História da Donzela Teodora

História da Donzela Teodora Leandro Gomes de Barros

Resenhas - A Donzela Teodora

Michela Wakami 18/03/2023

Nostalgia
Esse cordel me foi lido, por inúmeras vezes quando eu ainda era uma criança pela minha avó (mãe), e cresci ouvindo ela me falar partes da história.
Quando eu aprendi a ler, o reli por muitas vezes.

Teodora, uma donzela sabia e muito bela.
Que deixou outros sábios boquiabertos.

z..... 12/11/2015

A obra é marcada por elegância e nobreza, expressas no texto bem elaborado e na história em si, sobre um desafio de conhecimento entre uma jovem e três sábios. A postura e motivação de Teodora evoca conceitos preciosos, como a serenidade e benevolência, que ficam em paralelo a uma certa arrogância dos sábios. Essa é sua beleza e sua virtude, justificáveis no carisma crescente com o leitor.

Pelo que apurei, o cordelista reconta uma história do folclore europeu, tradicional e antiga. Interessante que muitas dessas histórias populares exaltam a esperteza, principalmente se retrocedermos a época medieval, onde encontramos inspirações para o famigerado Pedro Malazartes e contos de trapaças entre as pessoas e o demo. Será que é desse período? Fiquei pensando se não teria também um contexto assim, com uma velada exaltação no campo ideológico. Afinal, é um duelo entre uma jovem espanhola cristã com sábios mouros, que são superados por maior sabedoria e nobreza de espírito. Pode ser, pode ser...

Não sou apegado a certos conhecimentos mencionados, como a Astrologia, mas a leitura do cordel no geral foi agradável e cativante. A obra é de 1905 e cheguei até ela através de reportagem na revista Aventuras na História. Gostei muito do autor, Leandro de Gomes Barros, e agora tive maior clareza na sua valorização entre renomados escritores, como o Carlos Drummond de Andrade.
Vamos a outros cordéis do homem, que são muito legais!
z..... 12/11/2015minha estante
Oxente! Encontrei dois vídeos no YouTube sobre essa obra. Um é a leitura do cordel e o outro mostra um respeitável cordelista repassando algumas informações.
Gosto de audiobooks e parabenizo as iniciativas. Só achei que a leitura está um pouco acelerada e seria bacana uns efeitos sonoros misturando-se.
Já no vídeo do Jurivaldo, tive a confirmação que o conto vem da época medieval e, segundo as pesquisas que fez, foi o primeiro cordel impresso pós Gutenberg.
Ora, vivas! Descobrindo e curtindo no maravilhoso mundo encantado do cordel.

z..... 12/11/2015minha estante
Os vídeos anexei na respectiva página da obra.