A Porta dos Leões

A Porta dos Leões Steven Pressfield

Resenhas - Porta dos Leões, A

Luzineide 30/10/2023

Nesta obra Steven Pressfield faz um trabalho primoroso ao relatar os fatos acontecidos na guerra dos seis dias.
Mas a obra não traz uma narrativa romanceada, como por exemplo, em Portões de fogo.
Nesta obra o autor entrevista alguns personagens que vivenciaram os horrores desta guerra que aconteceu em 1967.
Vale a pena ler

Deco 26/06/2023

EN BRERA
Que livro de guerra espetacular!!!
Ralatos vivos daqueles que viveram a guerra. Homens e mulheres que deram tudo o que possuiam por aquilo que acreditavam.

A guerra se fez necessaria. EN BRERA (não temos escolha) foi seu lema. Era lutar ou morrer, pois o objetivo do inimigo era a destruição de Israel e do seu povo.

Apesar do conturbado início do estado judeu, é incrivel ver como o seu povo cresce e prospera em seu "novo, velho estado". Um povo que não tinha nada, e conquistou tudo.

Temos muito a aprender com essa história.

Um dos melhores livros de guerra que ja li.

Elaine Messias 07/02/2022

Coleta de Relatos
Conjunto de relatos das personagens judias da guerra dos 6 dias. Desde os movimentos políticos da Inglaterra e dos países árabes, que a antecederam, passando pela criação da estratégia e treinamento dos pilotos para a operação Moked. Lembra muito os livros da Svetlana Aleksiévitch. O livro é fartamente ilustrado com fotos das personagens e de alguns momentos.

Linhares 27/06/2021

Incrível
Steven Pressfield já se tornou meu autor favorito.

Demorei um pouco a entrar no ritmo do livro, mas quando "engrenei" não consegui mais parar.

O autor descreve as cenas de combate de forma primorosa, você se sente no cockpit de um caça, ou caminhando pelas ruas escuras na madrugada de Jerusalém. Os relatos pessoais dos combatentes são emocionantes, é o tipo de livro que você fecha e os personagens continuam com você. Depois de ler fiquei muito interessado pela história do povo e da fundação do estado de Israel.

Deus abençoe o povo de Israel.

Recomendadissimo.

Bruno Venâncio 17/09/2020

Testemunhos no Deserto
“A Porta dos Leões”, como o autor deixa explícito em suas notas introdutórias, é um livro parcial que busca, por meio de relatos de combatentes e familiares, traçar uma visão das Forças Armadas de Israel durante a Guerra dos Seis Dias, em junho de 1967. Tendo em mente tal, ao leitor será apresentada uma caricatura muito específica das Forças Árabes, bem como uma leitura dos soviéticos e uma parecença em relação às Forças Ocidentais (principalmente estadunidenses).

Ordens de Batalha, Estratégias e Táticas, Estatísticas de Combate e questões mais amplas não são exaustivamente exploradas no livro, ainda que seja possível um insight da doutrina militar israelense e da sua leitura geopolítica do mundo da metade do século XX. O livro explora bem os preparativos de ações ofensivas notáveis como a Operações Moked (foco), o ataque aéreo que destruiu as forças aéreas árabes ainda em solo, e a aplicação da Blitzkrieg no Sinai.

Como a questão árabe-israelense é um um assunto extremamente complexo e polêmico em muitas vertentes, principalmente ao pensar-se na questão do Direito Histórico sobre a terra, e a ocupação de zonas contra o Direito Internacional [e suas tantas consequências] por parte de Israel, a leitura deve ser conduzida com cuidado por sua parcialidade. Ainda assim, é difícil não se surpreender com a qualidade em nível estratégico e operacional do Exército israelense em superar uma força bem superior em números e equipamentos em um espaço de 7 dias [na verdade].

Iury.Maciel 07/05/2020

Que livro incrível !!!
Minha nossa senhora, que livro fantástico, ele narra a história da guerra dos seis dias e apresenta partes de outras também no mesmo período em forma de relatos de ex-combatentes, mas de uma forma que passa longe de ser tediosa. Com este livro eu pude sentir um mix de emoções, aflição, medo, alegria, tristeza, raiva, pude ver como os judeus são um povo de história rica e muito sofrida, são verdadeiros leões do oriente médio, conquistaram seu espaço ao preço de sangue e suor, e eles tem muito orgulho disso. Com certeza não é possível descrever o quão feliz estou pelo conhecimento que adquiri e valores que aprendi e levarei para toda a minha vida. EN BRERA. Super recomendo.

Silviano Salazar 06/03/2020

A Porta dos Leões
Se você quer saber o principal mal que avassala a humanidade, leia este livro.

Verá o que é lição de vida e estratégia.

Raphael 06/09/2018

Livro sensacional, que mostra uma das mais geniais estratégias militares da atualidade.