disse que era sério e depois de 1 semana!!

A amizade se desfaz,ela sai do emprego na escola e vai trabalhar em um mercado.
Hope fica mais distante enquanto os anos se passam, e quando chega na adolescência,não quer a irmã tão próxima.
E com essa fase vem a de não se arrepender,e de que como nunca teve filtro social agora falar o que quer tem um peso muito maior.

Tess começa aula de escrita criativa,onde conheceu seu professor Leo,quando as aulas estavam desenvolvendo ela simplesmente se apaixonou por ele e se entregou como amante.
O caso termina e ela resolve recomeçar: se muda,se exercita,marca encontros,descobre que precisa fazer cirurgia de emergência por causa do câncer.
______________________
Gus foi cursar medicina,e na verdade era uma chance de sair de perto dos pais que nem conseguiam mais ficar perto dele,desde a morte do irmão,sempre o julgando ou fazendo pouco caso. Mas o que ele sente é raiva de ser tão desprezado,ainda mais sabendo o caráter que o irmão tinha até o último dia.

Ele assume o relacionamento com Lucy eles começam a morar juntos,mesmo que ele não queira se dedicar muito só a medicina a falta de tempo não lhe dá escolha.
O desânimo na profissão permanece, mas ele não desiste.
A pior parte é ele começar um caso com a ex do irmão e acreditar não ser traição,sendo que ele está com Lucy. (Decepcionante)
Então Charlotte (ex do irmão) está grávida e eles ficam noivos. E pra melhorar a mãe dele gruda neles com o nascimento das filhas o que o sufoca. Porque ela continua o tratando com indiferença.
Charlotte trai Gus por alguém mais rico,leva as filhas para a Suíça. E para o sofrimento dele não pode fazer nada se não aceitar.

A amiga Nash vendo que ele continua na mesma infelicidade e não quer mudar os rumos da vida,decide o presentear com um curso na Toscana de Gastronômia,onde finalmente ele encontra Tess.

E imediatamente eles sentem que foi algo escrito e determinado,e não devem mais perder tempo.
O universo os preparou para esse momento,e apesar da Tess só conseguir falar de câncer e morte.
Agora ele se sente vivo de verdade.

@bibliotecadedramas 21/07/2020

Destino ou coincidência?
Foi meu primeiro livro de contato com a autora Kate Eberlen e aqui temos as histórias de Tess e Gus que ainda não se encontraram. Eu gostei muito da narrativa da autora porque além dela abordar diversos temas de uma maneira muito delicada, ela descreve lugares maravilhosos como Londres e Florença com uma riqueza de detalhes impressionante, isso ajudou muito a deixar a história bem fluída. Junto com os protagonistas, há diversos outros personagens secundários que são muito importantes pra história também: Doll, Dave, Hope, Charlotte, Lucy…

O livro nos mostra que nem sempre nossos planejamentos para o futuro é o que irá definir nossos destinos, que algumas coisas não dependem só da gente e que de repente, quando menos esperamos, tudo pode mudar e isso sim definir toda a nossa vida. O livro também fala de desencontros. De acontecimentos que as vezes estão bem debaixo do nosso nariz, mas que não percebemos. Será destino ou só coincidência? Isso fica a critério de cada leitor. Os capítulos são intercalados entre Tess e Gus que são narrados em primeira pessoa e dividido por partes 1, 2, 3…

O final devo confessar que não gostei, esperava sim daquela forma, mas a pressa com que foi conduzido não me agradou, porém, toda a história é compensadora e que vale a pena ser lida, nos faz refletir e analisar diversos pontos nos protagonistas e em nós mesmos também.

site: https://shejulis.com/livro-o-primeiro-dia-do-resto-da-nossa-vida/
Volnice.Flausino 21/07/2020minha estante
Legal sua resenha. Tenho este livro no meu kindle na fila e seu comentário me fez coloca-lo na meta de leitura. :)

@bibliotecadedramas 21/07/2020minha estante
fico feliz com seu feedback, leia ele, com certeza vc vai gostar e depois me conte o que achou do final

Patriciacella 26/06/2020

Uma história leve
Gostosa de acompanhar e que gera muita expectativa de quando os personagens terão suas vidas cruzadas

Inaiara.LAbo 15/11/2020

Gostei do suspense criado em torno do encontro e reencontro dos protagonistas, mas achei que ficou faltando explicações no livro, e o final ocorre muito rápido como se tivesse sido escrito às pressas. É um bom livro pra ressaca literária, mas deixa a desejar.

Brenda 06/08/2023

É bom, mas cansativo
A experiência de leitura mais cansativa que tive!
A história é boa, até me apeguei a personagem Tess (do Gus só tenho ranço) mas parece que quanto mais você lê, mais longe está do fim. Tem muita descrição e admito que detesto isso, deixou a leitura super cansativa.
Enfim, é isso...

Tais.Hana 08/03/2023

No começo já era bom mas o final melhor ainda, quando você se dá conta de tudo que você sempre quis esteve ao seu lado e você só realmente precisava olhar pro lado com atenção. Não tem como descrever a sensação do fim, somente como superar esses livro? Não sei, mas você se pega querendo algo assim pra sua vida também.

Ana 13/04/2021

O primeiro dia do resto de nossas vidas
No geral é um livro bom, mas esperava um pouco mais do final..
Achei legal acompanhar o amadurecimentos de todos os personagens, mas a história da Hope me prendeu bem mais do que a da Tess.
Enfim, não é o livro que eu gostaria de reler..

Danimes 10/07/2020

A história conta os encontros e desencontros entre Gus e Tess durante aproximadamente 17 anos a partir de uma viagem à Itália.
Durante este tempo conhecemos melhor os personagens, suas escolhas, suas alegrias e suas tristezas.
Leitura agradável.

Mariana_ 11/08/2020

Já li alguns livros nesse molde, de história contada através dos anos, encontros e desencontros dos personagens e, apesar dos capítulos grandes, acho que esse é o melhor. Me fez refletir um pouco sobre os desmandos da vida.

Bru 24/08/2020

Decepcionada
Eu costumo gostar desse estilo literário, mas achei extremamente enrolado do início a próximo do fim e no fim....?? Mega corrido rs
Não funcionou comigo, uma pena =(

sthe.bia 06/05/2020

A leitura me empolgou totalmente!! A cada capítulo esperava que o encontro da Tess e do Gus acontecesse logo.