Pensando com Sofia. Quem Sou Eu?

Pensando com Sofia. Quem Sou Eu? Anielizabeth

Resenhas -

Rô Castro 20/05/2017

Com mediação pode ser um bom disparador para rodas de filosofia
O livro traz a ideia de conversar com Sofia (clássico em filosofia, não é mesmo?). A menina Sofia tem seus pensamentos ao longo do livro que é todo construído praticamente em cima de perguntas.

Perguntas que começam desde situações concretas como "O que vc gosta na sua escola?" e " Qual a brincadeira que vc gosta de brincar?" e em progressão vai até "O que é gostar?".

São diversos capítulos com temáticas como amizade, medo, identidade, gostar... o que incentiva o trabalho a longo prazo e com calma. Até mesmo as perguntas podem levar boas rodas de conversa.

Me incomodou um pouco o livro ser todo construído com base em perguntas o que pode muitas vezes "dar o mote" da discussão antes que a pergunta brote da criança. Por ter tantas perguntas pode ocorrer da criança não formular espontaneamente suas próprias perguntas.

Bela ilustração com cores fortes e traço em carvão, é semelhante as do livro Guilerme Augusto Araújo Fernandes.

No geral, acredito que possa ser um bom material de referência para professores.