The Subtle Art of Not Giving a F*ck

The Subtle Art of Not Giving a F*ck Mark Manson

Resenhas - The Subtle Art of Not Giving a F*ck

Enzo 12/07/2023

Descubra o que é relevante pra você e f***-se o resto
"Você está errado. Poucas pessoas se importam com você, mas pelo menos algumas pessoas te odeiam. Você não vai ser feliz. Positividade é maléfica." o autor nos escreveu. A base de muito nele é a "Backwards Law", que seria algo como "para conseguir, não tente". Para alguns, parecem as coisas mais erradas para se ter em um livro de auto ajuda. Para mim, são coisas que todo mundo deveria entender.

Esse livro pode ter a linguagem brusca e cruel demais, mas ele aponta verdades da existência humana nos tempos de hoje, na minha opinião. Mas essa linguagem, se tomada por direta e honesta, parece dá a impressão de que o autor é seu amigo, te sacudindo pra vida porque se importa com você, não só com seu dinheiro.

O autor entra pouco nas razões de por quê vivemos com tantas ilusões do que é a vida, mas a proposta do livro não é essa. A proposta é tratar, em nível pessoal, essas ilusões.

Dito isto tudo, este livro pode parecer idiota para algumas pessoas, eu imagino. Mas, sinceramente, a existência humana contemporânea tem aspectos bem estranhos e idiotas, então acho um livro muito apropriado.

Karina 19/04/2023

Pegada motivacional, mas no audiobook format é interessante
Eu consumi o conteúdo desse livro por meio de audiobook. Muita coisa do livro é um pouco devagar, no meu ponto de vista. Mas num geral, é interessante pra se ouvir como se fosse um podcast e tals, pausas não me fizeram eu me perder quando ouvindo.

Sebastian19 31/03/2023

A princípio não gostei do estilo de escrita do autor (principalmente por ele ficar usando palavrão o tempo todo) mas os conceitos trazidos no livro são bem interessantes. Não sei se o conteúdo em si é algo novo, mas o jeito em que é colocado pelo autor me fez compreender melhor as coisas e as atitudes que devem ter prioridade na minha vida. Era exatamente o que estava precisando nesse momento. Por outro lado, o inglês dele é bem simples e fácil de se entender até mesmo para iniciantes.

Karen 28/12/2022

Conselho básico, mas que não seguimos rs
Li já há uns anos. É uma leitura rápido e que tem como foco simplesmente nos fazer entender que não devemos nos importar com tudo ou, pelos menos, saber dosar o peso e importância que damos a certas situações que passamos e pessoas que convivemos.

Marcella 23/06/2022

ideias boas
Okay agora eu definitivamente desisto de livros desse estilo. Tem um número razoável de exemplos e para outras pessoas pode até não ser exaustivo mas para mim foi uma leitura arrastada. Entretanto, acredito que fui capaz de assimilar os conceitos principais do livro e gostei disso.

Felipe Juan 02/02/2022

ótimo para ter noção de como se tornaram livros do gênero
se não me engano, esse foi o bendito livro responsável pela a explosão de livros de auto-ajuda e que acabou inspirando muitos serem bem parecidos (aproveitar o hype para tirar uma grana junto, claro)

lembro que até a minha tinha estava ouvindo falar do livro por uma cliente dela

e bem, acho que seja muito bom para o contexto em que foi lançado e consigo imaginar abrindo os olhos de muita gente por só precisarem de um empurrãozinho que foi esse livro

embora não tenha sido para mim, mesmo assim consegui aproveitar de coisinhas do livro e acredito que também possa ser importante para muita gente (apenas sobre como, mas não o quê, que possa fazer com que não beneficie tanto)

Carlos398 17/12/2021

Com o que se importar?
Confesso que evitei a leitura por um tempo, principalmente pelo hype que ele tem e pelo título que não parecia ter sentido para mim.
Tolo engano, realmente é um livro muito bom e honesto. O título faz mais sentido em inglês, na minha opinião, mas seu significado e aplicação na vida é promissor. Temos que escolher com o que vamos nos importar ou não na vida, quais serão os valores que servirão de métricas para a nossa vida.
Fora os clichês que inevitavelmente sempre há um pouco, esse foi um dos melhores e mais sinceros que já li. Promoveu uma reflexão boa sobre como levar uma vida mais saudável, e como uma vida saudável significa dizer não à positividade tóxica e ao culto às aparências.
Recomendo o livro.

Iago 22/03/2021

Para alguns, um guia.
O autor nos mostra uma outra forma de encarar a nossa realidade, que é basicamente não ligar muito. Mas calma, como ele mesmo ressalta não se trata de viver frio e sem sentimentos, mas sim saber para o que ligar, isto é, give a fuck. Uma importante leitura para refletir sobre nossa responsabilidade sobre nossos próprios erros e acertos.

yuka 31/01/2021

Interessante
O livro provoca questionamentos interessantes, é divertido e de fácil compreensão.
O autor, entretanto, é clichê em alguns de seus posicionamentos e falha ao não considerar condições psiquiátricas nas suas colocações.

Mari 21/01/2021

Eu achei que esse livro seria daqueles tipos de livro que você lê e depois não quer nem saber mais nada dele, mas eu me surpreendi muito!! Com certeza vou comprar a versão física e com mais certeza ainda vou voltar a ler!

Jeison 16/05/2020

Livro razoável, bastante repetitivo e sem muito brilho. Ideias interessantes mas que se repetem infinitamente.

Sarah 30/04/2020

Ler esse livro foi uma surpresa boa. Dei umas risadas e tirei umas lições.

knychalapabola 27/02/2020

ah pronto
sempre julguei esse tipo de livros e prometi que nunca leria esse aí. quebrei a cara porque acabei gostando bastante e tirando boas lições.

ainda por cima pretendo ler de novo, porque ouvi por áudio e não absorvi muito bem.

é isto, não julgue um livro antes de ler skwkdkd
Hydropyro 27/02/2020minha estante
Tá certo

vinicius aquino 15/09/2019

O livro que mudou minha forma de pensar!!
Simplesmente fantástico a observação que o livro aborda, mudou a minha forma de pensar, e visualizar as coisas!!!
Simplesmente fantástico

Diana Belém 23/01/2019

Meu primeiro...
O livro de auto ajuda mais sincero que eu já li, ou melhor, consegui terminar de ler.
Sempre comecei um livro desse tipo e parava na metade, ou com 25% de lido. Mas Mark Manson escreve como se falasse com você.
Com uma linguagem própria, simples, com referências atuais, e pessoas reais, Mark me fez chegar até o fim.
Partiu ligar meu Foda-se pro que realmente importa!