Victoria

Victoria Daisy Goodwin

Resenhas - Victoria

Selennie 28/11/2022

Talvez na adolescência eu tivesse gostado do livro. Além de mostrar só o comecinho bem jovem da vida dela, mostra ela mais como uma princesinha imatura do que uma rainha. Agora penso até que o melhor do reinado dela veio mesmo do Rei.
A favor de Victoria se pode dizer que ela estava cercada de velhos até menos espertos que ela e um pensamento de época nada moderno.

Maitê 01/04/2019

Amo demais Victoria e Albert, qualquer coisa que leio/assisto deles é puro prazer, de longe o melhor Royal Couple. Esse livro é muito parecido com a primeira temporada da série de mesmo nome (disponivel no GNT e no Now), ambos foram escritos pela mesma pessoa, baseados em fatos históricos e nos diários da Rainha.
O livro é bom, e gosto de onde ela escolhe parar. Mas ainda sim ainda prefiro a série.

Lauraa Machado 24/02/2018

Apaixonante
Que livro maravilhoso! Completamente apaixonante e tudo que um romance histórico precisa ser! O livro, como foi escrito pela Daisy Goodwin praticamente junto com a série Victoria do itv (canal britânico), é praticamente a série em forma de livro. Além de diálogos idênticos e quase todas as mesmas cenas, fiquei impressionada por ter sentido durante essa leitura todas as emoções da série. Sim, eu chorei, me apaixonei de novo pelo mesmo personagem, shippei o mesmo casal impossível e li sorrindo na maior parte do tempo. Esse livro é simplesmente delicioso.

Antes de mais nada, talvez eu deva dizer que aconselho lerem antes de assistirem a série. Ou ao mesmo tempo, se preferirem. O livro é dividido em quatro partes e cada uma delas corresponde exatamente aos quatro primeiros episódios da primeira temporada da série. Mas qualquer que seja a ordem em que você decida conhecer essa história, te garanto que vai se apaixonar. Não tem como um amante de ficção histórica (realista, não daqueles romances exagerados e cheios de cenas e personagens que nunca encaixam na época) não ser conquistado pela história da Victoria.

Esse livro me ajudou a lembrar de por que eu a admiro também e de como é incrível poder ver a evolução da garota que era controlada pela mãe e o Conroy à rainha que ela se tornou em tão pouco tempo. Se dependesse de mim, esse livro viraria também uma série até a morte da Victoria, porque ela é incrível, e eu queria poder ver a Inglaterra evoluir junto da história dela.

O romance do livro (e da série) é impecável! Sofri muito outra vez com o ship impossível (que dessa vez eu sabia ser impossível, mas não conseguia evitar!), mais até porque o livro é narrado na terceira pessoa e pude ver melhor o outro lado (o que foi ainda mais doloroso). Mas, como na série, meu pobre coração partido foi remendado pelo romance do final.

A melhor parte ainda é pensar que esse livro foi escrito hoje em dia, quando tem tantos detalhes que me lembram da escrita da Jane Austen. É também ver que as atitudes e os pensamentos dos personagens condizem com a época em que vivem. Victoria, por exemplo, que é tão feminista e empoderada em muitas coisas, acha absurdo pensar em mulheres votando. E não tem como culpar a ela ou qualquer outro personagem por suas falhas nesse tipo de coisa. Prefiro um livro histórico realista do que um que force situações inconcebíveis para a época.

Eu super aconselho a lerem o livro, porque ele é maravilhoso e entrou facilmente na minha lista de favoritos! Mas, como eu disse, ele é a série de tv em forma de livro, então não espere que a história seja muito diferente ou tenha muitos detalhes a mais.