Relações Internacionais

Relações Internacionais Demétrio Magnoli

Resenhas - Relações Internacionais

Ted 29/12/2018

Bom livro sobre o panorama da geopolítica mundial
O livro Relações Internacionais, de Demétrio Magnoli, é um bom livro para bem quer aprofundar um pouco mais nos assuntos gerais das Relações Internacionais, cuja disciplina ganha mais importância a cada instante, especialmente com a consolidação da globalização.

Os primeiros capítulos são reservados a descrever as principais teorias e de como elas foram forjadas, especialmente durante a Idade Moderna e a Idade Contemporânea. Logo após, há a análise dos fatos históricos que definiram o cenário geopolítico atual, como a Primeira e a Segunda Guerras Mundiais e a posterior Guerra Fria. Os últimos capítulos mostram as tendências geopolíticas de cada região/país.

O autor, assim como os outros livros de sua autoria, tem o estilo da escrita burocrático e monótono, o que pode, ocasionalmente, atrapalhar o andamento da leitura. Mas, fora isso, é uma boa leitura para quem se interessa pelo assunto.