iniciação à visão holistica

iniciação à visão holistica Clotilde Tavares

Resenhas - iniciação à visão holistica

Jocélia 14/10/2017

Ciência x Conhecimento
Iniciando com uma visão panorâmica da crise que todos atravessamos e, em seguida , discutindo alguns aspectos relativos à produção da ciência e tecnologia na nossa sociedade, a autora faz uma revisão sumária da evolução do pensamento ocidental sobre as principais temáticas que envolvem a saúde, psicologia, administração e educação.
Fazendo uma abordagem comparativa entre o paradigma Cartesiano Ocidental e a Visão Holística, a autora apresenta principais caracteristicas da crise planetária ( assim denominada pela autora) e que nossa cultura cartesiana dividiu em várias denominações - Crise moral- Crise política- Crise econômica- Crise de valores...
Para a autora, o principal causador da crise planetaria é de que o progresso científico e tecnológico não trouxe as conquistas esperadas no terreno da vida individual e coletiva. O que se traduz pela falta de habilidade do homem em lidar com o progresso e a tecnologia que ele mesmo criou.
Apresentando a visão holística como uma alternativa viável para que possa sanar a crise planetária, a autora apresenta algumas visões filosóficas voltadas ao holismo que por não apresentar uma visão fragmentada buscam analisar as partes pelo todo e o todo pelas partes.