Arquivo X: A Verdade está lá fora

Arquivo X: A Verdade está lá fora Jonathan Maberry

Resenhas - Arquivo X: A Verdade está lá fora

Rafael.Tadeu 08/07/2023

Como todo livro de contos,uns são melhores que outros,alguns eu consegui visualizar como episódios que poderiam ser adaptados,outros achei sem graça.

O que me incomodou um pouco foi a linha do tempo,acho que eles poderiam ter sido colocados em ordem cronológica,ficaria menos bagunçado.

Também senti falta de alguns contos terem de fato um fundo de mistério mas serem fechados como algo científico e não tudo sendo escrachadamente sobrenatural,deixando pro leitor a conclusão de ser ou não algo além de ciência e fatos.

Isabella.Giolo 21/02/2023

Anos 90 reizinho
Acho que eu já comentei isso enquanto tava lendo, mas as histórias tanto do livro quanto do seriado quando se passavam nos anos 90 eram sempre superiores as que se passavam a partir dos anos 2000 pra frente.

Teve histórias muito boas e umas que eu sofri pra terminar kkkkkkkk

suellensouza 08/10/2022

A verdade sempre estará lá fora
O livro trás histórias inéditas, muitas delas acompanham a linha de tempo da série, mas outras não, isso não incomodou e acredito que mesmo quem não acompanhou o seriado, não se sentirá perdido nas histórias, é claro que conhecendo Mulder e Scully, a leitura terá um gostinho diferente.

Em muitos contos podemos visualizar perfeitamente os agentes, é como se estivéssemos assistindo à um episódio, e assim como na telinha, muitas vezes a história acaba deixando uma certa curiosidade, algumas realmenre gostaria que não tivessem sido tão curtas.

Como é um livro de muitos autores, algumas histórias eu não consegui ver os personagens ali, muitas vezes pareciam pessoas diferentes, mas isso não atrapalhou a leitura, apenas nos faz lembrar da série e achar que eles não agiriam de tal forma como descrita no livro.

Foi uma leitura prazerosa, acredito que muitos fãs, os mais críticos, possam não ter gostado totalmente, mas eu, como uma fã de Arquivo X e apaixonada por Mulder e Scully, foi ótimo revê-los novamente.

Esse livro é da mesma época do revival, mas por algum motivo, esteve na minha estante por uns 5 anos, mas no final, foi uma coisa boa, depois de um tempo que os vi pela última vez na telinha, foi bom ter algo novo deles, foi bom acompanhar novas histórias desses incríveis agentes.

Recomendo a leitura para os fãs e para os não fãs também.

"Todos nós ainda queremos acreditar, todos nós ainda acreditamos que a verdade está lá fora."

Ramon 10/04/2022

...
"Se queremos saber de onde o gado veio, temos que saber para onde estão indo"

Acredito que a história registrada, ou, pelo menos, a versão "oficial" que chega aos livros didáticos, raramente conta a história toda

"E que a verdade muitas vezes tem pouco a ver com o que acreditamos ser possível... ou impossível"

Ciaa_p 13/03/2022

Para os admiradores da série
Para ler esse livro não precisa vc ter assistido toda a serie já que são só alguns casos inéditos que eles trabalham que nao estão na série e nem no filme
Mas, precisa saber um pouco quem sao os agentes Scully e Mulder e o que o arquivo X é. Tem um capítulo que explica a obsessão de Mulder no arquivo X e outro outro explica como a Scully foi trabalhar com ele.
Uma coisa que me deixou um pouco irritada é com Scully e extremamente incrédula, mesmo tendo o trabalho que tem, coisa que me irritou
O cara que roubava livros 13/03/2022minha estante
É kkk ele presencia as coisas e mesmo assim não acredita. Kkkk da uma raiva!

O cara que roubava livros 13/03/2022minha estante
Ela*

Ciaa_p 14/03/2022minha estante
Pois é, que raiva dela
Mas, me apaixonei ainda mais pelo Mulder

Elaine | @naneverso 29/01/2022

Mediano (o que não significa ruim)
Quem acompanhou meus históricos de leitura viu como eu tive um caso de amor e ódio com esse livro. Amor porque muitas histórias foram boas; ódio porque a tradução/revisão me irritou e, quando a qualidade das histórias não era lá aquelas coisas, o nível de irritação aumentava.
Muitos dos contos eu realmente podia ver Mulder e Scully investigando, enquanto outros pareciam mais personagens originais que les autories tentaram transformar em Mulder e Scully.
Algumas histórias seguem o canon, outras precisariam de ajustes quanto a datas e acontecimentos (se fossem seguir o canon) e outras são completamente fora do canon (o que é um ponto positivo na maioria dos casos).
O meu destaque é "A voz da sabedoria", de Rachel Caine, que me causou diversos sentimentos e teve um vilão bem construído.
No geral, uma leitura boa para distrair se você não for muito crítico em relação aos pontos que mencionei.
Apenas não concordo com a frase de Maberry que está na quarta capa. Sou uma das maiores fãs da série e não amei o livro. Acontece.
Curuma 25/02/2022minha estante
Tô doido pra comprar esse livro. Gostei do seu resumo

Elaine | @naneverso 03/03/2022minha estante
Fico feliz, Curuma! Tente ler, sim! Vai que você gosta? ?

Curuma 03/03/2022minha estante
Simmm.Eu procurei na net mas n tinha achado, vc se importa de dizer onde vc comprou?

Elaine | @naneverso 08/03/2022minha estante
Eu ganhei de aniversário, mas bem na época em que lançaram=[ . Eu acho possível que você encontre na Shopee ou na estante virtual em bom estado!

kethlyn 28/06/2021

A verdade está lá fora?
Um livro que ao todo é bem escrito, onde os contos apresentam diversos enredos. Desses contos alguns focam na trama da investigação policial, que envolve o suspense e ação como ao longo do seriado. Outros que lidam com o sobrenatural e fantasias, trazendo fadas, pé grande e deuses mitológicos as histórias. E como não poderia faltar, há alguns contos de viagens no tempo e principalmente, conspiração alienígena e avistamento de ovnis, que trazem a essência da série, de Fox Mulder e Dana Scully.

belinha 13/03/2021

Um reencontro com o clima de mistério da série
Arquivo X - A verdade está lá fora é um livro com 15 contos escritos por diferentes autores, inspirados no universo da série de TV Arquivo X. Desse modo, como era de se esperar, apesar de aparentemente bem conectados com a história central os contos tem ritmos diferentes. Em "Devíamos ouvir um pouco de Shostakovitch" você se sente teletransportado de volta para aqueles anos maravilhosos da série, é um conto que ficaria perfeito como um real episódio de Arquivo X. Já em outros, a história se desenvolve de forma lenta e o autor não consegue transmitir a essência do seriado. De todo modo, é uma leitura maravilhosa para os fãs da série, que deixa aquele sentimento de saudade e de "quero mais".

KeylaPontes 13/11/2020

Como sou muito fã da série, sempre que vejo algo novo desse universo. Mas acabei esquecendo esse livro na estante e quando estava procurando um livro de contos para ler e lembrei dele. O livro tem cerca de 15 a 20 contos, escritos por autores dos mais variados gêneros e que tem em comum o fato de serem grandes fãs da série. A grande maioria é protagonizado por Mulder e Scully (protagonistas da série) nos mais variados enredos imaginados. Gostei muito da grande maioria dos contos e fácil consegui imaginar como um episódio. Um ou outro passou batido, mas é normal em livros com essa proposta com cada autor com a sua pegada. Fiquei cm muita saudade de ver tudo de novo a série, farei isso em breve. Recomendo

Jaime.Azevedo 07/03/2019

FANFIC?
Arquivo X - A verdade está lá fora, é um livro ok. Trata-se de uma coletânea de contos que trazem histórias inéditas com os personagens da série de televisão.

Como quase toda publicação desse tipo, é um saco de gatos: tem conto legal, conto ok, conto horrível - até porque são textos de vários autores. As histórias são variadas e abordam, além dos aliens tradicionais, a indústria pornográfica, contos de fadas, literatura e viagens no tempo, entre outros temas típicos dos arquivos X. O ponto alto é a história "Piloto", um divertido exercício de metalinguagem multidimensional.

Para quem não gosta ou não conhece a série, não recomendo o livro. Você é fã, como eu? Então vá fundo, é diversão garantida!

douglaseralldo 11/05/2018

10 CONSIDERAÇÕES SOBRE ARQUIVO X, HISTÓRIAS INÉDITAS OU PORQUE A VERDADE ESTÁ LÁ FORA
1 - Arquivo X - Histórias Inéditas é uma opção de entretenimento para fãs órfãos da série que fez sucesso na televisão. Com quinze contos escritos por diferentes autores, a antologia reúne histórias protagonizadas por Fox Mulder e Dana Scully como se fossem novos episódios a colocar os leitores novamente diante da verdade que está la fora;

2 - Embora escritos por diferentes autores e seus respectivos estilos, os contos (na verdade mais para histórias curtas) conseguem manter certa unidade, mesmo com um ou outro optando por narrativas em primeira e terceira pessoa, o mesmo com diferentes ambientações no tempo, o que no caso das histórias de Arquivo X não é problema, já que seu universo comporta idas e vindas no enredo;

3 - Aliás, vale dizer que boa parte dos contos busca de fato aproximar-se da serie de tal modo que suas estruturas de ação e ritmo lembram muito a do desenvolvimento de um episódio, o que por um lado trará familiaridade para quem a conhece (o que não é o caso deste leitor), mas por outro cria-se a sensação de palavras colocadas num pote já formatado criando certo mecanicismo nos contos;

Leia + http://www.listasliterarias.com/2018/05/10-consideracoes-sobre-arquivo-x.html

site: http://www.listasliterarias.com/2018/05/10-consideracoes-sobre-arquivo-x.html

livrosepixels 13/10/2017

Arquivo X para sempre s2
Falar sobre Arquivo X para mim é algo que envolve muita emoção. Eu sempre ouvia muitas pessoas falando sobre a série, mas nunca tinha assistido. Até 2014, quando decidi ver. Mal sabia eu que ali nasceria uma relação de muito amor. Uma das primeiras coisas que me atraiu para o seriado foi o fato de abordar os temas de vida inteligente fora da Terra e conspiração alienígena. Sempre fui apaixonado pelo assunto ‘ET’, então foi atração imediata. Na sequência, a série trata de investigações policiais e suspense, outros dois temas que eu gosto muito.

Sendo assim, quando “descobri” esse livro, não pensei duas vezes: eu queria lê-lo. Foi o primeiro livro de contos em toda a minha vida e posso dizer que foi uma experiência muito legal. Não só pelo fato de apresentar histórias diferentes, mas porque a ordem em que eu lia não interferia nos outros contos. Logo, busquei ler primeiramente os contos mais relacionados à alienígenas e viagens espaciais.

“Quer saber o que acontece a seguir? Quer saber o que o Homem do Cigarro está planejando? Quer saber a verdade sobre o governo e os alienígenas? Eu vi o futuro, mais isso vai custar caro”.

Caso alguém não recorde, ou não conheça a série, farei um breve resumo. A história é sobre dois agentes especiais do FBI, Fox Mulder e Dana Scully, que trabalham em uma subdivisão de investigação denominada Arquivos X. Essa subdivisão é especializada em reabrir e investigar casos que foram considerados sem explicação pelo FBI. Porém, o setor é visto como piada por todos, e muitos consideram Fox como louco. Para tentar desacreditar o seu trabalho, Dana Scully foi recrutada para fazer uma avaliação científica de cada passo dado por Mulder, já que ela era cética em relação à ovnis, eventos paranormais, mutações, etc. Entretanto, após vários anos de trabalho nos Arquivos X, Dana presenciou muitos eventos sem explicação, e grande parte do seu ceticismo é substituído pela dúvida; pela incerteza de que tudo tem uma explicação. Os Arquivos X mudaram a sua percepção sobre o que sabia do mundo.

Um detalhe muito bem preservado pelos contos foi a personalidade dos personagens durante a cronologia das histórias. Nas tramas que são ambientados entre 1993 e 1997, vemos um Fox Mulder que beira a paranoia, enquanto temos uma Dana bastante cética e que o tempo todo busca dar uma explicação plausível para o que presencia. Quando não conseguia encontrar uma explicação, se sentia impotente, da mesma forma como acontecia no seriado da TV. Às vezes, simplesmente parava de tentar encontrar uma explicação, já que a falta de respostas a perturbava.

Já nos contos que se passam posterior a essas datas, ou seja, nos contos que seguem os personagens pelos anos de 1999, 2005 até próximo a 2011 vemos o oposto de suas personalidades. Após uma longa jornada de busca pela verdade sem sucesso (ou quase sem sucesso), Mulder se torna descrente de suas antigas convicções, desmotivado em alguns casos e até mesmo cético diante de alguns fatos. Já Dana, agora se mostra mais flexível, propensa a acreditar no que antes ela julgava ser loucura. De fato, esse equilíbrio entre os dois personagens sempre foi, ao meu ver, um dos pontos mais altos da série.

“É por isso que eu queria falar com o agente Mulder. Eu sabia que ele era o único que acreditaria em mim.”

O livro é bem dosado em seus temas. Há os contos mais voltados para o suspense, como o ‘Chamado após a morte‘ e ‘Quando as vacas voltam para casa‘. Outros, como ‘Unidade de Tempo‘, além de explorarem o lado sci-fi da série, também induzem o leitor a debater sobre dilemas morais e éticos. Neste conto em especial, um homem que alega ter vindo do futuro pretende destruir os projetos da construção da máquina do tempo, já que segundo ele, isso trouxe mais desgraça ao mundo do que benefícios. Nesse ponto Mulder reflete sobre as ações gananciosas e doentias do ser humano em sua constante busca pelo poder.

Também não posso deixar de mencionar alguns contos que são cômicos na medida certa. O conto ‘Piloto‘ trata da vida dos personagens Mulder e Scully que descobrem, de forma indireta, que em um universo paralelo, suas vidas compõem um seriado de TV chamado ‘Arquivo X’. É engraçado porque no começo os protagonistas pensam se tratar de uma brincadeira de seus colegas do FBI, até que Mulder começa a questionar a veracidade disso, e ainda indaga se, de fato, em um outro mundo, nossas vida não sejam apenas roteiros e que nossas ações, por mais conscientes que sejam, já não tenham sido planejadas.

De todos os contos, o que eu mais gostei pela forma como foi construído é o Rosetta. Esse conto se baseia no caso real do envio da sonda Rosetta, que tinha como missão estudar um cometa que estava passando próximo à órbita de Júpiter. Porém, algo deu errado na missão, a sonda ficou inoperante por 31 meses e, depois que voltou a funcionar, a missão foi encerrada de modo brusco, e a sonda acabou sendo destruída. A explicação real dada é que a sonda pousou em uma região que não era iluminada pelo Sol e por isso, a sonda ficou sem energia. Já o conto explorou outra possível explicação, claro, aos olhos de Fox Mulder. Na história, tanto a escolha do nome Rosetta (em homenagem à Pedra de Roseta, que continha uma das formas mais antigas da escrita egípcia) quanto a forma prematura como a missão foi encerada teria relação com um contato com uma forma de vida inteligente.

“Se realmente encontraram alguma coisa lá em cima, na fronteira do sistema solar, por que esconder o que poderia ser a mais importante e estimulante descoberta da história, algo que poderia poderia justificar seus orçamentos, que faria deles o foco da atenção do mundo?”

No conto, Mulder e Dana recebem informações de um informante secreto de dentro da ESA (Agência Espacial Europeia) que alegava ter provas do contato com a outra forma de vida. Simultaneamente, Mulder acaba presenciando um eventos sobrenatural, onde uma entidade ou ser obscuro faz uma espécie de contato com ele. Ele não se recorda de como ou quando o contato aconteceu, pois aparentemente entrou em transe, conforme contou Dana depois, mas ele concluiu que não era coincidência o contato e a falha da sonda. Para Mulder, havia uma explicação bem visível: todos esses eventos eram sinais de que haviam de fato entrado em contato com uma forma de vida inteligente no espaço. Porém, essa forma de vida não queria que o ser humano fosse além de sua capacidade mental de compreender as coisas. Ainda que Dana acredite que tenha sido só uma peculiaridade da missão, Mulder questiona se realmente encontrarmos vida em outro planeta ou lugar do espaço, vamos estar preparados para aceitá-la ou compreendê-la? Nossa busca incansável seria desespero ou sede de conhecimento?

O trabalho feito pela editora neste livro está espetacular. As folhas são levemente amareladas e a tipografia está bem apresentada. A diagramação também é um ponto muito positivo do livro e a leitura flui de forma tranquila e suave. Dá para ler um conto por dia, ou o livro todo em um dia só, se assim for o desejo. No meu caso, li durante um mês, lendo um conto ou dois por dia. O visual de cada início de capítulo também está muito legal, com o cabeçalho da página tendo o nome da história bem destacado, nome do autor, além do detalhe transversal dos rostos dos personagens. No final do livro, após os contos, há uma seção que conta um pouco sobre o autor de cada conto, sua experiência com a série e contatos. É uma edição bem caprichada e bonita.

Arquivo X é uma série que ainda tem muito a nos contar e fiquei muito feliz em ver que, mesmo após 14 anos, a essência da série – que foi sensação nos anos 90 e que até hoje é amada por milhares de fãs – se manteve intacta, apenas se atualizando com os acontecimentos atuais. Sem dúvida é um grande presente para todos os fãs da série, e acredito que também será para quem não a conhece, mas que gosta de suspense e de conspirações governamentais. Porque acreditem, enquanto Fox Mulder e Dana Scully existirem, seja na TV, em livros ou em nossas memórias, vamos continuar buscando a verdade, pois ela continua lá fora. E um dia, encontraremos.

site: http://resenhandosonhos.com/arquivo-x-a-verdade-esta-la-fora-jonathan-maberry/
Sara M. 26/10/2018minha estante
Eu gostaria de saber se essas histórias são inéditas, ou se apenas pegaram aqueles livros mais antigos do Arquivo X e juntaram tudo nessa edição... você saberia me responder?

livrosepixels 05/05/2022minha estante
São todas inéditas. Algumas se passam entre as séries da TV, outras se passam nos tempos atuais

Ana Luiza Silva 25/09/2017

Surpresa maravilhosa para os fãs de todas as idades <3
A princípio, ao ver o livro em uma das estantes de ficção científica da livraria, você jura que é só mais um desses livros repetitivos e feitos às pressas que brotam por aí para acompanhar o lançamento de um filme ou do fim de uma série, mas esse, definitivamente, não é o caso dessas “Histórias Inéditas”.
O livro foi, para mim, a melhor surpresa literária desse ano! Como fã ardente da série e leitora voraz de tudo que envolva o sobrenatural, simplesmente fui tomada pelos contos, cada um mais bem escrito e envolvente do que o outro!

As histórias trazem o que nós chamamos de casos “monster of the week” – aqueles episódios em que Mulder e Scully investigam algo supostamente sobrenatural e encontram algum monstro ou assombração – ou seja, aqueles que não acompanham a mitologia da série. Existem menções a casos anteriores, à morte de alguns personagens conhecidos nossos, e, vez por outra, é possível ler sobre uma fumaça suspeita de cigarro... Tudo contribui para fazer a nossa leitura o mais próxima possível de uma maratona dos melhores episódios da série.

Cada conto (e são 14 deles nessa coletânea) é introduzido por uma data que nos situa de quando ocorreram os eventos descritos naquela história. Temos histórias de todas as temporadas, praticamente; e existem histórias de anos mais recentes, como 2006 e até mesmo 2017!
Mas, com exceção de algumas, não é dada grande importância à mitologia da série. Um exemplo: uma investigação de John Doggett e Fox Mulder no meio da neve no início do ano de 2001 - mas Mulder não deveria estar desaparecido? De qualquer maneira, não dá para culpar autor algum por esses "deslizes", afinal de contas confundir a linha do tempo é tradição da série Arquivo X (não é mesmo, Chris Carter?).

Levar para as páginas de um livro a dinâmica única entre Fox Mulder e Dana Scully de forma fiel ao que vemos nas telas não é tarefa fácil, mas, surpreendentemente, isso foi o que aconteceu nessas histórias. Temos uma narrativa parecidíssima com andamento dos próprios episódios – Mulder acredita, Scully duvida, coisas estranhas acontecem, e o caso acaba sem solução. Quer algo melhor que isso?

Esse livro é indicado especialmente para os fãs que tem um carinho especial pelos episódios "monster of the week". ❤️
Sério, a mitologia é a fundação de Arquivo X, mas sem aqueles episódios maravilhosos de investigação de toda sorte de coisa estranha a série não seria a mesma. Afinal, foi durante esses casos que Mulder e Scully nos trouxeram os melhores momentos que a televisão já viu, e conseguiram se consagrar um dos melhores casais cinematográficos da ficção.
É uma homenagem e tanto! Todo fã deveria ter essa leitura!
Raquel 26/09/2017minha estante
OLHA ELAAAAA!!!!